FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Browsing FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by advisor "Alves, Helena Maria Baptista"
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- Ações de comunicação das empresas hoteleiras nas redes sociais e a sua perceção pelos utilizadoresPublication . Alves, Daniela Antunes; Alves, Helena Maria BaptistaO objetivo deste trabalho visa compreender a relação entre a comunicação das empresas hoteleiras nas redes sociais e a perceção que delas têm os seus clientes. Esta investigação aborda dois métodos, o método qualitativo e o método quantitativo. Para o estudo qualitativo foram selecionados quatro diretores de empresas hoteleiras na Beira Interior, Portugal, e para o segundo método obteve-se uma amostra de 265 sujeitos. Foram utilizadas várias técnicas analíticas para avaliar as relações entre as variáveis, tais como, a análise descritiva, a análise fatorial, a análise clusters e uma análise de crosstabs. Este estudo permitiu recolher informações sobre o tipo de ferramentas de comunicação, o tipo de meio de comunicação, o tipo de rede social que as empresas hoteleiras utilizam e permitiu também comparar o que os gerentes dos hotéis fazem das suas ações de comunicação e o modo como os clientes percecionam as mesmas. A principal conclusão deste estudo é que as empresas hoteleiras e os clientes dão grande ênfase às ferramentas de comunicação. Constata-se que a maioria dos clientes tem apenas um conhecimento mediano sobre as comunicações feitas pelas empresas hoteleiras, e ainda que poucos responderam às promoções feitas pelos hotéis através da Internet ou fora da Internet, apesar de este ser um meio de comunicação fundamental para ambas as partes. Assim, por um lado os hotéis devem continuar a desenvolver novas estratégias, de forma a despertar interesse, atrair novos clientes e reter os mesmos no meio online e por outro, as redes sociais é um ponto essencial para as empresas hoteleiras e para os clientes. No entanto, a imagem que as empresas hoteleiras pensam estar a transmitir e a reputação que os utilizadores percecionam indica que, na generalidade, os hotéis auferem uma boa reputação e uma boa imagem junto dos clientes.
- A co-criação de valor entre turistas através de comunidades onlinePublication . Alegre, João Filipe Moreira; Alves, Helena Maria BaptistaA co-criação de valor tem sido um tema com um número crescente de estudos nos últimos anos. Apesar disso, este tema tem sido principalmente contextualizado num ambiente entre as empresas e os consumidores (B2C), deixando de lado uma componente importante e que pode ter implicações tanto para investigações futuras, como para o futuro das empresas. Em setores como o do turismo, que possuem um grande valor experiencial, cria-se uma lacuna ao não se considerar as interações entre os próprios turistas (C2C) nos processos de cocriação de valor. Com a crescente evolução da tecnologia, estas interações entre turistas tornaram-se ainda mais relevantes, depois da criação de plataformas online dedicadas somente ao turismo e à troca de ideias, sugestões e experiências. Este estudo pretende analisar as interações C2C através das comunidades online, para perceber quais os antecedentes que levam os turistas a interagir em processos de co-criação de valor e quais as consequências geradas por esses processos. Além de uma revisão da literatura, foi ainda realizado um estudo quantitativo, com o qual se pretende, através da ferramenta Smart PLS 3, analisar a ligação e as influências existentes entre os antecedentes da co-criação de valor e as suas consequências. Estas análise foram realizadas através de um modelo elaborado com base nos estudos de Yi e Gong, 2013, Frasquet-Deltoro et al., (2019), Gruen et al., (2006), Sugathan e Ranjan (2019), Da Silva (2019) e Mathis et al., (2016). Demonstrou-se neste estudo que a confiança, o valor percebido pelas comunidades online e a qualidade do e-WOM têm influência positiva na cocriação de valor online entre turistas, enquanto os consequentes da co-criação de valor online serem afetados, de forma positiva e significativa, pelas atividades de co-criação online demonstra que estas devem ser exploradas de modo a serem potenciadas no futuro.
- A cocriação de valor no ensino superior: Um estudo de caso com estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira InteriorPublication . Vitoriano, Paulo Roberto de Souza; Pereira, Carla Alexandra Barbosa; Alves, Helena Maria BaptistaCocriação de valor é um tema que vem ganhando destaque entre as empresas de serviços, incluindo diversas áreas, inclusive a área dos serviços educacionais. Assim, esse estudo faz alusão a cocriação de valor no ensino superior com os estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior. O objetivo principal foi perceber as diversas facetas do papel do estudante no processo de cocriação de valor no ensino superior. Para concretizar esse estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, através de um guião de entrevista semiestruturado, que teve como amostra vinte entrevistados, envolvendo estudantes de 1° e 2° ciclos, conduzidas de forma presencial e gravadas com a permissão dos entrevistados. Os resultados mostram que todas as dimensões estão inseridas no processo de cocriação de valor no ensino superior. Baseado nas facetas utilizadas pelos estudantes no processo de cocriação de valor, consegue-se identificar que a dimensão “compartilhamento” é a mais intensa entre eles, já “feedback” foi identificada como a menos intensa, envolvendo o tema aprendizagem colaborativa. No tema comportamento, a dimensão “recomendação” é a de maior intensidade, ficando a “tolerância” como a menos intensa entre os estudantes.
- Conhecimento tácito como vantagem competitiva nos relacionamentos com o cliente: o caso do turismo ruralPublication . Pereira, Carla Alexandra Barbosa; Ferreira, João José de Matos; Alves, Helena Maria BaptistaNuma era altamente competitiva, onde o grau de exigência dos clientes aumentou, o marketing relacional (MR) assume importância quer a nível académico, quer a nível prático, no sentido da criação de relações sustentáveis a longo prazo. O conhecimento sobre os clientes é um recurso considerado fonte de vantagem competitiva dado que permite satisfazer melhor as necessidades específicas. Assim, o conhecimento tácito (CT) ao ser intangível e ao possuir as caraterísticas de uma vantagem competitiva sustentável pode permitir a uma empresa manter um desempenho superior relativamente à concorrência na criação de valor ao cliente. O serviço prestado pelas empresas de turismo rural (TR), familiar e personalizado, demonstra-se uma área onde o CT pode promover comportamentos leais via construção da confiança e compromisso afetivo, bem como de níveis de qualidade percebida superiores que aumentam a satisfação. Neste sentido o objetivo desta investigação é avaliar a importância do CT para a manutenção de relações a longo prazo através da promoção da confiança e da qualidade de tratamento e de serviço, para maior compromisso e satisfação, nas empresas de TR. Para tal foi testado um modelo, recorrendo à estimação através de equações estruturais, tendo por base as perceções de utilizadores de TR sobre a influência do CT nos elementos relacionais que potenciam a lealdade. Dos resultados obtidos ressalta a importância atribuída ao CT no desenvolvimento de sentimentos de confiança e na qualidade percebida para uma lealdade mais comportamental, no sentido de voltar a visitar as empresas de TR ou defendê-las de críticas negativas de terceiros. Esta investigação contribui assim, em termos teóricos, para o reforço da investigação sobre o CT, a satisfação e a lealdade, em serviços de elevada interação, mostrando como o CT pode efetivamente converter-se numa fonte de vantagem competitiva sustentável na construção de relações a longo prazo com os clientes, sendo que até hoje poucos estudos se debruçaram sobre esta relação. Em termos práticos realçando a importância que as empresas devem por isso dar ao CT dos empregados, já que os clientes o consideram importante para permanecerem na empresa. Não o fazerem pode dificultar a construção de relações duradouras. O MR e a gestão do conhecimento surgem associados e podem complementar-se no sentido de promover a vantagem competitiva das empresas de TR.
- O Contributo das redes sociais para a experiência em turismoPublication . Ferreira, Dina Filipa Salvador; Alves, Helena Maria BaptistaEsta investigação analisa as redes sociais num contexto de turismo e pretende entender qual o contributo que as redes sociais têm nesse setor, mais concretamente entender quais os valores experienciais que os turistas mais retiram da sua experiência on-line. Pretende também, ser uma mais-valia para as empresas que através desta, compreendem quais os valores (funcionais, sociais e psicológicos ou hedónicos) que mais influenciam a satisfação dos utilizadores. Para que estas e mais respostas sejam dadas foi realizado um inquérito por questionário online, a 157 utilizadores portugueses das redes sociais, sendo possível através deste, identificar quais os valores mais relevantes na experiencia de turismo on-line. Conclui-se que o valor funcional: optimização da informação e o valor psicológico ou hedónico são os que mais contribuem para a satisfação dos utilizadores das redes sociais. Foram ainda encontrados grupos de utilizadores presentes nas redes sociais relacionadas com o turismo, com base no valor experiencial que retiram das redes sociais ligadas ao turismo. Dado que muitas das experiências dos turistas começam com a troca de experiências na internet e redes sociais online, esta investigação é um contributo relevante para compreender a interligação, entre redes sociais e o marketing experiencial tão presente no turismo, através dos vários produtos/serviços que são oferecidos aos clientes, com base na sua interação e partilha de experiências.
- A deslocalização dos contact center para a Beira Interior: impacto na satisfação do cliente e qualidade do serviçoPublication . Pinto, Célia Branco; Alves, Helena Maria BaptistaO segmento dos contact centers tem apresentado um crescimento significativo em todo o mundo, impulsionado pela necessidade de melhorar o serviço de apoio ao cliente e pela desregulamentação das comunicações. Com o intuito de aumentar a sua competitividade e melhorar a qualidade do serviço prestado, muitas empresas defrontam-se com a decisão de manter os contact centers nos grandes centros urbanos ou deslocá-los para regiões do interior do País. Esta deslocalização interna pode ter como intuito a expansão do negócio, motivada por custos inferiores de infra-estruturas, o esgotar de recursos, bem como, a elevada taxa de rotatividade nos grandes centros urbanos. Neste estudo pretende-se analisar a deslocalização de um contact center para a Beira Interior, a relação com a satisfação do cliente e a percepção do cliente de qualidade do serviço, tendo como principal objectivo contribuir para o aumento da satisfação do cliente e qualidade de serviço prestado aumentando assim também as vantagens competitivas no mercado. De acordo com os objectivos acima, emergiram três Hipóteses do modelo conceptual, que revelaram ter influenciado positivamente a deslocalização e contribuído para a satisfação do cliente e aumento da qualidade do serviço.
- Ensaios sobre Capital Intelectual das Instituições de Ensino Superior: Taxonomia, Mensuração e ImpactosPublication . Pedro, Eugénia Maria Gonçalves de Matos; Alves, Helena Maria Baptista; Leitão, João Carlos CorreiaOs ativos intangíveis são tidos como elementos essenciais para a criação de valor das instituições de ensino superior (IES), pois estas são consideradas como centros de conhecimento, tendo sido reconhecidas como atores críticos dos sistemas nacionais de inovação para o cumprimento da Estratégia de Lisboa. O capital intelectual das IES (CIIES) é, por isso, uma pedra angular para a criação de valor e a obtenção de uma vantagem competitiva contribuindo também para o reforço da performance das próprias IES e da qualidade de vida (QV) de todos os seus stakeholders. É importante que as IES identifiquem, mensurem, façam a gestão e prestem contas sobre o seu CI, pois este é também um fator-chave para gerar valor não só para a organização, como também para a região onde está inserida. Contudo, verifica-se que existe uma lacuna relativamente a estudos que integrem ao mesmo tempo o impacto do CIIES na performance da própria instituição e na QV dos seus stakeholders; e na performance da região de influência e na QV das suas populações. Assim, a presente tese prossegue os seguintes objetivos genéricos: (i) realizar uma revisão sistemática da literatura tendente à apresentação do estado da arte sobre CI; (ii) elaborar uma proposta de operacionalização inovadora de mensuração do CI nas IES; (iii) identificar quais e que tipo de influências tem o CI das IES portuguesas na performance e na QV de stakeholders internos destas instituições; e (iv) analisar os efeitos associados entre o CI e a performance, ao nível do crescimento económico, do desenvolvimento e da QV da região de influência, providenciando implicações de política e de gestão estratégica e operacional para as IES e respetivas regiões de influência. Esta tese, desenvolvida em contexto de IES portuguesas, discute e define um método prospetivo multidimensional de mensuração do CI e analisa os efeitos associados, tanto para a performance e QV de estudantes e docentes/investigadores da própria instituição, como para a performance e QV das populações da região de influência, através de dois estudos quantitativos com metodologias diferentes. As influências e os efeitos referidos foram consolidados em três modelos e testados empiricamente através da técnica de modelação com equações estruturais e através de uma regressão logística multinomial, tendo como base uma amostra com dados primários, recolhidos através de inquérito por questionário, de 1325 indivíduos, oriundos de sete IES públicas, situadas em sete regiões diferentes de Portugal; e uma amostra com dados secundários, recolhidos nas bases de dados do INE - Instituito Nacional de Estatística, PORDATABase de Dados de Portugal Contemporâneo, e da Sales Index - Grupo Marktest, para os valores referentes às regiões. Os dados permitiram suportar todas as hipóteses formuladas para os modelos analisados com equações estruturais, dando conta da existência de efeitos diretos positivos e significativos entre o CIIES e a performance da própria instituição e entre o CIEES e a QV dos stakeholders. Os resultados também permitiram confirmar a validade conceptual dos modelos logit multinomial, no sentido de avaliar a influência que o capital humano, o capital estrutural e o capital relacional das IES têm no crescimento económico, no desenvolvimento regional e na QV da região de influência, evidenciando que as três dimensões de performance regional são em grande parte influenciadas pelo capital humano e pelo capital estrutural. Além disso, os resultados também revelam que o capital humano é o fator mais importante e mais influente. Contudo, relativamente ao capital relacional não se encontraram evidências significativas da sua influência em nenhuma das dimensões de performance regional estudada. A partir destes resultados discutiram-se as implicações para as políticas públicas e para a gestão estratégica e operacional das IES e respetivas regiões de influência.
- Estilos de Liderança, Transformação Digital e Performance de IES públicas: Uma análise comparativa entre Brasil, Espanha e PortugalPublication . Carvalho, Alba Katarine Marques de; Leitão, João Carlos Correia; Alves, Helena Maria BaptistaA Nova Gestão Pública desencadeou diversas reformas e mudanças no contexto do Ensino Superior Público. Uma delas é o foco acrescido na performance, o que redobra o interesse de estudar abordagens e práticas de gestão e liderança, que possam surtir impactos diversos na performance. A liderança académica tem passado por uma crise devido à necessidade de lidar com todas as questões em torno das Instituições de Ensino Superior (IES), sendo também considerada capaz de moldar a performance das IES. Outra fonte de mudança surgiu associada à transformação digital (TD) das IES, em face do avanço das tecnologias, da necessidade de se aprender em qualquer lugar e a qualquer momento e, mais recentemente, da pandemia do Covid-19, a qual forçou as IES a aderirem e a avançarem rumo à TD. Este tipo de transformação também é considerado na literatura como sendo um fator capaz de influenciar a performance das IES. Ressalta-se que a liderança desempenha um importante papel para a adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nestas instituições. Neste âmbito de investigação, verificou-se que ainda são poucos os estudos sobre a liderança académica. O que gera a necessidade de se investigar os principais estilos de liderança adotados em IES públicas e como estes se relacionam com a TD e as diferentes dimensões de performance de IES. Outra lacuna observada foi a falta de estudos que versem a influência da TD sobre estas diferentes dimensões da performance. Desta forma, o objetivo geral desta tese é estudar as relações entre os estilos de liderança, a transformação digital e a performance de IES públicas, efetuando uma análise comparativa entre os contextos brasileiro e ibérico. Através de uma revisão sistemática da literatura, da administração de um inquérito por questionário a gestores de topo das IES, e da elaboração e aplicação de um índice compósito de transformação digital, visou-se responder aos seguintes objetivos específicos: identificar os principais estilos de liderança abordados na literatura, bem como os mais adotados nas IES estudadas; verificar como os estilos de liderança impactam a adoção das TIC em diferentes dimensões da performance; investigar o papel de cada estilo de liderança sobre diferentes dimensões da performance das IES; verificar a hipotética atuação moderadora da cultura organizacional e da autonomia, sobre a relação entre os estilos de liderança e a performance das IES; investigar o papel da transformação digital sobre diferentes dimensões de performance das IES; e testar a hipótese de que os estilos de liderança adotados moderam a relação entre a transformação digital e a performance das IES. Esta investigação respondeu aos objetivos elencados e trouxe importantes contributos para a literatura e para os gestores de IES públicas. No primeiro estudo verificou-se que o estilo de liderança mais abordado nos artigos analisados é o transformacional; a dimensão da performance mais estudada é a que representa as atividades de ensino e aprendizagem; e os aspetos da TD mais discutidos são os que concernem aos sistemas de aprendizagem online e tecnologias diversas. Adicionalmente, a liderança tranformacional e outros estilos como a liderança estruturada, a partilhada, a Leader-member exchange e a transformacional criativa foram associadas positivamente ao avanço da TD nas IES nas dimensões de performance referentes ao ensino/aprendizagem, transferência e internacionalização. No segundo estudo, identificou-se que, nas IES brasileiras, os estilos de liderança adaptativo integrativo, cibernético, voltado para o conhecimento, estratégico e transformacional influenciam de forma positiva e significativa a performance, não ocorrendo o mesmo para as IES ibéricas. Para além disso, a autonomia de pessoal revelou ter um efeito moderador positivo e significativo sobre a relação entre os estilos de liderança e a performance das IES brasileiras. Neste estudo também foi identificada uma influência positiva e significativa de determinados tipos de cultura e de autonomia sobre a performance das IES brasileiras e ibéricas. No terceiro e último estudo, constatatou-se que três dimensões da TD influenciam de forma positiva e significativa a performance na investigação, na transferência, na internacionalização e na sustentabilidade das IES brasileiras. Por seu turno, três dimensões da TD influenciam a performance na investigação e na transferência das IES ibéricas. Apesar de não ter sido confirmado o efeito moderador da liderança, este estudo contribui para a literatura de referência, ao revelar que a interação entre os estilos de liderança cibernético e partilhado, e a TD, influenciam de forma positiva e significativa a performance na investigação das IES brasileiras. Da presente tese decorrem diversas implicações teóricas e de política, para além de proporcionar vários avanços para a melhor compreensão das problemáticas referentes ao desenvolvimento da liderança, da performance e da TD, em contexto de IES. De entre as implicações teóricas desta investigação, destacam-se a importância da compreensão dos estilos de liderança e da transformação digital para um melhor entendimento da performance das IES públicas bem como das suas dimensões, tendo em vista as relações verificadas entre estes construtos; interferência da região, da qual as IES fazem parte, na existência ou não da relação entre a liderança e a performance, o que sugere a presença de outras variáveis moderadoras ou mediadoras nas diferentes regiões; a TD pode ainda surtir níveis de influência mais ou menos abrangentes sobre a performance das IES públicas, de acordo com o grau de desenvolvimento das diferentes dimensões da TD. Acresce ainda que, do conjunto de evidências agora obtidas, sugere-se a possibilidade de existirem outras variáveis moderadoras ou mediadores, por explorar, que influem nesta relação. Relativamente às implicações de política, a presente tese sinaliza aos decisores políticos e gestores responsáveis de IES, a necessidade de considerar não só aspectos de liderança, mas também de cultura e de autonomia institucionais ao planear políticas voltadas para a performance das IES. Também é sinalizado para os decisores a necessidade de considerar as deficiências relativas aos indicadores de TD no planeamento de políticas orientadas para a intensificação da TD e o reforço da performance das IES públicas. Para os gestores responsáveis de IES, este estudo traz como implicações a possibilidade de direcionar os estilos de liderança adotados por estes e de trabalhar a cultura organizacional, considerando também as restrições às diferentes dimensões de autonomia institucional das respetivas IES, de forma a possibilitar a melhoria da performance destas. Os gestores das IES brasileiras também podem direcionar os estilos de liderança cibernético e partilhado no processo de gestão das TIC, no sentido de ser melhorada a performance das atividades de investigação das instituições. Por seu turno, para os gestores das IES ibéricas, uma implicação adicional é a de focar na melhoria da dimensão de tratamento dos dados, tendo consideração que, apesar de carecer de um maior desenvolvimento, já impacta positivamente a performance destas instituições. No final de cada estudo, são ainda sugeridas linhas de investigação futuras.
- Estudo dos estilos de vida dos adolescentes e a perceção da influência do marketing socialPublication . Vogado, Teresa; Alves, Helena Maria BaptistaO desenvolvimento saudável dos adolescentes é crucial para o bem-estar de qualquer sociedade. Muitos dos comportamentos que fazem parte dos estilos de vida dos adolescentes tais como (alimentação não equilibrada, ausência de atividade física, consumo de bebidas alcoólicas, tabaco e drogas ilícitas e comportamentos sexuais de risco) podem influenciar a sua saúde a curto, médio e longo prazo. Na área da saúde quando se pretende alterar comportamentos dos clientes direcionamo-nos para uma área particular do marketing, o marketing social. A sua influência é uma constante na nossa sociedade sem que o cidadão tenha isso consciencializado, ou seja o marketing social expressa-se no quotidiano de uma forma subtil e permanente. Podendo ser de grande utilidade para os profissionais de saúde na promoção de estilo estilos de vida saudáveis principalmente nos adolescentes, que devido ao seu crescimento e desenvolvimento físico, psíquico e social têm características peculiares. Os adolescentes estando muito mais suscetíveis a aderir à mudança de comportamentos e aos incentivos e ensinos provenientes do marketing social, hospitais, família, escolas, e sociedade. Como objetivos desta investigação destacam-se: identificar a existência de comportamentos de risco nos adolescentes que frequentam a consulta de adolescentes do Centro Hospitalar Médio Tejo – Unidade de Abrantes (CHMT-Abrantes) e analisar a perceção de campanhas de marketing social nos estilos de vida dos adolescentes. Os informantes chaves desta investigação foram os adolescentes dos 12 aos 18 anos que frequentam a consulta de adolescentes do Centro Hospitalar Médio Tejo-Abrantes. Constatou-se que a maioria dos adolescentes apresenta estilos de vida saudáveis e que um grupo menor assume ter comportamentos de risco. Foi exequível aferir que a maioria dos inquiridos tem uma perceção positiva dos anúncios de prevenção de comportamentos de risco. O marketing social revela-se uma abordagem essencial para a promoção de estilos de vida saudáveis e a médio longo prazo permite obter ganhos em saúde.
- O evento turístico Santa Bebiana na vila do Paul estudo do seu impacto social na qualidade de vida dos residentes e implicações de marketingPublication . Mendes, Sandra Catarina Carvalheira; Alves, Helena Maria BaptistaO trabalho apresentado está focado num evento, que tem a particularidade de estar baseado num recurso cultural como é a Festa da Santa Bebiana no Paul. A criação de eventos deste tipo no meio rural torna-se numa componente vital dos programas estratégicos de desenvolvimento rural no que diz respeito à geração de construção de identidade pelo turismo que depois revertem na localidade, para além do papel que possuem na preservação do património natural e cultural. Assim sendo, este trabalho de investigação pretende avaliar o impacto que gera um evento turístico dentro de uma área rural, para obter um feedback sobre o sucesso destas acções e a sua repercussão em termos de impactos sociais na comunidade local. O estudo realizou-se com a junção de duas perspectivas: a perspectiva dos residentes (assistentes e participantes/organizadores) e dos turistas, com objectivo de associar o grau de melhoria da qualidade de vida com o grau de impacto, para tal utilizou-se um questionário em ambos. Na perspectiva dos turistas analisou-se o seu perfil, origem, comportamento de compra com intuito de conhecê-lo uma vez que não existem dados a este respeito. Comparou-se a atractividade do evento tanto dos turistas como dos residentes numa escala de likert de 7 pontos, com intuito de percepcionar a capacidade de atracção. Na perspectiva dos residentes analisou-se o seu perfil para o conhecê-lo melhor, e avaliou-se o impacto social na qualidade de vida dos residentes gerado pelo evento da Santa Bebiana. Para isso, utilizou-se uma metodologia adaptada do estudo de Gursoy et al (2004), dividida em três impactos “coesão da comunidade”, “incentivos sociais” e “ custos sociais” numa escala de tipo likert de 7 pontos. Utilizou-se como instrumento de medida uma regressão linear simples, para obtermos a correlação das variáveis Independente (impactos) e dependente (qualidade de vida nos residentes). Bem como, o teste de Cronhbac, para avaliar a consistência dos itens, dando assim maior consistência ao estudo. O coeficiente de correlação de Pearsons, para verificar se a relação entre as variáveis é existente. O estudo demonstrou que os impactos sociais gerados pelo evento Santa Bebiana têm influência na qualidade de vida dos residentes da vila de Paul.