Browsing by Issue Date, starting with "2025-01-10"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Reminiscência Reabilitação e Reconversão do Sanatório de Mont’Alto: Projeto de Arquitetura para o Centro de Investigação Artística do NortePublication . Soares, Anabela Maria Ferreira; Oliveira, Tiago de Almada Cardoso Proença deInserido na Serra de Santa Justa, cidade de Gondomar, surge um dos sanatórios mais imponentes de Portugal, o Sanatório de Mont’Alto. Desocupado desde o século passado devido a conjunturas económicas, políticas e demográficas, este edifício surge num período de luta incessante contra a tuberculose em Portugal. Trata-se de uma herança deixada pela arquitetura sanatorial cuja origem remete para o período do Estado Novo, e que, passado quase meio século do seu encerramento, a população de São Pedro da Cova não esquece, contando até aos dias de hoje com visitantes que o procuram com o intuito de saber mais sobre o passado do que hoje é uma ruína ou pelas vistas desafogadas que proporciona sobre a cidade do Porto, Valongo e Gondomar. Assim, conscientes do aumento dos edifícios em estado de degradação, consideramos imperativo avaliar e propor a reabilitação do edificado existente, em particular os sanatórios, cuja tipologia surgiu exclusivamente para o combate da tuberculose numa altura de grandes transformações, que face ao avanço da medicina e do controlo da doença, foram esquecidos, estando na maior parte devolutos. Posto isto, realizou-se um projeto de reabilitação e reconversão do Sanatório de Mont’Alto, alicerçado no estudo feito sobre a tríade arquitetura, política e medicina. Ao longo dos quatro capítulos pretendemos compreender os acontecimentos que estiveram na base do movimento sanatorial iniciado no século XIX e de que forma se pode adaptar estruturas em ruína para novos usos.
- Espaço arquitetónicos dedicados ao culto religioso “Islâmico e cristão” persistência e continuidadePublication . Albarazi, Ghalieh; Delgado, João Paulo Fialho de Almeida PereiraA arquitetura religiosa é um dos elementos essenciais da arquitetura, tanto no ocidente como no oriente. Na arquitetura religiosa, a cristã e a islâmica merecem destaque, devido à sua durabilidade e influência que persistem até os dias atuais. É essa persistência e impacto que será foco deste estudo, no qual a investigação analisa a arquitetura religiosa, destacando as tradições cristã e islâmica como componentes fundamentais no desenvolvimento urbano e cultural. A pesquisa analisa assuntos pertinentes aos objetivos das organizações religiosas, a relação entre as arquiteturas cristã e islâmica, e sua influência duradoura na arquitetura contemporânea. A dissertação, apoiada em metodologias qualitativas e em pesquisa bibliográfica, analisa a relevância histórica e cultural de templos, igrejas, mesquitas e outros espaços sagrados. Os capítulos discutem os conceitos de espaço sagrado e a conexão entre espiritualidade e arquitetura. Casos como as mesquitas omíadas e as basílicas romanas ilustram a mudança estética e funcional dessas edificações. A pesquisa também analisa o impacto de fatores históricos, ambientais e culturais no urbanismo romano e islâmico, ressaltando a conformidade com as necessidades sociais e espirituais. A avaliação investiga elementos como cúpulas, mosaicos, minaretes e arabescos, ressaltando a troca de influências entre as tradições islâmicas e cristãs durante períodos de convivência cultural. A arquitetura islâmica se destaca pela fusão de privacidade, sustentabilidade e simbolismo estético, enquanto a cristã enfatiza a verticalidade, a iluminação e a iconografia religiosa. Ao final, a dissertação indica que a arquitetura religiosa permanece como uma conexão entre o passado e o presente, moldando paisagens urbanas e incentivando inovações contemporâneas. A continuidade dos princípios da arquitetura clássica reflete valores culturais e espirituais que transcendem contextos históricos.
- Da Posição do Arquiteto: O papel social e político da arquitetura e urbanismo na construção de formas de territorialidade comunsPublication . Lopes, Breno Cássio; Neto, Maria de Fátima CanteiroO tema desta dissertação reflete sobre o papel social e político do arquiteto, não apenas como profissional, mas também como cidadão ativo. No ensino de arquitetura atual, a ênfase recai sobretudo em práticas que atendem questões funcionais e formais, reduzindo a arquitetura a um produto do mercado capitalista. Essa abordagem desvaloriza a função social do arquiteto, que deveria estar atenta aos problemas da cidade e da sociedade. No contexto das transformações no ensino de arquitetura em Portugal, país onde a investigação incidirá, eventos como a Reforma de 1957, as crises acadêmicas dos anos 60 e a Revolução de 1974 destacaram a importância da função social do arquiteto. O surgimento do SAAL, por exemplo, evidenciou a responsabilidade na luta por habitações dignas e acessíveis. No entanto, o ensino da arquitetura tem se mantido maioritariamente focado em temáticas formalistas, promovendo a ideia de um arquiteto como criador solitário, desconectado das questões sociais. Dessa forma, o arquiteto limita seus diálogos ao campo especializado e às normas urbanas, sem considerar adequadamente as necessidades das comunidades, assim o entendimento da população que será impactada pelas criações é suprimido em prol de uma visão autocentrada. Por meio de estudos de caso, esta dissertação investiga como a consciência social se manifesta no ensino e nas práticas arquitetônicas, com especial enfoque no curso de Arquitetura da Universidade da Beira Interior, além de explorar estratégias de cooperação entre academia e municípios para gerar impactos sociais transformadores. A investigação histórica aliada com a exposição do esforço em mitigar a crise habitacional, componentes que estruturam a presente dissertação, mostrou-se fundamental para evidenciar a relevância da participação popular, assim como para identificar os condicionantes que norteiam a formulação de hipóteses profundamente conectadas ao território e à sua comunidade, entendidas aqui como territorialidade comum. Essas premissas são corroboradas pelos estudos de caso, os quais, além de consolidarem a relevância da pesquisa como etapa inaugural para a intervenção, também enfatizam a importância da colaboração interdisciplinar no campo especializado e com a sociedade.
- Atmosferas na Arquitetura: Como a mente humana é influenciada pela luzPublication . Nicioli, Giulia Hornburg; Esgalhado, Maria da Graça Proença; Pinto, Luis Miguel de Barros MoreiraA luz é tão presente no nosso dia a dia que, muitas vezes, esquecemos quão poderosa essa ferramenta realmente é. Sem luz, a vida se torna mais difícil e pode até acabar, especialmente quando falamos da luz natural proveniente do sol. Por estarmos acostumados a sempre ter acesso à luz, raramente paramos para refletir sobre sua importância para a saúde, o bem-estar, e o papel que desempenha na transformação dos ambientes. Um bom projeto luminotécnico é capaz de elevar o conceito por trás de uma obra arquitetônica, transformando espaços em algo mais profundo: verdadeiras atmosferas. Uma das atmosferas com as quais mais interagimos no cotidiano, embora muitas vezes sem perceber, é a do lar. Um lar é mais que uma casa; é uma extensão de quem vive nele. Por isso, ao ser projetado, deve-se considerar o quão "delicado" é esse tipo de projeto. A luz é uma ferramenta essencial nesse processo, pois suas diferentes formas e características podem ser utilizadas para provocar variadas reações e emoções. Quando utilizada da maneira correta, a luz se torna uma peça fundamental na construção da atmosfera do lar. Neste sentido, está dissertação analisa os efeitos da luz na criação de atmosferas, especialmente no ambiente residencial. O estudo assenta em uma revisão da literatura e na utilização de alguns estudos de caso para ilustrar os pontos importantes. Além disso, foi desenvolvido um estudo prático para complementar o que foi investigado. Com os resultados dessa pesquisa, foi elaborado um projeto luminotécnico que visa explicar graficamente as respostas da investigação, auxiliando no entendimento da importância do cuidado e da empatia necessários ao se trabalhar com a luz, especialmente em um ambiente tão único e íntimo como o lar das pessoas.
- Reabilitação de edifícios antigos: Proposta de reabilitação da Casa Senhorial Quinta da Lage para adaptação como turismo ruralPublication . Reis, Diana Raquel Araujo dos; Nepomuceno, Ana Maria Tavares Ferreira Martins; Nepomuceno, Miguel Costa SantosO património arquitetónico é um recurso extremamente importante na identidade coletiva, resultado das interações homem-lugar ao longo do tempo. É um processo evolutivo e de adaptação constante como forma de responder às questões de conforto, sendo também uma forma de diferenciação social. Parte deste património corresponde à arquitetura civil privada, às casas senhoriais, que constituem um importante testemunho de época, de gostos e de costumes. O objeto de estudo e´ a Quinta da Lage, situada numa pequena aldeia inserida no concelho de Lousada, com o nome de Caíde de Rei, composta por casa senhorial e respetivas dependências agrícolas. Dada a impossibilidade por parte dos proprietários de realizar obras de restauro e conservação, procura-se uma rentabilidade da Quinta através da adaptação desta a Hotel de Turismo Rural. Pretende-se responder a` questão de como intervir na casa de maneira a adapta´-la ao novo programa, tendo em conta as suas características arquitetónicas e construtivas. Para tal e´ necessário compreender a evolução da casa senhorial portuguesa, assim como o enquadramento do turismo rural em Portugal, de modo a perceber como enaltecer o valor patrimonial do edificado. E´ realizada uma análise construtiva e avaliado o estado de conservação da estrutura, com o intuito de se poder apontar soluções de restauro. No final e´ apresentada uma proposta de reabilitação da Quinta, com um programa composto para turismo rural.
- Habitação Sénior: Arquitetura e Conforto na progressão do envelhecimentoPublication . Gonçalves, Sílvia Olímpia Almeida; Nepomuceno, Ana Maria Tavares Ferreira Martins; Nepomuceno, Miguel Costa SantosA presente dissertação tem como objeto de estudo e análise o espaço arquitetónico e o conforto na progressão do envelhecimento, e os fatores que influenciam este mesmo espaço, através da contextualização teórica sobre a evolução da arquitetura para idosos, bem como a análise de fatores: luz, cor, materialidade, conforto térmico e acústico no espaço habitado. Fatores de grande importância na conceção dos projetos de arquitetura de forma geral, mas sobretudo quando o público-alvo é mais envelhecido. O estudo desenvolveu-se a partir da análise bibliográfica que permitiu que cada parte do tema se fosse estruturando. Posto isto, a metodologia adotada para esta dissertação passa pela abordagem de casos de estudo, cada um com conceito e abordagem arquitetónica diferente, sendo que em cada um prevalece uma característica de maior relevo em relação aos restantes. Nos casos de estudo procurou-se a diversidade de estratégias e tipologias, a fim de melhor compreender as experiências das pessoas em grupos etários mais velhos neste tipo de alojamento e transmitir as várias realidades na Europa e no País.
- Arquitetura Emergencial - Habitação Pós-DesastresPublication . Sema, Augusto Arsénio Futi; Ferreira, Ana Tereza Vaz; Lanzinha, João Carlos GonçalvesDesastres naturais são fenómenos imprevisíveis, normalmente impossíveis de serem controlados, uns com a força destrutiva maior que as outras. Com os avanços das tecnologias já se consegue, em alguns casos, prever a sua ocorrência, mas não se pode travá-los. Os desastres naturais estão presentes em toda a parte do mundo, eles arrasam países subdesenvolvidos e até mesmo os desenvolvidos. Angola é um país onde uma boa parte da população vive em condições precárias, sendo a sua maioria habita em musseques e em zonas de riscos, muitos desses locais são afetadas pelos desastres naturais, que causam uma enorme destruição, deixando algumas pessoas sem habitação e outras acabam mesmo por perder a vida devido a seu impacto e gravidade. Neste contexto, o presente trabalho é desenvolvido em Luanda, a capital de Angola, que tem sofrido várias inundações causadas pelas chuvas sazonais, pela falta de saneamento básico com a capacidade necessária para captar a água, ou ainda pela ausência da manutenção dos sistemas, entre outros fatores. Face à problemática descrita, o presente trabalho tem como objetivo principal propor uma habitação pós-desastre, com a capacidade de dar uma resposta rápida às situações de realojamento devido à ocorrência de desastres naturais na cidade de Luanda, Angola. Pretende-se elaborar o projeto de uma construção modular, sustentável e adaptada às condições e disponibilidade de materiais locais, que responde às necessidades de alojamento no contexto angolano, em concordância com o modo de vida e hábitos locais. A proposta considera não só a sua localização em zonas urbanas, mas também em zonas remotas, contemplando soluções isoladas ou de vida em comunidade.
- (Re)Criar Laços Entre Gerações: Arquitetura como meio de Inclusão SocialPublication . Gomes, Miguel Teixeira; Campos, Inês Daniel de; Garcia, Andreia Sofia OliveiraA institucionalização dos idosos nos lares é uma problemática da sociedade contemporânea porque involuntariamente conduz ao isolamento social e à segregação intergeracional. Na Praia da Vitória, na ilha Terceira, este fenómeno é exacerbado pela localização e organização de ambos os lares de idosos existentes, os residentes se encontram desvinculados da vida comunitária, resultando numa perda gradual de conexão com outras faixas etárias e com a sociedade envolvente. A análise da malha urbana da Praia da Vitória evidencia uma pressão crescente sobre as estruturas residenciais para idosos, acompanhado da falta de espaços de interação entre diferentes gerações. A população da cidade está cada vez mais envelhecida, porém esta possui um rico património cultural e apresenta zonas subutilizadas com potencial para a criação de ambientes que reabilitem os laços intergeracionais. Este estudo aprofunda a problemática da desconexão social, propondo uma reconceção arquitetónica face às necessidades emergentes de inclusão e envolvimento ativo desta população no seio da comunidade. A proposta baseia-se na criação de um lar de idosos que transcenda a tradicional função de alojamento, erguendo-se como um elemento catalisador de interação social entre gerações. O projeto articula-se em torno de espaços de convívio multifuncionais, concebidos para fomentar o encontro intergeracional, permitindo a partilha de experiências e a reinserção dos idosos na comunidade. A composição formal e material do edifício equilibra a funcionalidade e estética, com especial atenção à luz, à cor e à materialidade, elementos fundamentais para criar uma atmosfera acolhedora e segura. A aplicação dos princípios de design universal garante a acessibilidade integral e o conforto dos residentes, assegurando um espaço inclusivo e adaptável às diversas condições físicas e cognitivas. Este projeto visa redefinir a tipologia dos lares de idosos, apresentando um modelo arquitetónico que promova a inclusão social e possa ser replicado noutras realidades. Quando se estabelece um diálogo entre gerações, não se melhora apenas a qualidade de vida dos idosos, mas também se cria uma plataforma de convívio que fortalece os laços entre gerações, afirmando assim a arquitetura como meio eficaz de inclusão social e de promoção da coesão intergeracional.
- Reabilitação do Habitar: A Habitação Num Mundo Pós-Pandémico - O Antigo Hotel Tivoli PortoPublication . Azevedo, João Afonso Oliveira Borges de; Fernandes, Miguel João Mendes do Amaral SantiagoHabitar é um conceito transversal a todos os seres humanos, independentemente da forma que assume ou sobre que tipologia recai. Ao longo dos tempos, e fruto do contexto em torno das diferentes épocas e efemérides do mundo civilizado, esse conceito transmuta-se; sofre alterações que seriam sempre um reflexo ideológico e antropológico da sociedade. A habitação é palco para o desenrolar da vida e desenvolvimento da Humanidade, como todos os rituais a ela intrínsecos e, portanto, as condições nas quais esta se materializa, bem como as condicionantes das mesmas, são de extrema importância. Desta feita, a investigação desenvolvida pretende apurar diferentes alterações e suas causas na habitação ao longo dos tempos, incidindo sobre o impacto que a pandemia do COVID-19 causou na perceção do espaço doméstico habitado no período entre 2020 e 2022, bem como os fatores que contribuíram/deixaram de contribuir para a qualidade de vida. Em adição, e concretizando as descobertas da investigação, sendo também ele uma tipologia habitacional, é proposta a total compreensão e reabilitação do conjunto referente ao antigo Hotel Tivoli Porto, para que este se pudesse afirmar como um modelo atualizado do habitar, dotado das valências indispensáveis à qualidade de vida do habitar.
