FAL - DCFP | Documentos por Auto-Depósito
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FAL - DCFP | Documentos por Auto-Depósito by Title
Now showing 1 - 10 of 296
Results Per Page
Sort Options
- A acção das relações públicas na esfera públicaPublication . Gonçalves, Gisela
- Actas do Congresso Internacional - As Confissões 1600 anos depois: Presença e ActualidadePublication . Freitas, Manuel Barbosa da Costa; Rosa, José Maria SilvaO presente volume de Actas, editado pela Universidade Católica Editora (UCE – Lisboa), reúne o conjunto de comunicações apresentadas durante o Congresso internacional - As Confissões de Santo Agostinho - 1600 anos depois: Presença e Actualidade, organizado por José Maria da Silva Rosa, Manuel Barbosa da Costa Freitas e Joaquim Cerqueira Gonçalves, e realizado na mesma Universidade, em Lisboa, nos dias 13 a 16 de novembro do ano 2000.
- Os administradores da ilusão: o espetáculo na cultura mediática contemporâneaPublication . Correia, João CarlosNeste texto, identifica-se o espectáculo como categoria fundamental da cultura mediatica a qual, ao contrário do que muitos supõem, não se resume à cultura televisiva. Essa vocação espectacularizante, que se traduz muitas das vezes no sensacionalismo e na exploração primária de emoções, surge associada à centralização da cultura mediática nos projectos individuais, no que parece ser um traço da moderna comuni- cação de massa: passa pelos reality shows, pela insistência nos dramas reais e pelas histórias de vida. Será isso uma mera tendência para a despersonalizarão dos indivíduos através da gestão dos seus desejos? Qual é a importância do individualismo na descoberta de novas formas de viver a vida e na afirmação de novos direitos.
- O Admirável Mundo das Notícias: Teorias e MétodosPublication . Correia, João CarlosEspelho de anos de aulas em Teoria da Notícia, o livro "O Admirável Mundo das Notícias" pretende ser uma manual onde se encontre uma abordagem medianamente aprofundada da literatura disponível sobre Estudos Jornalísticos. Apesar da sua intenção primeira de auxiliar alunos e investigadores não abdica de assumir as perplexidades de um tempo de mudança que afecta o campo jornalístico, descrito como em crise mas também como rico em oportunidades transformadoras. Assim, além dos temas que normalmente são esperados num Manual deste género ( os métodos de análise do discurso noticioso, a produção das notícias, as fontes, as rotinas, o profissionalismo jornalístico, a objectividade e os efeitos das notícias), introduzem-se problemas novos que resultam das modificações que se fazem sentir no espaço de visibilidade mediático: os desafios tecnológicos, as mutações sociais e a emergência de correntes que desafiam os modelos tradicionais e canónicos de jornalismo.
- Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media portugueses memória de um projetoPublication . Correia, João Carlos; Canavilhas, João; Carvalheiro, José Ricardo; Morais, Ricardo; Sousa, João Carlos; Ferreira, Gil BaptistaO campo do jornalismo foi atravessado, nas últimas décadas, por reflexões teóricas e experiências que visam melhorar o relacionamento entre os públicos e a vida comunitária, tentando incentivar esses mesmos públicos a participar no debate das questões de interesse colectivo. Sob a influência de elementos teóricos projectados pela teoria da democracia deliberativa, pela reflexão comunitarista e pela obra de John Dewey e também das transformações tecnológicas que incentivam a interactividade, o jornalismo implica hoje uma referência ao reforço da participação dos públicos na cidadania e ao papel que o jornalismo pode desenvolver no reforço dessa participação (Dewey, 2004; Mesquita, 2003; Dahlgren & Sparks, 1991). Simultaneamente, o jornalismo público tem-se afirmado como um movimento que visa ultrapassar alguns contextos de crise que dificultaram o relacionamento entre o jornalismo e a vida cívica, nomeadamente a orientação exclusivamente dirigida para o mercado, o reforço da tendência conhecida pela fusão do entretenimento com a informação (infotainment), o incremento das soft news, e a excessiva dependência de fontes oficiais e de rotina. Neste contexto, o projecto “Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media portugueses”1 surgiu com o objectivo fundamental de identificar, fomentar e experimentar práticas jornalísticas que contribuam para reforçar o compromisso dos cidadãos com a comunidade e a deliberação democrática na esfera pública, numa perspectiva de fortalecimento da cidadania, seguindo o exemplo do chamado jornalismo público e, eventualmente, outras formas de jornalismo comunitário (Glasser, 1999; 2002).
- Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media regionais portuguesesPublication . Correia, João Carlos; Canavilhas, João; Morais, Ricardo; Sousa, João Carlos; Carvalheiro, José RicardoSinopse O campo do jornalismo tem vindo a ser atravessado, nas últimas décadas, por reflexões teóricas e experiências que visam melhorar o relacionamento entre os públicos e a vida comunitária, tentando incentivar esses mesmos públicos a participar no debate das questões de interesse colectivo. Sob a influência de elementos teóricos projectados pela teoria da democracia deliberativa, pela reflexão comunitarista e pela obra de John Dewey e também das transformações tecnológicas que incentivam a interactividade, o jornalismo implica hoje uma referência ao reforço da participação dos públicos na cidadania e ao papel que o jornalismo pode desenvolver no reforço dessa participação (Dewey, 2004; Mesquita, 2003; Dahlgren & Sparks, 1991). Simultaneamente, o jornalismo público tem-se afirmado como um movimento que visa ultrapassar alguns contextos de crise que dificultaram o relacionamento entre o jornalismo e a vida cívica, nomeadamente a orientação exclusivamente dirigida para o mercado, o reforço da tendência conhecida pela fusão do entretenimento com a informação (infotainment), o incremento das soft news, e a excessiva dependência de fontes oficiais e de rotina. Neste contexto, o projecto “Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media portugueses”1 surgiu com o objectivo fundamental de identificar, fomentar e experimentar práticas jornalísticas que contribuam para reforçar o compromisso dos cidadãos com a comunidade e a deliberação democrática na esfera pública, numa perspectiva de fortalecimento da cidadania, seguindo o exemplo do chamado jornalismo público e, eventualmente, outras formas de jornalismo comunitário (Glasser, 1999; 2002). A ideia orientadora fundamental do projecto foi a análise da possibilidade de substituir uma agenda determinada, maioritariamente, por definidores primários, por uma agenda em que também se desse visibilidade às questões de interesse público identificadas pelos públicos dos media (Charity, 1995).
- Agenda dos Cidadãos: práticas cívicas na Imprensa Regional PortuguesaPublication . Correia, João Carlos; Morais, Ricardo; Sousa, João CarlosO Projecto “Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media portugueses” surgiu com o objectivo fundamental de identificar, fomentar e experimentar práticas jornalísticas que contribuam para reforçar o compromisso dos cidadãos com a comunidade e a deliberação democrática na esfera pública, numa perspectiva de fortalecimento da cidadania, seguindo a inspiração e o exemplo do chamado jornalismo cívico.
- Algorithms and communication: A systematized literature reviewPublication . García Orosa, Berta; Canavilhas, João; Vázquez Herrero, JorgeThe influence of algorithms on society is increasing due to their growing presence in all areas of daily life. Although we are not always aware of it, they sometimes usurp the identity of other social actors. The main purpose of this article is to address the meta-research on the field of artificial intelligence and communication from a holistic perspective that allows us to analyze the state of academic research, as well as the possible effects on these areas and on the democratic system. To this end, we carried out a systematized review of recent literature using quantitative and qualitative approaches. The subject analyzed is changing and novel: it includes the impact and interaction of algorithms, bots, automated processes, and artificial intelligence mechanisms in journalism and communication, as well as their effects on democracy. The results show expanding scientific production, mostly in English, based on theoretical discussion or focused on the perception of communication professionals. The object of study is centered mostly on journalism and democracy, and to a lesser degree on ethics or education. Studies indicate great interest in the effects of the use of algorithms on journalism and democracy, but the answers are still uncertain and the challenges for the coming years are significant
- Alice nas janelas do ecrã: algumas reflexões sobre identidade e género na era da netPublication . Correia, João CarlosA problemática da identidade conheceu um novo desenvolvimento com as novas tecnologias da comunicação.A Internet parece feita à medida de uma modernidade tardia marcada pela emergência do pluralismo e pela ênfase nas particularidades individuais. As potencialidades lúdicas e de apelo à imaginação introduzidas por muitas das formas de Comunicação Mediada por Computador parecem constituir um apelo para reflectir sobre a identidade humana de um modo em que os termos “descentrada”, “fluida” e “não linear” são os que mais facilmente nos ocorrem.
- "Apresentação": Olhares Luso-Brasileiros sobre LiteraturaPublication . Rosa, José Maria SilvaEm meio destoutro mar atlante que nos une e nos diferencia – a Literatura -, mas também nas suas margens, procuraram-se olhares diversos, cruzados, polifémicos (mas não vesgos nem ciclópicos), amiúde provocatórios, que se pudessem congraçar em torno de um ser lusíada que sempre se disse e diz de muitos modos. Pretendia-se revisitar o passado, auscultar 0 presente e, outrossim, se os numes das letras a permitissem, adivinhar 0 futuro, o que é a forma mais exce1ente de começar a construi-lo. E assim, do «Grito do Ipiranga» ao «Portugal Avozinho», de Bandeira, se foi encontrando um entremeio, um estar marítimo e baloiçante, cá e lá, nem cá nem lá, que, por entre velas enfunadas e mastros rangentes, procurou vislumbrar de novos astros nos céus, ‘delirar’ novos símbolos, sonhar impossíveis e sossegar, alfim, entre as capitosas delicias de um ultimo e invertido «vinho-de-torna-viagem», porque, se outrora achámos, hoje é o Brasil que de muitos modos redescobre Portugal.