FE - DCTT | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Browsing FE - DCTT | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia::Design de Moda"
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- Acessórios no Design de Moda: o Culto do Calçado FemininoPublication . Gonçalves, Letícia Beatriz da Costa; Pereira, Maria Madalena RochaA indústria do calçado move biliões de euros anualmente, sendo perto de 90% do calçado fabricado na Ásia, em países com baixo custo de mão-de-obra, e apenas cerca de 3% na Europa onde são consumidos 21% do total de pares confecionados. Atualmente a indústria de calçado portuguesa exporta mais de 95% da sua produção, traduzindo-se em 79 milhões de euros, continuando um crescimento constante que desde 2009 se amonta a cerca de 51%. O calçado é assim um motor da economia nacional com enorme potencial de expansão, o que levou ao interesse desenvolvido por esta mesma área. Apesar de séculos de aperfeiçoamento da confeção e modelagem de calçado, o conforto continua a ser uma das principiais reclamações no calçado feminino. Muitas vezes o fashionable e o confortável aparecem como características opostas e não o têm de ser. A história do calçado feminino demonstra várias modas extremas, onde o calçado ao invés de auxiliar o andar, reduz a liberdade de movimentos. Atualmente ainda é prática comum o uso de saltos altos, apesar da informação sobre os danos que acarretam. A saúde acaba por ser colocada em segundo plano. É necessário analisar esta abdicação do conforto em prol da moda, a natureza dessa motivação, bem como a forma de melhor satisfazer todas as necessidades da consumidora. Assim, é pretendido estudar neste trabalho qual a razão do detrimento da saúde em prol da estética e da moda, as motivações para a resignação relativamente ao desconforto nomeadamente nas jovens. Os objetivos passam pela compreensão do consumidor e da sua relação com a moda, das convenções sociais que os rodeiam, dos códigos de vestuário normativos, papeis dos géneros e ainda os aspetos simbólicos do salto alto, como o seu fetichismo.
- Alta-Costura e as Aproximações da Moda com a ArtePublication . Silva, Rita Maria Marques; Lucas, José MendesO reconhecimento relativamente recente da moda como um campo de estudo por parte de instituições de ensino, universidades e pelo próprio mercado de consumo, criou a necessidade de estudos mais aprofundados sobre esta área. Desta forma, a moda ganhou um papel de destaque como objeto de pesquisa, estando assim aberta a novas experiências, carecendo, no entanto, de estudos académicos. É sobre este contexto que nasceu a temática retratada nesta dissertação, onde são procuradas, analisadas e discutidas as aproximações e interdisciplinaridades entre duas áreas distintas: a moda e a arte. Durante várias décadas, o debate da questão de a moda poder ser considerada uma forma de arte foi explorada por diversos autores e estudiosos de várias áreas, apontando sempre para a existência de uma dissolução entre as duas disciplinas, pontuado através de um momento bem definido na história: a revolução industrial. Este episódio histórico trouxe consigo a possibilidade da reprodução técnica, onde o único e o original se dissiparam, dando origem à produção em massa e ao consequente nascimento do design. Assim, se o design se distancia da arte através das suas regras e metodologias, é bastante lógico, seguindo essa mesma linha de pensamento, concluir-se que o design de moda também se distancia do universo das artes pelos mesmos motivos. No entanto, não se pode cair no erro de englobar nesta área, todas as ramificações pertencentes ao universo da moda, como é o caso da Alta-costura que reúne em si regras e processos muito próprios. Desta forma, o objetivo de estudo desta dissertação é analisar se de facto existe uma interdisciplinaridade entre a moda e a arte, procurando de que formas estas se aproximam e distanciam, usando a Alta-costura como a principal ferramenta de comparação entre as duas áreas. Devido à grande problemática da reprodução técnica como um dos principais fatores para a dissolução de proximidade entre as duas áreas, tornou-se necessário a aproximação entre a arte e a moda, através da aplicação formal e teórica do conceito de aura, postulado pelo filósofo Walter Benjamin para a obra de arte, uma característica que se perde através da reprodutividade técnica. Ao circunscrever o conceito de aura na moda, através da Alta-costura, irão ser revelados traços semelhantes à luz deste conceito, entre o objeto de arte e o objeto criado no âmbito da moda. No entanto, se Benjamin aponta para a fotografia como a forma rudimentar de reprodutividade técnica e para a consequente perda de aura, torna-se necessário verificar de que forma a mesma abalou o carácter aurático presente na Alta-costura. Ao invés do esperado, esta revelou como uma das maiores aliadas da Alta-costura, uma vez que o valor de exposição conferido através da produção de imagem não só lhe garantiu mais poder como difusora de tendências, mas também manteve inalterado o seu carácter aurático, que lhe é conferido através da tradição, raridade, unicidade e autenticidade.
- Amalgamated Pattern Making as a Creative ResourcePublication . Barreto, Antonio Marcos; Lucas, José Mendes; Lowear, Simon SilesThe objective of this dissertation is to investigate and study the connection between the technological development found in the history of fashion clothing and design. A further objective is to consider the importance of anthropometry, ergonomics, volumetrics, geometry and body shape, and to demonstrate, through case study, avenues for adapting and incorporating flat patterning in the creative process of Fashion Design Teaching: “Amalgamated (Hybrid) modelling as a creative resource”. Every fashion designer needs to think about his personal creative process and how best to stimulate his own creativity. There are some methods that can promote creativity and these need to be made part of the designer’s daily routine in order to develop distinctive and innovative work. When building a collection, the fashion designer must adopt a methodological approach. Flat patterning reaches the heart of mathematics. It demands logical reasoning and an ability to integrate a number of disciplines. Consequently, it can give the impression of being a rigorous, complex practice, full of often incomprehensible rules, because it can be difficult to grasp its precise theory and practice. But this is an area of knowledge of great significance to students of fashion design while undergoing their academic training because the good professional must have at least a basic understanding of how their design will be put together as a result of flat patterning. In teaching, flat patterning is often set apart from the creative process and is combined with the later stage of execution. According to Mariano, “it is the process of flat patterning that defines the transformation of flat materials into three-dimensional shapes capable of adaptation to the human body. [...] It also determines whether the clothing can be reproduced”. Mariano (2011, no page) It is clear that developing a flat pattern is a very important step in the creation of a garment. Its function is not only to configure the garment but also to ensure it can be standardized and reproduced. However, when dealt with as a predominantly technical subject, its application can become divorced from the concept of creation because it appears to have no artistic content. By approaching flat patterning technique in a composite way, taking advantage of its two-pronged nature to incorporate it in the creative elements of the Fashion Design course, it can become a means of sparking the creative process which has made great names in high fashion in the past. Coelho (2008) argues that patterning should be understood as being more than a technique. He says that it loses the dynamic sense intrinsic to the concept of a method that is part of a larger process - all the research carried out by the designer – when flat patterning is either not fully understood or taught simply as a technique. Logical reasoning is vital when making flat patterns. But mastery of technique is also essential. Novaes (2008), extends Coelho’s reasoning by saying: “Other possible routes in processing a garment result from cross-referencing between standardization methods and production systems. [...] Configuring geometric patterns with three-dimensional modelling when developing a prototype is a further possible method of shaping a garment.”. (Novaes, 2011, p.93). A great example of composite patterning as a creative resource in the teaching of Fashion Design is the stylist Tomoko Nakamichi, who teaches at the famous “Bunka” Fashion School in Japan. She departs from the traditional patterning approach and, in effect, offers a hybrid technique which combines and enlarges the ranges of standard flat and three-dimensional modelling. It follows that educators should bear in mind that a study and understanding of the principles of human anatomy will instil a knowledge of how to evaluate the human profile, so contours can be followed or altered. Concepts of proportion, symmetry and volume (or volumetrics), as well as height and width measurements, are fundamental to producing a technical design and modelling pattern. This information needs to be included in the planning of a garment during graphic design. In conclusion, teaching flat patterning in a creative way, combining its different elements, can be a force to promote creativity, giving the student the opportunity to see a garment, or fashion product, in three dimensions. This modelling technique allows the fashion professional greater creative freedom thanks to immediate three-dimensional visual contact with the product. It also benefits the student who gains greater control over the creation of a garment in a liberating way that also facilitates improvements to the final results.
- A análise de Tendências e do Género aplicados à marca de moda GuessPublication . Pinto, Catarina Adelaide Alves; Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco de; Cantú, William AfonsoNum período de eminente restruturação social e em que questões de género são cada vez mais congruentes com o meio que nos envolve. Perante a hierarquização e distinção social e também cultural dos códigos intrínsecos ao luxo no setor do vestuário, é questionável a divisão social de género. Mostra-se pertinente e fundamental a compreensão e a contextualização dos símbolos e códigos inerentes às marcas de moda e consequentemente do género. Com recurso a uma metodologia de análise visual e do coolhunting como prática de inspiração etnográfica, esta investigação pretende colaborar nas áreas do Branding de Moda e dos Estudos de Tendências com uma nova perspetiva. Pretende-se alicerçar competências da metodologia de análise visual e da análise de tendências socioculturais como o intuito de consolidar os conhecimentos e adquirir informação através de uma triangulação de métodos (Análise de Composição, Análise Semiótica e Análise de Discurso tipo I), e pela comparação direta de informação. Os objetivos desta pesquisa dão a conhecer a influência do género na realidade da marca Guess e trazem contributos para os paradigmas contemporâneos emergentes, focandose no género feminino como valor de marca em contexto social e de mercado.
- Análise simbólica e redesign da capulana em MoçambiquePublication . Macuácua, Henriqueta Armando; Salvado, Luísa Rita Brites Sanches; Tivane, FernandoO presente trabalho de pesquisa, “Análise simbólica e redesign da capulana em Moçambique”, tem como objetivo geral recriar capulanas inspiradas na cultura, nomes tradicionais, crenças e padrões costumeiros moçambicanos. A revisão bibliográfica é de extrema importância para compreender o processo histórico da capulana, sua definição, tradição e modernidade. A pesquisa de campo consiste no uso de técnicas como entrevista com os consumidores da capulana e alguns vendedores. Igualmente é usada a técnica de observação participante em algumas lojas e mercados da cidade de Maputo para captar as racionalidades subjacentes ao uso da capulana. Este estudo visa, na parte técnica, adicionar um elemento externo que contenha informação sobre o produto explicando as suas funções e conservação como forma de alargar o mercado para os turistas, que levam consigo uma capulana, nas viagens feitas a Moçambique. Dai a importância de adicionar uma informação através dum catálogo explicando a simbologia e formas de uso da capulana.
- Aplicação do Design Funcional e da Moda Sustentável na Dermatite Atópica InfantilPublication . Rodrigues, Raquel Vale; Belino, Nuno José Ramos; Santos, Amélia Rute Lima Dias dosVários estudos indicam que a dermatite atópica é uma doença inflamatória crónica da pele, reincidente e mais comum durante a infância. Afeta entre 10 a 20% da população pediátrica em Portugal e têm vindo a aumentar o número de casos nas últimas três décadas. Uma doença multifatorial, que advém principalmente de questões genéticas, mas também ambientais. Crianças que vivem em áreas urbanas, onde a poluição é uma constante nas suas vidas, são mais propensas a desenvolver problemas inflamatórios, sendo um deles a dermatite atópica. Esta questão leva-nos a outro problema muito comum na nossa sociedade, a despreocupação com o meio ambiente e a falta de consciência dos limites dos seus recursos, que vem a afetar, cada vez mais, as gerações vindouras. É imperativo consciencializar que todo e qualquer ato tem um grande impacto a nível ambiental, até mesmo a compra de uma peça de vestuário. Assim, com vista a melhorar a vida das crianças que sofrem de dermatite atópica, surgiu a ideia de criar uma peça de roupa sustentável com funcionalidade acrescida. Nesse sentido, procedeu-se ao desenvolvimento de algumas peças de vestuário infantil, exclusivamente produzida em algodão orgânico, imbuído com óleos essenciais naturais microencapsulados em ß-ciclodextrinas, com propriedades antibióticas, antisséticas e tranquilizantes, para que, durante o uso, a criança se sinta mais confortável e desta forma melhorar as condições da sua doença.
- Aplicação do design funcional na conceção de uma peça de vestuário sustentávelPublication . Santos, Camila Isabel Coelho dos; Belino, Nuno José Ramos; Santos, Amélia RuteO estio de vida atual, principalmente nos países desenvolvidos, caracteriza-se por um grande sedentarismo com escassa atividade motora e de prática de exercício físico. Este padrão de comportamento tem custos enormes em termos de saúde pública com o crescente aumento das doenças cardíacas e metabólicas como por exemplo a obesidade e a diabetes. Fruto das campanhas de sensibilização contra os riscos deste comportamento a consciencialização da população acerca desta problemática tem vindo a aumentar e, é notório um esforço por parte das instituições de saúde e das várias indústrias na criação de produtos que incentivem e facilitem a aceitação de um estilo de vida mais ativo, particularmente, no que concerne à prática de exercício físico continuado. Outro grande problema da sociedade atual é a sua despreocupação com o meio ambiente e a exaustão dos seus recursos, bem como, a forma como isso está já a afetar a geração presente e irá moldar o futuro. Há que ter a consciência de que os nossos atos, por banais que pareçam, como seja a compra de uma peça de vestuário, têm impacto a este nível. Assim, com vista a contrariar o comodismo e a promover a prática de exercício físico, surgiu a ideia de criar uma peça de vestuário ecosustentável, com funcionalidade acrescida. Neste sentido, procedemos à conceção e desenvolvimento de uma peça de vestuário desportivo feminino - leggings – que tem no interior da sua estrutura microcápsulas de ß-ciclodextrinas que incorporam uma mistura de óleos essências naturais com propriedades analgésicas, antiinflamatórias e refrescantes para que, durante o seu uso, a pessoa se sinta o mais confortável possível e desta forma estimular a prática continuada de atividade física.
- Aplicação do design funcional no desenvolvimento de um Equipamento de Proteção IndividualPublication . Silva, André Vicente Tavares da; Belino, Nuno José Ramos; Paul, RoshanA profissão de chefe de cozinha está intimamente associada a tarefas muito específicas e realizadas em meio ambiente muito agressivo, com uma exposição a temperaturas elevadas durante longos períodos em simultâneo com uma actividade física muito intensa. Verifica-se que na maioria das situações os modelos de EPI usados por estes profissionais, conhecidos neste meio como Jalecas, apenas asseguram os requisitos de visibilidade e, eventualmente, de protecção do vestuário interior contra a sujidade. Devido à natureza da sua função estão permanentemente expostos a uma situação de elevado stress térmico que, a médio e longo prazo pode conduzir a graves alteração psicofísicas nestes profissionais. Com vista a recolher informação sobres necessidades específicas e as expectativas deste público-alvo, foi realizado um inquérito. A compilação e tratamento desta informação serviu para fundamentar a metodologia projectual aplicada, particularmente, ao nível dos materiais, forma e imagem. Assim, o objectivo primordial deste trabalho de investigação consistiu na conceptualização, desenvolvimento e avaliação de desempenho termofisiológico de um novo modelo de EPI para profissionais de cozinha, pastelaria, restaurantes, padarias, etc., particularmente, chefes, subchefes, ou auxiliares de cozinha, incorporando as seguintes características: imagem corporativa e estética agradável, alta visibilidade, desenho ergonómico ajustado à função, facilidade de vestir/despir e de manutenção, flexibilidade e liberdade de movimentos, respirável, com gestão da humidade maximizada, com alguma capacidade de termorregulação, com um conforto termofisiológico maximizado e um maior isolamento térmico na sua zona frontal, mais exposta às elevadas temperaturas.
- Aplicação do design funcional para o desenvolvimento de malhas de lã com atividade fotocatalíticasPublication . Rezende, Sophia Cueto de; Belino, Nuno José Ramos; Aracil, María Angeles BonetAo vivermos em uma sociedade pós-moderna e cada vez mais globalizada, existe na indústria da moda uma sensação de urgência em produzir se novos produtos para que eles possam soar com novidade a todo o tempo. Mas, ao mesmo tempo, se deve levar em consideração a necessidade de se criar e se viver de uma forma mais sustentável, o que faz com que o ramo tenha de recorrer também a outros recursos e tecnologias, como a nanotecnologia, a fim de melhor abordar a combinação do fator novidade sem o excesso de degradação dos recursos materiais disponíveis. A nanotecnologia é capaz de se aliar à indústria da moda é no desenvolvimento de tecidos ou malhas funcionais, como por exemplo, na aplicação de soluções que dão propriedades fotocatalíticas para os materiais. O objetivo deste trabalho é o estudo, desenvolvimento e criação de uma peça de vestuário, feita com malha de lã, com propriedades fotocatalíticas e, a partir de testes laboratoriais, fazer análises da eficácia do dióxido de titânio como a nanopartícula utilizada para dar esta propriedade e avaliar a sua viabilidade para o comércio e consumo da população.
- Arte e ModaPublication . Cabrita, Hélio Emanuel Santos; Pereira, Maria Madalena RochaModa e Arte estão interligadas não só em termos criativos, mas também históricos. Apesar da sua ligação, a maioria dos críticos tende a negligenciar sobre o tema, sem fim a uma abordagem sincera sobre o real valor da relação. O projeto procura exprimir a relação focando essencialmente a conexão que existe entre o artista e o designer; a Arte e a Moda; a pintura e o vestuário; Compreendendo essencialmente que estão vinculadas desde as primeiras manifestações de arte e que têm vindo a preservar esta relação com o design contemporâneo. Apresenta-se como uma obra de referência para a relação que a pintura encontra com o vestuário.