Faculdade de Artes e Letras
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Faculdade de Artes e Letras by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes:: Branding::Design de Moda"
Now showing 1 - 10 of 47
Results Per Page
Sort Options
- O Desfile de Moda Performativo como Arte e como Estratégia de BrandingPublication . Loureiro, Inês Fernandes; Moura, Catarina Isabel Grácio deA presente dissertação visa o estudo do desfile performativo e como este é composto por diversos elementos que contribuem para uma indústria da moda mais humanista e menos capitalista. O vestuário é desde sempre compreendido como uma forma de expressão e através do desfile, diversos designers encontram novas formas de verbalizar essa expressividade. Assim, o tema pretende investigar diferentes momentos onde é possível identificar este desfile performativo desempenhando um papel significativo na criação de impacto cultural, e configurando-se numa ferramenta que transcende o marketing. Ao utilizar diferentes meios de expressão são desafiadas as normas sociais estabelecidas, e encontramos um escape possível à realidade. A conceptualidade e performance permitem-nos alcançar novas formas de libertação, e de nos aproximarmos aquela que pode ser considerada a nossa forma mais natural. A metodologia adotada baseia-se numa abordagem teórico-prática uma vez que a pesquisa utiliza uma combinação de recolha teórica e análise prática que inclui a realização de estudos de caso e entrevistas, com foco em três designers portugueses – Ivan Hunga Garcia, Olga Noronha e Valentim Quaresma.
- Digital Marketing: The Importance of Social Media in the Fashion IndustryPublication . Gomes, Beatriz Correia Relego; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesFashion is founded on consumer psychology, which seeks change and fresh expression. In other words, the fashion sector depends on changing trends, and most items have a short product life cycle. Digital marketing might be a fantastic medium for attracting attention, interest, desire, awareness, and action towards a particular product or brand. The global fashion industry is vast and valuable. Before the social media revolution, fashion brands primarily reached customers through print media, fashion shows, and television commercials. Platforms that emphasise visual content, such as Instagram and Pinterest, have benefited fashion firms, allowing them to present their designs, aesthetics, and brand values dynamically and engagingly. These platforms enable companies to exhibit their goods, values, and aesthetics more engagingly and dynamically, employing visual and interactive information to attract consumers. By navigating the complexities of influencer marketing and brand ambassador strategies, brands can create a rich tapestry of consumer connections shaped by authentic interactions, genuine brand representation, and ethically grounded practices, guiding them to long-term impact and success in a competitive market landscape. This research paper employed a qualitative methodology rooted in an extensive literature review and case study analyses. This triangulation of data, combining theoretical insights with real-world examples, ensured a comprehensive understanding and robust validation of the research findings, making it the ideal approach for the study.
- A dinâmica das marcas de moda nas redes sociais e o seu impacto no incentivo dos jovens consumidores ao consumo de fast fashionPublication . Faria, Inês Filipa Medeiros de; Moura, Catarina Isabel Grácio deO rápido crescimento das redes sociais e da cultura do consumismo – particularmente entre as gerações Y e Z – refletem-se na indústria fast fashion, que continua a crescer e a ameaçar tanto o meio ambiente como o bem-estar social. O presente estudo procurou contribuir para a escassa literatura que estuda o papel das redes sociais na promoção do comportamento impulsivo, centrando-se no segmento da moda fast fashion. Ao focar-se nas gerações Y e Z, a investigação procurou também perceber porque é que os jovens, aparentemente caracterizados por uma maior consciencialização ambiental, se afastam da concretização de compras mais sustentáveis. Através da realização de dois casos de estudo sobre as marcas H&M e Zara e as suas redes sociais Instagram e TikTok e da aplicação de um questionário, procurou-se perceber i) de que forma e em que medida as estratégias de redes sociais influenciam o envolvimento do consumidor e o comportamento de compra impulsivo de moda fast fashion entre as gerações Y e Z e ii) se as marcas têm procurado responder à prevalência de valores sustentáveis com estratégias concretas, nomeadamente de comunicação nas redes sociais. Os resultados demonstram que o tempo despendido nas redes sociais influencia a realização de compras impulsivas de moda fast fashion e sugere a existência de um value-action gap entre os jovens, suportando investigações anteriores. Adicionalmente, mostram que os valores pró-ambientais não moderam a realização de compras impulsivas e que, apesar de os consumidores/utilizadores publicarem mais comentários negativos do que positivos alusivos à responsabilidade ambiental e social nas redes sociais das marcas H&M e Zara, estes comentários têm uma representatividade diminuta e inspiram menor envolvimento. Como tal, os resultados da investigação sugerem que as redes sociais constituem uma barreira ao consumo sustentável e à mitigação do consumo excessivo. As conclusões do estudo permitem auxiliar as marcas a entender as motivações do comportamento de consumo dos jovens e os obstáculos à compra sustentável, revelando-se importantes para a mitigação da crise climática.
- O encontro da moda com a arte: uma arte vestívelPublication . Mattos, Thayanna Rocha; Alcântara, OctávioEste trabalho busca apresentar o que se entende sobre Moda e Arte para, assim, refletir e analisar suas aproximações, como também uma possível conexão entre ambas as áreas e, por fim, estabelecer a existência de uma Arte Vestível na Moda. Como apresentado acima, tem-se como objetivo geral reunir informações tanto do universo da Arte como do universo da Moda em individual para que depois estabelecer e apresentar suas conexões, seus momentos de encontros. A Arte alimenta a Moda, a qual é, por sua vez, alimentada por esse campo, tornando-se não só moda (vestimenta), mas uma Arte Vestível, uma arte sem molduras que transita entre os corpos e faz a vestimenta ganhar valores simbólicos, culturais e de projeto além do simples vestir. Para tal, serão apresentados três estudos de casos nos quais se pode encontrar, observar e perceber essas relações que fazem com que Moda e Arte sejam áreas interdisciplinares e conexas. Os casos que aqui serão apresentados e analisados serão: Museu do Traje e MUDE, Gucci Continuum e, por fim, Tiff Manuell. De antemão, é possível encontrar alguns autores que serviram de base para estudo e discussão sobre este tema, tais como Olga Bon (2014), Graça Proença (2012), Lipovetsky (2009), Doris Treptow (2013), entre outros autores que estudam e apresentam pesquisas nos universos da Moda e da Arte. Por fim, após a pesquisa, a análise, o estudo, foi possível chegar na conclusão que esses dois campos possuem uma grande quantidade de material para analisar e discutir, são campos extensos, de grande conteúdo e que se interligam entre si em muitos momentos. Sendo um para o outro fonte de inspiração, de ferramentas, de conceitos e de disseminação de ideias, de processos e de conceitos. A Arte Vestível é notória, visível e palpável, mas ainda aberta a novidades, mais conexões e mais estudos. Moda e Arte são campos profundos e que juntos provocam sensações físicas, visuais e intelectuais nos usuários e nos espectadores. Suas conexões carregam grande potência e abertura para mais aprofundamentos.
- Estágio na agência PANGERAPublication . Caixeiro, Jéssica Abreu; Moura, Catarina Isabel Grácio deO presente relatório tem como seu principal objetivo dar a conhecer a experiência profissional da aluna Jéssica Abreu Caixeiro num estágio curricular na agência PANGERA, entre o mês de janeiro de 2023 até maio de 2023. O estágio proporcionou à aluna a oportunidade de aplicar e aprimorar os conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso acadêmico, permitindo-a vivenciar de perto a realidade profissional nas áreas relacionadas com Marketing e Branding. Durante esse período, esteve envolvida em diversas atividades, tais como Gestão de Redes Socias, Produção de Moda e desenvolvimento de projetos relacionados com Branding. Além disso, este relatório abordará as principais tarefas realizadas, as aprendizagens e os desafios enfrentados pela aluna durante o estágio, destacando as competências e habilidades desenvolvidas ao longo do processo. Serão discutidos também os resultados alcançados e as contribuições para a empresa, bem como as experiências enriquecedoras vivenciadas no ambiente de trabalho. Por fim, será apresentada uma reflexão sobre a importância dessa experiência para o seu desenvolvimento profissional e pessoal, ressaltando as lições aprendidas e os planos futuros com base nas experiências adquiridas. Desta forma, este relatório fornece uma visão abrangente e detalhada do estágio curricular da aluna, ressaltando os desafios mais importantes e contribuindo para uma avaliação crítica e detalhada desta etapa da sua vida académica.
- Estágio realizado na marca Constança Entrudo Designer BrandsPublication . Bento, Maria João Lopes; Moura, Catarina Isabel Grácio deO presente relatório tem como seu principal objetivo dar a conhecer a experiência profissional da estudante Maria João Lopes Bento num estágio que teve lugar no estúdio da designer Constança Entrudo, entre o mês de janeiro de 2023 até abril de 2023. Desta forma, este relatório aborda o percurso realizado pela estudante, alinhado com os objetivos estabelecidos pela mesma. Serão explorados os métodos e técnicas aprendidos e aplicados ao longo da execução dos projetos nos quais a estudante participou, bem como suas conclusões abrangendo todo o estágio e avaliações ao longo do seu percurso no mesmo. Ao longo deste relatório, serão detalhados todos os projetos nos quais a estudante fez parte da equipe durante seu plano de estágio, assim como as tarefas realizadas por ela. Isso refletirá os conhecimentos adquiridos durante sua formação académica e sua primeira experiência profissional na área, evidenciando a sua evolução ao longo dessas diversas atividades. Por meio dos conteúdos apresentados neste relatório, busca-se demonstrar quais foram os principais objetivos estabelecidos inicialmente e como a estudante conseguiu alcançar esses planos e atender aos requisitos, a fim de obter o grau de Mestre em Branding e Design de Moda.
- Estratégias de Branding de Moda no contexto da pandemia do Covid-19Publication . Ferreira, Inês Sequeira da Silva Casanova; Miguel, Rui Alberto LopesEsta dissertação procura entender a evolução do setor da moda perante as advertências causadas pela pandemia da Covid-19, e de que modo o branding auxiliou as marcas de moda dentro do contexto da crise. Embora subsista inúmeros e divergentes desafios em tempos de incerteza, da mesma forma encontram-se oportunidades a ser conquistadas, nomeadamente numa indústria que tem a capacidade de se reinventar, motivo que levou este estudo a relacionar as ferramentas disponibilizadas pelo branding de moda. Os objetivos que se procuram levantar são: a evolução do setor da moda (fazendo levantamento de três espaços temporais, de modo a compreender de que forma a pandemia acelerou as tendências previstas); qual a importância do branding na forma como as empresas responderam à crise; as soluções encontradas para preservar o valor da marca face ao comportamento do consumidor; e por último, a relevância do branding na evolução da sustentabilidade na moda. Para obtenção destes resultados, o estudo recorreu a uma metodologia exploratória. O estudo foi divido em três períodos (antes da pandemia, durante e pós-pandemia), analisando o funcionamento das cadeias de abastecimento, o comportamento do consumidor, a sustentabilidade na moda e por fim, o branding e estratégias, seguindo de referências bibliográficas que procurou servir a discussão das soluções apresentadas.
- Estratégias de design editorial nas revistas de moda: O caso da Vogue PortugalPublication . Guerra, Inês Correia; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesAtualmente, observa-se uma certa desconsideração em relação ao Print e ao seu papel e influência na indústria da moda. O presente relatório de estágio oferece uma análise abrangente da experiência vivenciada, do conhecimento adquirido e das habilidades profissionais desenvolvidas durante o estágio curricular realizado na empresa Lighthouse Publishing, editora da revista Vogue Portugal, no período compreendido entre Agosto e Novembro de 2023. Além da imersão prática no contexto da empresa, procurou-se aprofundar o entendimento da área em que o estágio se inseriu, por meio de uma investigação sobre as diversas facetas do design editorial no universo da moda. Quanto à metodologia, conduziu-se então uma investigação exploratória sobre a perspetiva prática e teórica do tema, fundamentada numa revisão de literatura abrangente, triangulação de dados, estudos de caso e na execução do estágio. Esta pesquisa pretende compreender, em termos gráficos, as estratégias utilizadas pelas revistas de moda. Aborda mais especificamente o papel influenciador das revistas de moda, a sua história, evolução e influência nesse cenário, agregando sempre esta perspetiva teórica à vivência prática do estágio. Neste contexto, o foco recai sobre a marca Vogue, e mais especificamente a Vogue Portugal, uma marca que se destaca pela sua inovação e ruptura com normas estabelecidas dentro do cenário da moda. São levantadas questões pertinentes acerca das suas escolhas, como a adoção da simplicidade ou de novos grafismos no seu design editorial e formato, quando comparada com outras marcas no mercado internacional Vogue. O objetivo foi não apenas compreender o impacto destas escolhas, mas também investigar as motivações que as impulsionam. Este estudo procurou também decifrar o que motiva a persistência do interesse nas revistas físicas numa era predominantemente digital, lançando luz sobre possíveis projeções para o futuro das revistas nas próximas décadas.
- A experiência de compra nas camadas jovens: O caso das marcas jovens do grupo InditexPublication . Cotrim, Inês Salgueiro; Rousseau, José AntónioA moda é vista como forma de expressão. O vestuário, os acessórios, o calçado: a moda está presente em todo o lado. Nesta dissertação podemos observar que a moda é muito mais do que a roupa que cobre o nosso corpo; a moda serve como meio de comunicação, como forma de aumentar a autoestima e o bem-estar pessoal (Mair, 2018). É, de entre outras formas, através deste meio de comunicação extraordinário, que os grupos se formam, que se juntam pessoas com os mesmos gostos e estilos e que se divergem outras. Nestes grupos partilham-se experiências, valores, crenças e arte. Ao longo deste projeto, são abordados temas como a ligação dos jovens com a moda, o mundo do fast fashion e o seu consumo na adolescência. O estudo também inclui a experiência de compra, a sua importância e ainda o quão influenciados são os jovens e o que os influencia. São tratados assuntos como as diferenças entre as lojas físicas e as lojas online e como a pandemia afetou o mundo da moda. É também feita uma breve apresentação do grupo Inditex. A presente investigação tem como objetivo principal compreender a importância da experiência de compra nas camadas mais jovens. As metodologias adotadas foram tanto de origem quantitativa como qualitativa, de modo a obter um estudo mais completo e rico. Foram aplicados questionários a consumidores jovens e entrevistas a três encarregados de marcas jovens (Bershka, Pull&Bear e Stradivarius) do grupo Inditex. Quanto aos resultados, o estudo revela que os jovens utilizam a moda como forma de se exprimirem e que o preço é o fator decisivo nas suas compras. É importante realçar que, segundo os entrevistados, muitos dos jovens procuram certos produtos que viram influenciadores a utilizar e que, por vezes, recorrem às lojas apenas devido a essas influências. No entanto, e de acordo com os questionários, grande parte dos mesmos não se sente inteiramente influenciada. Podemos ainda referir que apesar de a Geração Z ser a mais tecnológica, a mesma não dispensa uma experiência de compra agradável e prefere recorrer às lojas físicas.
- A Importância da Vertente Comercial nas Marcas de ModaPublication . Duarte, Gonçalo Carvalho de Oliveira Silva; Loss, CarolineAo longo deste relatório será descrito o trabalho desenvolvido durante o estágio curricular realizado na marca Madami, com sede em Lisboa e especializada em produtos de moda feminina. O estágio curricular teve duração de quatro meses e, no seu decorrer foram desenvolvidas e aplicadas técnicas de design de moda, design gráfico e conhecimentos na área de branding. O mestrando teve um contributo importante no desenvolvimento da coleção através do seu know-how profissional. O objetivo fundamental do estágio, isto é, o que motivou a escolha desta experiência, passa essencialmente pelo facto de se tratar de uma marca em fase de crescimento, com algumas lacunas no processo produtivo. Posto isto, fez sentido, entre o estagiário e a marca Madami cruzar os conhecimentos de parte a parte. Com a execução do estágio, o mestrando atingiu os objetivos pretendidos muito pela oportunidade de desenvolver tarefas em domínios nucleares do ADN de uma marca, tais como: aprovisionamento, produção, área comercial e webmarketing. Também foi solicitado a realização de tarefas de carácter administrativo, que apesar de apresentarem um grau de complexidade inferior, permitiram conhecer de forma mais abrangente o funcionamento geral da marca Madami.
