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- Publicidade, Relações Públicas e algumas apropriações discursivasPublication . Lima, Sandra Ferreira de; Gonçalves, GiselaEste artigo apresenta como principal objetivo analisar as mudanças ocorridas nas estratégias discursivas publicitárias do Banco Itaú, ao longo das últimas quatro décadas, e a interdiscursividade da publicidade com as relações públicas na constituição de uma nova ordem do discurso da marca no Século XXI. Acredita-se que as mudanças ocorridas no comportamento do consumidor, provocadas pelas constantes mudanças econômicas e culturais, tanto na forma de consumir informação quanto de produzir conteúdo, possam ter enfraquecido o discurso publicitário, que precisou buscar nas relações públicas os conceitos necessários para reformular suas mensagens.
- Ética das relações públicasPublication . Gonçalves, GiselaUm número crescente de críticos tem argumentado que as relações públicas seguem procedimentos não-éticos na promoção de interesses corporativos e comerciais baseados em técnicas propagandísticas de manipulação da opinião pública. Os textos clás- sicos de relações públicas não oferecem fortes refutações. Este tópico, na verdade, é largamente ignorado ou remetido para a contribuição global das relações públicas para o sucesso empresarial e benefício social. No entanto, a profissão continua a ser interpre- tada como um eufemismo para propaganda, centrada em técnicas de informação spin. Numa tentativa de regulamentar o comportamento ético as as- sociações profissionais de relações públicas têm vindo a estabelecer e promover Códigos Éticos e de Conduta Profissional. Estes códigos apelam às “boas práticas” profissionais e enfatizam a “Verdade, Diálogo e Interesse Público” como os valores centrais da profissão. Neste artigo, a partir do estudo comparativo dos códigos deontológicos de relações públicas em vigor nas associações profissionais de relações públicas, pretende-se identificar e correlacionar os valores transversais a esta profissão e perceber qual a sua força contra os argumentos dos seus detractores. Em última análise, tentar-se-á responder à seguinte questão: Qual o verdadeiro papel da profissão de relações públicas na sociedade?
- Valores globais ou locais? O Caso do Conferp na Defesa de uma Conduta Profissional Ética no BrasilPublication . Gonçalves, Gisela; Pereira, Nathalia; Toniolo, BiancaNeste artigo, optamos por discutir o tema da ética a partir da perspectiva das associações e dos conselhos profissionais. Partindo de uma breve análise da evolução e da regulamentação da profissão no Brasil, direcionamos a nossa atenção para o Sistema Conferp e para o seu papel na defesa de uma prática ética das RP. Para melhor compreender este papel, analisamos o seu posicionamento normativo à luz do Global Principles of Ethics da Global Alliance. Com a nossa pesquisa identificamos que os 16 princípios globais da GA se encontram refletidos e, em larga medida, no código de ética do Conferp, e que ele desempenha um papel ativista. Palavras-chave Ética; Relações Públicas; Global Alliance; Conferp; Brasil. Introdução Quer no âmbito profissional quer acadêmico, a ética tem ocupado um lugar central no debate sobre o que são as relações públicas, o que fazem e como devem ser praticadas na contemporaneidade. Várias razões se poderiam apontar para esta indagação normativa, algumas históricas outras contextuais. As razões históricas prendem-se, entre outras, com a origem difusa da profissão, muito próxima da propaganda e da publicidade; com a relação contenciosa com a esfera jornalística e; com a conotação com manipulação, ou spin, da informação e da opinião pública. As razões contextuais decorrem da atual "implosão da confiança" (EDELMAN, 2017) dos cidadãos nas instituições, governos e organizações e de um contexto midiático altamente fragilizado por fenômenos como as "fake news" ou os "social bots".
- A acção das relações públicas na esfera públicaPublication . Gonçalves, Gisela
- Introdução à Teoria das Relações PúblicasPublication . Gonçalves, GiselaAo comparar-se o corpus teórico das relações públicas com outras disciplinas das ciências da comunicação rapidamente se constata que, enquanto campo científico, as relações públicas ainda estão na sua infância. Com este livro ambiciona-se contribuir para o estudo do estatuto epistemológico das relações públicas através da apresentação das suas teorias mais representativas. Começa-se por demonstrar como a fundamentação sistémico-funcionalista dos estudos de relações públicas, de origem norte-americana deu origem ao paradigma da teoria da excelência/simetria das relações públicas. Em seguida, dá-se atenção às principais tensões teóricas que desafiam a sua hegemonia, especialmente vincadas, por um lado, pelas correntes críticas que apontam para uma visão negativa do papel das relações públicas na construção da opinião pública, e por outro, pelas teorias que questionam o seu lugar na sociedade contemporânea.
- O processo de construção de significado nas organizações da contemporaneidadePublication . Gonçalves, Gisela; Fidalgo, AntónioEste artigo propõe uma análise da comunicação organizacional desde o paradigma teórico das “relações públicas simétricas”. Através da apresentação das teorias das relações públicas de inspiração habermasiana, que colocam em evidência os processos dialógicos de comunicação, centrais à construção de consensos, procura-se demonstrar como a comunicação promovida pelas relações públicas se pode fundamentar no diálogo e na co-criação de significados partilhados entre a organização e os seus diversos públicos. Com esta visão das relações públicas contribui-se para a reflexão sobre a forma como as organizações estabelecem uma identidade socialmente responsável através da comunicação, mesmo em situações de conflito.
- Ética das Relações PúblicasPublication . Gonçalves, GiselaO lugar que as relações públicas ocupam na sociedade contemporânea pode ser explicado pela necessidade de as empresas legitimarem as suas acções na esfera pública através de processos comunicacionais. No entanto, na gestão da tensão entre os interesses privados e públicos, as relações públicas confrontam-se com questões de natureza ética. Em busca de respostas, ao longo das três partes principais deste livro, percorrem-se caminhos teóricos centros numa leitura habermasiana do paradigma das relações públicas simétricas/excelente, mas também empíricos, através do confronto dos ideais normativos das relações públicas com o posicionamento profissional de diretores e consultores de comunicação. Qual é, no fundo, o papel que as relações públicas empresariais desempenham na construção da opinião pública? Persuasão ou manipulação? Tais são as questões que se procurará responder.
- Os modelos tradicional e apreciativo de diagnóstico comunicacional: Desafios e OportunidadesPublication . Oliveira, Tiago Weschenfelder; Gonçalves, GiselaAs relações públicas são uma disciplina emergente, com fronteiras permeáveis a outras disciplinas, como a sociologia, a psicologia, a ética, a retórica, a ciência política, a gestão, o marketing, o jornalismo, a publicidade ou a propaganda. A sua legitimação enquanto disciplina decorre precisamente dessa sua elevada complexidade, desse estado de permanente negociação e realinhamento das suas fronteiras conceptuais. O conjunto de 9 capítulos reunidos neste livro, da autoria de investigadores portugueses e brasileiros, são um bom exemplo desse esforço interdisciplinar, visível nas pontes e caminhos percorridos no estudo das relações públicas e da comunicação organizacional. Este livro constitui o 1º volume da coleção Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Dos fundamentos às práticas, que visa promover uma reflexão crítica alargada às diversas teorias, manifestações e aplicações das relações públicas e da comunicação organizacional na contemporaneidade.
- Comunicação estratégicaPublication . Gonçalves, Gisela; Elias, HerlanderAs novas tecnologias de comunicação digital, em especial, desde a emergência da Web 2.0, tornaram-se um canal de comunicação extremamente importante na construção de relações entre as organizações e os públicos, tanto ao nível das relações públicas como do branding. Neste artigo, dividido em duas partes principais, procura-se em primeiro lugar refletir sobre a importância de as organizações deixarem de utilizar os novos media como mais um mero canal de promoção unidirecional, mas antes como um veículo incontornável de promoção de diálogo e envolvimento. Comunicação dialógica, interatividade, engagement e “paracrise” são alguns dos conceitos-chave que subjazem a esta reflexão e que permitem enfatizar a importância crescente de saber gerir as relações on-line entre as organizações e os públicos. Na segunda parte do artigo, procedemos a um outro tipo de análise, relacionada com Branding e marcas, onde a plataforma de estudo são os programas, as “Aplicações” (conhecidas como “Apps”), em voga nos smartphones Apple iPhone 5 e computadores tablete Apple iPad 4. O ponto de interesse nestas aplicações reside no facto de serem lúdicas e o conteúdo ser relacionado com marcas conhecidas.
- Articulações conceituais entre Max Weber e a teoria da excelência nas relações públicasPublication . Martins, Tiago Costa; Gonçalves, GiselaEm “What is an effective organization?” Grunig, Grunig e Ehling (1992, p. 65) defendem que as relações públicas tornam as organizações mais efetivas ao usarem programas de comunicação para construírem relações com os seus públicos estratégicos. Inspirando-se em diferentes teorias sociológicas, entre elas a de Max Weber, esses autores propõem-se explicar os fundamentos de uma visão estrutural-funcionalista das organizações. Ainda que apenas muito brevemente, e reportando apenas à visão burocrática das organizações, Weber é apresentado como um dos autores clássicos que inspirou a global e sobejamente conhecida Teoria das Relações Públicas Excelentes. Neste artigo, procuraremos explicar essa fundamentação refletindo sobre como uma visão weberiana nos permite afirmar que as relações públicas resultaram da racionalização peculiar do capitalismo moderno ocidental, no qual as organizações tentam legitimar a sua ação na sociedade através do estabelecimento de um modelo de comunicação em que existe reciprocidade de interesses com os seus diferentes públicos, tendo em vista alcançar objetivos previamente definidos.