Departamento de Comunicação, Filosofia e Política
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Comunicação, Filosofia e Política by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações Públicas"
Now showing 1 - 10 of 69
Results Per Page
Sort Options
- Análise dos Métodos de Promoção dos Projetos de Desenvolvimento RegionalPublication . Mendes, Vasco Matias; Estevão, Cristina Maria SantosEste relatório de estágio visa a obtenção do grau de Mestre em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas, na Universidade da Beira Interior, através do culminar de todos os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico no mesmo e de toda a experiência profissional obtida, através do estágio curricular. Num mundo cada vez mais globalizado, onde tudo está à distância de um clique, é cada vez mais importante saber comunicar e criar uma ligação com o público. Esta situação não afeta só o mercado, mas também as instituições públicas e as próprias regiões. Esta situação é o foco deste relatório, perceber de que forma uma instituição administrativa municipal consegue adaptar a este contexto e promover efetivamente os seus projetos de desenvolvimento regional. Durante o decorrer deste estágio, inserido no Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Câmara Municipal da Covilhã, o estagiário esteve envolvido nas mais variadas atividades, das mais diversas áreas, que serão relatadas ao longo do relatório. Foi ainda efetuada, uma pesquisa teórica acerca dos temas relevantes, e através da mesma, elaborado e aplicado um inquérito ao público de um destes projetos - as visitas guiadas de reabertura do Teatro Municipal da Covilhã. Este estudo apresenta como objetivo geral explorar os meios de comunicação utlizados pelo gabinete de comunicação e relações públicas, e perceber quais são os mais eficazes na divulgação de projetos diretamente ligados ao desenvolvimento regional. Os resultados obtidos com a realização do estudo empírico servirão não só para atingir os objetivos traçados, mas também com o intuito de serem divulgados à instituição acolhedora e ajudar na manutenção e melhoria dos seus serviços.
- A ascensão do populismo de direita nas redes sociais: Uma análise comparativa do instagram de Jair Bolsonaro (BR) e André Ventura (PT) nas últimas eleições presidenciaisPublication . Costa, Maria Eduarda Odilia; Santos, David GeraldesA ascensão do populismo de direita, através das mídias sociais, fez com que políticos extremistas conseguissem crescer em países que adotam um regime democrático. Assim, no contexto brasileiro e português os discursos extremistas, o compartilhamento de notícias falsas e o processo de descredibilização da democracia são ações cada vez mais comuns e estimuladas pelos líderes populistas André Ventura (PT) e Jair Bolsonaro (BR). Para auxiliar ainda mais no processo de descrença política e alterar toda a lógica da esfera pública, tais atores mostram-se como os “salvadores da pátria”, persuadindo o público que está cansado da dinâmica política “tradicional”. Com intuito de concentrar os estudos, reconhecendo a forte presença política dessas personalidades nas mídias sociais, o presente trabalho analisará o perfil do Instagram dos políticos direitistas Jair Bolsonaro e André Ventura, levando em conta os 30 dias que antecederam as últimas eleições presidenciais de cada país. Diante desse cenário, o projeto desenvolvido irá estudar a ascensão do populismo de direita nas redes sociais, produzindo uma análise comparativa, realizada por meio da categorização dos conteúdos postados durante o prazo estipulado. Por fim, serão examinadas as semelhanças e discordâncias encontradas entre os líderes políticos analisados, com o objetivo de entender o crescimento do populismo de direita nas redes sociais, a partir da perspectiva de cada país.
- A Assessoria de Comunicação e a Moda Sustentável: Estudo comparativo das redes sociais das marcas Vintage For A Cause, Lemon Jelly e MelissaPublication . Silva, Francisca Rita Almeida; Elias, Herlander AlvesA comunicação é a base fundamental pela qual a humanidade desenvolve a todos os níveis, é algo que está intrínseco no nosso ser. Com o surgimento de organizações, e marcas, os indivíduos encarregues por essas mesmas procuram desenvolver maneiras de comunicação de forma a alcançarem o maior número de pessoas, de modo que estas procurem os seus produtos ou serviços. No entanto existem organizações, neste caso no mercado da moda, que fabricam os seus produtos de maneiras prejudiciais ao ambiente. Isto acontece porque estas peças de vestuário são vendidas a preços acessíveis o que leva às pessoas a comprarem com frequência. Contudo, existe uma parte da população que sofre as consequências deste consumo descontrolado. Porém atualmente, existem organizações, e pessoas, que procuram ativamente combater este fenómeno através da compra de artigos, neste caso de roupa, de forma a não acelerar esses problemas ambientais e sociais. Por esse motivo e outros motivos, as marcas estão atualmente a atravessar por um período de ajustamento interno relativamente aos seus métodos de produção, de forma a diminuir a sua pegada ambiental. Nesse sentido é necessário comunicar ao público sobre estas mudanças internas, é aqui que os profissionais de comunicação entram. Estes profissionais têm de criar e manter planos de comunicação que destaquem não só os valores da marca, mas também a visão sustentável da marca. Durante o estágio desenvolvido na Companhia Das Soluções, a estagiária desenvolveu a investigação de como as marcas sustentáveis, nomeadamente Lemon Jelly, Vintage For A Cause e Melissa (todas marcas clientes da agência), comunicam nas redes sociais, de forma a analisar se os métodos são semelhantes.
- A Assessoria de Comunicação e a Notoriedade de Marca nas Indústrias de ModaPublication . Barbosa, Mariana Rocha Aguiar; Gonçalves, Gisela Marques PereiraA comunicação e interação acompanham as alterações socioculturais da humanidade em todas as situações do quotidiano. As marcas, entidades criadas e desenvolvidas pelo Homem, por sua vez, são moldadas pelos mais diversos interesses e vontades desta mesma humanidade. Ao profissional de comunicação, é exigido que crie estratégias comunicacionais para as marcas, que devem caminhar junto da evolução da sociedade global, com vista à criação de notoriedade. Desta forma, com o apogeu da Web e a migração da sociedade para a comunidade online, também as organizações sentiram necessidade de se reinventar e criar a sua identidade digital. Os meios mais tradicionais como a televisão e a imprensa criaram canais para chegar aos públicos, levando consigo a comunicação das marcas. As redes socias fizeram nascer os Influenciadores Digitais, novos agentes de comunicação para as marcas que funcionam como verdadeiros líderes de opinião junto do seu publico. Esta paralelismo comunicacional fez levantar a questão da sobrevalorização destes novos meios online, e se realmente estes poderiam ser a escolha mais acertada para trabalhar a notoriedade das marcas. Tendo em conta esta questão e todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio de seis meses na agência de assessoria de comunicação, Companhia das Soluções, o presente relatório foca esta questão no ramo das indústrias de moda, estudando comparativamente as marcas Fred Perry, Lemon Jelly e Pinko.
- Assessoria de imprensa: gestão ou manipulação da informação?Publication . Figueiredo, Teresa Catarina Oliveira; Gonçalves, Gisela Marques PereiraO relacionamento entre assessores e jornalistas é um tema tão antigo quanto polémico. Alguns autores encontram uma relação de interdependência na sua prática profissional, enquanto outros entendem a assessoria como para-jornalismo, uma atividade manipulativa da opinião pública, através do agendamento mediático. Tendo presente estas visões antagónicas, este estudo visa explorar qual o tipo de relacionamento que se verifica, no atual panorama português, entre os jornalistas e os assessores de imprensa. Através de uma metodologia quantitativa pretendeu-se compreender, por via da aplicação de um inquérito por questionário, qual a perceção dos jornalistas acerca dos comportamentos, trabalho e valores que regem a assessoria de imprensa. As respostas dos 417 inquiridos revelaram que a maioria dos jornalistas considera existir um ambiente de respeito mútuo, mas também que somente 23% concorda que a relação entre jornalistas e assessores de imprensa é de interdependência. Além disso, a associação da atividade de assessoria com propaganda prevalece na opinião de muitos jornalistas, o que sugere não ter sido ainda alcançada uma relação de confiança e de espírito de equipa entre ambos os grupos profissionais.
- Comunicação Além-FronteirasPublication . Rocha, Rafael Augusto Masson; Gonçalves, Gisela Marques PereiraEsta dissertação estuda a comunicação online das empresas de tecnologia Amazon, Google e Microsoft através do Twitter, nos Estados Unidos da América, Brasil, Itália e Reino Unido. Busca-se compreender e comparar as estratégias comunicacionais destas empresas e a comunicação online destas empresas em diferentes países. Para tal, recorreu-se a um método de recolha de dados automatizado entre janeiro e maio de 2020, com a coleta de 6.995 publicações do Twitter. O estudo fundamenta-se nas teorias das Relações Públicas, na vertente da gestão de relacionamentos entre público e organizações, mais especificamente, na teoria da comunicação dialógica de Kent e Taylor (1998; 2002). Elabora-se um conjunto de categorias de análise para analisar uma semana de posts com base nos estudos aplicados da teoria da comunicação dialógica nas redes sociais de Rybalko e Seltzer (2010) e de estudos que analisam a construção de relacionamento interpessoais através do Twitter, como Li e Wu (2018). Para esta análise utiliza-se a metodologia proposta por Wang e Yang (2020) de criação de uma semana de referência (amostra) com publicações selecionadas para cada conta do Twitter, para identificar a presença das categorias de análise. Os resultados demonstram que as categorias de comunicação dialógica estiveram presentes em 34,8% das publicações e que as categorias de construção de relacionamentos interpessoais estiveram presentes em 17,1% das publicações. Os dados analisados também apontam que a comunicação online difere em maior grau na comparação entre países do que entre as empresas selecionadas.
- Comunicação de crise através das Redes Sociais: o caso da VodafonePublication . Martins, Bruna Baptista; Elias, Herlander AlvesAs redes sociais vieram estreitar as relações entre organizações e consumidores. Estas são hoje a forma mais rápida que os públicos encontram para se comunicarem com as marcas, obrigando assim as organizações a alterar a sua forma de comunicar com os seus consumidores. As redes sociais passaram a ser utilizadas como forma de chegar aos públicos e como forma de os consumidores poderem estar mais próximos das organizações. Neste sentido surge a necessidade de aplicar a utilização das redes sociais para gerir uma situação de crise. Assim, o tema desta dissertação consiste na análise da comunicação de crise da Vodafone Portugal durante o ataque cibernético de fevereiro de 2022, nas redes sociais Facebook e Twitter. O fundamento teórico utilizado para esta investigação é a Teoria da Comunicação de Crise Situacional (TCCS). Esta teoria, elaborada por Coombs (2007), apresenta várias variáveis modelo para possíveis crises e apresenta ainda as estratégias de resposta para cada tipo que o gestor de crise deve seguir. Através do estudo de caso da Vodafone, realizado com recurso à análise das publicações feitas pela mesma no Facebook e no Twitter, verificamos que a Vodafone recorreu a uma estratégia de gestão do significado, com a predominância de informações de ajuste e de respostas reparativas primárias da categoria reconstrução: compensação, gerando, segundo Coombs (2007), uma resposta satisfatória. Em conclusão, podemos afirmar que as organizações podem beneficiar das redes sociais quando o objetivo é gerir uma crise, uma vez que os seus consumidores mantém-se informados e atualizados. Contudo, consideramos que a utilização das redes sociais não é suficiente para gerir uma situação de crise eficazmente, é necessário complementar com outros meios, são exemplo os press releases e as conferências de imprensa.
- A comunicação digital nos estúdios de jogos brasileirosPublication . Pinheiro, Jéssica Ronton; Reis, Bruno Miguel Carriço dosA Comunicação no ambiente digital dos estúdios de videojogos brasileiro é o enfoque central desta dissertação, a pertinência da temática reside no potencial de crescimento do setor, bem como no baixo número de estudos que correlacionem a comunicação digital e os estúdios no Brasil. Sob esta perspectiva, fez-se um estudo sobre as ferramentas de comunicação utilizadas pela indústria, como também as práticas de marketing, publicidade e relações públicas, com o intuito de investigar qual o nível de compreensão e de empregabilidade destas ferramentas no cotidiano por parte destas empresas para a construção da comunicação junto aos seus públicos. Também buscouse compreender os elementos envolvidos na elaboração da Arquitetura da Informação e o impacto do mesmo nas organizações. Realizou-se uma análise de conteúdo com um grupo de estúdios brasileiros, foram selecionados uma amostra com cinco empresas do setor, o número reduzido se deu para conseguir analisar de modo mais aprofundado as múltiplas redes sociais utilizadas pelas organizações. O objetivo do trabalho foi o de verificar as estratégias e a construção das marcas de games no país perante seus públicos no ambiente online. Buscando verificar as práticas e como se posicionam as empresas no cenário nacional. Após o desenvolvimento e análise da pesquisa, identificou-se diversos pontos fracos no desenvolvimento comunicacional dos estúdios de videojogos brasileiros, devido a não utilização de estratégias de marketing e publicidade nos canais oficiais dos estúdios. Bem como a não criação de conteúdo e atualizações das redes sociais e também algumas barreiras que precisam ser transpostas pelos estúdios para conseguir desenvolver uma comunicação eficiente e objetiva.
- Comunicação do AcontecimentoPublication . Henriques, Ana Maria Paulo; Camilo, Eduardo José MarcosExistem incompatibilidades entre as atividades de relações públicas e jornalismo. Têm interesses diferentes, em que os primeiros dão preferência aos valores corporativos, e os segundos aos valores-notícia. No âmbito dessas complementaridades e diferenças, a organização dos pseudoacontecimento ocupa um lugar central. Os pseudoacontecimentos são uma das inúmeras ferramentas das relações públicas, seja através da produção de notas de imprensa ou encenação de acontecimentos para serem reportados pelos jornalistas. Através da difusão de notas de imprensa, a assessoria de imprensa tem um grande impacto na produção noticiosa, podendo criar pseudoacontecimentos, conseguindo influenciar a opinião pública ao mesmo tempo que melhora a reputação de determinada organização. Desta forma, o estudo tem como objetivo apurar a importância que os jornais locais dão às notas de imprensa, tal como entender como as duas atividades se intercalam para difundirem os acontecimentos, e por fim, verificar se há de facto persuasão e propaganda. O presente relatório resulta de um estágio de três meses no Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Câmara Municipal de Alcobaça, com a observação direta sobre a comunicação realizada numa organização política e municipal. Será sustentado pela avaliação de dados recolhidos através da assessoria de imprensa efetuada no estágio, com a realização da análise de conteúdo ao clipping, e ainda, entrevistas abertas a especialistas das duas áreas. Descobriremos como os jornais locais, na sua maioria, modificam as suas notícias em relação às notas de imprensa enviadas pelo gabinete, existindo de facto incompatibilidades entre as relações públicas e o jornalismo, sendo possível relacionar o pseudoacontecimento com a persuasão.
- Comunicação estratégica digitalPublication . Pereira, João Pedro Guerra; Sá, Sónia Manuela Martins deA comunicação estratégica, de que faz parte a produção de planos de comunicação, revela-se importante, nos dias de hoje, devido aos fenómenos digitais, trazidos pela invenção da web, que vieram proporcionar às organizações novas possibilidades de se relacionarem com os seus públicos (internos e externos) - é exemplo a comunicação mais direta e interativa com os stakeholders, ou outros públicos externos à organização, através, nomeadamente, das redes sociais. De entre os conjuntos de organizações que vieram aproveitar os novos ambientes comunicativos estão as organizações nãogovernamentais (ONG) ou identidades constituintes do Terceiro Setor. As argumentações e perspetivas teóricas relativas ao setor de organizações sem fins lucrativos e à comunicação estratégica são componentes deste projeto, que tem por objetivo a criação de um plano de comunicação, referente à comunicação externa e digital, para a CooLabora, uma ONG sediada na cidade da Covilhã, Portugal. O plano apresenta simultaneamente objetivos primários e secundários - sendo os primeiros passíveis de avaliação - de modo a verificar a eficiência do respetivo plano. Os objetivos primários referem-se a um aumento da interação do público com a CooLabora, em que é exemplo o aumento de subscritores e de visualizações no YouTube. Já os (objetivos) secundários são relativos à concretização, principalmente, de alterações visuais e gráficas nas plataformas digitais. Na fase de avaliação, foi concluído que o plano de comunicação registou uma eficiência positiva, existindo, consequentemente, uma resposta igualmente positiva à pergunta de partida - “Qual o resultado da ação da atividade de Relações Públicas na aproximação e envolvimento de Organizações Não Governamentais e dos seus públicos?” – ou seja, confirmando-se que o trabalho desenvolvido na assessoria de comunicação, no âmbito das Relações Públicas, é capaz de criar um aumento no envolvimento e na aproximação entre ONG e os seus públicos. O estudo da eficiência do plano realizou-se com base nas estatísticas das plataformas digitais que receberam a implementação de ações.