LabCom - Comunicação e Artes
Permanent URI for this community
LabCom is a Communication Sciences research unit whose main purpose is to develop advanced research on communication and new media technologies, especially those underlying online and digital processes, in order to assess their impact on everyday life and understand different kinds of communication phenomena on an individual, communitarian and societal basis. LabCom is organized in two research groups: “Communication & Media”, dealing with the multilevel and multiform impacts and effects of communication and new media technologies; “Arts Group”, focused on the relationship between communication and new media technologies in the arts and in its specific interfaces, from fine arts to cinema and design.
Website LABCOMBrowse
Browsing LabCom - Comunicação e Artes by Title
Now showing 1 - 10 of 114
Results Per Page
Sort Options
- Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media portugueses memória de um projetoPublication . Correia, João Carlos; Canavilhas, João; Carvalheiro, José Ricardo; Morais, Ricardo; Sousa, João Carlos; Ferreira, Gil BaptistaO campo do jornalismo foi atravessado, nas últimas décadas, por reflexões teóricas e experiências que visam melhorar o relacionamento entre os públicos e a vida comunitária, tentando incentivar esses mesmos públicos a participar no debate das questões de interesse colectivo. Sob a influência de elementos teóricos projectados pela teoria da democracia deliberativa, pela reflexão comunitarista e pela obra de John Dewey e também das transformações tecnológicas que incentivam a interactividade, o jornalismo implica hoje uma referência ao reforço da participação dos públicos na cidadania e ao papel que o jornalismo pode desenvolver no reforço dessa participação (Dewey, 2004; Mesquita, 2003; Dahlgren & Sparks, 1991). Simultaneamente, o jornalismo público tem-se afirmado como um movimento que visa ultrapassar alguns contextos de crise que dificultaram o relacionamento entre o jornalismo e a vida cívica, nomeadamente a orientação exclusivamente dirigida para o mercado, o reforço da tendência conhecida pela fusão do entretenimento com a informação (infotainment), o incremento das soft news, e a excessiva dependência de fontes oficiais e de rotina. Neste contexto, o projecto “Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media portugueses”1 surgiu com o objectivo fundamental de identificar, fomentar e experimentar práticas jornalísticas que contribuam para reforçar o compromisso dos cidadãos com a comunidade e a deliberação democrática na esfera pública, numa perspectiva de fortalecimento da cidadania, seguindo o exemplo do chamado jornalismo público e, eventualmente, outras formas de jornalismo comunitário (Glasser, 1999; 2002).
- Análisis bibliométrico de tesis doctorales sobre Relaciones Públicas en España y Portugal (2006/2016)Publication . Miquel Segarra, Susana; Gonçalves, GiselaLa investigación doctoral es fundamental para el desarrollo y consolidación de las distintas teorías que van incorporándose a las distintas áreas de conocimiento. Además, se le atribuye un valor añadido en la construcción del cuerpo teórico de una disciplina. Desde este punto de vista, las tesis son un indicador del estado evolutivo del desarrollo teórico y, a su vez, constituyen el origen de futuras publicaciones académicas y científicas. Al respecto, y en el ámbito de las relaciones públicas y la comunicación corporativa, la producción científica ha vivido un gran crecimiento en los últimos años. La defensa de tesis doctorales en el área y la ampliación de líneas de investigación también han proliferado. Sin embargo, todavía son muy escasos los estudios bibliométricos de tesis doctorales publicadas sobre las relaciones públicas y la comunicación, y no existe ninguno que aborde la producción conjunta y comparada entre España y Portugal, países muy cercanos desde un puesto de vista cultural. Por ello, el presente trabajo quiere abordar la investigación doctoral en el área de las relaciones públicas y la comunicación corporativa realizada en las universidades españolas y portuguesas entre 2006 y 2016 a partir del análisis de las tesis publicadas en sus universidades. Los resultados muestran cómo, si bien la producción ha aumentado considerablemente en los últimos años, sigue siendo escasas y acarrean la problemática de la falta de definición terminológica de la disciplina.
- Analysing public relations education through international standards: The Portuguese casePublication . Gonçalves, Gisela; Spínola, Susana de Carvalho; Padamo, CelmaBy using international reports on PR education as a benchmark we analyse the status of PR higher education in Portugal. Despite differences among the study programs, the findings reveal that the standard five courses recommendation by the Commission on Public Relations Education (CPRE) are a part of Portuguese undergraduate curriculum. This includes 12 of the 14 content field guidelines needed to achieve the ideal master's program. Data shows, however, the difficulty of positioning public relations in Portugal as an autonomous field within Communication Sciences.
- António Reis e Margarida CordeiroPublication . Cunha, Paulo Manuel Ferreira da
- Are hospitals our friends? An exploratory study on the role of Facebook in hospital organizations’ dialogic communicationPublication . Gonçalves, GiselaRooted in the dialogic public relations model, the aim of this paper was to analyze the way in which hospital organizations use Facebook to communicate and build relationships with their patients and followers. Using a content analysis of Facebook profiles, there is a reflection on how dialogic principles are applied in the management of Facebook by hospitals in Portugal. Special attention will be paid to communication regarding the Zika virus, which was of public interest at the time the empirical analysis was carried out. The study demonstrates that Portuguese hospitals are present on Facebook but do not use the social network dialogically or to communicate about topical themes of public interest.
- Articulação da direita no Facebook: identificando atores chaves do Movimento Brasil Livre e do Vem pra Rua a partir da Análise de Redes SociaisPublication . Cavalcanti, Davi; Jardelino, Fábio; Toniolo, Bianca PersiciEste trabalho analisou dois grupos políticos brasileiros que possuem milhões de seguidores nas redes sociais virtuais, os quais foram articuladores de grandes mobilizações nos últimos anos. A pergunta que orientou essa investigação foi: com quem se relacionam o Movimento Brasil Livre e o movimento Vem pra Rua no Facebook? Para a realização da pesquisa, foram feitas coletas e análises de dados no Facebook entre 2018 e 2019. Entre os resultados, analisaram-se os principais atores pertencentes e ligados a esses grupos e, também, se verificou a existência de uma articulação on-line entre políticos que se identificam à direita no espectro político, lideranças internas dos movimentos e parte da mídia (inclusive a alternativa). A temática é relevante por abordar desafios contemporâneos da pesquisa on-line, da Análise de Redes Sociais (ARS) e dos novos movimentos políticos no papel de produtores e disseminadores de conteúdos políticos.
- Articulações conceituais entre Max Weber e a teoria da excelência nas relações públicasPublication . Martins, Tiago Costa; Gonçalves, GiselaEm “What is an effective organization?” Grunig, Grunig e Ehling (1992, p. 65) defendem que as relações públicas tornam as organizações mais efetivas ao usarem programas de comunicação para construírem relações com os seus públicos estratégicos. Inspirando-se em diferentes teorias sociológicas, entre elas a de Max Weber, esses autores propõem-se explicar os fundamentos de uma visão estrutural-funcionalista das organizações. Ainda que apenas muito brevemente, e reportando apenas à visão burocrática das organizações, Weber é apresentado como um dos autores clássicos que inspirou a global e sobejamente conhecida Teoria das Relações Públicas Excelentes. Neste artigo, procuraremos explicar essa fundamentação refletindo sobre como uma visão weberiana nos permite afirmar que as relações públicas resultaram da racionalização peculiar do capitalismo moderno ocidental, no qual as organizações tentam legitimar a sua ação na sociedade através do estabelecimento de um modelo de comunicação em que existe reciprocidade de interesses com os seus diferentes públicos, tendo em vista alcançar objetivos previamente definidos.
- Artificial Intelligence as an Opportunity for Journalism: Insights from the Brazilian and Portuguese MediaPublication . Canavilhas, João; Ioscote, Fabia Cristiane; Gonçalves, AdrianaArtificial Intelligence (AI) has been emerging as a topic of significant interest, attracting the attention of the public and leading to an increase in research and on media coverage of this technology. This article examines how the Brazilian and Portuguese media represent AI in journalism and the challenges it poses. Using digital methods, this study analysed 60 news articles published between June 2022 and June 2024. The data were collected through an anonymous search on Google News, and the content was analysed using sentiment analysis with the PTNews software, followed by a similarity analysis using the Iramuteq software. The results show a predominantly positive sentiment towards AI in journalism, with 91.8% of articles highlighting its benefits, such as increased efficiency and the automation of routine tasks. However, concerns about disinformation, ethical implications, and the potential erosion of journalistic credibility were less emphasised. The analysis also identified key themes, including AI’s dual role as both an enabler and a threat to journalism, the importance of human oversight, and the challenges of newsroom adaptation. The findings suggest that the Brazilian and Portuguese media generally present AI as an opportunity for journalism, often downplaying the associated risks and ethical challenges.
- Automatización de textos periodísticos en la televisión brasileña: Estudio de caso del sistema AIDA (Globo-Brasil)Publication . Essenfelder, Renato; Canavilhas, João; Maia, Haline; Pinto, RicardoLos avances tecnológicos han creado un ecosistema mediático en el que el periodismo tradicional ve su existencia fuertemente amenazada por el surgimiento de nuevos actores. Las redes sociales han creado un entorno competitivo que, ya sea por su dispersión o por su capilaridad, relegaron los mainstream media a un rol secundario en el ecosistema mediático. Irónicamente, las tecnologías que amenazan el periodismo tradicional son asimismo aquellas que pueden salvarlo, siempre que se utilicen correctamente. El periodismo, debilitado por los efectos de la crisis económica y con redacciones cada vez más reducidas, tiene en la inteligencia artificial una oportunidad de recuperar cierta centralidad en el ecosistema de los medios. En este trabajo se estudia AIDA, un proyecto de la televisión brasileña Globo. Este proyecto buscó en la automatización una respuesta para evitar errores y ambigüedades en las noticias. El estudio del caso AIDA, complementado con entrevistas, presenta los desafíos para lograr la automatización en la lectura y presentación de datos de sondeos electorales.
- A avaliacão 360º e a comunicacão das chefias: onde se cruzam?Publication . Mourão, Rita; Miranda, Sandra; Gonçalves, GiselaA comunicação organizacional e a avaliação de desempenho podem constituir-se como práticas estratégicas muito importantes para o desenvolvimento profissional dos membros da organização e, consequentemente, para a eficácia organizacional. Nos últimos anos tem vindo a desenvolver-se um tipo de avaliação de desempenho específico designado por avaliação 360º. Este método avaliativo possibilita uma maior variedade de perspetivas, quando comparado com a avaliação tradicional/top-down (i.e., apenas a chefia avaliar os subordinados). Sabe-se que este tipo de avaliação tende a ser aplicado em organizações mais democráticas e poderá ser responsável por um maior diálogo entre os atores organizacionais. O presente artigo procura perceber qual poderá ser o papel da avaliação 360o no âmbito da comunicação organizacional e qual o tipo de comunicação adotado pelas chefias, aquando da aplicação da avaliação 360o. A revisão de literatura elaborada permitiu apreender que a realização da avaliação 360o pode estar relacionada com uma comunicação de suporte por parte das chefias, ao invés da adoção de uma comunicação defensiva, contribuindo para uma maior confiança e uma voz mais ativa dos colaboradores. Este estudo, apesar de exploratório constitui-se como inovador, pois corda temáticas ainda pouco exploradas na literatura. Em termos práticos, a reflexão sobre estes temas poderá ser útil para incrementar práticas avaliativas e comunicativas mais eficazes