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  • O desafio da comunicação estratégica nas instituições de ensino superior: estudo do papel da comunicação na promoção da sua missão social
    Publication . Silva, Sónia; Ruão, Teresa; Gonçalves, Gisela
    As universidades representam espaços de cultura e conhecimento, dos quais se espera um comprometimento com o desenvolvimento da sociedade. Estas instituições têm tentado dar resposta às solicitações e desafios que lhes são constantemente colocados com o reforço do seu compromisso para com a responsabilidade social. Noutra instância tem-se percebido que a comunicação estratégica, como ferramenta orientada para o cumprimento de metas e objetivos, tem conquistado um lugar importante nas universidades. É precisamente no centro da comunicação estratégica e da responsabilidade social como processos relevantes para as universidades que este estudo pretende focar-se. Pretende-se debater a relevância da comunicação estratégica na execução e divulgação da missão destas instituições, particularmente no que diz respeito ao papel destas como importantes agentes sociais. Deseja-se, portanto, compreender e discutir a relação de interdependência entre as noções de comunicação estratégica e de responsabilidade social, supondo-se que a primeira é decisiva para o sucesso da segunda. As conclusões deste pequeno estudo sugerem que as actividades de comunicação são extremamente relevantes para o cumprimento e divulgação da responsabilidade social das universidades, que é uma parte fundamental da sua missão. Universities represent places of culture and knowledge, of which is expected commitment with society development. These institutions have been trying to give answer to the demands and challenges constantly presented to them and intensified by their commitment with social responsibility. In another instance it has been perceived that strategic communication, as tool oriented for the fulfillment of goals and objectives, has conquered an important place in these institutions. It is precisely in the center of strategic communication and social responsibility has relevant processes to universities that this study aims to focus on. It is intended to debate the relevance of strategic communication in the execution and divulgation of the mission of these institutions, particularly with regard of their role as important social agents. Therefore, it is wished to understand and discuss the relation of interdependence between the notions of strategic communication and social responsibility, supposing that the first is decisive for the success of the second. The conclusions of this brief study suggest that communication activities are extremely relevant for the fulfillment and divulgation of the social responsibility of universities, which is a fundamental part of their mission.
  • Ética e Comunicação Organizacional: uma análise crítica das perspectivas éticas na construção de relacionamentos internos nas organizações
    Publication . Theodoro, Victor Silva; Gonçalves, Gisela
    Este estudo tem como objetivo principal apresentar as principais linhas norteadoras de um projeto de investigação centrado nas ações e estratégias das relações públicas nas empresas Embrapa/Brasil e Iniav/Portugal, à luz de diferentes doutrinas éticas. Descreve-se ainda criticamente o método e técnicas de pesquisa a utilizar - focus group, entrevista em profundidade, análise diacrônica e análise de conteúdo. Com este projeto de investigação procura-se entender como a ética das relações públicas perpassa a construção de ações de comunicação direcionadas para o público interno.
  • A responsabilidade social nas universidades: ensino, investigação e extensão
    Publication . Silva, Sónia; Ruão, Teresa; Gonçalves, Gisela
    Com este estudo pretende-se mostrar que o comportamento socialmente responsável nas universidades se materializa através das suas atividades de ensino, investigação e extensão. A metodologia incluiu entrevistas com especialistas em responsabilidade social de universidades públicas portuguesas. Os resultados mostraram que existe uma consciência da relevância destes três pilares no compromisso social universitário.
  • Publicidade, Relações Públicas e algumas apropriações discursivas
    Publication . Lima, Sandra Ferreira de; Gonçalves, Gisela
    Este artigo apresenta como principal objetivo analisar as mudanças ocorridas nas estratégias discursivas publicitárias do Banco Itaú, ao longo das últimas quatro décadas, e a interdiscursividade da publicidade com as relações públicas na constituição de uma nova ordem do discurso da marca no Século XXI. Acredita-se que as mudanças ocorridas no comportamento do consumidor, provocadas pelas constantes mudanças econômicas e culturais, tanto na forma de consumir informação quanto de produzir conteúdo, possam ter enfraquecido o discurso publicitário, que precisou buscar nas relações públicas os conceitos necessários para reformular suas mensagens.
  • Political Communication
    Publication . Gonçalves, Gisela
    The term "strategic communication" traditionally has been understood as referring to external corporate communication, such as public relations, marketing communication, and advertising, with insufficient consideration beyond its role as a tool of persuasive influence. In recent years, however, the field of strategic communication has evolved to be more holistic in its approach and its role within sociocultural contexts. Articles, textbooks, and handbooks have attempted to define the scope, purpose, and nature of the concept, but as the first major comprehensive work of its kind, The International Encyclopedia of Strategic Communication captures the full scope of contemporary theory and practice in strategic communication.
  • Narrativas de defesa e culpa nos discursos organizacionais
    Publication . Gonçalves, Gisela
    Tendo como pano de fundo o estudo de caso da BP, o objectivo principal deste artigo consiste em perceber como as organizações modernas recorrem a estratégias discursivas de responsabilização para se legitimarem como actores sociais. Pretende-se reflectir como através de narrativas que oscilam entre a defesa e a culpa, as empresas defendem a sua imagem aos olhos da opinião pública. Esta reflexão parte do pressuposto de que o discurso organizacional - tal como as pessoas, o dinheiro, a matéria-prima, ou as máquinas – é um recurso das organizações que pode ser utilizado para resolver problemas. Além disso, subjaz ao nosso raciocínio a ideia de que o processo comunicacional promovido pelas relações públicas não deve ser interpretado apenas como spin control, mas antes como um processo de criação de significados partilhados entre a organização e os seus diferentes públicos.
  • ONG e Comunicação dialógica: A AMI em estudo de caso
    Publication . Gonçalves, Gisela; Lisboa, Joana
    O artigo divide-se em duas partes principais, a revisão bibliográfica e o estudo de caso. A revisão bibliográfica é apresentada em dois momentos. Em primeiro lugar, apresenta-se o paradigma relacional de relações públicas com o intuito de demonstrar a pertinência desta abordagem no estudo das relações organização-públicos. De seguida, o potencial da Internet na construção dessas mesmas relações é discutido a partir da teoria dialógica de Kent e Taylor (1984, 2002), com especial ênfase no modelo dos cinco princípios dialógicos. Com base na revisão teórica, desenvolveu-se um estudo de caso guiado pela seguinte questão de investigação: «Em que medida a AMI aplica os princípios dialógicos na sua página institucional e no Facebook?
  • Who's afraid of social media? A normative approach to corporate discourse on the Web
    Publication . Gonçalves, Gisela
    The main objective of this article is to analyse the communication of companies through a theoretical model that reveals discursive elements inherent to the creation of corpo- rate legitimacy. A Habermasian approach to corporate communication and public relations on social networks is at the centre of this reflection. The article starts by presenting a brief review of public relations and communication management studies encompassed by the paradigm of Habermas’s Discourse Ethics and Theory of Communicative Action. Following that, a recent Portuguese case study, the Ensitel Case, is presented as an example of the loss of corporate legitimacy on the Web. The importance of a dialogic approach to corporate communication and public relations in order to maintain corporate legitimacy is underlined.
  • The (in) communicability of corporate social responsibility – a Portuguese insight
    Publication . Gonçalves, Gisela
    From the perspective of a group of public relations consultants and communication directors operating in Portugal, this chapter discusses the complexity inherent to CSR communication. Some of the key questions to be addressed include: are so-called sustainable and socially responsible business strategies, in fact, indicators of genuine corporate change? Or is CSR per se insincere and should CSR communication be considered as a mere invention of PR? CSR will be equated, first, from the analysis of the dialectic relationship between activist movements, government regulation and business discourse and action. Then, some core principles for communicating CSR are highlighted, as well as the dangers and dilemmas in communicating CSR policies from a PR theoretical framework.
  • A comunicação organizacional enquanto conceito e processo: perceções dos peritos
    Publication . Mourão, Rita; Miranda, Sandra; Gonçalves, Gisela
    A comunicação organizacional (CO) assume relevância relativamente à dinâmica organizacional, desempenhando um papel determinante na disseminação de informação e, consequentemente, na coordenação e conclusão de tarefas, na tomada de decisões e na resolução de conflitos (Ayub, Manaf & Hamzah, 2014). Apesar desta relevância, o estudo da CO tem sido fragmentado, uma vez que esta considera diferentes perspetivas que importa ter em conta, seja em termos académicos, seja em termos práticos (Deetz, 2001; Oliveira & Ruão, 2014). Desta forma, emerge a necessidade de se perceber como é que experts - docentes universitários, formadores e gestores de comunicação - entendem, definem e concretizam a CO, realizando-se um estudo de cariz qualitativo exploratório, com entrevistas semiestruturadas a uma amostra de 33 peritos. Os aspetos mais fortemente mencionados em relação à CO como conceito foram a sua centralidade, a sua evolução e a sua relação com áreas adjacentes. A centralidade porque a ideia de que a comunicação constitui a própria organização ainda se mantém. A sua evolução refere-se aos paradigmas (positivista, interpretativo, crítico e dialógico) que são inerentes à CO, embora este aspeto tenha sido mencionado somente pelos docentes universitários. Finalmente, a relação com outras áreas adjacentes, uma vez que a definição de CO tem vindo a ser fragmentada, estando associada a outras áreas, como a Sociologia, a Psicologia e a Gestão de Recursos Humanos. Relativamente à CO enquanto processo, os aspetos mais fortemente apontados foram a adequação da CO ao contexto e ao interlocutor, bem como a relevância do planeamento e a necessidade de formação. Isto porque cada vez mais se assume a necessidade de adaptar o estilo de comunicação à estrutura da organização e aos seus stakeholders, bem como a pertinência de formar os envolvidos relativamente aos objetivos, aos instrumentos e às ferramentas de que necessitam para este processo.