Departamento de Gestão e Economia
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Gestão e Economia by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Boas práticas no setor público: O caso das autarquiasPublication . Fantasia, Carla Susana da Silva Pinheiro; Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira; Paço, Arminda Maria Finisterra doSe a importância das autarquias já era inequívoca, a crise económica que o país tem atravessado, veio conferir-lhes um papel crescente e cada vez mais determinante ao nível da responsabilidade social. A constatação desta realidade levou à elaboração do presente estudo. Para a sua concretização recorreu-se ao benchmarking, uma ferramenta usada em processos de melhoria da qualidade, que começa agora a emergir na administração local em Portugal. Através deste mecanismo de comparação de boas práticas nos serviços prestados pelos municípios pretende-se fomentar o aparecimento de projetos que visem a melhoria contínua dos serviços públicos. Apresentar-se-á um estudo quantitativo, sobre o benchmarking efetuado aos serviços prestados nas autarquias, para o qual foram definidos os seguintes objetivos: identificar áreas para melhorias, identificar as melhores práticas dos municípios em causa e conhecer alguns fatores que influenciam as atitudes dos autarcas e técnicos para adotar essas práticas. Os dados foram recolhidos através de questionários aplicados aos responsáveis de seis autarquias, cujo conteúdo foi submetido a um processo de análise. Posteriormente as respostas foram comparadas com os resultados do questionário que foi aplicado aos munícipes residentes nos seis municípios envolvidos nesta investigação, de forma a averiguar se existiam diferenças de perceções. Em grande parte das áreas analisadas (apoio social, educação, cultura, ambiente e urbanismo) regista-se uma concordância entre as respostas dos munícipes e as dos autarcas, mas é notória a falta de informação dos munícipes em matérias específicas. A maioria dos municípios oferece um nível adequado de serviços à população. O presente estudo conduziu à apresentação de um ranking dos municípios que se destacam pelas boas práticas implementadas.
- Comentadores Políticos: A Persuasão da Opinião PúblicaPublication . Nunes, Denise Rodrigues; Duarte, Paulo Alexandre de OliveiraAs formas de influenciar e manipular a opinião pública estão constantemente a mudar. Quer seja no domínio do marketing, em que é necessário promover a marca e a sua brand equity, quer seja no domínio da actualidade, nomeadamente do comentário político, em que é necessário apresentar os factos e mostrar a opinião sobre os acontecimentos. É certo que um comentador político não espera qualquer tipo de resultado vindo do seu comentário. Contudo, o que se passa na realidade não é isso. O comentário que cada comentador faz influencia bastante a opinião pública. Através da pesquisa realizada foi possível verificar que há uma tendência para que o público confie e aceite opiniões (comentários) de outras pessoas (comentadores) se estes forem considerados credíveis, rigorosos e isentos. A credibilidade vem sobretudo da imagem que cada um transmite. Consequentemente, o público ao se identificar com o comentador consegue mais facilmente aceitar a sua opinião, sendo até persuadido a mudar a sua. É de notar que o mesmo se passa no domínio do marketing, propriamente dito, onde o facto de determinada personalidade estar a promover um qualquer produto pode influenciar a sua compra por parte dos consumidores.
- Conhecimento, Atitudes e Comportamento dos Universitários e as Práticas Ambientais das suas Instituições de EnsinoPublication . Lavrador, Tânia Sofia Louro; Paço, Arminda Maria Finisterra doTem-se assistido nos últimos anos a um crescente debate em torno do atual modelo económico e na forma como este tem impacto sobre o ambiente e a capacidade de sobrevivência das gerações vindouras. Este debate fez surgir o conceito de sustentabilidade, que é hoje uma preocupação da sociedade global. Também as Instituições de Ensino Superior, sendo fontes de conhecimento e saber, começaram a integrar este conceito na sua investigação, nos campus e no curriculum. Dada a pertinência do tema pretende-se com esta investigação avaliar se o conhecimento ambiental conduz a atitudes ambientalmente amigáveis e a comportamentos mais responsáveis em relação ao meio ambiente, no contexto das Instituições de Ensino Superior. Inúmeras investigações têm surgido com vista a estudar e caracterizar o perfil do consumidor amigo do ambiente, tendo alguns autores utilizado as relações entre conhecimento, atitudes e comportamento para o fazer. Esta pesquisa, apoiando-se na Teoria da Ação Racional, procura verificar a existência de relação entre Conhecimento e Atitudes e entre Conhecimento e Comportamento ambiental de um grupo de estudantes. – Para a recolha dos dados foi utilizado um questionário que visava avaliar o conhecimento ambiental geral dos respondentes, assim como as atitudes e comportamentos face à energia (poupança, consumo, interesse, etc.). Os resultados apontaram para a inexistência de relação entre conhecimento e atitudes e entre conhecimento e comportamentos; a relação entre atitudes e comportamentos revelou-se fraca. Verificou-se ainda que os homens, os alunos dos escalões etários mais elevados e das áreas de Engenharias e Ciências Sociais e Humanas são os que têm um maior nível de conhecimento ambiental. No que toca a atitudes e comportamentos são as mulheres que pareceram ter mais consciência acerca destas questões. No que toca às práticas levadas a cabo pela sua instituição de ensino, os alunos mostram desconhecimento, aparentando inclusive algum desinteresse.
- Os fatores que motivam os jovens a candidatarem-se a uma oferta de empregoPublication . Marcos, Ana Isabel Guerra; Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira; Rosário, Ana RitaNuma época em que a concorrência e a competitividade vigoram, é crucial ter em consideração determinados aspetos que possam melhorar a atratividade das empresas. São sobretudo esses aspetos que as empresas devem trabalhar com a finalidade de conquistarem os melhores candidatos. O presente trabalho tem como principal objetivo descobrir quais os fatores que influenciam os jovens a candidatarem-se a uma oferta de emprego. Após um enquadramento teórico do processo de recrutamento será utilizada uma metodologia quantitativa com base na aplicação de um inquérito com uma amostra de 537 jovens. Do presente inquérito resultaram uma série de recomendação para as empresas de recrutamento com o intuito de melhorarem o seu processo de recrutamento junto dos jovens. Das conclusões obtidas salientam-se a mensagem que o CEO transmite, bem como as práticas sociais que as empresas desenvolvem.
- O impacto da falência dos pais na vergonha e intenção empreendedora dos filhosPublication . Gonçalves Junior, Elifas; Rodrigues, Ricardo José de Ascensão Gouveia; Sá, Elisabete Sampaio deEste estudo buscou identificar a influência da falência da empresa dos pais na intenção empreendedora dos filhos. A falência tem repercussões psicológicas, sociais e econômicas. As teorias do comportamento planejado, aprendizagem e marginalidade formaram a principal base teórica. Analisaram-se duas variáveis causais: vergonha e trauma diante das óticas psicológica e sociológica. A variável dependente foi intenção empreendedora. Personalidade e filhos de pais falidos e não falidos foram variáveis de controle. Estigma e modelos mentais, variáveis intervenientes. A investigação é quantitativa e transversal. Na análise estatística utilizou-se análise fatorial confirmatória e modelo de equações estruturais. A amostra é não probabilística, constituida por pessoas alfabetizadas dos 5 continentes e 33 países, tendo maior predominância de respostas oriundas do Brasil e Portugal. O questionário constituiu-se de questões abertas (identificação e indicação de outras pessoas ― Bola de Neve) e fechadas (sim/não e de múltipla escolha ― escala de Likert de cinco pontos). Usou-se métricas específicas para cada variável: trauma, intenção empreendedora, personalidade, vergonha interna, externa, vicária e induzida, esta última mediu a intenção empreendedora de filhos de pais não falidos. A coleta de dados on-line foi realizada por média socais, aliada a 11 instituições de ensino superior. As descobertas implicam repercussões sociais, psicológicas, econômicas e educacionais. Entre os resultados destaca-se a vergonha da falência dos pais como redutor da intenção empreendedora dos filhos. Entre as recomendações, há duas que merecem realce. A primeira, conectasse ao ensino do empreendedorismo: as organizações educacionais devem discutir as implicações da falência e não apenas estratégias, táticas e operações relacionadas ao lucro e/ou sucesso empresarial. A segunda é baseada na revisão teórica: as instituições de saúde, bem como desenvolvedores de políticas públicas, devem estabelecer grupos de estudos para aprofundar o saber alusivo às enfermidades relacionadas à falência dos empresários.
- Influência da Liderança do CEO e da Corporate Governance no Valor de Marca dos Clubes de Futebol InglesesPublication . Almeida, Manuel José Tavares de; Leitão, João Carlos CorreiaOs diferentes modos de gestão das organizações implementados pelas pessoas que têm maiores responsabilidades irão influenciar, tendencialmente, o desempenho financeiro dessas organizações. No futebol, os CEO´s dos clubes procuram exercer a sua liderança e desenvolver práticas e processos para que os clubes se tornem mais competitivos e consigam atingir os objetivos a que se propõem. Em termos genéricos, a presente dissertação visa analisar em que medida a liderança e a corporate governance influenciam o valor de marca dos clubes de futebol. Existem vários indicadores que foram tidos em conta, nomeadamente, o efeito dos CEO´s, os salários, os ativos correntes, a bolsa de valores, e as responsabilidades de curto e longo prazo, que ajudam a clarificar o peso que cada um tem nas receitas dos clubes. Os dados recolhidos dizem respeito a clubes de futebol ingleses. A uma amostra de 32 clubes que participam (ou já participaram) na Premier League, no período compreendido entre 1992 e 2010. Nesta investigação, o valor de marca é representado pela proxy incompleta que diz respeito às receitas dos clubes. A partir dos resultados obtidos, constata-se que as variáveis agregadas à liderança denotam uma influência positiva e significativa sobre a geração de valor, por parte dos clubes de futebol ingleses, concorrendo positivamente para o aumento do seu valor de marca. As variáveis que representam a corporate governance, influenciam tanto de uma positiva como negativa as receitas dos clubes, dependendo das diferentes formas de financiamento adotadas, tais como, a venda de ativos e a admissão dos clubes à bolsa de valores, bem como o aparecimento de responsabilidades de curto e longo prazo para os clubes, o que condiciona o seu valor de marca.
- Inovação no Setor Público em PortugalPublication . Oliveira, Válter Ricardo Miranda; Ferreira, João José de MatosA inovação tem vindo cada vez mais a ganhar importância no mundo académico e para as organizações. Muitos já perceberam a sua potencialidade para enfrentar a competitividade económica que se vive mundialmente. Mas num mundo tão competitivo, nem mesmo o setor público escapa a necessidade de evoluir de modo a fornecer melhores serviços e satisfazer os seus cidadãos. Assim, esta investigação teve como objetivo estudar a inovação no setor público. Um modelo foi testado e usado para fornecer lições sobre o que era proposto. O modelo tinha em vista fazer essa avaliação com base na perspetiva dos cidadãos. De forma a conseguir uma avaliação que beneficiasse dessa visão, gestores de nível medio foram inquiridos. Apenas os gestores dos setores da ação e segurança social, educação e saúde foram inquiridos, pois estes são os que mais pesam no orçamento de estado português. Obteve-se um N=57 e os dados foram analisados com recursos ao PLS. Os resultados evidenciaram que a capacidade de resposta e a ética e moral são importantes fatores para a perceção de inovação percebida pelos cidadãos. Por sua vez, essa capacidade de inovação foi visto como importante para, a imagem do setor púbico, confiança e satisfação dos seus cidadãos.
- Marketing as a Belief System: a model of consumer behaviourPublication . Oliveira, Patrícia João Rodrigues; Rodrigues, Fernando António de Oliveira Carvalho; Rodrigues, Ricardo José de Ascensão GouveiaUnderstanding consumer behaviour and their decisions is essential in marketing because most marketing campaigns try to influence the consumer’s decision-making process. The term consumer refers not only to the act of purchase itself but also to the entire purchase journey that includes prepurchase activities that consist of increasing awareness of a need or wanting and seeking and evaluating information about products and services or brands that can satisfy it, and post-purchase activities that include evaluation and feedback on the purchased item. Many models have been created to explain and predict consumer behaviour. However, some criticisms have also been presented of the various models, such as the focus on rational reasoning and its lack of focus on subconscious factors, uncertainty and spontaneous choices. This research study explores the Theory of Belief Systems (TBS) and its application in understanding human behaviour, particularly in consumer behaviour, with the aim of developing a model based on TBS to enhance marketing strategies. The primary objective is to propose a model that incorporates uncertainty in predicting consumer behaviour, contributing to evidence-based marketing decisionmaking. Specific objectives include analysing consumer behaviour models in literature, exploring TBS, testing its capabilities in explaining human behaviour, and comparing results with other consumer behaviour theories. The study utilizes mathematical modelling, using the Theory of Belief Functions or Dempster-Shafer Theory (DST), to address gaps in existing consumer behaviour models, focusing on rational reasoning, subconscious factors, and decision-making uncertainty. Two empirical studies were conducted in the Douro region, one utilizing TBS and the other employing Theory of Planned Behaviour (TPB), to analyze and predict consumer behaviour in this specific context. Structural Equation Modelling (SEM) and software tools like R and JASP were employed for data analysis. The findings aim to provide insights for improving marketing activities through a deeper understanding of consumer behaviour. The empirical studies conducted in this research offer practical applications of TBS in real-world scenarios, demonstrating its efficacy in predicting and understanding consumer behaviour. By conducting in-depth investigations into the intricacies of belief systems and their impact on consumer decision-making processes, this research sheds light on the differences between TBS and TPB, elucidating the contexts in which each theory excels and providing valuable insights for researchers and practitioners in the field of marketing.
- O Marketing da Cereja da Cova da BeiraPublication . Oliveira, Tiago Saraiva de; Duarte, Paulo Alexandre de OliveiraUma região desenvolve-se essencialmente pela natureza da sua economia. A aposta nos produtos endógenos de cada região é uma tomada de consciência do potencial das suas particularidades. Essa consciência de desenvolvimento local, assente em estratégias e métodos de ação por forma a melhorarem a qualidade de vida dos habitantes locais, é um catalisador do desenvolvimento de mais produtos e de mais ideias. Fixa populações e atrai investimento, incentiva a haver mais conhecimento e a um maior reconhecimento. A marca “Cereja do Fundão” aparece neste contexto, por forma a potenciar e transportar um produto com características próprias, de modo a que seja mais facilmente apreciado e reconhecido. A sua envolvente foi o mote para várias ações de desenvolvimento regional, melhorando a qualidade da produção e distribuição do produto, requalificando métodos produtivos e dando aso a um aumento da capacidade produtiva. Criaram-se mais postos de trabalho, levou a uma maior aposta na inovação e diferenciação, fazendo com que a região pudesse usufruir de um desenvolvimento sustentável que a médio/longo prazo será potenciador de uma melhoria de qualidade de vida. O maior reconhecimento da marca fez com que cada vez haja mais pessoas a querer saber como se produz a “Cereja do Fundão” e de onde vem, potenciando o turismo no concelho. Este trabalho pretendeu assim analisar qual o impacto que a marca “Cereja do Fundão” tem, tanto ao nível do reconhecimento do consumidor e comprador externo ao concelho, bem como qual a sua influência no conhecimento do concelho do Fundão, analisando uma amostra de consumidores individuais e outra amostra de empresas. Esta análise demonstrou haver já algum conhecimento do concelho do Fundão e um reconhecimento da marca “Cereja do Fundão”, através das características próprias da marca e do produto. A elaboração deste trabalho teve algumas limitações na sua génese, quer pela dificuldade de conciliação da vida profissional e académica de quem o executou, quer pela amostra estudada que foi baseada no network do seu autor. Espera-se que este trabalho possa contribuir para um maior conhecimento das atuais limitações da marca e do concelho bem como dos fatores que levaram ao seu crescimento e reconhecimento por parte dos consumidores.
- Marketing de serviços nas bibliotecas públicas portuguesasPublication . Almeida, Susana Paula Soares Pires de; Alves, Helena Maria Baptista; Gomes, Miguel PrataA internet veio revolucionar o modo como os cidadãos obtêm, consomem e partilham informação. A sua evolução para um contexto Web 2.0 obriga as bibliotecas públicas portuguesas a optarem por novas ferramentas que melhor permitam satisfazer as necessidades de informação dos seus utilizadores, num contexto 2.0, onde se destaca o seu serviço de Web site. Assim, para perceber se as BPs portuguesas oferecem serviços de Web site que satisfaçam as necessidades de informação dos seus utilizadores, este estudo tem como objetivos: conhecer os critérios de qualidade a que este serviço deve obedecer, e de que forma estes são cumpridos pelas bibliotecas em estudo, saber qual o envolvimento/ atitude dos bibliotecários portugueses face ao marketing e ainda, se o envolvimento/ atitude do bibliotecário face ao marketing, se reflete na qualidade prestada pelo serviço de Web site da biblioteca. Para tal, levaram-se a cabo dois estudos junto das bibliotecas públicas portuguesas, pertencentes à rede nacional de bibliotecas públicas e cujo serviço de Web site integra um catálogo. No Primeiro estudo, realizou-se a observação aos serviços de Web site das bibliotecas públicas portuguesas, com o intuito de quantificar a taxa de cumprimento dos critérios de qualidade. No segundo, recorreu-se a questionários aos bibliotecários portugueses, para perceber qual o seu grau de envolvimento/ atitude face ao marketing, por fim efetuou-se a correlação entre estas duas variáveis. Os resultados permitiram concluir que a qualidade dos serviços de Web site das bibliotecas públicas portuguesas, de uma maneira geral, não é satisfatória, em contrapartida os bibliotecários demonstram um bom envolvimento/ atitude face ao marketing. Quanto à correlação entre as variáveis apresentadas, qualidade do serviço de Web site e envolvimento/ atitude do bibliotecário face ao marketing, verifica-se que ela não existe, ou seja a qualidade do serviço de Web site não está dependente do envolvimento/ atitude do bibliotecário relativamente ao marketing.