Faculdade de Artes e Letras
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Browsing Faculdade de Artes e Letras by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes::Branding::Design de Moda"
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- 3D printing and its possible role in the sustainability of the fashion marketPublication . Mancebo, Cátia Patrícia Cabral; Gouveia, Isabel Cristina Aguiar de Sousa e Silva; Guerreiro, Alexandre GramachoFashion, as an industry, has always strived for the new and exciting. The market needs to seek ways to keep its relevance face the ever-changing society it creates for. Over the last few years, that aspect of the market has been gaining a lot of importance, as there has been a shift, due to the characteristic, immediate “now” that globalization provides. The newfound closeness, seen throughout the entire world, has allowed the instantaneousness of communication to turn the consumer into an active member of the market rather than a passive one. The consumer now has a voice that is heard by the biggest fashion brands out there. He can and will use that influence for its benefit. Brands are realizing the new found power technology, like the internet, gave to its consumers and are more and more desperate to find new ways of taking advantage of that blatant power shift, making the age of information work in their favor, instead of holding on to traditionalism. With that brilliant realization in mind, fashion brands are starting to market to a new type of smart consumer. This consumer was born with information on his fingertips, he has morals, ideals, causes he fights for and a individualized sense of justice. This consumer, therefore, wants the brands he purchases from to serve those same principles. Demanding a set of ethics to be met eg: cruelty free, vegan, fur free, sustainable, honest, etc. The fashion industry has an opportunity here to pull together it’s need for innovation and its new consumer’s need for a more ethical design, by trying to combine new technology with the benefit of doing their best to save the world in the process. I believe 3D technology has the potential of doing that. It is with this in mind that this dissertation developed towards the practical project of utilizing 3D printing technology. Since the objective of the experimental proposal came to be to test how possible the introduction of 3D printing in the daily fashion production would be through the creation of prototypes. Throughout this dissertation there are demonstrations of great achievements that demonstrate that 3D printing has the possibility of revolutionizing traditional manufacturing methods, long associated with the fashion industry.
- Aurora: Projeto Exploratório de uma Marca de Moda Adaptada às Reais Necessidades do Público Plus SizePublication . Gomes, Madalena dos Santos; Loss, CarolineCada vez mais surge a necessidade do mercado de moda se adaptar aos diferentes tipos de corpos, para que todos os indivíduos se possam expressar através do vestuário, marcando a sua individualidade. Com o crescimento do mercado plus size, é indispensável que as marcas respondam de forma eficaz os desejos e demandas deste público. Este projeto exploratório tem como objetivo a criação de uma marca de moda plus size. De forma a melhor responder às falhas deste mercado e desenvolver um projeto que satisfaça este consumidor, serão abordados tópicos que nos permitam entender o consumidor da marca e a sociedade em que se insere. Este irá analisar um setor específico da indústria da Moda- a moda plus size. O projeto iniciará com uma revisão de bibliografia, para que seja possível entender eficazmente como está construída, como funciona (e porquê) a moda de tamanhos grandes, analisando, inicialmente quais as perceções sobre o corpo feminino ao longo da história e como a sociedade lida com a obesidade e corpos com excesso de peso. Ao entender como é que o mundo perceciona o corpo plus size será possível perceber o porquê da indústria existir como existe, pouco preparada para os corpos gordos. Posteriormente será feita uma análise a marcas de moda como tamanhos como um 46, 48, 50. Apenas identificando as imperfeições do mercado existente será possível criar um projeto que represente uma evolução. Através de questionários e entrevistas, foi viável identificar diversos problemas que as marcas não abordaram até agora, como a representatividade de modelos, modelagem correta anatomicamente e diversidade de estilos. Com base nos estudos realizados, foi elaborada a construção de um projeto de uma marca de moda plus size, denominada Aurora. A Aurora nasce para que este público se sinta, finalmente, ouvido, e tem como missão trazer ao mercado português uma marca ética, exclusiva para tamanhos plus size e que representa, de forma eficaz, o consumidor plus size. Esta pretende fornecer não só um produto de qualidade com uma modelagem adequada e com valor estético, como permite abranger outras necessidade essenciais para uma boa experiência de consumo, como uma comunicação eficaz e que represente variados corpos gordos e ainda lojas físicas. Como resultado, através de entrevistas, o consumidor respondeu positivamente ao projeto de marca criado, demonstrando que o estudo foi bem sucedido: o consumidor identificou-se com a marca, e sentiu-se finalmente ouvido e respeitado, obtendo ainda o estilo e o conforto aliados.
- Branding na Joalharia: Criar Valor e SignificadoPublication . Martins, Beatriz Henriques; Romãozinho, Ana Mónica Pereira Reis de MatosO atual relatório de estágio documenta as atividades desenvolvidas ao longo de três meses, na empresa de joalharia Petrïta, localizada em Sevilha, como parte integrante do Mestrado em Branding e Design de Moda. Além disso, esta investigação, tem como objetivo principal explorar a interligação entre joalharia e branding, com ênfase na criação de valor e significado emocional associados às jóias, e como o branding pode fortalecer o vínculo entre as jóias e os utilizadores. Neste contexto, a aluna teve a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na sua formação académica, assim como, desenvolver competências práticas em áreas como design de comunicação, criação de conteúdo digital, branding e gestão de identidade visual. Por outro lado, entrou em contacto com alguns profissionais da área, com os quais desenvolveu entrevistas, de forma a obter mais respostas à sua investigação. Torna-se visível, a importância do estágio curricular enquanto complemento prático para a formação académica e procura-se demonstrar como é que esta experiência contribuiu para o crescimento profissional da estagiária, reforçando a ligação entre a teoria e a prática. Destacamos, do mesmo modo, a compreensão da interligação entre a joalharia e o branding, e o papel do branding na criação de conexões significativas entre as marcas e o seu público.
- Compra vs. AluguerPublication . Cunha, Carlota Vilhena de Carvalho de Magalhães; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesNuma sociedade consumista, onde a todos os momentos do dia somos bombardeados com anúncios de produtos e serviços, começa a crescer uma preocupação com o planeta e a procura do caminho para um mund o sustentável . C ada vez mais aparecem discussões relacionadas com a necessidade não apenas de processos produtivos sustentáveis, mas também de um consumo consciente e segmento da moda. Com estas discussões, aparecem novos modelos de negócio responsável no , como a roupa em 2ª mão ou o aluguer de roupa ao invés da compra da mesma. O interesse neste tema surgiu de forma pessoal, ao aprender sobre o grande problema do impacto da indústria da moda no meio ambiente e ao entender que este tema é muito pouco fala do no diaadia das pessoas. Após uma pesquisa exploratória, apoiada na análise teórica de autores que fundamentam este tema, bem como conceitos sobre marca, branding e linguagem visual, este trabalho visa a criação e desenvolvimento de uma marca de roupa de ocasião para aluguer, a Dress and Tell. Para este efeito, foram também desenvolvidos três estudos de caso, um caso de estudo e um inquérito para explorar a viabilidade do negócio e entender a abertura das pessoas para o mesmo.
- A comunicação de marcas de moda em contexto de showroom: Estágio na agência de comunicação ShowpressPublication . Cardoso, Diana Alexandra Ramos; Vilaça, Filipa Isabel de Almeida FernandesO presente relatório foi elaborado com o propósito de explorar o tema escolhido, nomeadamente, a comunicação de marcas de moda em contexto de showroom. Deste modo, a aluna realizou um estágio curricular na Showpress, uma agência de comunicação de moda e relações-públicas. A Showpress é uma agência que trabalha com várias marcas de moda, tanto nacionais, como internacionais e que conta com um vasto showroom, aonde se pode encontrar, em exposição, as coleções atuais das ditas marcas. Ao longo deste relatório serão documentados os procedimentos realizados pela autora no decorrer do seu estágio. Serão também mencionados diversos autores explorados pela mesma, de forma a solidificar a sua pesquisa e a validar as conclusões obtidas com esta investigação.
- Comunicação online de uma marca de moda: Relatório de Estágio na Alexandra MouraPublication . Castilho, Patrícia Alexandra Prudente Marques de; Grando, Rafaela NoroA comunicação online tem vindo a demonstrar ser um elemento essencial à interação e reflexão dos produtos e personalidade das marcas com os consumidores. Abrangendo-os atualmente a nível mundial e geracional. Com o acesso às diferentes redes sociais, o cliente consegue aceder a toda a informação e conteúdo necessário para entender as marcas e quais os seus valores e objetivos, possibilitando a sua identificação ou rejeição. Daí ser importante entender o mercado e a forma como a comunicação online de uma marca influencia a sua identidade e modo como o cliente a vê. É a partir dessa idealização de conexão com uma marca que se rege este relatório de estágio. O estágio decorre no atelier da designer Alexandra Moura, no qual o foco principal é a comunicação da marca através do online. Será aplicada assim uma metodologia capaz de providenciar entendimento na matéria e posterior aplicação em meio profissional, começando por uma revisão literária; seguida da análise da marca principal Alexandra Moura, da secundária ZERO; e de uma análise qualitativa do antes e depois do estágio nas redes sociais da marca através da comparação de tabelas de identidade online; Por fim será apresentado o desenvolvimento da aluna tendo em consideração a sua capacidade de análise ao transportar conhecimentos dados em aula e provenientes da revisão literária sobre o branding e o que o mesmo engloba.
- Criação da Marca “The Wonders of Comfort”Publication . Oliveira, Diana Karina Pereira; Rousseau, José António PereiraA ideia do loungewear não tem sido muito explorada até a pouco tempo por causa do Covid19, neste momento toda gente está a passar muito mais tempo em casa do que o habitual e por isso as pessoas começaram-se a desleixar eram capazes de usar o seu pijama todo o dia e deixaram-se de arranjar. Para a mulher isto não é bom, porque a maioria das mulheres sentem-se muito mais produtivas e com uma auto-estima alta, se realmente se vestirem para o seu trabalho, com isto tudo começou-se a notar que com o confinamento as mulheres andavam muito mais nervosas e com uma auto-estima baixa e por isso surgiu esta ideia do “The Wonders of Comfort”. “The Wonders of Comfort” é uma marca de Loungewear que cria roupa confortável tanto para estar em casa como para ir para o trabalho, é um híbrido, apesar de ser confortável também podemos levar para o trabalho porque é sofisticado, a marca também vai ter outros produtos de conforto. Este projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das mulheres utilização destes produtos, e criar uma marca portuguesa que revele sofisticação, qualidade, uma boa energia, e sobretudo que os consumidores vivam o seu dia-a-dia com mais tranquilidade.
- Criação de uma Experiência de Marca EmocionalPublication . Alves, Sara Filipa Vila Verde; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesEnquanto seres humanos procuramos ativamente recompensas emocionais e as nossas emoções têm influência nas decisões que tomamos o que, por sua vez, se reflete no nosso comportamento de consumo. Neste sentido, o clima de incerteza na indústria da moda e o mercado altamente competitivo, marcado pela acessibilidade tecnológica, parece ter projetado discussões relacionadas com a diferenciação das Marcas através do Emotional Branding – uma estratégia que apresenta um leque de oportunidades de estudo devido à sua capacidade de atrair e conectar os consumidores a um nível profundo. Mas como pode uma Marca interagir com o quotidiano dos consumidores, inspirar as suas histórias de vida, memórias e experiências de modo a criar um vínculo de lealdade? “Criação de uma experiência de Marca Emocional: Processo e Insights” é um projeto de investigação que permite responder à questão anteriormente referida e que visa desenvolver estratégias de Branding adaptadas à Underly – uma Marca de roupa íntima e loungewear. Para responder à questão de investigação, foi realizado um estudo exploratório misto, compreendendo métodos qualitativos e quantitativos. Tendo por base a revisão da literatura, centrada na teoria de autores que exploram conceitos nas áreas do Branding, Emotional Branding e Marketing, foi conduzida a análise de estudos de caso e a recolha de dados através de inquéritos. Após uma análise em triangulação, foi possível desenvolver uma experiência de Marca emocional para a Underly. Este projeto enfatiza a relevância da conexão emocional entre uma Marca e os seus consumidores e permite sugerir formas inovadoras para as Marcas se destacarem na indústria e estabelecerem engagement.
- Criação de uma Marca de Moda Sustentável, com a integração de biotecidos nas suas coleçõesPublication . Coelho, Marta Sofia Serranho; Vilaça, Filipa Isabel de Almeida FernandesEste projeto documenta a criação e o desenvolvimento da Marta Coelho, uma marca de moda sustentável, que se pretende destacar no mercado pela sua forte identidade visual e pelas matérias-primas que são utilizadas para a confeção dos produtos, como têxteis inovadores, eco-friendly, macios ao toque, versáteis, práticos, com tonalidades coloridas, brilhantes e padrões criativos. Trata-se de uma marca inspirada em valores como conforto, alta qualidade, criatividade, inclusão, sustentabilidade, ética e excelência. Estes aspetos estão presentes em todas as suas atividades, desde o processo criativo, passando pela escolha dos materiais, modelagem, confeção, até ao marketing, comunicação e contacto com o consumidor final. A sustentabilidade tem sido um tema em crescimento na indústria da moda, com o objetivo de sensibilizar o consumidor para esta importante abordagem. Com isto, Marta Coelho, é uma marca assente nos três pilares da sustentabilidade, de modo, a valorizar a aquisição de hábitos amigos do ambiente, na atualidade e demonstrando o empenho em minimizar o impacto ambiental e promover uma confeção responsável. Trata-se de um compromisso ético, consciente e com a responsabilidade ambiental, quer a nível individual e coletivo. Ao apresentar a pesquisa, investigação e desenvolvimento da marca Marta Coelho, este projeto tem como objetivo fornecer uma visão positiva sobre uma potencial marca de moda de sucesso que se alinhe com valores éticos e sustentáveis, contribuindo para uma indústria da moda mais responsável e equitativa.
- Criação de uma marca de Streetwear: Linguagem Visual da marca Asor e Desenvolvimento de uma Coleção de ModaPublication . Pires, Maria Rosa de Castro Pinho do Carmo; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesAo focar a atenção para o fenómeno da moda, percebe-se que esta é um espelho da sociedade. O modo de vestir varia consoante a sociedade e a cultura do momento em que se vive e, por isso, vários subgrupos tiveram um grande impacto e influenciaram a forma como nos vestimos na atualidade - movimentos antimoda. Assim, surge o tema da moda de rua, que tem vindo a ganhar uma maior visibilidade no universo da moda, nas grandes marcas de luxo de moda e inclusive tem vindo a chegar às passerelles. Desta forma, o presente estudo consiste na abordagem da moda do streetwear, na sua relação com as marcas e de que maneira é que este estilo influencia a sociedade e os comportamentos dos indivíduos. O interesse neste tema surge na procura de respostas e na sua posterior consolidação, com a finalidade de se proceder à criação de uma marca de raiz direcionada para o mercado do streetwear. Para o efeito da mesma, foi realizado um estudo aprofundado através de uma revisão bibliográfica de autores que fundamentam os conceitos de moda, streetwear, branding e linguagem visual. É na fundamentação bibliográfica que se procura consolidar tais conhecimentos para um maior facilitismo no processo de criação da marca. Para além da revisão bibliográfica foram ainda estudados alguns casos de marcas de streetwear, de forma a perceber a importância do branding como um fator essencial na gestão de marcas na atualidade. A finalidade deste trabalho qualitativo exploratório é a implementação de uma marca portuguesa no mundo do streetwear e torná-la reconhecida nacional e internacionalmente. Entre as principais conclusões do trabalho, destacam-se a inter-relação do branding com o design de moda, a importância da relação da moda do streetwear e do branding com o consumidor e a importância da utilização correta de um processo criativo para uma marca prosperar no mercado de negócios.
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