Departamento de Artes
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Departamento de Artes por orientador "Alcântara, Octávio Manuel Rodrigues"
A mostrar 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de ordenação
- O encontro da moda com a arte: uma arte vestívelPublication . Mattos, Thayanna Rocha; Alcântara, Octávio Manuel RodriguesEste trabalho busca apresentar o que se entende sobre Moda e Arte para, assim, refletir e analisar suas aproximações, como também uma possível conexão entre ambas as áreas e, por fim, estabelecer a existência de uma Arte Vestível na Moda. Como apresentado acima, tem-se como objetivo geral reunir informações tanto do universo da Arte como do universo da Moda em individual para que depois estabelecer e apresentar suas conexões, seus momentos de encontros. A Arte alimenta a Moda, a qual é, por sua vez, alimentada por esse campo, tornando-se não só moda (vestimenta), mas uma Arte Vestível, uma arte sem molduras que transita entre os corpos e faz a vestimenta ganhar valores simbólicos, culturais e de projeto além do simples vestir. Para tal, serão apresentados três estudos de casos nos quais se pode encontrar, observar e perceber essas relações que fazem com que Moda e Arte sejam áreas interdisciplinares e conexas. Os casos que aqui serão apresentados e analisados serão: Museu do Traje e MUDE, Gucci Continuum e, por fim, Tiff Manuell. De antemão, é possível encontrar alguns autores que serviram de base para estudo e discussão sobre este tema, tais como Olga Bon (2014), Graça Proença (2012), Lipovetsky (2009), Doris Treptow (2013), entre outros autores que estudam e apresentam pesquisas nos universos da Moda e da Arte. Por fim, após a pesquisa, a análise, o estudo, foi possível chegar na conclusão que esses dois campos possuem uma grande quantidade de material para analisar e discutir, são campos extensos, de grande conteúdo e que se interligam entre si em muitos momentos. Sendo um para o outro fonte de inspiração, de ferramentas, de conceitos e de disseminação de ideias, de processos e de conceitos. A Arte Vestível é notória, visível e palpável, mas ainda aberta a novidades, mais conexões e mais estudos. Moda e Arte são campos profundos e que juntos provocam sensações físicas, visuais e intelectuais nos usuários e nos espectadores. Suas conexões carregam grande potência e abertura para mais aprofundamentos.
- A importância da produção de moda: O styling enquanto mensagem, com o uso da fotografia para as marcas de modaPublication . Seixas, Beatriz Gonçalves; Alcântara, Octávio Manuel RodriguesO presente relatório pretende relatar a experiência profissional da aluna Beatriz Seixas, durante o período de 3 meses de estágio decorrido na empresa Fashion Studio, entre agosto de 2023 e novembro de 2023, realizado dentro do primeiro semestre do segundo ano curricular, demonstrando de que forma foram aplicados os conhecimentos adquiridos no Mestrado em Branding e Design de moda. Nele é apresentado o percurso da aluna na empresa. Apesar de, no seu conjunto, o estágio ter contribuído para a realização de um conjunto de tarefas distintas, os principais projetos a que a estagiária se dedicou esteve relacionado com a produção de moda e styling. Estes projetos tiveram sempre por base o desenvolvimento do styling para modelos e posteriormente captado e registado pela fotografia para as redes sociais tanto da agência como das marcas. Este estágio esteve sob a orientação científica do Prof. Doutor Octávio Alcântara e orientação de estágio pela Sandrina Francisco, CEO da agência Fashion Studio. Este relatório procura dar conta da experiência em que o estágio consistiu no seu todo, configurando-se igualmente como uma oportunidade para, por um lado experienciar o mercado de trabalho, como também, desenvolver skills valiosas, e por outro, consolidar os conhecimentos adquiridos sobre produção de moda, aprofundando importantes conceitos desenvolvidos por autores de referência neste relatório. Este documento está dividido em dois capítulos. No primeiro, é realizada uma revisão bibliográfica que aborda as principais ramificações e intervenientes da produção de moda, temas esses como: styling, modelos e fotografia de moda. No segundo capítulo serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pela aluna, durante o estágio dando mais influência aos projetos de produção de moda, demostrando as principais aprendizagens.
- Proposta de revista editorial ÃMÃE: Um veículo de promoção cultural, visual e criativa da Ilha da MadeiraPublication . Monteiro, Diogo José Teixeira; Alcântara, Octávio Manuel RodriguesO presente documento pretende apresentar a proposta de projeto elaborada pelo aluno Diogo Monteiro, surgindo na sequência da experiência curricular na Empresa de Jornalismo da Madeira (EJM), que despertou o interesse pelo conteúdo regional e em particular pelos suportes editoriais, na forma como estes podem funcionar enquanto meios de comunicação de identidade territorial. Através da experiência vivida, das metodologias de design e de branding, e com recurso à investigação foi possível perceber a ausência de publicações que realmente promovam a Ilha da Madeira e as suas diferentes dimensões culturais, criativas, visuais e de moda. Assim o projeto foca-se na criação de uma revista editorial que resolva este problema/preencha esta oportunidade. Também realizado o estudo de público-alvo e criação de identidade visual, a revista tenta refletir a ilha num roteiro cultual e criativo, com cariz trimestral, que visa inspirar e aproximar o leitor (local ou visitante) à espaços, designers, artistas, projetos e práticas que traduzem o meio tradicional madeirense. A AMÃE pretende funcionar como um objeto gráfico que reúna conteúdos visuais e textuais de forma cuidada estabelecendo a ponte entre o património material e imaterial da ilha com os seus diversos públicos. Posto isto, a revista posiciona-se como uma plataforma editorial que enaltece e comunica a identidade da Madeira com uma linguagem estética cuidada, alinhada com o design contemporâneo.
- O Styling dos Medias: Meio de Comunicação e Construção de IdentidadesPublication . Ferreira, Francisca Maria Tomé Quintas Fonseca; Alcântara, Octávio Manuel RodriguesEste documento pretende compreender o papel do styling na comunicação e na construção de identidades na indústria dos media, com particular enfoque na televisão. O documento está estruturado em duas partes distintas: a) o estado da arte; b) descrição de todo o trabalho desenvolvido durante o estágio curricular. Todas as análises serão estruturadas e baseadas em fundamentos teóricos. O estado da arte, possibilita o começo de um estudo, onde se analisa as parecenças e as diferenças, dos temas nos artigos escolhidos (L. M. M. de Sousa et al., 2018). A partir dos conceitos analisados no estado da arte os mesmos foram aplicados (ou não), no decorrer do período de estágio, bem como de que forma, valida-se a sua aplicação. O estado da arte compreende conceitos sobre o estilo na televisão, analisados e estruturados conforme a experiência de estágio de três meses no departamento de guarda-roupa dos canais de televisão portugueses TVI, CNN Portugal e canal V+. A análise é coerente e fundamentada teoricamente, o que permite uma melhor e mais profunda compreensão, do porquê de o ambiente televisivo seguir determinadas regras e tenta alcançar determinados propósitos. Assim sendo, existirá sempre uma ligação entre o enquadramento teórico e casos reais vivenciados neste período, proporcionando uma perspetiva mais clara sobre a importância do styling na construção da identidade e na comunicação televisiva. Posteriormente, será analisado um questionário respondido por alguns colaboradores da empresa, que passa por toda uma fundamentação através da metodologia. E também, serão definidos os objetivos gerais e específicos a atingir. A questão de investigação é uma pergunta que determina o foco crucial desta pesquisa. Esta serve como primeiro passo para investigar um tema, recolhendo respostas, para uma maior compreensão do assunto em específico, sendo este, “De que modo é que o styling colabora no desenvolvimento de comunicações visuais, relacionando os espetadores com os conteúdos divulgados?”
