Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
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- Abordagens à aprendizagem e processos autorregulatórios dos cadetes do 1º ano dos cursos de engenharias e medicina no Instituto Superior Técnico Militar de AngolaPublication . António, Celestino Estêvão; Guimarães, Sandra Carina Machado; Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesSob os racionais teóricos das abordagens à aprendizagem e dos processos autorregulatórios, esta dissertação tem como objetivos: i) compreender as abordagens ao estudo dos alunos do 1º ano do Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) de Angola; e ii) caracterizar os processos autorregulatórios da aprendizagem dos alunos 1ºAno. Participaram neste estudo 317 estudantes do 1.ºano do ISTM, 192 são do sexo masculino e 125 do sexo feminino, dos cursos de Engenharia e Medicina. Os resultados indicam que há diferenças de médias na abordagem superficial entre os diferentes cursos e que esta diferença é estatisticamente significativa. De acordo com os dados os alunos do 1.º ano de Engenharia parecem adotar estratégias mais superficiais no seu estudo que os alunos de medicina. Quantos aos processos autorregulatórios, em linhas gerais, as análises dos dados não apresentam valores significativos embora seja possível referir que os estudantes de medicina apresentam médias superiores relativamente aos de engenharia verificando-se o mesmo com as raparigas relativamente aos rapazes. Esperamos que este trabalho possa contribuir para uma melhor compreensão da aprendizagem dos alunos no ensino superior, sobretudo no momento atual do sistema de ensino universitário angolano em há reformulação de currículos e metodologias, em que é fundamental promover alunos cada vez mais autónomos na sua aprendizagem e, consequentemente, responsáveis pela construção do seu próprio saber.
- Abordagens ao Estudo dos Cadetes do 1º e 4º Anos dos Cursos de Engenharia do ISTM de AngolaPublication . João, Maria Victor Domingos António; Guimarães, Sandra Carina Machado; Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesDesde as últimas décadas do séc. XX, constata-se um desenvolvimento notável da investigação sobre o Ensino Superior, em particular sobre a forma como os alunos organizam o seu estudo. É o caso da linha de investigação SAL (Students Approaches to Learning), que marca um novo rumo na investigação focando os processos de aprendizagem na perspetiva do aluno. Assim, em 1976, Marton e Säljö, procurando explicações mais completas e realistas sobre a forma como se aprende, iniciaram a sua investigação sobre a experiência de aprendizagem dos alunos (Marton, 1970, 1976). As abordagens à aprendizagem entendidas como ideias ou conceções de aprendizagem relacionadas com as perceções do contexto de ensino e aprendizagem, referem -se à forma como o estudante se comporta face a aprendizagem, as suas intenções de aprendizagem (motivos), e os métodos utilizados para realiza-los (estratégias). Esta investigação tem como objetivo conhecer a abordagem de estudo dos cadetes do 1.º e 4.º anos dos diferentes cursos de Engenharia no Instituto Superior Técnico Militar de Angola (ISTM). Assim, através da utilização do questionário de Inventário de Processos de Estudo para universitários de Rosário e colaboradores (2005) e de um questionário sociodemográfico, foram obtidas diferentes informações e dados, de forma a dar resposta aos objetivos deste estudo. Fazem parte do projeto 244 alunos do 1.ºano e 69 alunos do 4.ºano, perfazendo uma amostra com número total de 313 participantes. Os resultados apontam para diferenças de médias significativas na abordagem superficial nos diferentes cursos de engenharia do 1.ºano; não se verificando o mesmo na abordagem profunda. Relativamente ao 4.ºano não foram registadas diferenças significativas quer na abordagem superficial quer na abordagem profunda.
- Academic optimism and achievement: The impact of student-teacher trust, identification with school and perception of academic press in Portuguese Basic SchoolsPublication . Brito, Isabel Maria de Barros Inácio de Almeida e; Oliveira, Ema Patrícia de Lima; Ramos, Ludovina Maria de AlmeidaStudent Teacher Trust, Student Identification with School and Academic Press come together in a composite construct that was named Student Academic Optimism (Tschannen-Moran et al., 2013) and that impacts adolescent students’ academic achievement. This thesis verifies this phenomenon through an empirical study in two Portuguese basic schools, thus adding to and developing previous research. Furthermore, the various constructs object of this thesis are analyzed in a conceptual framework, showing the interest of vulnerability to the dynamics of schools, where positive behaviors develop because of mutual connections between students and their teachers.
- Análise de Modelos de Ensino a Distância de Universidades Privadas e Públicas em MoçambiquePublication . Wanna, Wiseman Osman; Simões, Maria de Fátima de JesusO ensino a distância é uma modalidade de educação que tem sido implementada por algumas instituições de ensino superior. Atualmente, devido à pandemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo coronavírus-19, esta modalidade está implementada em quase todas as instituições de ensino superior por todo o mundo, podendo até pensar-se que é uma modalidade de “salvação” do sistema educativo. No entanto, o ensino a distância em Moçambique tem sido objeto de vários debates e discussões na televisão, na rádio e na internet, devido à sua baixa qualidade, baixa taxa de inscrições e forte abandono escolar. Esta investigação tem como propósito analisar os modelos de ensino a distância implementados em universidades privadas e públicas de Moçambique considerando a estrutura dos modelos, as características dos estudantes e fatores sociais. Para o seu alcance, foi desenvolvida uma pesquisa empírica, adotando uma abordagem metodológica mista (qualitativa e quantitativa), seguindo uma estratégia de investigação de casos. Foram utilizados dois instrumentos para a recolha de dados: análise documental e questionário. Todos os questionários foram aplicados virtualmente, envolvendo 360 estudantes, 7 professores, 21 tutores e 15 gestores de duas universidades privadas e duas públicas. Concluiu-se que os principais modelos de ensino a distância implementados em Moçambique são do tipo online e semipresencial. A maioria dos estudantes que frequentam estes modelos são trabalhadores adultos, localizados nas zonas urbanas. A dimensão tecnológica afeta a qualidade de ensino e aprendizagem, devido à falta de domínio no uso da tecnologia por parte de alguns estudantes, professores e tutores e, à fraca qualidade da internet. Em relação à dimensão administrativa, esta está ligada diretamente à baixa taxa de inscrições e ao abandono escolar por parte dos estudantes, ou seja, o modelo 100% online, o preferido, é mais caro comparativamente com o modelo semipresencial e, por consequentemente, a maioria dos estudantes ativos entre os 18 e os 24 anos de idade não se inscrevem nos cursos, e alguns abandonam os cursos por falta de condições financeiras. Espera-se que os resultados alcançados possibilitem uma reflexão crítica sobre elaboração de projetos instrucionais neste domínio, estratégias e políticas de implementação de ensino a distância em Moçambique.
- A ansiedade, o cronotipo e os horários no contexto escolarPublication . Melo, Márcia Nobre Herrera de; Simões, Maria de Fátima de JesusA ansiedade em meio escolar tem sido reportada por muitos estudos ao longo do tempo. Recentemente o Brasil foi considerado o país com mais casos de depressão e ansiedade durante a pandemia do SARS-coV2, liderando uma lista de 11 países e destes, 63% dos sintomas se referem a ansiedade. Diante destes fatos essa pesquisa tem por objetivo investigar o aumento da ansiedade e dos problemas de sono em estudantes adolescente do 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, relacionando-os com o cronotipo, a carga horária/horários, os exames seletivos e o período da pandemia de Covid 19. O estudo também objetiva entender como os estudantes percebem esses construtos. Participaram deste estudo 91 alunos, com idades entre 14 a 21 anos, estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, sendo 64,8% do sexo feminino (n= 59) e 35,2% do sexo masculino (n= 32) de três escolas públicas estaduais e uma escola da rede privada, localizadas no munícipio de Santana/Amapá. A pesquisa caracteriza-se como sendo um estudo de método misto sequencial explanatório, uma vez que sua realização se deu através da perspectiva pragmática, onde houve uma coleta e análise sequencial de dados quantitativos e qualitativos. A coleta de dados quantitativos foi realizada através de um questionário online e a dos dados qualitativos foi através da entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa indicam que 47,3% dos estudantes sofrem de ansiedade severa e moderada sendo o grupo feminino o mais afetado. Quanto a quantidade e qualidade do sono verificou-se que os estudantes estão dormindo pouco, pois 56,6% acordam várias vezes durante a noite e 39% se sentem sonolentos ao acordar. Os estudantes do 3º ano do ensino médio apresentaram índices maiores de ansiedade e uma pior qualidade do sono, esses fatos estão relacionados com a carga horária excessiva das aulas, muitas horas de estudos para os exames e o encerramento das aulas presenciais. Concluímos que o encerramento das aulas, o confinamento social, as cargas horárias excessivas e os processos seletivos, destarte para o Enem têm prejudicado a saúde física e mental dos estudantes, levando a quadros graves de ansiedade, alterando o seu sono e prejudicando as suas relações familiares, escolares e esportivas. Os fatos são preocupantes, pois o Estado do Amapá tem um índice elevado de suicídios entre os adolescentes, pelo que políticas educacionais de prevenção e acompanhamento psicológico voltadas a esse grupo se fazem necessárias.
- A aprendizagem através da perspectiva filosófica dos afetos e dos erros: Um caminhar alagmático entre a matemática e a língua portuguesaPublication . Peel, Misleine Andrade Ferreira; Simões, Maria de Fátima de Jesus; Beites, Patrícia DamasNossa tese consiste em alargar o conceito de aprendizagem por afetos e por erros, em matemática e em língua portuguesa; contribuindo, assim, para o campo teórico interdisciplinar entre a educação matemática e a educação linguística, e promovendo, ainda, uma experimentação profícua do conhecimento, especialmente através da filosofia deleuziana. A aprendizagem é um processo complexo e múltiplo; muitos dos que passam pelo processo de escolarização não conseguem se manifestar de forma crítica, autônoma e livre nas experimentações cotidianas dos aspectos sociais, políticos e econômicos de suas vidas; percebemos que, em muitas ocasiões, esses problemas advêm da ausência de afetos positivos no ambiente educacional, e, a partir disso, desenvolvemos as seguintes questões de investigação: Como o erro afeta os sujeitos em processo de aprendizagem no ambiente escolar e em suas futuras escolhas profissionais? Como a relação afetiva com a matemática e com a língua portuguesa pode reterritorializar a aprendizagem, transformando-a em uma potência positiva? No processo de aprendizagem, existe diferença entre os gêneros masculino e feminino nas relações afetivas com a matemática e com a língua portuguesa? Para subsidiar nossas respostas, promovemos um agenciamento entre autores como Deleuze, Guattari, Spinoza, Freire, Cury e Sen; dentre outros que constituíram nossos agenciamentos teóricos rizomáticos sobre a aprendizagem. Para endossar esta pesquisa, fizemos estudos de casos múltiplos, utilizando, como instrumentos para a triangulação dos dados, entrevistas semiestruturadas, questionário e análise documental. Foram entrevistados oito estudantes que cursam o ensino médio. Dentre eles, quatro estudantes com sucesso escolar nas disciplinas de matemática e língua portuguesa, e quatro com baixo rendimento acadêmico nessas disciplinas, todos de escolas públicas. Um total de 94 estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio, de onze escolas, responderam ao questionário online, no ano letivo de 2021. E, por fim, fizemos uma análise dos documentos a partir do estudo e da reflexão sobre os dados do resultado de uma avaliação externa, PISA, de 2018; para verificar alguns aspectos que a teoria contempla e para possibilitar respostas aos nossos questionamentos investigativos. A maior parte dos estudantes que participaram deste estudo consideram que os erros trazem afetos negativos, afirmando, contudo, que continuam tentando resolver os problemas, não desistindo do processo; maioritariamente concordam, ainda, que o modo como se saem na escola influencia nas suas escolhas profissionais. Encontramos, ainda, uma grande importância dada ao professor no processo educacional. Concluímos, a partir dessa investigação, que é necessária uma metamorfose afetiva no processo de ensino e de aprendizagem, entendendo e valorizando o poder dos afetos, dos encontros e dos devires. Precisamos, dessa forma, de uma visão íntegra sobre os sujeitos, sobre o processo de ensino, sobre as experimentações da aprendizagem e sobre as variáveis que incidem nesse processo.
- Avaliação sumativa em matemática no Ensino Superior com recurso a questões de escolha-múltipla: uma abordagem utilizando a metodologia investigação-açãoPublication . Azevedo, José Manuel Monteiro Lopes de; Oliveira, Ema Patrícia de Lima; Beites, Patrícia DamasA implementação do Processo de Bolonha tem vindo a colocar vários desafios às instituições de Ensino Superior europeias, impondo uma mudança de paradigma. Esta mudança implica a alteração da forma de avaliar os alunos, com um foco nas avaliações contínua e formativa, catalisadas pelo e-assessment. Esta tese apresenta o processo de implementação de uma estratégia de e-assessment utilizando testes com questões de escolha múltipla (QEM), implementados no Moodle. Esta estratégia foi executada de modo a permitir a utilização de avaliação contínua sumativa em unidades curriculares (UC) de Matemática numa instituição de Ensino Superior, em turmas com um número elevado de alunos, sendo por isso difícil de implementar. Foram objetivos deste trabalho: perceber como o e–assessment pode influenciar o processo de ensino-aprendizagem; definir boas práticas para o desenvolvimento de QEM na área da Matemática; e descobrir formas adequadas de análise das QEM de modo a fomentar uma avaliação tão justa quanto possível. O estudo foi conduzido entre 2008 e 2014, utilizando como metodologia a Investigação–Ação (IA), a qual incluiu três ciclos. O 1.º ciclo consistiu, principalmente, no desenvolvimento de um banco de QEM utilizando o Moodle, com a implementação de testes para avaliação formativa por meio de trabalhos de casa. O 2.º ciclo de IA consistiu na implementação de testes com QEM para avaliação contínua sumativa, fora do ambiente de sala de aula. O 3.º ciclo consistiu na extensão da implementação dos testes com QEM para avaliação contínua sumativa em ambiente de sala de aula. As mudanças nas práticas educativas foram identificadas utilizando entrevistas aos docentes e um questionário aos alunos. A qualidade das questões foi aferida com recurso a técnicas específicas. Verificouse, em termos gerais, uma melhoria nas classificações académicas dos estudantes nas UC em estudo ao longo da investigação, assim como um aumento na sua assiduidade às aulas e na valorização dada a um estudo regular. Quanto aos docentes, além da promoção do trabalho em equipa, foi referida a melhoria na forma como elaboram QEM e maior atenção sobre a forma como lecionam. Assim, a implementação desta estratégia de e-assessment pode ser considerada um sucesso, nomeadamente por ter permitido dar uma resposta adequada às necessidades inicialmente identificadas, de implementar avaliação contínua sumativa de forma adequada com um número elevado de estudantes.
- Barreiras à AprendizagemPublication . Silva, Sofia Malheiro daNo período compreendido entre fevereiro e novembro de 2023, a Universidade da Beira Interior (UBI) implementou uma série de atividades como parte de uma candidatura ao Programa Operacional do Capital Humano (POCH), beneficiando do cofinanciamento do Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu. Estas ações foram desenvolvidas no contexto do AVISO n.º POCH-12-2022-01, integrando-se no Eixo Prioritário 2 – Reforço do Ensino Superior e da Formação Avançada - do POCH, especificamente na tipologia de operação I.2 - Skills 4 Pós-Covid – Competências para o Futuro no Ensino Superior. A tipologia I.2 teve como propósito apoiar iniciativas inovadoras de ensino e aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior (IES), visando capacitar docentes e estudantes, deste nível de ensino, para enfrentar os desafios resultantes da situação gerada pela pandemia Covid-19. Neste contexto, destaca-se o projeto específico da UBI, denominado UBI Learning HUB, originado pelo compromisso institucional de promover uma aprendizagem mais eficiente, potenciar o sucesso académico dos estudantes e mitigar situações de abandono escolar precoce. O UBI Learning HUB representa, portanto, uma iniciativa da UBI que visa contribuir para a construção de um ambiente educativo inclusivo e orientado para o sucesso. Essa abordagem reflete não apenas o compromisso da UBI com a inovação pedagógica, mas também a procura constante por soluções que fortaleçam a preparação e resiliência da comunidade académica diante das transformações desencadeadas pela pandemia e para além dela. Surgiu assim, a oportunidade para o desenvolvimento de competências profissionais dos docentes, assentes no emergir de uma nova performance no saber-saber, saber-fazer e saber-ser/estar, associada à formação contínua do docente do ensino superior. Contemplámos, no âmbito deste projeto, uma atividade centrada na Capacitação dos Docentes das cinco faculdades que integram a Universidade. Foram realizadas 5 sessões, num total de 15 horas de formação, com uma metodologia de colaboração/partilha, assente numa filosofia crítico-reflexiva com troca de experiências e práticas, enraizada num modelo de formação cooperada entre pares, com mentoria por parte da formadora. Deste processo, bem como das necessidades de formação partilhadas em contexto de sessões, nasceu a necessidade de criar este referencial enquadrado numa perspetiva de Desenvolvimento Curricular. Assim, esta coleção estrutura-se em 3 E-Books cujas temáticas são: 1-Barreiras à Aprendizagem; 2-Flexibilidade curricular: Gestão programática; 3-Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) e Promoção do Sucesso. Este trabalho pretende contribuir para a promoção do sucesso académico no contexto do Ensino Superior em Portugal no geral, e em particular, na UBI.
- A competência linguística e o (in)sucesso académico nos cadetes do ISTMPublication . Henriques, Isabel Cardoso; Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesO domínio da língua portuguesa assume um papel de absoluta relevância como promotora de saberes indispensáveis à aquisição de outros saberes relacionados com a formação integral do aluno, sendo integrada, no conjunto de competências essenciais de desenvolvimento transversal. As competências linguística e comunicativa; quer na expressão oral como na escrita, são de suma importância durante o percurso académico do aluno e devem permitir a afirmação pessoal daquele, à construção do conhecimento, ao exercício da cidadania e a sua integração na comunidade e no meio académico. Deste modo, o domínio das competências linguística e comunicativa poderá ser decisivo no (In)sucesso académico, no desenvolvimento pessoal e socioprofissional do indivíduo. Constatamos hoje que, muitos alunos que ingressam no ensino superior apresentam debilidades linguísticas preocupantes, o que preocupa a todos os atores no processo de ensino/aprendizagem e exige uma reflexão aprofundada do problema. Este estudo pretende investigar, no âmbito do paradigma qualitativo, a relação entre a competência linguística e o (in)sucesso académico, na perspetiva dos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem,(cadetes, responsáveis do ensino e docentes do ISTM). Através de entrevistas semi-estruturada a oito cadetes que frequentam o 1º ano em diferentes cursos na instituição, a dois responsáveis da instituição e a dois docentes, foram recolhidos dados acerca das suas perceções sobre a importância atribuída às competências linguística e comunicativa no sucesso/insucesso académico, nas razões que estão na base da fraca competência linguística e comunicativa dos alunos, nas práticas que devem ser desenvolvidas no sentido de promover o desenvolvimento transversal e o uso correto da língua portuguesa, e nas estratégias de intervenção que devem ser empreendidas no sentido de promover as competências linguística e comunicativa. Os resultados indicam que se pode estabelecer uma estreita relação entre a competência linguística dos alunos e o(In)sucesso académico, os entrevistados consideram que as debilidades ao nível da proficiência linguística podem constituir um obstáculo para a compreensão em outras unidades curriculares, à socialização e interação com os pares, à ascensão social e, de modo particular ao insucesso académico.
- Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusãoPublication . Alves, Maria Manuela da Silva Claro de Andrade; Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira; Simões, Maria de Fátima de JesusCom esta investigação, enfatizámos o contributo do Universal Design for Learning, cujos princípios orientadores compreendidos pelos avanços da neurociência possibilitaram tornar o currículo mais inclusivo e acessível para todos os alunos, articulando uma variedade de estratégias facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem, onde se incluem os Recursos Educativos Digitais construídos através da ferramenta de autoria CAST UDL Book Builder. O principal objetivo consistiu em perceber como é que as Tecnologias de Informação e Comunicação podem contribuir para uma abordagem inclusiva do currículo com recurso ao Universal Design for Learning, para todos os alunos, com e sem Necessidades Educativas Especiais. Este estudo inscreveu-se num quadro metodológico de abordagem híbrida de tipo descritivoexploratória, suportada num plano de métodos mistos, onde relevou a triangulação de metodologias, técnicas e abordagens, na forma de Investigação-Ação. A recolha de dados foi implementada por meio de questionários, análise documental e observação participante, registos diversos e documentos produzidos coletados em diferentes períodos, bem como através de um vasto conjunto de dados oriundos da atividade prática e reflexiva dos formandos no decorrer da oficina de formação e pós formação, plasmado num diário de bordo. A avaliação da ação de formação pelos formandos assumiu-se como instrumento privilegiado, socorrida da análise descritiva dos dados provenientes do questionário de avaliação e da análise de conteúdo das reflexões dos formandos. Foram também determinantes os resultados obtidos desde o prévio levantamento de necessidades de formação (inquérito por questionário) ao questionário pós formação (Follow-up), ministrado um ano após o términus da formação. Nas conclusões destaca-se o impacto dos dados alcançados para encontrar e desenvolver respostas pedagógicas motivadoras e inovadoras, literácitas, em contexto de sala de aula, reiterando-se a importância da utilização de Recursos Educativos Digitais com o Universal Design for Learning, nomeadamente do CAST UDL Book Builder, como ferramenta promotora da inclusão e da literacia digital para todos os alunos, com e sem Necessidades Educativas Especiais. Os Recursos Educativos Digitais, particularmente os e-books construídos, surtiram um efeito extremamente positivo na aprendizagem, na motivação, na participação, na comunicação e colaboração entre pares, na planificação, na avaliação, na dinamização das aulas (metodologias/métodos), em termos de reflexão crítica dos profissionais, na atualização, no aperfeiçoamento profissional e na mudança de práticas. Emergiram outros pressupostos essenciais para a promoção da inclusão, nomeadamente de que estes recursos educativos tornaram a prática letiva estimulante, permitiram aperfeiçoar procedimentos de inclusão, facilitando a inclusão dos alunos na turma e na escola e cativaram os alunos para os conteúdos a abordar, o que eleva a importância das redes neuronais no processo de ensino e aprendizagem. Estes (novos) percursos inclusivos edificados apontam trilhos para a diversificação e complementaridade de métodos e estratégias de ensino na conceção de dinâmicas motivadoras, inovadoras e literácitas em contexto de sala de aula; para a construção de ambientes de aprendizagem enriquecidos com a tecnologia; para o crescimento profissional continuado apoiado em competências digitais em ação, com impacto muito positivo na prática educativa e consequentes implicações profissionais.