Departamento de Artes
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Browsing Departamento de Artes by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes"
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- O Ato de criação queer como autofabulação e resistência no cinema luso-brasileiro contemporâneoPublication . Silva, Daniel Oliveira ; Pereira, Ana Catarina dos Santos; Freire, Mariana BaltarPensar em um cinema queer é refletir sobre como a produção audiovisual, com suas estratégias estético-narrativas, pode contribuir para um contradiscurso antinormativo, disruptivo e desestabilizador dos padrões de gênero e sexualidade. Esta tese centra-se na noção de que uma série de filmes contemporâneos concretiza esse propósito a partir da encenação de um ato de criação queer, por meio do qual seus protagonistas fabulam e reimaginam suas existências fazendo uso de gestos de autonarrativização e criação artística. Com esse objetivo, a análise busca identificá-lo e examiná-lo em um corpus fílmico composto por nove longas-metragem luso-brasileiros realizados entre 2009 e 2021. Partindo de uma breve recapitulação da história da arte apoiada nos estudos de Reed (2011) e Trevisan (2018), a investigação reflete sobre as propostas e pensamentos de autores como Dyer (2002), Halperin (2012), Halberstam (2005) e Preciado (2011), que procuram compreender e demonstrar a relação entre subjetividade queer e uma série de práticas e sensibilidades culturais específicas. Ao articular tais reflexões com o trabalho de pesquisadores/as do sul global que têm reconfigurado a teoria queer a partir de uma perspectiva decolonial, busca-se apontar seus possíveis desdobramentos na produção cinematográfica luso-brasileira contemporânea. Esse alicerce teórico é, então, colocado em diálogo com os longas estudados e seus/uas realizadores/as, utilizando a metodologia proposta pela Teoria dos Cineastas. Com base em entrevistas com os/as diretores/as e em um extensivo trabalho de análise fílmica, a tese demonstra como as nove produções, por meio das lógicas espácio-temporais delineadas em sua mise-en-scène e da horizontalidade de suas configurações criativas, são capazes de vislumbrar novas futuridades queer.
- Centro de Inclusão – Covilhã, Cidade do DesignPublication . Vaz, Cláudia Silva; Paiva, Francisco Tiago Antunes deO trabalho académico agora apresentado, que procura refletir a experiência adquirida durante o estágio curricular, desenvolvido de 11 de dezembro de 2023 a 11 de maio de 2024 no Centro de Inclusão – Covilhã Cidade do Design, na Divisão de Cultura, na Câmara Municipal da Covilhã. Este constitui, na Universidade da Beira Interior, uma peça fundamental para a obtenção do grau de Mestre em Design Multimédia. Com efeito, após os conhecimentos adquiridos ao longo de todo o percurso académico, da experiência profissional obtida no estágio e vertida no presente trabalho, considero-me apta a colocar em prática, em contexto real, o saber teórico e prático reunido. Como já se referiu, o estágio teve como principal objetivo não só adquirir novos conhecimentos e metodologias de trabalho numa situação laboral, ou seja, num ambiente profissional específico, com rotinas de trabalho bem definidas, mas também aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico, de modo a desenvolver projetos que foram implementados em contexto real. Deste modo, o presente relatório de estágio elenca as principais tarefas realizadas, problemas que surgiram e propostas de remediação, destacando as competências e habilidades desenvolvidas ao longo de todo o processo. São igualmente apresentados os resultados alcançados e os contributos oferecidos à respetiva entidade em apreço. Por fim, expõe-se ainda uma reflexão em torno da importância de toda esta experiência para o desenvolvimento pessoal e profissional, sublinhando as lições aprendidas e os planos para o futuro.
- Comércio e comunicação online de Marcas de Moda de Luxo: novos modelos na era da sustentabilidadePublication . Santos, Beatriz Henriques; Pereira, Maria Madalena RochaAtualmente, o online quer através das redes sociais quer dos websites e plataformas, tem aumentado na cota de mercado das marcas de moda em Portugal (37% dos 6,15 mil milhões de euros), e estima-se que em 2025 atinja 9,7 mil milhões de euros, o que indica o aumento proporcional de marcas de moda (Portugal Têxtil, maio 25, 2023). As redes sociais investem cada vez mais na comunicação de forma a criar o desejo e a venda dos produtos, e são o principal veículo de comunicação de novidades, notícias e coleções de uma determinada marca, provocando um grande desejo de consumir/obter determinado produto. A moda estará sempre presente no quotidiano da população, uma vez que faz parte, e é, um dos fatores que reflete e contribui para a evolução cultural, política e social da sociedade. Atualmente, a indústria têxtil e da moda de luxo recorrerem cada vez mais a formas inovadoras para combater os problemas do ecossistema da moda: nomeadamente a produção excessiva, consumo exagerado da utilização desmedida dos recursos e o excesso de desperdícios, criando políticas de sustentabilidade internas e externas que contribuam para reduzir todas estas questões. E, consequentemente a redução das alterações climáticas e uma melhor gestão dos recursos existentes no planeta na atualidade de forma a não comprometer os recursos das gestões futuras. As marcas de luxo na moda têm tido um crescimento significativo nos últimos anos, em 2022 o mercado de luxo cresceu 22%, com vendas na ordem dos 353 mil milhões de euros, segundo o estudo da Bain & Company Luxury Study (Expresso, 17 Nov 2022). Mas o preço e a exclusividade deste segmento não tornam os produtos disponíveis a todos. Atualmente o crescimento de novas formas de modelos de negócio surgem no mercado, mais sustentáveis, como a venda em segunda mão online, caso da Vinted, que permite prolongar a vida do produto. Este mercado deverá atingir 350 mil milhões de dólares (cerca de 325 mil milhões de euros) até 2028 e representará 10% do mercado da moda a nível mundial até 2025. Estas soluções permitem atingir novos públicos no mercado do luxo, mais acessível ao nível de preços e disponibilidade de produtos de luxo para desenvolvimento de novas formas de comunicação e produção de moda. De acordo com Carvalho (2022), “os compradores Millennials e Gen Z são o motor de crescimento da indústria. Juntas, estas duas gerações de compradores/ consumidores representarão 70 % de todas as vendas de luxo até 2025.” Assim, este projeto permite responder à seguinte questão: Qual a estratégia, modelo de negócio e comunicação para um projeto associado a marcas de moda de luxo feminino num mercado que contribua para a sustentabilidade no ecossistema da moda, dirigido a um público da geração Z que opera maioritariamente nas redes sociais? O presente projeto assenta numa proposta de criação de uma marca/ plataforma, para venda online, revenda e aluguer de artigos de marcas de moda de todo o tipo de luxo, e designers emergentes com características de exclusividade e qualidade. Não será apenas mais uma marca que exerce a revenda ou aluguer de artigos de luxo, através de uma plataforma digital ou aplicação, onde vários utilizadores submetem os seus próprios artigos de luxo para aluguer ou venda, com o intuito de contribuir para uma melhor gestão dos recursos existentes. Pretende-se sim construir uma marca e espaço que promove a inspiração artística da indústria, e que simultaneamente contribua para a redução do consumo excessivo, de forma a fomentar a sustentabilidade e a circularidade. Este projeto é abrangente para todas as faixas etárias e pretende ser um negócio diferenciado dentro da própria indústria, assumindo a essência que cada marca transparece, e assume um paralelismo de identidade com o de uma revista de moda. Com a criação da marca e respetivo registo, conclui-se a existência de uma identidade visual apelativa e desejada, que permite criar valor aos produtos e o desejo aos consumidores de produtos de luxo de qualidade e exclusividade, independente de oferecer peças usadas, mas que no luxo, são as que apresentam, na sua maioria maior durabilidade, boa aparência e qualidade. A maioria das peças de moda de luxo são produzidos em alta qualidade, além do que o projeto englobará uma série de serviços integrados de conservação, reparação, limpeza e restauração que apelam à sustentabilidade e a um consumo consciente por parte dos consumidores, além de acrescentar valor para a marca.
- Design de InterioresPublication . Sardoeira, Beatriz Ferreira; Carvalho, Carla Paoliello de Lucena; Guerreiro, Alexandre GramachoEste relatório aborda a experiência adquirida durante o estágio na área de Design de Interiores, onde foi possível participar numa série de atividades práticas e técnicas. Um dos principais focos do estágio foi o aprofundamento em Marchetaria, além do desenvolvimento de habilidades no uso de ferramentas essenciais para a prática do design. Foi também explorada a história do Design de Interiores e da Marchetaria, analisando as suas origens e evolução ao longo do tempo. Além disso, foram discutidos os principais desafios enfrentados e as oportunidades impostas no campo do Design de Interiores, com base nas experiências vividas durante o estágio.
- O Design Editorial no Álbum Ilustrado Português: Uma Abordagem Prática e ExploratóriaPublication . Barbas, Mariana dos Santos ; Ferreira, Joana Casteleiro Alves PitrezO álbum ilustrado, caracterizado pela relação simbiótica texto, ilustração e suporte, tem adquirido, ao longo dos anos, um papel relevante em contexto nacional e internacional. Essa relevância deve-se à qualidade das editoras independentes, à participação em feiras internacionais, à criação de concursos e prémios específicos e à tríade que o caracteriza. Com o objetivo de compreender a importância do design editorial no desenvolvimento do álbum ilustrado, foram analisados elementos como capas, lombadas, guardas, fichas técnicas, folhas de rosto e tipografia. A investigação procurou identificar como esses elementos são concebidos e executados, avaliando as diferenças significativas resultantes da participação de um designer no processo. Além disso, o estudo reflete sobre a prática projetual do álbum ilustrado, destacando a relevância do design na criação e expressividade desse objeto. Metodologicamente, elaborou-se um levantamento teórico, seguido de uma investigação ativa, onde se analisaram estudos de caso, se elaboraram entrevistas semiestruturadas e se desenvolveu um protótipo. O protótipo, de nome O Primeiro Barco, pretendeu explorar e refletir a prática projetual no domínio do design editorial, investindo na ilustração, na composição tipográfica e na materialidade. Os resultados da análise dos estudos de caso sugerem que a participação de um designer no processo de desenvolvimento do álbum ilustrado não introduz diferenças significativas. Todavia, o design editorial desempenha um papel crucial na criação e expressividade do formato analisado, mesmo que, nos estudos de caso, essas áreas sejam trabalhadas de maneira relativamente contida. Verificou-se que o design e a ilustração são desenvolvidos de forma simultânea pelos profissionais, que encaram a prática colaborativa como um procedimento benéfico à elaboração do álbum ilustrado. O protótipo evidenciou a importância do design editorial, destacando a necessidade da aplicação de uma metodologia de design que permita refletir criteriosamente acerca de cada constituinte. Acreditamos que um maior investimento no design propicia o surgimento de soluções mais criativas, expressivas e adequadas à narrativa e que o papel do designer é, neste formato, uma mais-valia.
- Escutar as paisagens: experiências sensoriais subjetivas e ressignificadasPublication . Fernandes, Tiago Jorge Alves; Cunha, Paulo Manuel Ferreira daAo longo das décadas, as paisagens, no sentido mais amplo do termo, sofreram transformações assinaláveis. Tratando-se de mudanças que são perfeitamente percetíveis a nível visual, também a nível sonoro se pode assinalar uma metamorfose constante. É então natural que, num mundo cada vez mais preenchido por uma multiplicidade de timbres, interessa apurar criteriosamente aquilo que efetivamente “ouvimos” no nosso quotidiano. No entanto, todo este exercício de Escuta mais atenta, proposto particularmente no âmbito da apreciação de obras de arte em campos tão diversos como a arquitetura, a música, o cinema e mais recentemente, na apreciação de arte sonora nas suas mais diversas materializações (instalações, paisagens sonoras, esculturas sonoras, etc.) poderá ser mais explorado e merecedor de uma atenção redobrada. O ser humano está constantemente imerso em sons que, dependendo do sujeito, retirados do contexto, ou manipulados de forma consciente ou inconsciente, podem merecer uma audição atenta e proporcionar uma experiência sensorial extremamente subjetiva e em constante ressignificação. O objetivo deste projeto de investigação é analisar, questionar e refletir sobre as potencialidades de ressignificação a que todas as paisagens sonoras estarão sujeitas. A partir de uma revisão bibliográfica, de uma análise metodológica e conceptual, e de dois projetos artísticos de índole experimental, pretendo comprovar e fundamentar o facto de que as paisagens sonoras são processos de construção sensorial subjetiva que, dependendo das motivações, desejos e curiosidades do ouvinte, poderá ser completamente definida, imaginada ou ressignificada.
