Browsing by Issue Date, starting with "2016-7-8"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Manifestações nasossinusais de doenças sistémicasPublication . Rodrigues, Catarina da Silveira Fernandez; Farinha, Rosa Maria Barreiro da Cruz Ventura RoqueAs doenças sistémicas definem-se pela capacidade de envolver o organismo como um todo constituindo um grupo heterogéneo. Com padrão variável consoante a etiologia, são múltiplas as que se podem manifestar ao nível do aparelho otorrinolaringológico e, mais concretamente, nas cavidades nasais e seios perinasais através de sinais e sintomas diversificados. Apesar dos recentes avanços científicos verificados nas áreas diagnóstica e terapêutica, doenças sistémicas com repercussões nasossinusais permanecem ainda pouco investigadas. As manifestações nasossinusais são invariavelmente inespecíficas e comuns na prática clínica sobrepondo-se a processos benignos habituais das vias respiratórias superiores. Neste contexto, o reconhecimento precoce, através de diagnóstico diferencial adequado, e instituição precoce de tratamento são fundamentais dado que podem constituir a primeira apresentação de doença sistémica subjacente. Pela diversidade de formas de apresentação sob as quais podem surgir, bem como potencial progressão severa, a colaboração interdisciplinar reveste-se da maior importância na prevenção de complicações e recidivas. A presente dissertação, apoiada em revisão bibliográfica específica, tem como objectivo colocar o enfoque em manifestações nasosinusais no sentido de contribuir para um melhor conhecimento e organização das etiologias inerentes. Pretende clarificar linhas orientadoras de diagnóstico e tratamento pré-existentes tornando-as simultaneamente mais precisas através da integração de novos dados auxiliares da prática clínica. Propõe, por fim, um esquema simplificado de abordagem da doença nasossinusal a aplicar sempre que a mesma suscite dúvidas diagnósticas.
- A construção de falsas memórias no paradigma DRM: influência da forma como as palavras são apresentadasPublication . Almeida, Cláudia Cristina Ribeiro de; Simões, Maria de Fátima de JesusO presente estudo tem como principal objetivo verificar se o modo como os estímulos (palavras) são apresentados influencia a construção de falsas memórias. Tendo por base o paradigma DRM, desenvolveu-se um estudo de design experimental no qual participaram 100 estudantes universitários maioritariamente do Instituto Politécnico de Castelo Branco. A experiência estava dividida em três fases: (1) fase de estudo; (2) fase de distração; e (3) fase de reconhecimento. No sentido de avaliar se a manipulação do estímulo contribui para um aumento da taxa de falsos reconhecimentos, os participantes foram distribuídos por dois grupos: o grupo experimental e o grupo de controlo. De acordo com os resultados obtidos conclui-se que a maioria dos sujeitos apresenta falsas memórias e que a manipulação do estímulo contribuiu para a diminuição, quer da taxa de falsos reconhecimentos, quer da percentagem de erros.
- Relatório de Estágio PedagógicoPublication . Gomes, Dário Ricardo Neves; Martins, Júlio Manuel CardosoCapítulo 1 O relatório final de Estágio insere-se no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico do 2º ano de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira Interior. O presente relatório tem como principal objectivo descrever e refletir todo o trabalho realizado durante o Estágio no Agrupamento de Escolas do Fundão. Aqui são apresentados os principais procedimentos e estratégias adotadas no decorrer da atividade docente inserido na comunidade escolar, sendo abordada a caracterização do contexto de integração na escola, todas as atividades resultantes da prática letiva e as atividades não letivas, do grupo de educação física e de estágio. Considerando que a prática letiva é a área de intervenção mais importante de entre as abordadas, foi nesta que mais se trabalhou ao longo de todo o ano. Tendo consciência de que a intervenção de um professor na escola é muito mais do que a prática letiva foram desenvolvidas outras atividades para que houvesse um maior desenvolvimento de capacidades. Para cada uma destas áreas são apresentadas as reflexões das principais dificuldades encontradas, estratégias de atuação para a sua superação e todas as contribuições que cada área proporcionou para a melhoria formação individual do estagiário. Por último, encontram-se expressas as considerações finais com o balanço deste estágio, numa análise reflexiva do desenvolvimento de todo o trabalho que envolveu a atividade da docência. Capítulo 2 Neste trabalho vão utilizar-se o Modelo de Instrução Direta (MID) e o Modelo de Ensino dos Jogos para a Compreensão (Teaching Games for Understandig – TGfU) como modelos de ensino para analisar as atividades desportivas. A autopercepção do desempenho influencia o interesse, a motivação e a persistência com que os alunos realizam as tarefas propostas, para a concretização da aprendizagem. O objetivo é avaliar de que modo estes dois tipos diferentes de intervenção condicionam a autopercepção dos alunos perante a aprendizagem das atividades desportivas. O estudo foi realizado no Agrupamento Escolas do Fundão, numa turma do Ensino Secundário, com um total de dezasseis alunos. O desempenho dos alunos foi avaliado nas aulas de Educação Física e a percepção pessoal de cada aluno foi feita através de questionário.
- Produção de falsas memóriasPublication . Rodrigues, Sara Filipa Sousa; Rodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva FarinhaAs falsas memórias têm sido amplamente estudadas com base num procedimento experimental designado por paradigma DRM (Deese-Roediger-Dermott). O paradigma DRM caracteriza-se pela apresentação de listas de palavras relacionadas com uma outra não apresentada (item crítico), apresentação que conduz o participante à produção de falsas memórias. As falsas memórias podem ser definidas como recordações que as pessoas têm de factos ou eventos que nunca ocorreram, ilusões ou distorções de factos ocorridos. O objetivo deste trabalho foi verificar se a capitulação da palavra influencia na produção de falsas memórias. Para tal, na tarefa de estudo a lista encontrava-se em letra maiúscula e na fase de reconhecimento, dependendo do grupo, a lista foi apresentada em letra maiúscula (grupo controlo) e em letra minúscula (grupo experimental). A lista de reconhecimento constava de itens alvo (palavras da fase de estudo), itens críticos e distratores não relacionados com os itens alvo. Os resultados mostraram produção de falsas memórias, não havendo diferenças significativas entre os grupos.
- Influência da criação de uma Unidade de Cuidados Intermédios na Actividade Assistencial da Unidade de Cuidados IntensivosPublication . Presa, Ana Rita Diogo Fontainha; Branco, Vítor Alexandre Pereira Gonçalves; Geraldes, Helena Susana AmaralIntrodução: A abertura de uma Unidade de Cuidados Intermédios (UCIM) tem vindo a ser cada vez mais debatida e estudos do seu custo-eficácia mostrado resultados variáveis. Este estudo pretendeu avaliar a influência da criação da Unidade de Cuidados Agudos Diferenciados (UCAD), no Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB), na evolução da actividade assistencial da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). Materiais e Métodos: Estudo de carácter observacional e direcção retrospectiva. A UCAD abriu no CHCB no mês de Agosto de 2013, no espaço físico da antiga Sala de Observações da Urgência. Foram colhidos dados referentes às admissões na UCI durante 12 meses, prévios à abertura da UCAD (Período Pré-UCAD), e comparados com os dos 12 meses posteriores à abertura da UCAD (Período UCAD). Foi feita uma análise relativa às características demográficas dos doentes (sexo e idade), à utilização da UCI (serviços de origem e destino, pontuação dos índices de gravidade APACHE II, SAPS II e TISS-28, patologias por categoria APACHE e Grupo Diagnóstico Homogéneo [GDH], índice de Case-Mix (ICM), demora média e taxa de ocupação média), aos outcomes (readmissões e taxa de mortalidade) e aos custos. Resultados: Foram estudados 535 doentes admitidos na UCI, que, dado a existência de reinternamentos do mesmo doente, perfizeram 570 episódios. O serviço de Urgência (SU) foi responsável pela maioria das transferências (53,2% e 52,1%). Após a abertura da UCAD, 14,2% dos internamentos na UCI tiveram origem na UCAD. A maioria dos doentes foi internada por patologia médica nos dois períodos (59,6% e 62,2%). O principal destino foi o serviço de Cardiologia (39% dos episódios em ambos os períodos). Os GDH mais frequentes foram idênticos em ambos os períodos. O GDH 808 apresentou a maior discrepância (redução de 7,1% para 3,1%). O ICM aumentou de 5,1 para 7,1. A pontuação do índice SAPS II às primeiras 24h diminuiu de 47,5 para 45,3. A média da pontuação do TISS-28 foi idêntica em ambos os períodos (25,2 e 26). Houve uma diminuição da taxa de ocupação média, de 86,5% para 76,9%, e do tempo de internamento médio (7,4 para 6 dias). O número de readmissões foi igual, mas a taxa de mortalidade diminuiu no período UCAD (de 24,5% para 21,1%). Os custos directos reduziram 10%. Conclusão: A abertura da UCAD no CHCB, no seu primeiro ano de actividade, não teve muito impacto na UCI. Contudo, obtiveram-se melhores outcomes com uma diminuição dos custos na UCI.
- A influência da classificação da disciplina de Educação Física na média de curso do ensino secundárioPublication . Santos, Luís Miguel Matos dos; Martins, Júlio Manuel CardosoO presente estudo teve como objetivo geral verificar qual a influência da disciplina de Educação Física (EF) na média de curso do ensino secundário. Para tal, tendo como critério de seleção a contabilização ou não da classificação da disciplina de EF no apuramento da média final de curso, constituíram-se duas amostras, uma referente ao ano letivo 2013/2014 (n=825) e outra ao ano letivo 2014/2015 (n=812), num total de 1637 alunos, matriculados no 12º ano de escolaridade, em cursos científico-humanísticos, nos agrupamentos de escolas pertencentes ao distrito da Guarda. Recolheram-se as classificações internas finais (CIF) das diferentes disciplinas da matriz curricular, de forma a poder estabelecer comparações entre os dois anos letivos. Procurou-se, igualmente, perceber qual a influência da classificação da disciplina de EF na média de curso e identificar possíveis associações entre a classificação da disciplina de EF e a média das restantes disciplinas. Na análise e tratamento de dados recorreu-se ao programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 22.0, nomeadamente aos testes não paramétricos U de Mann-Whitney, Wilcoxon e correlação de Spearman, com um nível de significância de 0,05. Os resultados demonstraram que a classificação da disciplina de EF foi, para ambas as amostras, a mais elevada no conjunto das disciplinas da matriz curricular, sendo que no ano letivo 2013/2014 a mesma foi significativamente superior ao verificado no ano 2014/2015. Em ambos os anos letivos em estudo, a média de curso, quando calculada com a classificação de EF, foi significativamente superior à média de curso sem EF, exceto no caso dos sujeitos das amostras que apresentavam médias de curso mais elevadas. Foram ainda identificadas correlações significativas e positivas, apesar de fracas, entre a classificação da disciplina de EF e a média das restantes disciplinas da matriz curricular em ambas as amostras do estudo. Com o presente estudo conclui-se que a classificação de EF tem, globalmente, uma influência positiva na média de curso. Verifica-se ainda que os alunos com classificações elevadas a EF tendem a apresentar, de igual forma, a média das restantes disciplinas da matriz curricular elevada.
- Avaliação do potencial efetivo de doação de órgãos de cadáver para transplante num hospital de nível intermédio sem neurocirurgiaPublication . Oliveira, Marta Silvana Silva; Branco, Vítor Alexandre Pereira GonçalvesIntrodução: Uma vez que atualmente se verifica escassez de órgãos para doação para um número cada vez maior de pacientes com falências orgânicas no contexto de doenças crónicas, todos os esforços devem ser feitos no sentido de aprimorar o processo doação e colmatar falhas até então descritas. Objetivos: Caracterizar todos os óbitos verificados na Unidade de AVC (UAVC) e Serviço de Urgência (SU) do Centro Hospitalar Cova da Beira, entre 2008 e 2014 inclusive, quanto à natureza da lesão causadora de morte, ao processo de progressão fatal e ao momento de diagnóstico (efetivo ou virtual) de morte cerebral; identificar o número de casos com possibilidade de diagnóstico de morte cerebral e sem exclusões à partida para doação, definindo assim o efetivo potencial de doação; identificar o número de casos com diagnóstico de morte cerebral e concretização de processo de doação de órgãos. Método: : Estudo epidemiológico retrospetivo, descritivo, orientado a partir da análise de todos os óbitos na UAVC e SU entre 2008 e 2014, respetivamente 153 e 658, perfazendo um total de 811 casos. Resultados: Demograficamente, a idade dos potenciais dadores variou entre 19 e 104 anos. Dos 811 casos, verificou-se que 136 (˜16.77%) seriam, à partida, aptos para doação. Em relação aos dadores de critérios expandidos, cerca de 125 dos 136 potenciais dadores (˜91.91%) encontravam-se com idade acima dos 60 anos. Discussão: A partir da análise dos resultados foi possível concluir que existem muitos casos passíveis de se tornarem dadores. Esta avaliação primordial é essencial para se identificarem potenciais dadores e desta forma aumentar o número de doações em Portugal, de forma a combater a carência cada vez mais pronunciada.
- Why do I lose time playing? Game features reported by players as being more satisfyingPublication . Paulon, Lucas; Fernandes, Farley Millano de Mendonça; Rodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva FarinhaThis dissertation had the objetive to relate elements from cognitive psychology with game design. For this purpose, it was discussed some features that constitutes a game, game design in order to create a good playing experience for players, presented persuasion strategies and thus how rewards given to players may keep them interested in the game and influence their behavior. To conclude, a list has been created with elements that were discussed and identified as being relevant in creating a good game experience. Besides, data collected from an online form done with players, with a total of 182 answers, was analysed for the sake of testing some hypotheses and concluding that challenge difficulty, player choices and playing with friends are important features.
- Fatores que determinam o resultado da Ventilação Mecânica Não InvasivaPublication . Barradas, Renato Saúl Meneses; Branco, Vítor Alexandre Pereira GonçalvesIntrodução: A Ventilação Mecânica Não Invasiva é um avanço importante no tratamento da Insuficiência Respiratória Aguda. O não reconhecimento atempado das indicações e a tardia aplicação da técnica, assim como a não ponderação dos seus limites, pode contribuir para deteriorar os resultados clínicos. Por vezes, a indicação para Ventilação Mecânica Não Invasiva é colocada como medida paliativa em doentes com contraindicação para ventilação invasiva. A Unidade de Cuidados Agudos Diferenciados do Centro Hospitalar Cova da Beira foi criada como unidade de internamento com capacidade de prestar cuidados correspondentes ao nível 2 de cuidados intensivos, estando dotada com seis camas, cada uma com monitorização contínua de sinais vitais e com ventilador mecânico de cuidados intensivos com programação de ventilação não invasiva (VersaMed iVent201 GE Healthcare), tornando-se o local preferencial de início de Ventilação Mecânica Não Invasiva na instituição. Objetivo: Determinar as variáveis relacionadas com o resultado da Ventilação Mecânica Não Invasiva nos doentes com Insuficiência Respiratória. Metodologia: Estudo retrospetivo de todos os doentes submetidos a tratamento com Ventilação Mecânica Não Invasiva durante o primeiro ano de funcionamento da Unidade de Cuidados Agudos Diferenciados (setembro de 2013 a agosto de 2014). Definiu-se falência como: necessidade de entubação traqueal e ventilação invasiva ou óbito durante o internamento ou nos 7 dias seguintes. Estudaram-se dados demográficos, comorbilidades, parâmetros clínicos e laboratoriais. Resultados: Dos setenta e cinco doentes que realizaram Ventilação Mecânica Não Invasiva na Unidade de Cuidados Agudos Diferenciados do Centro Hospitalar Cova da Beira, 53,3% pertencem ao sexo masculino e outros 46,7% ao sexo feminino. Destes a grande maioria pertence a grupos etários mais altos, sendo que a média de idades é de 76,67 ± 11,748 anos. A média do Índice de Massa Corporal foi de 28,86 ± 6,14 Kg/m2. A média do Score de Charlson foi de 6,69 ± 2,5. O tempo médio de internamento na Unidade de Cuidados Agudos Diferenciados foi de 3,92 ± 2,61 dias. Quanto à proveniência, 73% dos doentes vinham do Serviço de Urgência, 13% do Serviço de Medicina Interna, 11% da Unidade de Cuidados Intensivos e 3% de outros serviços. Analisando os motivos de aplicação da Ventilação Mecânica Não Invasiva, 41,3% deviam-se a Insuficiência Respiratória Aguda Hipoxémica, 25,3% a Exacerbações Agudas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, 12% a Insuficiência Cardíaca Congestiva, 10,7% a Continuidade de tratamento, 6,7% a Doenças Restritivas do Tórax e 4% a Paliação. Quanto à relação com o resultado da Ventilação Mecânica Não Invasiva, de todos os fatores analisados apenas dois mostraram ter influência no prognóstico da aplicação desta terapêutica: a ocorrência de episódios de hipertensão durante a ventilação e a proveniência dos doentes. Conclusão: Apenas dois fatores demostraram estar associados ao resultado da ventilação. A ocorrência de episódios de hipertensão durante a ventilação relaciona-se com uma maior taxa de insucesso, podendo por isso ser considerado um fator de mau prognóstico. Concomitantemente, a proveniência encontra-se relacionada com o resultado da ventilação, tal que, doentes provenientes da Unidade de Cuidados Intensivos e do Serviço de Urgência estão associados a uma resposta favorável à ventilação mecânica não invasiva. Contrariamente, os doentes com origem no Serviço de Medicina Interna e em outros serviços apresentavam uma maior taxa de insucesso.