Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Agrupamento de Escolas do Fundão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ferreira, C. (2013) Relatório de estágio pedagógico.pdfDocumento principal481.95 KBAdobe PDF Download
anexo1 PA.docxAnexo 125.64 KBMicrosoft Word XML Download
anexo2 UD.docxAnexo 278.98 KBMicrosoft Word XML Download
anexo3 plano aula.docxAnexo 343.78 KBMicrosoft Word XML Download
anexo4-teste.docxAnexo 475.31 KBMicrosoft Word XML Download

Abstract(s)

Capítulo 1 O estágio pedagógico surge como um espaço de aprendizagem fundamental na formação e desenvolvimento do professor, surgindo como um conjunto de funções. Este capítulo relata todo o processo de ensino-aprendizagem referente ao estágio pedagógico de um dos dois núcleos de estágio, realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, no ano letivo de 2012/2013, nomeadamente a prática letiva e a assistência de aulas. Do núcleo em causa constituíam cinco alunos estagiários, cada um responsável por uma turma, e guiados pelo professor Luís Moreira, orientador de escola. No meu caso, em particular, a prática letiva desenvolveu-se, sendo eu professora de Educação Física, numa turma de percurso curricular alternativo do 3º ciclo, 9º ano. A estrutura deste relatório de estágio aborda, de uma forma sucinta, os objetivos, tanto meus como específicos da escola e do grupo de Educação Física, toda a lecionação a mim competente, diretoria de turma e atividades não letivas. Para finalizar, uma reflexão e considerações acerca do contributo do estágio para a minha formação como professora de Educação Física. Este estágio mostrou-se uma grande experiência e crescimento, quer a nível profissional, quer a nível pessoal. Teve como base a aprendizagem já atingida, completandoa, dando-me maior apoio para um futuro profissional, ultrapassando os objetivos traçados. Palavras-chave: Aprendizagem, Educação Física, Escola, Estágio Pedagógico, Ensino, Planeamento Capítulo 2 O objetivo do presente estudo é perceber qual a influência da avaliação na motivação dos alunos do ensino secundário nas aulas de Educação Física, relativamente ao género e à área científica dos mesmos. Participaram no estudo 185 alunos, de 10º e 12º anos de escolaridade, pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Fundão. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário de questões fechadas, de escala de Likert, adaptado de Kobal (1996). Na análise descritiva dos dados foram utilizados a frequência, os valores médios, os valores de desvio padrão e aplicou-se o teste t de student e o teste Alpha de Cronbach. Os resultados não apresentaram associação significativa relativamente ao ano de escolaridade, género e área científica. Conclui-se que os alunos, apesar da nova legislação, continuam a estar motivados nas aulas de Educação Física.
Chapter 1 The teaching practice emerges as a space for learning basic training and teacher development, emerging as a set of functions. This chapter describes the entire process of teaching and learning for the teaching practice of one of the two training groups, held in Schools Group Fundão, in academic year 2012/2013, including teaching practice and classroom assistance. The nucleus in question constituted five student interns, each responsible for a class, and led by Professor Luis Moreira, supervisor of school. In my case, in particular, the teaching practice developed, I was a Physical Education teacher, in a class of alternative curricular path of the 3rd cycle, 9th grade. The structure of this report addresses stage, in a succinct manner, the objectives, both my school and as a specific group of Physical Education, all lecionação me competent board of class activities and non Semester. Finally, a reflection and considerations about the contribution of the stage for my training as a teacher of Physical Education. This stage proved to be a great experience and growth, both at the professional level, both on a personal level. Was based learning already achieved by supplementing it, giving me more support for a future professional, exceeding goals. Chapter 2 The aim of this study is to understand the influence of evaluation on motivation of secondary school students in Physical Education classes, in relation to gender and the scientific area. The subjects who participated in this study were 185 students of 10th and 12th grades belonging to the Group of Schools of Fundão. For data collection we used a questionnaire of close questions (Likert scale) adapted from Kobal (1996). In the descriptive analysis of the data we used the frequency, mean, standard deviation values and applied the Student t test and Cronbach Alpha test. The results did not show meaningful association between gender, age, grade and scientific area. It is concluded that students, despite the new legislation, continue to be motivated in physical education classes.

Description

Keywords

Educação física - Estágio pedagógico Educação física - Ensino-aprendizagem - Planeamento Educação física - Alunos - Motivação Desporto escolar - Actividades de grupo

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue