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- Análise do Desempenho de Sistemas LiDAR Indoor de Baixo Custo em Aplicações OutdoorPublication . Rei, Rafael da Silva; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis OliveiraUm desenvolvimento dos métodos de medição ao longo dos anos, deu fruto a uma tecnologia ótica de medição remota que estuda as propriedades da luz refletida a fim de calcular as distâncias do meio envolvente. A tecnologia LiDAR (Light Detection and Ranging) determina a distância a um objeto através do intervalo de tempo que um pulso laser leva desde a sua emissão à sua receção. Vários são as áreas de estudo onde esta tecnologia é aplicada. Consoante as mesmas, o equipamento LiDAR pode ser para uso indoor ou outdoor, e encontrar-se em sistemas de uma dimensão (1D), duas dimensões (2D) ou três dimensões (3D) fará que consiga elaborar gradualmente uma representação real do meio envolvente. Este trabalho tem como objetivo o estudo do comportamento de um LiDAR 2D indoor de baixo custo nas adversidades de um ambiente outdoor, visando melhorar a captação de dados em aplicações onde a luz ambiente, temperatura, humidade e reflexões possa afetar negativamente os resultados. É proposta a obtenção de medições nos diversos ambientes mencionados anteriormente. O tratamento de dados em MATLAB permite estudar possíveis erros encontrados. O primeiro estudo indoor com chapas a 90º, apresentou um erro médio de medição de 0,5%. Mantendo no mesmo ambiente de estudo, o aumento do erro médio para 1,04%, deveu-se à utilização de chapas a 70º. Aplicando a mesma ordem de ensaio dos objetos num ambiente outdoor, obtiveram-se erros médios de medição de 1,28% e 0,88%, respetivamente. Num terceiro grupo de estudo outdoor, sobre contexto real, resultou um ensaio com incidência solar direta, levando à não identificação dos objetos. Contudo, quando a incidência solar direta não estava presente, o erro médio de medição era de 1,85%, ainda que com poucos objetos identificados. Para concluir, a adaptação de sistemas LiDAR indoor de baixo custo em aplicações outdoor não é aconselhado. Existem ainda muitos desafios a serem superados nesta tecnologia emergente e revolucionaria.
- Relatório de Estágio na Factorial HR: Análise do Impacto das Campanhas de Email Marketing de Inserção no Mercado PortuguêsPublication . Silva, Henrique Ramos Alves da; Estevão, Cristina Maria SantosO presente relatório de estágio tem como objetivo a prestação de provas para a obtenção do grau de Mestre em Marketing, da Universidade da Beira Interior. Mais ainda, subscreve a intenção de colocar em prática conhecimentos adquiridos ao longo da componente letiva do mestrado. Deste modo, ao longo do decorrer do estágio, o candidato esteve envolvido num variado leque de atividades nas áreas de marketing, vendas e recursos humanos; nomeadamente na análise e interpretação de métricas, geração de leads; e formação e recrutamento. Para além do desempenho de tarefas relacionadas com a área de estudos, este período mostrou-se ainda como uma possibilidade de aceder a práticas integradas, que numa visão linear do processo gestão seriam tradicionalmente subscritas a outras áreas de negócio. O objetivo central deste relatório é a apresentação - e reflexão crítica - das atividades desenvolvidas pelo estagiário no período de seis meses na Factorial HR. Por outro lado, será desenvolvida uma componente empírica, que consistirá numa análise do impacto das campanhas de Email Marketing de inserção no mercado Português. Desta forma, para melhor detalhar todos os processos que o estagiário esteve envolvido ao longo do estágio, o mesmo reuniu um conjunto relevante de documentos e de informações, as quais permitiram um entendimento do contexto empresarial em que estava inserido. Mais ainda, permitiram absorver e entender a cultura organizacional da empresa. Na última parte do relatório, os resultados obtidos permitirão identificar as diversas competências que se mostraram fulcrais para o desenvolvimento das atividades do estagiário e, ao mesmo tempo, colocar em prático conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico na área das ciências sociais, especialidade em marketing.
- Efeitos da aplicação de um modelo híbrido baseado no MED e no TGfU, na lecionação de uma Unidade Didática de Andebol, em alunos do Ensino SecundárioPublication . Figueiredo, Andreia do Nascimento; Ferraz, Ricardo Manuel PiresO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, do segundo ano de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI), com o intuito de finalizar a formação académica e obtenção do grau Mestre no respetivo curso. Este estágio pedagógico decorreu no Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, no ano letivo 2021/2022. O presente documento representa todas as experiências vivenciadas no decorrer da prática supervisionada, dividindo-se em dois capítulos. No primeiro capítulo, a intervenção pedagógica, é apresentado de forma detalhada todo o trabalho desenvolvido no decorrer do estágio, desde o planeamento até à avaliação do 2ºCiclo, do 3ºCiclo e Ensino secundário, o trabalho desenvolvido no Desporto Escolar - Grupo Equipa de Badminton, a experiência na assessoria da direção de turma e atividades desenvolvidas no decorrer do estágio. No segundo capítulo, denominado investigação e inovação pedagógicas, teve como objetivo identificar os efeitos da aplicação de um modelo híbrido de ensino na lecionação de uma Unidade Didática de Andebol, baseado no Modelo de Educação Desportiva e no Teaching Games for Understanding. Os resultados obtidos demostraram efeitos significativos na melhoria de comportamentos táticos e, consequentemente, na performance e envolvimento no jogo. Ao nível da motivação dos alunos não existiram melhorias significativas. O estudo comprovou que a adoção de um modelo híbrido na lecionação em aulas de educação física, pode ter uma influência positiva na aquisição de competências motoras em alunos de ambos os sexos.
- Inovação no mercado FMCG: Heineken Zero Alcohol BeveragesPublication . Matos, Vasco Leitão de; Alves, Helena Maria BaptistaUma empresa, independentemente do seu tamanho, necessita de continuar a inovar para se manter líder. A inovação nas empresas é capaz de explorar novas soluções e oportunidades no mercado. Com isso, a empresa tem muito a ganhar, quer no aumento dorendimento, como no reconhecimento e na expansão do negócio. O relatório desenvolvido tem como objetivo demonstrar o meu percurso no departamento de bebidas não alcoólicas da Heineken, como estagiário com a posição de Innovation and Category, sendo responsável pelo estudo do mercado de bebidas não alcoólicas,procurando oportunidades de inovação.
- Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas Amato Lusitano: Estilos de Liderança dos Professores de Educação Física e diferenças no Ensino Regular e no Ensino ProfissionalPublication . Carvão, Diogo Miguel dos Santos; Alves, Ana Sofia Ruivo; Santo, Paula EspíritoO presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio Pedagógico e visa dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2021/2022, o qual decorreu no Agrupamento de Escolas da Amato Lusitano, em Castelo Branco. Na primeira parteé apresentada uma descrição pormenorizada do que foi realizado durante o estágio pedagógico, no que concerne à intervenção junto das turmas do Ensino Secundário, especificamentedo 11º ano do curso profissional de Desporto. Aqui são abordados temas como: o planeamento, desenvolvimento de unidades didáticas, processo de ensino-aprendizagem e avaliações. Posteriormente, são descritas as aulas lecionadas no 2º e 3º ciclo, concretamente no 6º ano e no 8º ano, aulas essas que foram realizadas na Escola Básica de João Roiz, pertencente ao Agrupamento de Escolas Amato Lusitano. De seguida, apresenta-se uma descrição do trabalho desenvolvido no Desporto Escolar e a relação com a comunidade escolar, assim como também são explanadas algumas reflexões sobre como decorreu todo este processo. A segunda parte do relatório de estágio contempla o projeto de investigação, o qual incide sobrea perceção dos estilos de liderança dos professores de Educação Física e lecionação no Ensino Regular e no Ensino Profissional. Nesse sentido, pretendeseverificar se existem ou não diferenças na forma como as aulas são lecionadas, tendo em consideração o tipo de ensino. Para este efeito foi realizada recolha de dados em que se aplicouum questionário adaptado e validado. Esse mesmo questionário foi divulgado através das redes sociais com o objetivo de atingir o maior número de inquiridos por todo o país. Após a sua aplicação, e posterior análise dos resultados através do programa de análise estatística do SPSS - Statistical Package for the Social Sciencesfoi possível concluir qual o estilo de liderançaadotado pelos professores de Educação Física nas suas aulas, concretamente o estilo democrático, assim como asdiferenças evidenciadas entre o Ensino Regular e o Ensino Profissional, nomeadamente, uma maior facilidade em lecionar no ensino regular, a motivação dos alunos que difere entre os ensinos, a nível avaliativoexiste benefício para os alunos do ensino profissional, existem também diferenças na comunicação para com os alunos em ambos os ensinos, os conteúdos programáticos são abordados de diferentes maneiras e o relacionamento entre professor-aluno difere entre os ensinos.
- As DLTS nas cadeias de abastecimento: conceptualização e aplicação no setor têxtilPublication . Gregório, Afonso Manuel D'Oliveira; Lopes, Mário Filipe Amorim Faria de Oliveira; Silva, Pedro Miguel Ramos Marques daA crescente competitividade na indústria têxtil cria a necessidade de aumentar a capacidade de resposta por parte das empresas aos requisitos de um mercado cada vez mais específico onde é necessária uma validação e acompanhamento constante de modo a garantir o cumprimento de tais requisitos. Cada vez mais é necessário que as empresas apostem na melhoria dos processos e da sua capacidade de resposta, nomeadamente no decorrer das cadeias de abastecimento, possibilitando não só reduzir custos, mas também aperfeiçoar a orientação para o cliente, para com isto se destacarem no mercado atual. As tecnologias de registo distribuído são emergentes no contexto mundial, contudo, a sua aplicação já está presente nas mais diversas áreas. O foco desta dissertação é a sua aplicação nas cadeias de abastecimento da indústria têxtil. Estas tecnologias são apresentadas como potenciadoras de todos os processos das cadeias de abastecimento, nomeadamente no que diz respeito a segurança, rastreabilidade, transparência e desintermediação. Esta dissertação tem como objetivo aprofundar o conhecimento já existente no universo onde se insere, não só através de uma pesquisa bibliográfica, mas também através do desenvolvimento de uma prova de conceito tendo por base a introdução de um sistema baseado nas tecnologias distribuídas, nomeadamente a blockchain. O trabalho desenvolvido assenta num estudo de caso que permitiu testar uma prova de conceito para uma aplicação do que foi abordado na componente teórica. Nesta prova de conceito é desenvolvido, ainda que de uma forma teórica, um sistema blockchain que tem como objetivo aumentar a segurança, transparência e rastreabilidade da cadeia de abastecimento da empresa em estudo. Com esta aplicação foi possível concluir que a blockchain permite alcançar uma maior rastreabilidade, confiança nos registos e segurança em toda a cadeia de abastecimento. A aplicação de um sistema como o que foi descrito vem trazer uma mudança na forma de fornecimento atual, nomeadamente numa área que requer um controlo de qualidade meticuloso, assim como prazos de fornecimento certos e exigências especificas Embora este sistema compreenda um elevado investimento quer em infraestruturas quer em formação, esta dissertação permite concluir que, quando devidamente utilizado, garante um controlo e uma coordenação que qualquer indústria exige, em particular neste estudo, a indústria têxtil.
- O trabalho em agências de publicidade no Brasil: Problemáticas e perspectivas para o pós-pandemia do ponto de vista dos colaboradoresPublication . Júnior, Valsui Cláudio Martins; Gonçalves, Gisela Marques PereiraA publicidade, que existe desde as civilizações mais antigas a partir da construção da retórica e que se desenvolveu mais acentuadamente a partir da evolução da sociedade de consumo, é um campo de estudo que abrange processos de comunicação persuasivos que anunciam produtos ou serviços e influenciam a sua compra e aceitação. No Brasil, desde meados dos anos 1920, as agências de publicidade trabalham para anunciantes através de campanhas e estratégias publicitárias para que esses clientes promovam as suas vendas e aumentem as suas receitas. O crescimento da indústria publicitária no país trouxe uma certa notoriedade, e hoje é um mercado de trabalho que atinge milhares de pessoas dentro das suas operações, que envolvem desde o atendimento até a criação de campanhas publicitárias. Por ser um setor intrinsecamente ligado aos meios de comunicação onde estes anúncios são veiculados, a área de publicidade é conhecida por ser pioneira em inovação, especialmente com o advento da ‘internet’ e das medias digitais. A partir do século XXI e durante as duas últimas décadas, o mercado publicitário passou por uma flexibilização e digitalização alavancada nos últimos dois anos devido à pandemia da Covid-19. Os processos de trabalho, mais especificamente do ponto de vista dos funcionários, no entanto, têm sido alvos de precarização, seja devido à má administração, ao excesso de trabalho e, mais recentemente, ao avanço de doenças mentais relacionadas ao trabalho. Este trabalho visou entender quais são os principais temas do mercado de trabalho nas agências de publicidade no Brasil e analisar 2.650 comentários anónimos de um formulário criado para expor e denunciar as más práticas trabalhistas no setor chamada "Planilha das Agências". Na edição de 2022, a maioria das críticas estava relacionada não apenas às questões da Covid-19 nos esquemas organizacionais e fluxos de trabalho, mas também à má remuneração, à má organização e ao descaso com a saúde mental dos funcionários, que reclamavam principalmente de casos de ‘burnout’.
- Influência da Nota de Educação Física na Média Escolar no Ensino SecundárioPublication . Antunes, Carole Filipa dos Reis; Vicente, António Manuel NevesO presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio Pedagógico, do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior, e visa dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio realizado no ano letivo 2021/2022 na Escola Secundária Campos Melo, e no Agrupamento de Escolas Pero da Covilhã, na cidade da Covilhã. Na primeira parte do Relatório é apresentada uma descrição pormenorizada das principais atividades realizadas ao longo do Estágio como o planeamento, a intervenção e as avaliações, sendo estas mais centradas para o 9º ano da turma B visto ter ficado responsável a maior parte do tempo por esta turma, bem como as atividades desenvolvidas no Desporto Escolar e o acompanhamento da Direção de Turma. Na segunda parte do Relatório é apresentado o trabalho de investigação que teve por objetivo verificar a eventual relação entre as classificações em Educação Física e a média escolar dos alunos finalistas da Escola Secundária Campos Melo. Este trabalho foi desenvolvido através da análise das classificações dos três anos do ensino secundário dos alunos finalistas (12º ano) do ano letivo 2020/2021. Os resultados obtidos indicam que a nota de Educação Física tem uma influência positiva na média escolar. É assim possível concluir que a nota de Educação Física influencia positivamente a média escolar, pelo que se a Educação Física não contasse para a média final as classificações dos alunos seriam inferiores.
- A importância do desenvolvimento e da avaliação da força nas aulas de educação físicaPublication . Bispo, João Pedro Gamas; Marinho, Daniel AlmeidaEste relatório visa apresentar todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio pedagógico no ano letivo 20/21 referente ao mestrado Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este estágio foi realizado na escola Amato Lusitano e na escola João Roiz pertencentes ao Agrupamento de Escolas Amato Lusitano. As turmas que lecionei neste ano letivo foram o 5º ano, o 9º ano e o 11º Programação, em que explico neste relatório todos os procedimentos, abordagens e matérias que foram aplicadas ao longo dos 3 períodos. Ao longo deste relatório vou notificar a contextualização da escola e do grupo de educação física e as intervenções que desempenhei acerca da área 1, 2 e 3. Nestes pontos irei também abordar todas as dificuldades que sucederam derivado às complicações que o vírus COVID-19 trouxe às escolas e todas as decisões que o agrupamento em que estive inserido considerou e aplicou. No segundo capítulo irei abordar o trabalho de investigação que executei que era “verificar a importância do desenvolvimento e da avaliação da força nas aulas de educação física”, os procedimentos, os participantes, a análise dos dados , os resultados e as conclusões a que cheguei, de referir que apliquei a bateria de testes a uma turma de 9ºano em que a avaliação inicial e final foram medidas através do FITESCOLA e que mesmo com o confinamento notaram-se melhorias na aptidão cardiorrespiratória e na força.
- Gamificação no processo de ensino da educação físicaPublication . Ribeiro, Diogo Rabasquinho; Ferraz, Ricardo Manuel PiresO presente relatório de estágio pedagógico surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira interior. O principal objetivo passa por apresentar, analisar e descrever as experiências vividas enquanto professor estagiário de Educação Física. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, durante o ano letivo 2020/2021. Ao longo do ano letivo foram desenvolvidas competências necessárias à lecionação da disciplina de Educação Física, com o propósito de tornar a aprendizagem dos alunos mais eficiente. Especificamente, o primeiro capítulo foca-se na intervenção realizada ao longo do ano letivo. A intervenção foi centralizada em duas turmas, uma delas do 12ºano de Ciências e tecnologia e uma outra do 8º ano do ensino básico a qual foi partilhada entre os estagiários. Foi realizada uma contextualização da entidade acolhedora, bem como do seu projeto educativo, do grupo de educação física e do planeamento recomendado. Foi também realizada uma descrição dos conteúdos e das modalidades abordadas, bem como a forma de avaliação e a metodologia de condução de ensino. No segundo capítulo, é apresentado uma revisão narrativa que teve como objetivo a recolha e compilação de informação sobre a forma como a gamificação pode influenciar o desenvolvimento dos alunos e quais os melhores conteúdos a gamificar nas aulas de educação física.