Faculdade de Artes e Letras
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Faculdade de Artes e Letras by advisor "Alves, Helena Maria Baptista"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação digital do turismo de experiências como fator de promoção dos Enoturismos do Douro e da Beira InteriorPublication . Grilo, Catarina Isabel Dourado Ferreira; Serra, Joaquim Mateus Paulo; Alves, Helena Maria BaptistaA comunicação no turismo assume-se como um grande desafio para os promotores e para os territórios na sociedade atual. A crescente evolução do fenómeno do turismo tem tido fortes impactos na forma como comunicamos, viajamos, gerimos e partilhamos as experiências turísticas. A comunicação digital proporciona uma relação bidirecional entre turistas e agentes turísticos, permitindo a instantaneidade da troca de mensagens, esbatendo as barreiras geográficas e tornando todos os locais acessíveis através da internet. No turismo de experiência, verificamos que o enoturismo é dos segmentos mais prósperos na procura turística, quando analisamos as novas estratégias promocionais difundidas pelo Turismo de Portugal, que englobam os objetivos da Comissão Europeia e definem diversos domínios prioritários no desenvolvimento deste setor. O enoturismo também assume especial destaque, através da promoção das Rotas dos Vinhos de Portugal, conforme é referido numa entrevista realizada ao atual presidente da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal. Neste contexto, a presente investigação visou analisar a comunicação das organizações de enoturismo nas regiões do Douro e da Beira Interior e o seu posicionamento face à comunicação digital. A investigação assentou numa triangulação metodológica, usando métodos quantitativos e qualitativos, mais precisamente a administração de questionários aos responsáveis pela comunicação dos enoturismos, a análise dos conteúdos publicados na internet pelos mesmos e as avaliações publicadas pelos turistas no Tripadvisor e uma entrevista ao presidente da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal. O universo do estudo foram 111 enoturismos, sendo 93 da região do Douro e 18 da região da Beira Interior. Procedeu-se a uma análise quantitativa dos 111 questionários, dos 94 websites e das 104 páginas/perfis de Facebook. Para as 1158 avaliações (688 avaliações de turistas e 470 respostas dos enoturismos) publicadas no Tripadvisor procedeu-se a uma análise qualitativa dos dados. Na investigação confirma-se que o turismo de experiências está fortemente enraizado em ambas as regiões, mas denota-se a existência de diversas diferenças ao nível dos processos comunicativos. Ela permitiu, ainda, obter informações sobre as experiências turísticas realizadas entre 2019 e 2020, servindo de orientação para as futuras exigências e tendências dos novos mercados turísticos no que concerne à comunicação digital dos enoturismos.
- A Imagem do Alojamento Local na perspetiva do turistaPublication . Carreiro, Duarte Mesquita dos Santos Marques; Paço, Arminda Maria Finisterra do; Alves, Helena Maria BaptistaO Turismo é, nos dias de hoje, um dos setores em maior destaque em várias economias nacionais. O grande crescimento verificado no setor estende-se a Portugal, onde foram registados, em 2017, quase 21 milhões de turistas, sendo que a maioria dos turistas teve origem fora do país. Por sua vez, o setor é fortemente influenciado pela era digital, que tem vindo a impor mudanças nos processos turísticos. Dada a importância do setor, do contexto digital que o influencia, e, mais especificamente dos serviços de alojamento local, tornou-se relevante compreender como os novos hábitos dos turistas afetam a construção da imagem dos alojamentos locais, tendo por base as suas opiniões, revisões e recomendações, alocadas nas plataformas de reserva online de alojamentos. Assim, o presente estudo visa analisar a imagem criada na mente dos turistas, durante os momentos que antecedem a viagem, e, em específico, na escolha do alojamento local, tendo como fonte de informação os comentários alocados nas plataformas de reserva online de alojamentos. Para a concretização da investigação, foram recolhidos e tratados um total de 2210 comentários, retirados das plataformas Booking.com, Hostelworld e TripAdvisor. Os comentários datam de quatro meses (janeiro a abril de 2018), e dizem respeito a nove alojamentos locais portugueses que alcançaram reconhecimento a nível internacional, e que estão localizados nas duas cidades portuguesas mais conhecidas – Lisboa e Porto. Para proceder à análise do conteúdo, recorreu-se ao modelo de Echtner e Ritchie (1991, 1993), que analisa a imagem de um destino quanto às seguintes dimensões: atributos holísticos e individuais, características funcionais e psicológicas e o caráter comum ou único das características do destino. Neste sentido, verificou-se que os hóspedes dos alojamentos locais, tendem a percecionar uma imagem que tem por base os atributos relacionados com as comodidades, as refeições e bebidas, a localização, a limpeza ou com os funcionários.
- UBI Journey: Promovendo a Socialização Estudantil e a Exploração da CovilhãPublication . Santos, João Braga; Silva, Bruno Miguel Correia da; Alves, Helena Maria BaptistaEsta dissertação aborda a criação de um jogo mobile, intitulado UBI Journey, com o propósito de aprimorar a experiência universitária dos estudantes na UBI. O projeto busca promover a socialização entre os alunos, explorando tanto os recursos da instituição quanto as características da cidade da Covilhã, Portugal. A dissertação apresenta uma análise detalhada dos benefícios do UBI Journey, ressaltando como a integração social e a exploração são elementos-chave para enriquecer a vivência estudantil. O trabalho também discute a construção prática do jogo, explorando aspectos técnicos e de design, além de abordar diferentes abordagens e ferramentas utilizadas para sua implementação. Ao final, a pesquisa visa contribuir com um modelo que pode ser aplicado em outras instituições universitárias, visando melhorar a integração e socialização dos alunos.
