FAL - DCFP | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FAL - DCFP | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by advisor "Canavilhas, João Manuel Messias"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Dois canais, uma redação: Estudo de caso sobre a chegada da CNN Portugal às instalações da TVIPublication . Fernandes, Carolina Alexandra Bicho; Canavilhas, João Manuel MessiasEsta investigação surge na sequência da chegada da marca CNN a Portugal, mais concretamente à sede da TVI, em Queluz de Baixo. A partilha da redação entre o novo canal e a informação da TVI generalista captou o nosso interesse para investigar como é que dois canais se organizam na partilha de uma redação. Sendo a CNN uma marca de notícias presente em vários pontos do mundo, com rotinas sólidas e com um estilo próprio também ele consolidado, faz com que esta seja uma referência no jornalismo. O objetivo principal desta dissertação é, assim, perceber se a chegada de uma marca internacional de notícias como a CNN, afetou a informação da TVI e como. A primeira parte da investigação diz respeito a um enquadramento teórico onde é relatada, de forma breve, a história das emissões televisivas no mundo, em geral, e em particular em Portugal, dando especial destaque ao aparecimento das televisões privadas e como estas têm influência no panorama televisivo português. ‘Audiência’, ‘programação’ ou ‘grelhas’ são alguns dos conceitos que tentam explicar essa influência. Ainda na primeira parte são apresentados os dados recolhidos, durante uma semana na redação da TVI/CNN, através do estudo etnográfico. Também é apresentado o conceito de ‘convergência’ e as suas variantes, tendo por base Jenkins (2006) e Salaverría et al (2010), e em como estes se aplicam à redação de Queluz de Baixo. Na segunda parte, são apresentadas as hipóteses da investigação e a testagem das mesmas, criando assim um conjunto de resultados deste estudo. As duas partes desta dissertação pretendem dar resposta à problemática desta investigação, que se centra essencialmente em quatro hipóteses referentes a conteúdos, à prioridade entre canais, aos recursos humanos e a possíveis alterações no modo de trabalho de algumas secções. Assim, a testagem confirmou duas das quatro hipóteses apresentadas, significando que, apesar da CNN ser uma marca consolidada na área do jornalismo, não alterou significativamente a forma como a TVI trabalha.
- FADU - Federação Académica de Desporto Universitário: passado, presente e futuroPublication . Sabino, Cátia Margarida Viana; Canavilhas, João Manuel MessiasEste Relatório surge no âmbito da conclusão do 2.º Ciclo de Estudos em Jornalismo e tem como objetivo, não só expor todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular que teve lugar no Gabinete de Comunicação e Imagem da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), em Aveiro, como também, apresentar as conclusões obtidas na investigação desenvolvida ao longo do ano letivo 2022/23. O estágio consistiu, essencialmente, na redação de notícias e no apoio logístico a diversos eventos desenvolvidos pela Federação. Após uma contextualização histórica do desporto, no geral, e do desporto universitário, em particular, foram elaboradas entrevistas aos ex-Presidentes da FADU. Foi possível concluir que embora o Desporto Universitário em Portugal esteja num caminho promissor, fruto dos mandatos binários, ainda tem uma longa caminhada, de proximidade e relação do Desporto Escolar com o Desporto Universitário, para percorrer. Embora a FADU já conte, até ao momento, com cinco nomeações de Federação mais ativa, atribuídos pela European University Sports Federation, o ponto mais alto referido de forma unânime por todos os entrevistados foi as participações nos diversos eventos de caráter internacional.
- Jovens e jornalismo: a relação das novas gerações com os recursos jornalísticos imersivos em ambientes virtuaisPublication . Giacomelli, Fábio Ozorio; Canavilhas, João Manuel MessiasO jornalismo imersivo é um formato narrativo que, através de recursos tecnológicos como a realidade virtual, a realidade aumentada e os vídeos em 360 graus, procura oferecer ao utilizador formas únicas de consumir uma notícia, graças a uma experiência na primeira pessoa. O ponto de partida para as investigações académicas e projetos práticos nas redações foi dado em 2010, quando Nonny de la Peña e os seus colegas publicaram na Revista Presence as ideias-base do que se convencionou chamar de jornalismo imersivo. Esta investigação procura abordar este contexto histórico, analisar as produções jornalísticas e académicas desenvolvidas em Portugal e lançar um olhar sobre a forma como este formato pode contribuir para uma reaproximação dos públicos jovens que estão afastados do jornalismo. Para alcançar estes objetivos, organiza-se uma tese em cinco capítulos teóricos que partem da definição de sociedade, do conceito de gerações, onde se trabalham de modo particular as novas gerações, o webjornalismo e o jornalismo para dispositivos móveis, os conceitos intrínsecos ao jornalismo imersivo e a sua evolução. Completa-se a investigação com um inquérito por questionário aplicado a 101 jovens que participaram numa experiência em que foi usada uma produção de não-ficção imersiva e em 360 graus. Os resultados obtidos no questionário, mostram que há um distanciamento nítido dos jovens em relação às produções jornalísticas, mas existe um interesse tecnológico que pode fazer deste jornalismo imersivo um caminho para a reaproximação deste segmento etário ao consumo noticioso.
- Narrativa Transmidiática no Jornalismo DiárioPublication . Nogueira, Manoela Martins; Canavilhas, João Manuel MessiasA sociedade vive um momento marcado pelos avanços tecnológicos que reconfiguram a maneira como esta se organiza, se relaciona, consome conteúdos e se informa. O termo Cultura da Convergência, cunhado por Jenkins (2009a) remete a estas transformações e atenta para a necessidade da adaptação para um público cada vez mais exigente, que não é mais um mero receptor, mas, também, produtor de conteúdos, o qual Toffler (1980) define como prosumidor. Neste cenário de mudanças e adaptações da mídia é que emerge o conceito de Narrativa Transmidiática, trazendo como um dos seus principais princípios a distribuição de conteúdos em diferentes plataformas, a busca pela a ampliação de conteúdos a partir as potencialidades de cada meio e o seu consumo individual, de maneira que cada mídia possa ser acessada de forma independente, mas que na sua totalidade seja complementada. Partindo deste cenário, percebe-se que o Jornalismo também invoca transformações na sua forma de noticiar, assim, a associação da Narrativa Transmidiática para este campo se apresenta como uma resposta a esta necessidade. Nesse sentido, a presente pesquisa busca identificar como os telejornais Record News e Jornal Nacional utilizam recursos transmidiáticos na sua produção de conteúdos jornalísticos, para isso, optou-se por recorrer a uma análise de conteúdo dentro da amostra definida utilizando as categorias de interatividade, hipertextualidade, multimídia integrada e contextualização. Durante a pré-análise do corpus verificou-se um material com potencial transmídia, o qual apresentava todas as categorias analisadas. Portanto, realizou-se um estudo de caso neste conteúdo na busca por inferências a respeito da prática transmidiática no telejornalismo diário. A partir do suporte teórico e das inferências realizadas no corpus desta pesquisa, não se identificou a prática transmidiática no telejornalismo praticado pelo Jornal da Record News e Jornal Nacional. Contudo, destacou-se o potencial deste tipo de narrativa para o jornalismo diário.
- Reportagem Multimédia em Portugal: uso e aproveitamento das caraterísticas do webjornalismoPublication . Caramelo, Sofia Almeida; Canavilhas, João Manuel MessiasEste trabalho pretende analisar que caraterísticas do webjornalismo estão presentes nas reportagens multimédia portuguesas e analisar como estas as têm usado e aproveitado ao longo dos anos. As características do webjornalismo em questão são a memória, instantaneidade, ubiquidade, hipertextualidade, multimedialidade, interatividade e personalização. Para responder às problemáticas deste trabalho, começamos por fazer uma revisão bibliográfica centrada na evolução do webjornalismo e das reportagens multimédia, explicitando que particularidades tem cada caraterística do webjornalismo e como devem ser usadas em conteúdos noticiosos como as reportagens multimédia. Para ajudar a diferenciar o que destaca este tipo de reportagens de outros conteúdos, foi também explicitado o que carateriza outras narrativas como narrativas de vídeo ou som, e explicado também o que são conceitos como a convergência, remediação, transmedia e crossmedia, tendo em conta o papel que estes têm no webjornalismo e no meio online. Na segunda parte do trabalho procedeu-se à análise quantitativa das reportagens, tendo sido usado como objeto de estudo as reportagens multimédia premiadas pelos Prémios ObCiber e analisou-se cada reportagem averiguando-se que caraterísticas estão presentes e como estas foram usadas ao longo dos últimos quinze anos. Também se procedeu a uma análise qualitativa na forma de uma entrevista, para esclarecer possíveis perguntas ou especificidades que não ficaram totalmente respondidas na análise quantitativa. Os resultados deste processo empírico indicam que as reportagens multimédia utilizam grande parte das caraterísticas do webjornalismo, porém no geral o uso e aproveitamento destas caraterísticas não é potencializado. Apenas uma reportagem conseguiu usar todas as caraterísticas e apenas algumas reportagens (menos de metade) potencializaram a maior parte das caraterísticas usadas.
- O Telejornalismo Esportivo Brasileiro Durante a Pandemia de COVID-19Publication . Patatt, Caroline; Canavilhas, João Manuel MessiasNeste trabalho é analisada a influência da pandemia de COVID-19 no telejornalismo esportivo brasileiro. A interrupção de competições esportivas em todo o planeta despertou o interesse em saber quais os reflexos no jornalismo especializado em esportes no Brasil, particulamente na televisão, devido à dependência de imagens, de entrevistas e da participação dos repórteres a partir dos locais onde decorrem treinos e competições. A análise teve como objeto de estudo o programa Redação SporTV, do canal SporTV, por três motivos principais: é um programa com mais de 15 anos na grade de programação do SporTV, canal que em 2019 havia sido líder de audiência; foi o primeiro programa esportivo da televisão brasileira adaptado para ser transmitido de casa durante a pandemia provocada pelo novo Coronavírus, inclusive com a mudança temporária de nome para Redação Home Office; é um programa que originalmente se encaixa no formato mesa-redonda (ou seja, depende de convidados), mas igualmente apresenta notícias em diferentes formatos. Os resultados obtidos evidenciaram as dificuldades encontradas para o desenvolvimento do jornalismo esportivo na televisão brasileira durante a pandemia de COVID-19, desde a necessidade de adaptações técnicas até outras questões mais profundas referentes a conteúdo – com repetições sequentes e por longos períodos de determinados assuntos – bem como falhas estéticas e de execução.