Browsing by resource type "book part"
Now showing 1 - 10 of 412
Results Per Page
Sort Options
- À Mesa da Vida. Comunidade e comensalidade em Michel HenryPublication . Rosa, José Maria SilvaUma das mais recentes propostas de leitura dos textos bíblicos, em especial dos evangelhos, a chamada teologia narrativa, apresenta a comunidade e a comensalidade como lugares privilegiados de revelação e de relação evangélicas. Foi à mesa, durante as refeições, que Jesus proferiu algumas das suas mais significativas palavras e teve gestos absolutamente reveladores da Vida superabundante em que vivia. Foi também à mesa que operou a inversão entre uma hospitalidade formal, exterior e protocolar, de um fariseu como Simão (Lc 7, 36-50), gestos sociais exangues da vida, e a hospitalidade vital e originária das lágrimas e dos perfumes de Maria Madalena, ajoelhada aos pés dessa mesma mesa. E foi ainda à mesa – será preciso recordá-lo? – no pathos da Última Ceia, que Jesus enlaçou num único e mesmo logos de vida quer a narrativa de uma comunidade escatológica quer as realidades vitais por excelência do pão e do vinho de todos os dias: «Tomai e comei todos…; tomai e bebei todos…; fazei isto em memória de mim». É para nós significativa a comum orientação (apesar de tudo o que as separa, pois não ignoramos as críticas de Michel Henry às pretensões da Teologia Filosófica) entre «Palavras de Cristo»; e «Encarnação. Para uma Filosofia da Carne», leu ele próprio ainda mais radicalmente os evangelhos, muito em particular o evangelho de São João. M. Henry vê aí, 'in actu exercito', por antecipação e em abundância, o cumprimento da inversão da Filosofia tradicional, na sua matriz fenomenológica grega e husserliana.
- À sombra de Nietzsche. Uma reflexão sobre as ‘Culturas em Movimento’Publication . Rosa, José Maria SilvaÀ primeira vista, parece difícil conjugar em simultâneo as noções de Cultura e de Movimento. Com efeito, o sentido clássico de Cultura, na demanda de um critério determinante daquilo que merece e deve ser cultivado (desde os agri da agricultura até às letras do espírito, passando por tudo o que, no entremeio, que implicava a puericultura), acaba por introduzir um critério absoluto, não-cultural, seja ele natural seja divino (dimensões que amiúde se equivalem como no estoicismo) a fim de fundar o juízo de valor subjacente à definição de tudo o que se considera ser Cultura.
- O “a-fazer” da verdade como desafio ético em AristótelesPublication . Amaral, AntónioNo campo humano do prático [τὸ πρακτόν], não se trata apenas de “aprender a fazer uma acção”, mas também de que aprendemos fazendo [ποιοῦντες μανθάνομεν], no suposto de que o fazer [τò ποιεῖν] constitui a mediação privilegiada pela qual e na qual o agir [τò πράττειν] atesta e manifesta por si mesmo uma narrativa prévia e refractária a qualquer discurso sobre isso. Desde a emergência individual da disposição ética até à manufactura comum da decisão política, Aristóteles revela em que medida o agir diz-me naquilo que faço e me faço…
- A-teísmo, anti-teísmo e hiper-teísmo: antecedentes gregos na trilogia “Apolo-Orfeu-Dioniso”Publication . Amaral, AntónioQuando falamos de «religião» no contexto da cultura grega, importa precaver-nos de indesejáveis contaminações interpretativas. Desde logo, aquilo que o homem grego pressente e assume experienciadamente como crença religiosa não coincide exactamente com aquela ideia de fides que, a partir do influxo cristão da cultura medieval, se sedimentou lexicalmente como fé. Apesar de tudo, ou talvez por isso mesmo, não há, na cultura grega, fenómenos que possamos apodar de anti-religiosos. Poderá haver, e há sem dúvida, formas de mimese, transferência e substituição de procedimentos religiosos por sucedâneos mais ou menos plausíveis e convincentes. Poderá também haver, e há, um espectro matizado de atitudes aparentemente desfiguradoras do religioso, desde o mais ostensivo e interesseiro pragmatismo até à mais oportunista superstição. Desta feita, credulidade e incredulidade, fascínio e temor, respeito escrupuloso pelos deuses e livre iniciativa não apenas para deles dispor, mas também para os satirizar e caricaturar, para os miniaturizar e aprisionar no arriscado jogo de espelhos dos interesses humanos, não anulam mas amplificam o horizonte grego da experiência religiosa.
- A acção das relações públicas na esfera públicaPublication . Gonçalves, Gisela
- Acquisition of multiple physiological parameters during physical exercisePublication . Felizardo, Virginie; Gaspar, Pedro Dinis; Garcia, Nuno M.; Reis, VMThis paper describes the experimental method focused on the acquisition of various physiological parameters during different effort levels of physical exercise like walking and running at several velocities. The study involved 57 young and adult people, 43 male and 14 female (24,37±5,96 years), from which 48 were soldiers belonging to the Infantry Regiment n.° 13 (RI13) of the Portuguese Army and 9 were teachers or college students of Sport Sciences, physically active but not competitive. The experimental measures provide a set of information that offers insight about the health status and physical performance of the subjects during exercise. This experimental method procedure is suited for the acquisition of physiological parameters with both the wireless physiological data acquisition systems such as the bioPlux and the respiratory analyzer gas systems such as Cosmed K4b2.The data was collected to allow the definition of a model that will be used to estimate the energy expenditure of a subject using a wireless physiological data acquisition system, which is much more comfortable and suitable to monitor physical exercise in everyday use than the standard method that makes use of a respiratory gas analysis system.
- Actividad metalingüística en aprendientes lusófonos de ELE: el caso del infinitivo flexionado portuguésPublication . Rodríguez Sapiña, Joan; Fidalgo Enríquez, Francisco José; Vázquez Diéguez, Ignacio; Pérez Pérez, Noemí; Flores, Tamara; Cao Míguez, Ana BelénEl presente trabajo se enmarca en el ámbito del aprendizaje de español como lengua extranjera (ELE) por parte de hablantes de portugués como lengua materna o primera (L1); es decir, se interesa por un proceso de aprendizaje en el que, al estar implicadas lenguas próximas o afines, son muy frecuentes y característicos ciertos fenómenos como el de la interferencia o transferencia negativa de la L1 a la lengua meta (L2). Basándonos tanto en estudios previos como en nuestra experiencia docente, partimos de que el conocimiento declarativo o explícito que el alumnado posee acerca de su propia L1 es relevante en cualquier proceso de aprendizaje de una L2, y más si cabe cuando se trata de lenguas afines, donde una sólida capacidad para la reflexión metalingüística (desde la contrastividad) puede ayudar al aprendiente a evitar el fenómeno de la interferencia antes aludido. Con la finalidad de corroborar si esta hipótesis se cumple en nuestro caso concreto, y en qué medida, nos hemos centrado en uno de los elementos idiosincráticos del sistema verbal del portugués: el infinitivo flexionado, por ser causante de interferencias sistemáticas en la interlengua del alumnado lusófono que aprende ELE (Sapiña, 2021). Así, el objetivo de este estudio, de carácter exploratorio, es dilucidar el grado de conocimiento explícito que tienen estos aprendientes acerca del infinitivo flexionado propio de su L1 y su capacidad para detectarlo como interferencia en la L2, observando consecuentemente su capacidad de reflexión metalingüística en ELE. De este modo, podremos comprobar si existen o no correlaciones destacables entre ambos aspectos. Para ello, configuramos un cuestionario ad hoc, aunque inspirado en investigaciones previas, dirigido a un centenar de aprendientes universitarios de ELE o de español para fines específicos (EFE), todos ellos con niveles comprendidos entre el B1 y el C1 del MCER (Marco común europeo de referencia para las lenguas, Consejo de Europa, 2002). Tal como detallaremos en el apartado destinado a presentar la metodología seguida, nuestro estudio está conformado por una muestra heterogénea que responde al cariz exploratorio de la investigación.
- Ambiente e recursos naturaisPublication . Albuquerque, António; Costa, Jorge Cruz; Saraiva, Jorge Gil; Liça, JorgeA queima de combustíveis fósseis (por exemplo carvão, petróleo e gás natural) e outras atividades antropogénicas têm levado a elevadas emissões de monóxido de carbono, dióxido de carbono, óxidos de azoto, dióxido de enxofre, metano e clorofluorcarbonos, gases que, em elevadas concentrações na atmosfera, têm sido responsáveis pelo aumento da temperatura média do globo e consequentes alterações climáticas. Simultaneamente, a desflorestação à escala mundial impede que o carbono em excesso na atmosfera possa ser removido e os incêndios libertam também elevadas quantidades de dióxido de carbono para a atmosfera. A forma mais consensual de enfrentar o problema é através da adoção de medidas mitigadoras, para reduzir as emissões dos gases com efeito de estufa, ou absorver os já emitidos, e de medidas de adaptação para reduzir as consequências futuras das alterações climáticas. O futuro acesso a tecnologias de produção de eletricidade renovável, de pequena potência e a custos competitivos, permite prever a constituição próxima de unidades de mini e microprodução que satisfaçam as necessidades próprias de pequenos consumidores e permitem produzir excedentes que podem ser vendidos localmente através das redes regionais. A relevância do tema e as pressões globais de controle das alterações climáticas, permitem prever modelos de organização da atividade de distribuição de eletricidade acessíveis a produtores locais de energia que, em competição aberta, possam oferecer os seus excedentes às redes locais. Não deixa de ser interessante notar que as barreiras mais importantes a uma implementação maior e mais rápida das energias renováveis e ao recurso de estratégias energéticas baseadas em baixas emissões de carbono sejam políticas e não tecnológicas.
- An Input in the Asian Wasp Nest (AWN) StudyPublication . Pinto, Jorge; Ginja, Mário; Nepomuceno, Miguel C. S.; Pereira, SandraThe Asian Wasp Nest (AWN) is an impressive and robust natural construction built by an insect. The building process occurs during spring and summer. This type of nest is not reused. The scale size between the Asian wasp and the AWN is substantial. In Portugal, we can find AWN on trees, roofs, balconies, chimneys, and other possibilities. When the AWN is built on trees, the tree's branches work as support. The complexity of this natural construction in terms of shape motivated this research work. Therefore, an AWN sample was used in order to obtain some information concerning this technical aspect. In this context, X-ray tests were performed to give guidance about the internal structure of the AWN without damaging it. The obtained experimental results show the richness of this type of construction. Understating the AWN may guide new building processes, different structural shapes, alternative natural building materials, and passive building technics, among other constructive fields.
- Análisis de manuales de ELE para aprendientes internacionales: léxico e intercomprensión en el caso de los lusohablantesPublication . Rodríguez Sapiña, Joan; Cao Míguez, Ana BelénThis paper is framed within the second language instruction field, specifically Spanish as a foreign language (SFL) to Lusophones’ teaching and learning. In this setting, phenomena such as intercomprehension and transfer have a very high impact, especially at the initial levels. It aims to empirically demonstrate the hypothesis that SFL manuals for general learners, not considering their mother tongue (L1) and the proximity/distance concerning the target language (L2), expose them to an inadequate linguistic input, since there is a low relevance of the lexicon (among other elements) presented. To that end, the input linked with two semantic fields offered by three SFL manuals is collected. Then, the lexical items of that input are divided into different categories, set in a taxonomy based on the degree of proximity and understandability. The research results corroborate that the linguistic closeness between the L1 and the L2 implies an abundance of shared lexicon items, which offer little or even no difficulty in understanding for the Portuguese learners, which means that there is an absence of relevant and adequate input for these students. Consequently, SFL teachers who work with Portuguese mother-tongue groups must be aware of this reality, seeking more effective and motivating strategies, and adapting their methodology and teaching materials