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- Centro Cívico de Celorico da BeiraPublication . Santos, Cristiana Maria Lopes dos; Beato, Cláudia Sofia Sao Marcos Miranda; Rainha, Ana Paula Parreira CorreiaA presente Dissertação de Mestrado aborda a importância da evolução temporal, nos distintos contextos turísticos, culturais, históricos, sociais e económicos no concelho de Celorico da Beira. A proposta contribuir para o renascimento em forma de ligação entre as populações e os visitantes, enaltecendo as valências presentes no concelho e a estratégia de intervenção que proporciona uma reaproximação da população com a zona, atribuindo identidade ao espaço e uma função consoante as necessidades da mesma, de modo a que haja um desenvolvimento produtivo da região presente e não presente. O passo inicial na conceção foi definir os principais elementos que proporcionam o desenvolvimento territorial, com o objetivo de enaltecer o entendimento e a leitura de cada elemento constituinte do projeto. O planeamento organizacional dos volumes propostos para a área de intervenção, bem como toda a sua envolvente territorial, diligenciam a imagem paisagística e simultaneamente a identidade em consonância com a atração mais relevante no concelho - o polo turístico da Serra da Estrela e a procura do entendimento das complexas questões do património arquitetónico e urbanístico existente na região. O Concelho e Vila de Celorico da Beira está desvanecida no tempo, o passar de gerações e gerações acentuam a desertificação do território. É preciso revigorar o que nos identifica através da memória, para contrariar o esquecimento da cultura e da tradição. Assim, o projeto pontua pela pelo vanguardismo da natureza, da cultura, da tradição, do património existente e do património futuro a Vila. Pretende-se o entendimento pleno do território em análise, bem como o intuito do presente projeto, o Centro Cívico de Celorico da Beira.
- Leitura e educação literáriaPublication . Nicolau, Tiago Filipe Libanio; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaA escola hoje em dia é, por excelência a instituição que tem por base a criação de condições para que os alunos realizem e concretizem o processo de ensino-aprendizagem de forma útil e segura. Por ser um dos objetos pedagógicos mais utilizados na sala de aula pelos professores de português nos dias de hoje, parece pertinente realizar uma análise na qual se foca a atenção neste instrumento pedagógico. Assim, com a realização deste trabalho pretende-se: i) verificar de que forma os manuais escolares de português enquanto instrumentos contribuem para o auxílio da prática pedagógica, bem como para o desenvolvimento das competências ao nível da educação literária, ii) averiguar a articulação entre os manuais escolares e o programa de português do 3º ciclo do ensino básico implementado nas escolas portuguesas. Os resultados apresentados são tidos em conta segundo a tabela de avaliação de manuais escolares disponibilizada pelo ministério da edução.
- A Identidade Visual e a sua Influência no Comportamento do ConsumidorPublication . Monteiro, Patrícia Alexandra Faria; Elias, Herlander AlvesO presente relatório é referente ao trabalho desenvolvido em estágio na Empresa The Original Copy, mais precisamente no departamento de design, situado na Av. Do Brasil em Lisboa. Esta etapa foi realizada para a obtenção do Mestrado em Comunicação Estratégica Publicidade e Relações Públicas na Universidade da Beira Interior. Ao longo destes três meses, desenvolveram-se diversas atividades que são demonstradas ao longo do presente relatório. Todas estas atividades ajudaram ao estagiário a desenvolver-se a nível profissional, bem como a lidar com clientes de todas as faixas etárias, o que é bastante enriquecedor a nível profissional. O relatório está dividido em seis capítulos. O primeiro descreve a entidade, os seus valores, objetivos, a sua missão, a sua própria identidade visual, a sua política comunicacional e, ainda, uma análise SWOT da empresa e todas as características e serviços que existem disponíveis. No segundo capítulo, são abordadas as tarefas e atividades desenvolvidas em estágio. No terceiro capítulo, é abordado e explorado um tema sobre a identidade visual (de uma loja) e a sua influência, na compra e no consumidor. O quarto capítulo, aborda a aplicação de uma metodologia, para que sejam obtidas as respostas à pergunta de partida inicial e os seus respetivos resultados que são discutidos no capítulo seguinte. Finalizo este relatório com uma reflexão final, no último capítulo, onde estão expostas as dificuldades e problemas identificados ao longo do estágio, bem como algumas propostas de melhoria, que vão ao encontro de objetos de estudo, absorvidos ao longo do mestrado de Comunicação Estratégica.
- Padrões de Uso da Terapia Eletroconvulsiva em PortugalPublication . Manique, Helena Filipa Freitas; Silva, Nuno Fernando RodriguesIntrodução: a literatura médica atual corrobora a eficácia e segurança da Eletroconvulsivoterapia, especialmente no espetro de patologias afetivas graves e refratárias, cujas taxas de prevalência permanecem altas. No entanto, possivelmente por motivos de estigma e preconceito, ao considerarmos a disponibilização do tratamento, a frequência com que é prescrito e os métodos usados para o aplicar encontramos uma pronunciada heterogeneidade entre vários países, sendo no entanto desconhecidos esses mesmos dados em relação a outros, como Portugal. Esta falta de informação suscita questões importantes relativas à acessibilidade, atempada e adequada, a um tratamento verdadeiramente capaz de mudar a vida de quem dele necessita. Objetivos: este estudo propõe-se a observar a realidade Portuguesa no que concerne à disponibilização da TEC nos vários departamentos de Psiquiatria portugueses, assim como as diferenças na probabilidade de exposição ao tratamento para as várias regiões e as características do seu uso naqueles serviços que providenciam TEC. Métodos: Um questionário online, adaptado de um estudo realizado em Espanha, foi enviado aos departamentos de psiquiatria portugueses e preenchido por um psiquiatra. Alternativamente, as respostas ao questionário foram obtidas através de contacto telefónico ou presencial. Foram recolhidos dados referentes ao ano de 2017. Resultados e Discussão: 89% dos centros inquiridos usa Terapia Eletroconvulsiva, com 61% que apenas prescreve e 29% que pode aplicar tratamento no próprio serviço; 11% não usa TEC. A disponibilização é menor no interior Norte e no Sul do país continental, e no arquipélago dos Açores. Tem a sua maior taxa no distrito de Lisboa. A utilização tem alguns aspetos de heterogeneidade patente, como no aparelho e modalidade usados, e na decisão de usar atropina dentro do procedimento. Existe variabilidade pronunciada no número de sessões preconizados como ‘mínimos’, ‘habituais’ e ‘máximos’ para pacientes de situação aguda. A formação em TEC para internos de Psiquiatria raramente é obrigatória. Considerando o estudo original realizado em Espanha, encontramos algumas semelhanças: grandes variações regionais nas taxas de prescrição, os principais motivos para não disponibilizar TEC e a percentagem de centros que não aplica nem prescreve TEC. Por outro lado, é maior o número de hospitais capazes de aplicar o tratamento, sugerindo melhor probabilidade de intervenções oportunas. Não existir uma disponibilização generalizada de um qualquer método terapêutico necessário e eficaz, prejudica a evolução dos casos em que ele é necessário. A falha em proporcionar oportunidades adequadas ao uso apropriado da TEC impede ganhos muito significativos em qualidade de vida, especialmente para pacientes em situações gravemente disfuncionais, para os próprios e para a sua rede de suporte social. A presente tese apresenta os resultados preliminares do estudo de caracterização da TEC em Portugal: a sua maior limitação é ter obtido 65% das respostas a inquéritos solicitadas até à sua redação. Ainda assim, consegue o seu propósito fundamental, o de ilustrar com clareza a acessibilidade nacional a este método terapêutico e a sua heterogeneidade, tanto na distribuição como na metodologia usada na aplicação. Futuramente, será importante conduzir um estudo mais aprofundado da heterogeneidade e disponibilidade da prática, circundando as limitações como abaixo descritas do estudo presente. Conclusão: Maior discussão e visibilidade para esta terapêutica e o seu grau de importância são fatores preponderantes nesta altura. Apenas 29% das unidades Psiquiátricas públicas tem capacidade para combater de forma eficaz patologias afetivas graves, refratárias à medicação, com Terapia Eletroconvulsiva. Para estes pacientes, o curso evolutivo da patologia psiquiátrica invariavelmente estagna, e a falta deste método terapêutico acaba por vedar uma possível melhoria. Temos mais pacientes dependentes, maior morbilidade e maior mortalidade do que poderíamos ter. Uma análise metódica dos obstáculos significativos ao seu uso adequado e a construção de estratégias para aumentar a sua disponibilidade nacional serão caminhos a seguir.
- Atividade física e rotinas da criançaPublication . Canhoto, Cátia Daniela Fernandes; Cunha, Ana Isabel Silva Santos Barbosa; Alves, Marta Sofia Lopes PereiraA relevância da prática de atividade física desde faixas etárias precoces tem sido evidenciada na literatura, sendo salientado o seu papel protetor/promotor da saúde física das crianças. Contudo, a investigação desta prática em crianças de idade pré-escolar encontra-se ainda pouco desenvolvida pelo que o presente trabalho tem como objetivo estudar a atividade física de crianças em idade pré-escolar e a sua relação com variáveis familiares e do contexto da criança, como é o caso da influência parental e das rotinas da criança. No que respeita à amostra, os participantes deste estudo são 104 pais de crianças em idade pré-escolar (M = 3.92; DP = .92). Os instrumentos utilizados incluíram o Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Atividade Física da Criança- Pré-escolar (Pre-PAQ, versão portuguesa de Sancho et al., 2015) e o Questionário de Rotinas da Criança: Pré-escolar (Cunha, Major & Alves, 2016). Os resultados revelaram que, quanto à atividade física das crianças: 1) a educação física e a natação são as atividades físicas organizadas com uma taxa de participação mais elevada, 2) o parque infantil e o ar livre são os espaços de eleição para as crianças brincarem e serem fisicamente ativas, 3) as três atividades com frequências de realização mais elevadas no decurso dos três dias (“ontem”, sábado e domingo) pertencem aos níveis de atividade estacionária e lenta, 4) as crianças são mais ativas nos dias do fim de semana que no dia da semana (“ontem”), 5) aproximadamente 70% das crianças não são tão ativas quanto seria desejável, 6) não se evidenciaram diferenças no tempo de atividade física e na utilização de espaços em função do sexo. Relativamente aos pais, constatou-se que a atividade física mais praticada é a caminhada e por sua vez, a visualização de televisão é a atividade sedentária mais prevalente. No que confere ao estudo da relação entre a atividade física e as atividades sedentárias de pais e filhos, estas variáveis não demonstraram estar associadas. Por último, foram identificadas correlações positivas estatisticamente significativas entre as rotinas das crianças e a utilização de espaços designadamente, o total da escala e as subescalas vida diária, atividade/atenção positiva e educação social. O tempo de atividade física ao fim de semana mostrou estar relacionado de forma positiva com a subescala atividade/atenção positiva e as atividades sedentárias de forma negativa com a subescala educação social para o dia de “ontem”. São discutidas as implicações do estudo no âmbito da atividade física e sedentária das crianças em idade pré-escolar e das suas rotinas.
- As potencialidades da música no processo de ensino/ aprendizagem do espanhol Língua EstrangeiraPublication . Pereira, Carla Maria dos Santos; Vázquez Diéguez, José IgnacioA música é uma forma de expressão dos sentimentos humanos, um meio de estar em comunidade e, por isso, tem um papel muito importante na vida do homem. É difícil imaginar a vida sem música, e o relacionamento entre seres humanos sem este recurso. A exploração da música em aulas de Língua Estrangeira tem como objetivo pedagógico conduzir o aluno a adquirir a competência comunicativa. A canção não é somente um elemento de motivação, mas sim uma ferramenta capaz de desenvolver as principais competências linguísticas e culturais, capacidades de compreensão, atenção e interação dos alunos. Ao longo deste trabalho, apresentamos a canção como forma de responder às exigências e objetivos atuais do processo de ensino/ aprendizagem do espanhol Língua Estrangeira. Assim, este trabalho reflete, num primeiro momento, sobre a importância do uso da canção nas aulas de LE e, seguidamente, apresenta casos práticos, alguns realizados no decorrer das práticas letivas, outros surgem como propostas, procurando sempre exemplificar como a música apresenta múltiplas funcionalidades no processo de ensino/ aprendizagem do espanhol Língua Estrangeira
- PACE: Domain-Specific Language to Enable Developers Autonomy in Dealing with Complex Build PipelinesPublication . Fonseca, Nelson Ricardo Matos; Sousa, Simão Patricio Melo de; Fernandes, João PauloThe complexity of the product developed makes its validation processes too complex, namely build pipelines. This complexity of build pipelines, coupled with the lack of knowledge in different teams about their manipulation, means that teams cannot be fully independent. This independence makes one team responsible for maintaining build pipelines. The lack of independence on the teams means that they can not develop their components from end to end, which can lead to a delay in development if the team responsible for maintaining pipelines cannot fulfill all requests in a short time. Since the software market is a competitive market, it is necessary to eliminate all sources of delays, or possible delays, in order to deliver value to customers quickly and frequently. With this, it is necessary to find a solution that allows different people from different areas and teams to handle build pipelines, in a simple and fast way, with practically no context about the concepts, terms, and configurations of build pipelines. In this work, a DSL is presented with a simple understanding syntax that abstracts some concepts related to build pipelines, which allows to create build pipelines logic and to program the automation logic in the same language, and it also allows having code reuse. This solution is based on two solutions already implemented in the industry and that has been successful: the use of a DSL; and the existence of libraries of build pipelines. The design, implementation, and validation were done in the industrial context of OutSystems. This allowed the validation of the prototype in a real scenario, making a comparison between the use of the prototype and the form of development of current build pipelines in the context of this company. The results obtained show evidence that in overall, productivity increases with the use of DSL.
- Cidade e FragmentaçãoPublication . Galego, Fábio Pires; Castro, Ana Rita Martins Ochoa de; Marum, Jorge Humberto CanastraA cidade de Lisboa experienciou uma significativa redução populacional entre os anos 1980 e o início do presente século, verificando-se uma distribuição dos residentes mais antigos da cidade para zonas mais afastadas do centro, nomeadamente para as suas periferias e para os crescentes subúrbios a Norte e Sul, originando a expansão da Área Metropolitana de Lisboa e estabelecendo uma malha urbana policêntrica e fragmentada. A Zona Oriental da cidade também sofreu este fenómeno de expansão graças à redistribuição populacional, em particular a área do Parque das Nações, com novas áreas qualificadas, no âmbito da operação de reconversão levada a cabo no âmbito da Exposição Mundial de 1998. Infelizmente, esta qualificação não afetou a freguesia de Marvila, nomeadamente o Vale de Chelas, que se apresenta hoje como um enclave de grandes dimensões e com grandes necessidades de mudança. Já a frente ribeirinha da atual freguesia de Marvila tem vindo muito recentemente a sofrer transformações e é considerada pelos seus novos moradores como uma área com muito potencial, com cada vez mais projetos habitacionais e empresas a sediar-se nas antigas instalações de fábricas que operaram durante largos anos nesta zona. Apesar desta reocupação de espaços devolutos ser positiva, afeta apenas uma pequena percentagem de território, a Este da linha de caminho de ferro, sendo que a realidade da restante freguesia, a Oeste da linha, muito diferente. Chelas, apesar do seu passado rural marcado por inúmeras quintas e espaços de lazer das classes mais altas da sociedade, evoluiu depois do Plano de Urbanização de Chelas para um território que durante muitos anos se entende como problemático, divido entre vazios urbanos e densos blocos habitacionais, fraturando qualquer lógica urbana possível. É precisamente esta zona mais esquecida da freguesia de Marvila o foco para o “Concurso Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millenium bcp”, inserido no programa da 5ª edição da Trienal de Arquitetura e que se realiza no presente ano de 2019. Esta é uma das iniciativas desenvolvidas com o objetivo de qualificar esse território pois, apesar da enorme área que Chelas representa, é ainda uma zona que sofre o preconceito do passado e é também pouco apelativa no que diz respeito a atividades que possam atrair população das de outros espaços da cidade, ao contrário da frente ribeirinha, que neste momento se encontra na situação oposta.
- Centro comunitário e interpretativo de MarvilaPublication . Duarte, Jessica de Sousa; Marum, Jorge Humberto CanastraCom o olhar direccionado para uma estratégia de revitalização da freguesia de Marvila, da cidade de Lisboa, a presente investigação pretende estudar o tema Racionalidade Construtiva, do Concurso Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millennium BCP, do programa da 5ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa. Através de uma base teórica relacionada com o programa do concurso, pretende-se que a proposta procure criar forma à beleza natural, com a projecção de uma solução racional, ajustada à topografia do sítio, de modo a cerzir a malha urbana. Devido à descaracterização do local a intervir que surgiu do seu passado industrial e consequente desindustrialização, idealiza-se a diversificação do espaço público, de modo a transformar o sítio, um vazio urbano esquecido e ao abandono, num lugar, num espaço “habitável” e vivenciado por todos. Convidando a comtemplar a paisagem, ancorado às ruínas de um antigo palácio na cota mais alta do terreno, surge o Centro Comunitário e Interpretativo de Marvila que, assumindo uma abordagem de transformação do território, estabelece um programa sociocultural, abrangendo várias escalas e relações com o sítio e as pré-existências. O objecto arquitectónico de imagem aparentemente fechada, procura estabelecer contemporaneidade, respeitando a identidade do passado oriental, que marcou esta zona da cidade, o qual é refutado na relação exterior/ interior, com uma atmosfera distinta fundamentada através do vazio e da materialidade da construção. A proposta compreende diversas apropriações dos espaços, criando um metadiscurso na narrativa da intervenção, dirigindo-se aos seus futuros utilizadores, de modo convidativo a habitar o espaço público urbano contemporâneo.
- Pilots Performance and Flight SafetyPublication . Rocha, João Artur de Freitas; Silva, Jorge Miguel dos ReisThe purpose of this study is to understand the impact, evolution, and perception of cognitive fatigue as a contributory factor on the occurrence of incidents and accidents, on unpressurized aircraft. This study uses the science principles present in the ”Fatigue Management Guide for Airline Operators” (FMG) to evaluate data obtained by four methods of measuring cognitive fatigue. These consist of two objective measures, Psychomotor Vigilance Test (PVT) and an actiwatch (Readiband 5), and two subjective measures, Samn-Perelli 7-point fatigue Scale (SPS) and sleep diaries. It is also obtained results from a survey aimed to all national and international pilots and related to this theme. From this research are draw conclusions of the influence and evolution of cognitive fatigue on the operations of unpressurized aircrafts and it is understood the difference between perceived cognitive fatigue and the real cognitive fatigue accumulated by the pilot. Is also drawn findings from a launched survey related to this theme. In this case study the focus will fall upon general aviation where there are no ways to control and monitor the fatigue element, which is associated with the cause of most incidents and accidents that occur in Portugal as concluded by analyzing several GPIAAF (Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários) final reports using HFACS (Human Factor Analysis and Classification System). Normally this type of research is conducted within airline operators, that are already a very restricted and controlled domain of civil aviation.
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