Departamento de Gestão e Economia
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Browsing Departamento de Gestão e Economia by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Marketing"
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- Análise da Imagem de um Destino Turístico através do Instagram: O Caso de Cabo VerdePublication . Lopes, Maria Carmelina Gomes; Estevão, Cristina Maria Santos; Campón-Cerro, Ana MaríaA imagem do destino turístico influencia bastante a tomada de decisão dos turistas, desde o momento da escolha do destino, à decisão de viajar e revisitar o destino, por isso, ela exerce um papel importantíssimo na satisfação e fidelização ou lealdade dos turistas. Uma vez promovida, ela influencia na descoberta do destino e desperta nos turistas e potenciais turistas o interesse ou desejo de viajar. Uma boa imagem pode criar uma ligação emocional do turista com o destino. O presente estudo visa analisar a imagem do destino turístico de Cabo Verde através do Instagram, tendo como foco a imagem afetiva do destino, afim de entender as perceções afetivas dos utilizadores sobre o destino Cabo Verde. Partindo de uma pesquisa exploratória, foi feito um estudo de caso único referente ao destino turístico de Cabo Verde, eleito o melhor destino turístico internacional na Gala de prémios de Turismo em 2023, segundo Publituris Portugal Travel Awards (2023) e uma aplicação de netnografia na rede social Instagram para recolher os dados e alcançar os objetivos de estudo. Através do uso de hashtags #caboverde, #ilhasdecaboverde, #ilhadesantoantão, #ilhadesaonicolau, #turismocaboverde, #ilhadesaovicente, #ilhadosal, #ilhadomaio, #ilhadeboavista, #ilhadesantiago, #ilhadofogo e #ilhadabrava, foram recolhidas 166 publicações dos turistas que partilharam as suas experiências de viagens numa das ilhas de Cabo Verde, usando a técnica de amostragem não probabilística por julgamento. As descrições e os comentários (que revelavam sentimentos ou qualidades afetivas atribuídas ao destino) associados às fotos foram os principais dados extraídos e formam analisados com o auxilio do software Nvivo14. Os resultados permitiram descobrir que as perceções afetivas dos utilizadores sobre o destino turístico de Cabo Verde são positivas. Os sentimentos ou as qualidades afetivas positivas (estimulante, prazeroso, relaxante, qualidades humanas, excitante e romance) foram as que tiveram maior representação na perceção afetiva percebida do destino turístico de Cabo Verde no Instagram.
- Análise dos obstáculos à compras onlinePublication . Oliveira, Edson Alves de; Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eCom a evolução tecnológica e expansão do acesso à internet, o ambiente online se faz presente no cotidiano de grande parte das pessoas, modificando significativamente nosso modo de vida com o passar dos anos. Não é novidade o fato de a internet oferecer diversos benefícios para os consumidores e para as empresas, estes envolvem diferentes aspetos a serem observados e explorados para melhor entendimento e possível aprimoramento do serviço oferecido ao cliente. O objetivo principal deste estudo é identificar as possíveis barreiras encontradas no comércio eletrônico na cidade do Rio de Janeiro. Este estudo foi elaborado com base em dois métodos, a revisão da literatura disponível para aprofundamento do conhecimento sobre as questões relacionadas e o desenvolvimento de uma pesquisa quantitativa. A pesquisa foi dividida em três fatores determinantes para a compra online, são eles: fatores inerentes aos consumidores, fatores inerentes ao canal online e fatores inerentes ao contexto de compra, e foi realizada através da aplicação de um questionário online, que obteve 302 respostas válidas. No decorrer do trabalho são feitas algumas comparações e análises sobre os resultados obtidos, com o intuito de verificar a veracidade de algumas hipóteses sobre possíveis fatores que causam impacto, positivo ou negativo, na intenção de compra online por parte do consumidor.
- Beirin: proposta de marca internacional para os vinhos da Beira InteriorPublication . Pais, Nuno Ezequiel Mendes; Duarte, Paulo Alexandre de OliveiraA internacionalização tornou-se fundamental para a sobrevivência e expansão das empresas e das economias. Simultaneamente, a aposta no marketing veio assumir-se como fulcral para o sucesso das marcas, tornando-se imperativo criar, desenvolver e implementar estratégias que alavanquem o crescimento das mesmas. Ao mesmo tempo, a crescente aposta em marcas nação e/ou região, assume uma estratégia pertinente para os países poderem melhorar a sua imagem no mercado mundial. O sector do vinho é dos sectores agroindustriais mais antigos e tradicionais e ao mesmo tempo dos mais importantes, tanto a nível nacional, como da região da Beira Interior. Com o crescimento do destino turístico Portugal, aliado ao reconhecimento cada vez maior dos vinhos portugueses a nível mundial, torna-se oportuno associar o vinho ao país e às suas regiões. O principal objetivo deste projeto foi investigar a viabilidade da criação de uma marca região dos vinhos da Beira Interior, designada por Beirin, focada exclusivamente na exportação. Esta marca funcionaria como associação, onde produtores e operadores comerciais se aliariam para criar sinergias de produção, custos, marketing e promoção externa. A metodologia escolhida foi a de inquérito aos produtores da região. Desenhámos o projeto para a criação da Beirin, procurando potenciar os seus pontos fortes, encontrar soluções para os pontos fracos e aproveitando as oportunidades como parte da solução para as ameaças. Concluímos que a Beirin tem muito potencial para ser um êxito, não só no sector do vinho, como em outras vertentes, nomeadamente o turismo da região. É fulcral para o seu sucesso, a partilha de ativos, bem como o empenho por parte de todos os intervenientes. A marca Beirin será um desafio pertinente para toda a região.
- Blue Bolt Agency, Lda.Publication . Rodrigues, Ana Maria Amaral; Paço, Arminda Maria Finisterra doNo atual cenário, a utilização do marketing digital na estratégia empresarial desempenha um papel essencial na construção e consolidação da marca. Cada vez mais, as empresas percebem e reconhecem a importância estratégica de se adaptarem ao ambiente digital para alcançarem, de uma forma mais eficaz, o seu público-alvo. As redes sociais são um pilar fundamental no marketing digital, desempenhando um papel crucial na construção de um relacionamento com os clientes, na promoção de produtos ou serviços e na divulgação de conteúdo relevante. Para além disso, estratégias como o marketing de conteúdo, e-mail marketing e redação de artigos com a técnica de SEO são elementos-chave para aumentar a visibilidade da marca. O presente relatório de estágio resulta da realização do estágio curricular no Departamento de Marketing da empresa Blue Bolt Agency, com a duração de três meses. As atividades realizadas incidiram nas diversas componentes do Marketing Digital aplicado aos clientes da Blue Bolt Agency, e ilustram bem a relevância que este tem vindo a assumir.
- Uma caracterização do Community Manager em agências de comunicação de Portugal: estudo de caso na agência ALICEPublication . Serra, Francisco da Cruz Real Paulino; Figueiredo, Vitor Manuel Pinto deO aparecimento de novas maneiras para a marca promover e comunicar através do meio digital, criou o ambiente perfeito para o florescimento de uma nova figura que serve como o responsável da marca para os consumidores e o responsável dos consumidores para a marca: o Community Manager. Este trabalho discutirá o ambiente onde opera e o seu papel para o sucesso digital de uma marca, através da exposição da experiência pessoal nesse cargo, na agência de comunicação digital ALICE. Numa primeira parte, irão ser abordadas temáticas cruciais para o entendimento e a contextualização deste profissional no mundo online, começando pelo ambiente digital que possibilitou o aparecimento desta profissão, passando por bases teóricas de certas áreas do Marketing Digital e, finalmente, terminando numa caracterização do profissional em si. Numa segunda parte, não só irão ser apresentadas todas as atividades impostas ao Community Manager durante o estágio em questão, como será também fundamentada a base teórica apresentada anteriormente, através da descrição pessoal do que foi abordado e trabalhado na agência. Finalmente, será também incluído uma breve reflexão crítica, sobre o que possivelmente será deste profissional, quando as operações digitais se tornarem totalmente automatizadas pela inteligência artificial.
- A co-criação de valor entre turistas através de comunidades onlinePublication . Alegre, João Filipe Moreira; Alves, Helena Maria BaptistaA co-criação de valor tem sido um tema com um número crescente de estudos nos últimos anos. Apesar disso, este tema tem sido principalmente contextualizado num ambiente entre as empresas e os consumidores (B2C), deixando de lado uma componente importante e que pode ter implicações tanto para investigações futuras, como para o futuro das empresas. Em setores como o do turismo, que possuem um grande valor experiencial, cria-se uma lacuna ao não se considerar as interações entre os próprios turistas (C2C) nos processos de cocriação de valor. Com a crescente evolução da tecnologia, estas interações entre turistas tornaram-se ainda mais relevantes, depois da criação de plataformas online dedicadas somente ao turismo e à troca de ideias, sugestões e experiências. Este estudo pretende analisar as interações C2C através das comunidades online, para perceber quais os antecedentes que levam os turistas a interagir em processos de co-criação de valor e quais as consequências geradas por esses processos. Além de uma revisão da literatura, foi ainda realizado um estudo quantitativo, com o qual se pretende, através da ferramenta Smart PLS 3, analisar a ligação e as influências existentes entre os antecedentes da co-criação de valor e as suas consequências. Estas análise foram realizadas através de um modelo elaborado com base nos estudos de Yi e Gong, 2013, Frasquet-Deltoro et al., (2019), Gruen et al., (2006), Sugathan e Ranjan (2019), Da Silva (2019) e Mathis et al., (2016). Demonstrou-se neste estudo que a confiança, o valor percebido pelas comunidades online e a qualidade do e-WOM têm influência positiva na cocriação de valor online entre turistas, enquanto os consequentes da co-criação de valor online serem afetados, de forma positiva e significativa, pelas atividades de co-criação online demonstra que estas devem ser exploradas de modo a serem potenciadas no futuro.
- Como o Greenwashing Afeta o Consumidor: Estudo de caso da Água FijiPublication . Sousa, Inês Alexandra Miranda de; Paço, Arminda Maria Finisterra doO crescente interesse perante a sustentabilidade e o futuro do planeta abriu caminho para um novo mercado. Este caminho visa satisfazer as necessidades de um consumidor consciente, causando o mínimo impacto possível no meio ambiente. No entanto, com a pressão social e a forte concorrência no mercado, têm-se levantado questões éticas e várias empresas necessitaram de implementar estratégias que pudessem beneficiar a sua imagem “verde”. Paralelamente foi-se disseminando o conceito de greenwashing. O greenwashing ampliou o comércio de produtos ecológicos, porém as táticas usadas para influenciar o consumidor, em vez de o persuadir à compra por razões ambientais, veio causar desconfiança e confusão, criando ceticismo e dividindo os clientes. Assim, este estudo teve como principal objetivo aprofundar o conhecimento acerca do greenwashing, analisando os diferentes tipos de consumidores e os seus comportamentos. Também, procurou entender a relação entre o consumidor e a marca, e qual seria a sua atitude perante as ações prejudiciais de uma empresa em relação ao ambiente natural. Foi usado o estudo de caso da empresa Fiji Water para que se entendesse como a persuasão ecológica pode afetar o indivíduo. Esta marca utilizou promessas vagas sobre as suas ações e realizou campanhas nos Estados Unidos da América com o intuito de desacreditar o consumo de água da torneira. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com recurso a focus group e no final os resultados confirmaram que o greenwashing afeta os consumidores, particularmente os indivíduos com maior conhecimento ecológico. Sobre a relação entre o consumidor e marca, foi mostrado que a comunicação vaga criou ceticismo e automaticamente foi imposta uma visão negativa da empresa. Em seguida, o fenómeno de dissociação moral indicou uma diferença de comportamento registada durante o processo de entrevista, e esse conhecimento permitiu dividir os participantes perante a sua preocupação ecológica e conhecimento ambiental.
- Comportamento do Consumidor de MúsicaPublication . Guerra, Cíntia Helena Aguilar; Paço, Arminda Maria Finisterra doO presente trabalho, tal como o título indica, visa compreender o comportamento do consumidor de música de forma a ajudar os artistas a chegarem mais facilmente ao seu público. Iniciou-se o trabalho com uma breve contextualização focando em temas como a indústria musical e o comportamento do consumidor de música. Através de questionários online foi possível concluir que o mercado está cada vez mais a caminhar para o consumo de música digital, quer seja através de downloads ou utilizando plataformas de streaming. Relativamente à pesquisa de informação e acompanhamento de artistas, as redes sociais são a ferramenta de comunicação dominante, visto que permite uma maior interação entre o público e o artista. Os serviços de streaming mais procurados são os gratuitos; não obstante, os consumidores estão dispostos a gastar em média 5€ por mês para terem acesso à música.
- A consistência na Comunicação Integrada de Marketing no relacionamento cliente-organizaçãoPublication . Souza, Oziane Romualdo de; Pereira, Carla Alexandra BarbosaEsta investigação visa examinar o impacto da perceção da consistência na Comunicação Integrada de Marketing (CIM) nas variáveis relacionais referenciadas na literatura: confiança, compromisso e lealdade. Estas variáveis foram consideradas determinantes para um relacionamento mútuo e duradouro entre cliente-organização, no sector sem fins lucrativos, mais especificamente, em bibliotecas académicas. Para alcançar o objetivo pré-estabelecido, os dados foram obtidos a partir de um questionário de 18 itens, em escala Likert de 1 a 5, analisados através dos Softwares SPSS e AMOS, ambos v.28. A população inquirida foi o público-alvo do Sistema Integrado de Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (SIBI-IFAM), Brasil, nos seus funcionários, considerados os Docentes e Técnicos administrativos em Educação. Devido aos constrangimentos causados pelo Covid-19, a amostra ficou limitada em 175 inquiridos. Os resultados mostraram que a perceção da consistência na CIM, impacta diretamente na confiança e, indiretamente, no compromisso por meio da confiança e ambos, confiança e compromisso, intensificam a lealdade. A investigação contribuiu para a compreensão da CIM e da sua importância para o desenvolvimento de estratégias e ferramentas de Marketing Relacional (MR) no sector sem fins lucrativos. Limitações são reconhecidas, ao se terem considerado, apenas, o impacto de quatro variáveis estudadas e a dimensão da amostra. Sugere-se investigações adicionais usando amostras maiores, para maior possibilidade de generalização dos resultados, e investigação em outros tipos organizações do sector sem fins lucrativos e culturas, para aprimorar e fortalecer o corpo de conhecimento em CIM e do seu impacto no MR.
- O consumidor infantil e as embalagens de brinquedos: Uma abordagem de NeuromarketingPublication . Sousa, Leonor Boavida de; Rodrigues, Ricardo José de Ascensão Gouveia; Gouveia, Ana Isabel Antunes Dias Rodrigues; Pereira, João Alfredo Carvalho SantosFalar no consumidor infantil é sinónimo de falar em futuro, já que desde cedo passa por um processo de socialização para o consumo e reforça interesse por este mundo, influenciando a decisão de compra familiar. Nomeadamente quando se trata de brinquedos, visto que não conseguimos dissociar este produto de uma criança. Desta forma, a presente investigação pretende estudar o que atrai este tipo de consumidor, com idades compreendidas entre os oito a dez anos de idade, nas embalagens de brinquedos. Concretamente, pretende-se estudar a relevância dos elementos visuais e textuais da embalagem e perceber de que forma estes influenciam os pais e influenciam o consumidor infantil pela pressão social. Para responder aos objetivos propostos realizou-se uma abordagem de métodos mistos, através de uma metodologia quantitativa, utilizando um método de neuromarketing, o eyetracking. Através deste, conseguimos esclarecer para onde olha a criança, quanto tempo olha, definindo a sua atenção visual e preferências. De modo a complementar estes resultados, realizou-se ainda uma abordagem qualitativa através de dois grupos de foco, um do sexo masculino e outro do sexo feminino. Os resultados obtidos permitiram comparar abordagens e perceber que as crianças desde cedo têm uma opinião formada sobre o consumo, que muitas vezes é moldada devido ao social que o rodeia, nomeadamente pelo ambiente escolar. Estes pequenos consumidores efetuam os pedidos aos pais de forma consciente, influenciando-os. Relativamente ao segmento de mercado definido, as embalagens de brinquedos, há uma preferência de destaque pelos elementos visuais da embalagem, mas também dão importância aos elementos textuais quando os visuais não satisfazem rapidamente o entendimento do brinquedo.