Faculdade de Artes e Letras
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Faculdade de Artes e Letras by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes:: Branding::Design de Moda"
Now showing 1 - 10 of 49
Results Per Page
Sort Options
- 3D printing and its possible role in the sustainability of the fashion marketPublication . Mancebo, Cátia Patrícia Cabral; Gouveia, Isabel Cristina Aguiar de Sousa e Silva; Guerreiro, Alexandre GramachoFashion, as an industry, has always strived for the new and exciting. The market needs to seek ways to keep its relevance face the ever-changing society it creates for. Over the last few years, that aspect of the market has been gaining a lot of importance, as there has been a shift, due to the characteristic, immediate “now” that globalization provides. The newfound closeness, seen throughout the entire world, has allowed the instantaneousness of communication to turn the consumer into an active member of the market rather than a passive one. The consumer now has a voice that is heard by the biggest fashion brands out there. He can and will use that influence for its benefit. Brands are realizing the new found power technology, like the internet, gave to its consumers and are more and more desperate to find new ways of taking advantage of that blatant power shift, making the age of information work in their favor, instead of holding on to traditionalism. With that brilliant realization in mind, fashion brands are starting to market to a new type of smart consumer. This consumer was born with information on his fingertips, he has morals, ideals, causes he fights for and a individualized sense of justice. This consumer, therefore, wants the brands he purchases from to serve those same principles. Demanding a set of ethics to be met eg: cruelty free, vegan, fur free, sustainable, honest, etc. The fashion industry has an opportunity here to pull together it’s need for innovation and its new consumer’s need for a more ethical design, by trying to combine new technology with the benefit of doing their best to save the world in the process. I believe 3D technology has the potential of doing that. It is with this in mind that this dissertation developed towards the practical project of utilizing 3D printing technology. Since the objective of the experimental proposal came to be to test how possible the introduction of 3D printing in the daily fashion production would be through the creation of prototypes. Throughout this dissertation there are demonstrations of great achievements that demonstrate that 3D printing has the possibility of revolutionizing traditional manufacturing methods, long associated with the fashion industry.
- Compra vs. AluguerPublication . Cunha, Carlota Vilhena de Carvalho de Magalhães; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesNuma sociedade consumista, onde a todos os momentos do dia somos bombardeados com anúncios de produtos e serviços, começa a crescer uma preocupação com o planeta e a procura do caminho para um mund o sustentável . C ada vez mais aparecem discussões relacionadas com a necessidade não apenas de processos produtivos sustentáveis, mas também de um consumo consciente e segmento da moda. Com estas discussões, aparecem novos modelos de negócio responsável no , como a roupa em 2ª mão ou o aluguer de roupa ao invés da compra da mesma. O interesse neste tema surgiu de forma pessoal, ao aprender sobre o grande problema do impacto da indústria da moda no meio ambiente e ao entender que este tema é muito pouco fala do no diaadia das pessoas. Após uma pesquisa exploratória, apoiada na análise teórica de autores que fundamentam este tema, bem como conceitos sobre marca, branding e linguagem visual, este trabalho visa a criação e desenvolvimento de uma marca de roupa de ocasião para aluguer, a Dress and Tell. Para este efeito, foram também desenvolvidos três estudos de caso, um caso de estudo e um inquérito para explorar a viabilidade do negócio e entender a abertura das pessoas para o mesmo.
- Criação da Marca “The Wonders of Comfort”Publication . Oliveira, Diana Karina Pereira; Rousseau, José António PereiraA ideia do loungewear não tem sido muito explorada até a pouco tempo por causa do Covid19, neste momento toda gente está a passar muito mais tempo em casa do que o habitual e por isso as pessoas começaram-se a desleixar eram capazes de usar o seu pijama todo o dia e deixaram-se de arranjar. Para a mulher isto não é bom, porque a maioria das mulheres sentem-se muito mais produtivas e com uma auto-estima alta, se realmente se vestirem para o seu trabalho, com isto tudo começou-se a notar que com o confinamento as mulheres andavam muito mais nervosas e com uma auto-estima baixa e por isso surgiu esta ideia do “The Wonders of Comfort”. “The Wonders of Comfort” é uma marca de Loungewear que cria roupa confortável tanto para estar em casa como para ir para o trabalho, é um híbrido, apesar de ser confortável também podemos levar para o trabalho porque é sofisticado, a marca também vai ter outros produtos de conforto. Este projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das mulheres utilização destes produtos, e criar uma marca portuguesa que revele sofisticação, qualidade, uma boa energia, e sobretudo que os consumidores vivam o seu dia-a-dia com mais tranquilidade.
- Criação de uma Experiência de Marca EmocionalPublication . Alves, Sara Filipa Vila Verde; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesEnquanto seres humanos procuramos ativamente recompensas emocionais e as nossas emoções têm influência nas decisões que tomamos o que, por sua vez, se reflete no nosso comportamento de consumo. Neste sentido, o clima de incerteza na indústria da moda e o mercado altamente competitivo, marcado pela acessibilidade tecnológica, parece ter projetado discussões relacionadas com a diferenciação das Marcas através do Emotional Branding – uma estratégia que apresenta um leque de oportunidades de estudo devido à sua capacidade de atrair e conectar os consumidores a um nível profundo. Mas como pode uma Marca interagir com o quotidiano dos consumidores, inspirar as suas histórias de vida, memórias e experiências de modo a criar um vínculo de lealdade? “Criação de uma experiência de Marca Emocional: Processo e Insights” é um projeto de investigação que permite responder à questão anteriormente referida e que visa desenvolver estratégias de Branding adaptadas à Underly – uma Marca de roupa íntima e loungewear. Para responder à questão de investigação, foi realizado um estudo exploratório misto, compreendendo métodos qualitativos e quantitativos. Tendo por base a revisão da literatura, centrada na teoria de autores que exploram conceitos nas áreas do Branding, Emotional Branding e Marketing, foi conduzida a análise de estudos de caso e a recolha de dados através de inquéritos. Após uma análise em triangulação, foi possível desenvolver uma experiência de Marca emocional para a Underly. Este projeto enfatiza a relevância da conexão emocional entre uma Marca e os seus consumidores e permite sugerir formas inovadoras para as Marcas se destacarem na indústria e estabelecerem engagement.
- Criação de uma marca de Streetwear: Linguagem Visual da marca Asor e Desenvolvimento de uma Coleção de ModaPublication . Pires, Maria Rosa de Castro Pinho do Carmo; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesAo focar a atenção para o fenómeno da moda, percebe-se que esta é um espelho da sociedade. O modo de vestir varia consoante a sociedade e a cultura do momento em que se vive e, por isso, vários subgrupos tiveram um grande impacto e influenciaram a forma como nos vestimos na atualidade - movimentos antimoda. Assim, surge o tema da moda de rua, que tem vindo a ganhar uma maior visibilidade no universo da moda, nas grandes marcas de luxo de moda e inclusive tem vindo a chegar às passerelles. Desta forma, o presente estudo consiste na abordagem da moda do streetwear, na sua relação com as marcas e de que maneira é que este estilo influencia a sociedade e os comportamentos dos indivíduos. O interesse neste tema surge na procura de respostas e na sua posterior consolidação, com a finalidade de se proceder à criação de uma marca de raiz direcionada para o mercado do streetwear. Para o efeito da mesma, foi realizado um estudo aprofundado através de uma revisão bibliográfica de autores que fundamentam os conceitos de moda, streetwear, branding e linguagem visual. É na fundamentação bibliográfica que se procura consolidar tais conhecimentos para um maior facilitismo no processo de criação da marca. Para além da revisão bibliográfica foram ainda estudados alguns casos de marcas de streetwear, de forma a perceber a importância do branding como um fator essencial na gestão de marcas na atualidade. A finalidade deste trabalho qualitativo exploratório é a implementação de uma marca portuguesa no mundo do streetwear e torná-la reconhecida nacional e internacionalmente. Entre as principais conclusões do trabalho, destacam-se a inter-relação do branding com o design de moda, a importância da relação da moda do streetwear e do branding com o consumidor e a importância da utilização correta de um processo criativo para uma marca prosperar no mercado de negócios.
- Cultura, Signos e Tendências: O Met Gala e a representação da sociedade contemporâneaPublication . Sobreiro, Vasco Carvalho; Cantú, William AfonsoEsta dissertação aborda temas como moda, tendências e o seu impacto a níveis sociais e culturais. Nela investigamos a relevância do Met Gala, que foi o caso de estudo da dissertação, na sociedade contemporânea, à luz das tendências socioculturais. Este vai ser um reflexo cultural da atualidade, mais especificamente dos últimos três anos, num período descrito como “pós Covid-19”. O Met Gala serve assim como exemplo, pela sua relevância e importância para a disseminação da moda contemporânea. Através de uma análise pautada pelos estudos de tendências, realizamos uma análise critica e diacrónica de três desfiles da red carpet ,de forma a obter um panorama das relações entre as tendências e a criação de significados na moda. Tal permite observar uma melhor compreensão do papel deste evento de moda na sociedade. Os principais resultados deste trabalho, revelam o carácter volátil das tendências de estilo, por oposição às tendências socioculturais, que demonstram uma maior longevidade na sua duração, e um papel importante para existência de uma contextualização para que as tendências de estilo surjam.
- Digital Marketing: The Importance of Social Media in the Fashion IndustryPublication . Gomes, Beatriz Correia Relego; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesFashion is founded on consumer psychology, which seeks change and fresh expression. In other words, the fashion sector depends on changing trends, and most items have a short product life cycle. Digital marketing might be a fantastic medium for attracting attention, interest, desire, awareness, and action towards a particular product or brand. The global fashion industry is vast and valuable. Before the social media revolution, fashion brands primarily reached customers through print media, fashion shows, and television commercials. Platforms that emphasise visual content, such as Instagram and Pinterest, have benefited fashion firms, allowing them to present their designs, aesthetics, and brand values dynamically and engagingly. These platforms enable companies to exhibit their goods, values, and aesthetics more engagingly and dynamically, employing visual and interactive information to attract consumers. By navigating the complexities of influencer marketing and brand ambassador strategies, brands can create a rich tapestry of consumer connections shaped by authentic interactions, genuine brand representation, and ethically grounded practices, guiding them to long-term impact and success in a competitive market landscape. This research paper employed a qualitative methodology rooted in an extensive literature review and case study analyses. This triangulation of data, combining theoretical insights with real-world examples, ensured a comprehensive understanding and robust validation of the research findings, making it the ideal approach for the study.
- A dinâmica das marcas de moda nas redes sociais e o seu impacto no incentivo dos jovens consumidores ao consumo de fast fashionPublication . Faria, Inês Filipa Medeiros de; Moura, Catarina Isabel Grácio deO rápido crescimento das redes sociais e da cultura do consumismo – particularmente entre as gerações Y e Z – refletem-se na indústria fast fashion, que continua a crescer e a ameaçar tanto o meio ambiente como o bem-estar social. O presente estudo procurou contribuir para a escassa literatura que estuda o papel das redes sociais na promoção do comportamento impulsivo, centrando-se no segmento da moda fast fashion. Ao focar-se nas gerações Y e Z, a investigação procurou também perceber porque é que os jovens, aparentemente caracterizados por uma maior consciencialização ambiental, se afastam da concretização de compras mais sustentáveis. Através da realização de dois casos de estudo sobre as marcas H&M e Zara e as suas redes sociais Instagram e TikTok e da aplicação de um questionário, procurou-se perceber i) de que forma e em que medida as estratégias de redes sociais influenciam o envolvimento do consumidor e o comportamento de compra impulsivo de moda fast fashion entre as gerações Y e Z e ii) se as marcas têm procurado responder à prevalência de valores sustentáveis com estratégias concretas, nomeadamente de comunicação nas redes sociais. Os resultados demonstram que o tempo despendido nas redes sociais influencia a realização de compras impulsivas de moda fast fashion e sugere a existência de um value-action gap entre os jovens, suportando investigações anteriores. Adicionalmente, mostram que os valores pró-ambientais não moderam a realização de compras impulsivas e que, apesar de os consumidores/utilizadores publicarem mais comentários negativos do que positivos alusivos à responsabilidade ambiental e social nas redes sociais das marcas H&M e Zara, estes comentários têm uma representatividade diminuta e inspiram menor envolvimento. Como tal, os resultados da investigação sugerem que as redes sociais constituem uma barreira ao consumo sustentável e à mitigação do consumo excessivo. As conclusões do estudo permitem auxiliar as marcas a entender as motivações do comportamento de consumo dos jovens e os obstáculos à compra sustentável, revelando-se importantes para a mitigação da crise climática.
- Estágio na agência PANGERAPublication . Caixeiro, Jéssica Abreu; Moura, Catarina Isabel Grácio deO presente relatório tem como seu principal objetivo dar a conhecer a experiência profissional da aluna Jéssica Abreu Caixeiro num estágio curricular na agência PANGERA, entre o mês de janeiro de 2023 até maio de 2023. O estágio proporcionou à aluna a oportunidade de aplicar e aprimorar os conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso acadêmico, permitindo-a vivenciar de perto a realidade profissional nas áreas relacionadas com Marketing e Branding. Durante esse período, esteve envolvida em diversas atividades, tais como Gestão de Redes Socias, Produção de Moda e desenvolvimento de projetos relacionados com Branding. Além disso, este relatório abordará as principais tarefas realizadas, as aprendizagens e os desafios enfrentados pela aluna durante o estágio, destacando as competências e habilidades desenvolvidas ao longo do processo. Serão discutidos também os resultados alcançados e as contribuições para a empresa, bem como as experiências enriquecedoras vivenciadas no ambiente de trabalho. Por fim, será apresentada uma reflexão sobre a importância dessa experiência para o seu desenvolvimento profissional e pessoal, ressaltando as lições aprendidas e os planos futuros com base nas experiências adquiridas. Desta forma, este relatório fornece uma visão abrangente e detalhada do estágio curricular da aluna, ressaltando os desafios mais importantes e contribuindo para uma avaliação crítica e detalhada desta etapa da sua vida académica.
- Estágio realizado na marca Constança Entrudo Designer BrandsPublication . Bento, Maria João Lopes; Moura, Catarina Isabel Grácio deO presente relatório tem como seu principal objetivo dar a conhecer a experiência profissional da estudante Maria João Lopes Bento num estágio que teve lugar no estúdio da designer Constança Entrudo, entre o mês de janeiro de 2023 até abril de 2023. Desta forma, este relatório aborda o percurso realizado pela estudante, alinhado com os objetivos estabelecidos pela mesma. Serão explorados os métodos e técnicas aprendidos e aplicados ao longo da execução dos projetos nos quais a estudante participou, bem como suas conclusões abrangendo todo o estágio e avaliações ao longo do seu percurso no mesmo. Ao longo deste relatório, serão detalhados todos os projetos nos quais a estudante fez parte da equipe durante seu plano de estágio, assim como as tarefas realizadas por ela. Isso refletirá os conhecimentos adquiridos durante sua formação académica e sua primeira experiência profissional na área, evidenciando a sua evolução ao longo dessas diversas atividades. Por meio dos conteúdos apresentados neste relatório, busca-se demonstrar quais foram os principais objetivos estabelecidos inicialmente e como a estudante conseguiu alcançar esses planos e atender aos requisitos, a fim de obter o grau de Mestre em Branding e Design de Moda.