FAL - DCFP | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Browsing FAL - DCFP | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Ciências da Comunicação::Jornalismo"
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- A ação da Censura durante o Estado NovoPublication . Barata, Carolina Faustino; Correia, João Carlos FerreiraO jornalismo tem vindo a desempenhar um papel fulcral na sociedade contemporânea, não só como prestador de informação, mas também como formador da opinião pública, porque é através da atividade jornalística que se introduz na sociedade os principais temas da atualidade e se constrói a realidade social da coletividade. Assim, se o jornalismo não existisse ou fosse de alguma forma reprimido nas suas funções, as pessoas não teriam conhecimento daquilo que se passa ao seu redor. A atividade do jornalista oferece à sociedade uma conceção daquilo que é a realidade no momento presente, através da descrição dos factos associados a acontecimentos que se sucedem, e se de alguma forma essa atividade é controlada a favor de uma personalidade, o jornalismo deixa de ser uma profissão direcionada para a verdade. Na história do jornalismo português, esta ação direcionada para a verdade foi reprimida, pelo regime salazarista ou Estado Novo, entre 1933 e 1974, uma época onde as pessoas apenas conheciam a realidade que era transmitida por um governo autoritário. Muitos foram os meios de comunicação que viram a sua atividade controlada, para proteção do regime e dos seus ideais. Exemplo disso foi o Jornal do Fundão, que esteve suspenso durante seis meses devido à publicação de uma notícia, que não estava de acordo com a ideologia do Estado Novo. Esta dissertação pretende então verificar quais foram as mudanças operadas na atividade jornalística do Jornal do Fundão, do período antes da suspensão para o período depois do reaparecimento deste meio de comunicação regional.
- American crime storyPublication . Fontoura, Bruno Sant'Anna Carneiro da; Merino, Francisco Alexandre Lopes FigueiredoEm fevereiro de 2016, a minissérie American crime story estreou no canal de televisão a cabo FX com a proposta de reencenar um crime famoso na cultra norte-americana a cada temporada. O primeiro evento retrado pelo programa televisivo é o caso O.J. Simpson, um famoso jogador de futebol americano que foi acusado do duplo homicídio de sua exesposa Nicole Brown-Simpson e de Ron Goldman. O julgamento foi considerado pela mídia como o mais importante do século XX e o mais midiatizado da história americana por causa da intensa cobertura jornalistica em torno do acontecimento e a superexposição da vida privada dos envolvidos na tragédia. Levando em consideração as informações do caso real, a presente pesquisa busca analisar como a minissérie representou o efeito da midiatização no julgamento de O.J. Simpson, já que a mídia, como instituição, teve uma grande presença e influência no caso. Para que a investigação possa ser desenvolvida, será feita uma pesquisa bibliográfica e documental sobre o evento que serviu de base para o enredo do programa, o programa em si, uma contextualização sobre narrativas e relações entre textos na televisão e regatar os estudos sobre a teoria da midiatização. Concluída esta etapa, a próxima trata-se de aplicar a metodologia de análise fílmica de Aumont & Marie (2004) para que a decomposição e interpretação de American crime story seja realizada e a tese possa concluir o seu objetivo.
- A construção e a revisão dos oráculos nos canais noticiosos RTP3 e CNN PortugalPublication . Jordão, Beatriz Rodrigues; Francisco, Nuno Alexandre de Oliveira MarquesA televisão desenvolveu-se como um importante meio de massas e, para responder às necessidades informativas, surgiram as emissoras especializadas em informação. Inserido numa tendência para valorizar a rapidez produtiva, o jornalismo televisivo implica a cooperação de diversos profissionais. Os oráculos fazem parte de um conjunto de elementos gráficos, frequentes, no atual contexto, nos noticiários televisivos portugueses para atrair e cativar o público. Analisar como se desenvolvem os processos de produção e de revisão dos oráculos nos canais noticiosos RTP3 e CNN Portugal é o objetivo central desta dissertação. Para alcançá-lo, adotou-se uma abordagem qualitativa, através da observação direta nas redações de cada estação, de entrevistas aos profissionais diretamente envolvidos nestes sistemas e, posteriormente, da análise de conteúdo para extrair as informações obtidas na aplicação das técnicas anteriores e de documentos disponibilizados no decorrer da investigação. Os resultados permitiram concluir que a produção de oráculos envolve o trabalho de profissionais com formação em jornalismo, nos dois canais. Se os jornalistas que produzem as peças noticiosas não construírem os respetivos oráculos, a tarefa recai sobre coordenadores, no caso da RTP3, e sobre line producers, função relativamente recente na redação da TVI/CNN Portugal. A falta de tempo na produção e o ritmo frenético no qual chega informação às redações não permitem que a fase de revisão prévia se dê por concluída. Se é ideal que os próprios jornalistas revejam os oráculos que escrevem, na RTP3, cabe ao coordenador revê-los e, na CNN Portugal, o line producer tem essa tarefa específica, seguindo-se preferencialmente a ordem pela qual serão emitidos. Aferiu-se ainda que a produção contínua exige a escrita de oráculos que identifiquem interlocutores, localizem imagens no tempo e no espaço e que apresentem os temas das peças, carentes de atualização ao longo do dia informativo e sujeitos a gralhas, muitas vezes só detetadas pelos profissionais durante a emissão.
- Os contrastes do humor na rádio portuguesaPublication . Reino, Catarina Alexandra Nabais; Carvalheiro, José Ricardo PintoO riso e o humor são difíceis de definir. Variam de país para país, de cultura para cultura, de sociedade em sociedade, de rádio para rádio. As primeiras demonstrações daquilo que podemos considerar “riso” começaram na Antiguidade Clássica. A partir daí foram diversos os pensadores ou filósofos que se centraram e centram no estudo do riso e do humor, à procura da definição perfeita. A Rádio é o meio de comunicação deste estudo. O início da sua atividade data o ano de 1914, no entanto foi no ano de 1924 que se deram as primeiras emissões mais parecidas ao que conseguimos assistir nos dias de hoje. No entanto, foi nos anos 30 que se deram os anos de ouro da rádio e onde se começou a dar os primeiros passos em direção ao humor radiofónico. O Humor Radiofónico é o pilar basilar da presente dissertação. É sobre ele que pretendemos fazer aqui uma reflexão dos principais contrastes que existiram entre o pré e o pós-25 de abril, pois foram dois períodos distintos, marcados por uma revolução que separou a Censura e a Ditadura, da Liberdade e da Democracia. O objetivo desta dissertação é então avaliar de que forma é que esses períodos se distinguem, sobretudo relativamente à forma como o discurso humorístico era e é feito agora; as diferenças entre quem fazia humor naquela altura e quem faz agora; os mecanismos mais presentes tanto num período como noutro, assim como as Teorias do Humor.
- Dois canais, uma redação: Estudo de caso sobre a chegada da CNN Portugal às instalações da TVIPublication . Fernandes, Carolina Alexandra Bicho; Canavilhas, João Manuel MessiasEsta investigação surge na sequência da chegada da marca CNN a Portugal, mais concretamente à sede da TVI, em Queluz de Baixo. A partilha da redação entre o novo canal e a informação da TVI generalista captou o nosso interesse para investigar como é que dois canais se organizam na partilha de uma redação. Sendo a CNN uma marca de notícias presente em vários pontos do mundo, com rotinas sólidas e com um estilo próprio também ele consolidado, faz com que esta seja uma referência no jornalismo. O objetivo principal desta dissertação é, assim, perceber se a chegada de uma marca internacional de notícias como a CNN, afetou a informação da TVI e como. A primeira parte da investigação diz respeito a um enquadramento teórico onde é relatada, de forma breve, a história das emissões televisivas no mundo, em geral, e em particular em Portugal, dando especial destaque ao aparecimento das televisões privadas e como estas têm influência no panorama televisivo português. ‘Audiência’, ‘programação’ ou ‘grelhas’ são alguns dos conceitos que tentam explicar essa influência. Ainda na primeira parte são apresentados os dados recolhidos, durante uma semana na redação da TVI/CNN, através do estudo etnográfico. Também é apresentado o conceito de ‘convergência’ e as suas variantes, tendo por base Jenkins (2006) e Salaverría et al (2010), e em como estes se aplicam à redação de Queluz de Baixo. Na segunda parte, são apresentadas as hipóteses da investigação e a testagem das mesmas, criando assim um conjunto de resultados deste estudo. As duas partes desta dissertação pretendem dar resposta à problemática desta investigação, que se centra essencialmente em quatro hipóteses referentes a conteúdos, à prioridade entre canais, aos recursos humanos e a possíveis alterações no modo de trabalho de algumas secções. Assim, a testagem confirmou duas das quatro hipóteses apresentadas, significando que, apesar da CNN ser uma marca consolidada na área do jornalismo, não alterou significativamente a forma como a TVI trabalha.
- Estágios como Ferramentas para os Jornalistas do FuturoPublication . Vicente, Nuno Filipe Sousa; Carvalheiro, José Ricardo PintoDesde a sua origem, o jornalismo tem sido uma profissão denotada por constantes mudanças, dentro do coração da sua estrutura. Ao contrário de outras ciências e profissões mais objetivas, com evoluções sempre ascendentes, o jornalismo tem um forte cariz social e a forma como serve o público tem provocado constantes reestruturações na forma como se escrevem histórias, de forma a servi-lo da melhor forma, ditas alterações funcionando tanto para o melhor e para pior. Os jornalistas tentam sempre manter um equilíbrio entre dar ao leitor/visualizador/ouvinte uma experiência prazerosa, mas manter a objetividade das suas peças ao longo deste processo de entretenimento revela-se um constante desafio. A educação dos novos jornalistas tenta incutir-lhes os valores necessários para conseguirem fazer um jornalismo que possa ser visto dentro da indústria como “puro” e “bom”, utilizando estágios para criar jovens jornalistas cada vez mais eficientes, independentes e capazes de criar algo com estrutura e profundidade. Desta forma, tentase salvar a imagem sempre polarizadora que se tem da profissão, principalmente nesta presente era virtual, onde o acesso à informação é incrivelmente fácil para as massas. Através de entrevistas com vários estagiários da área do Jornalismo, vindos da UBI, conseguiu-se notar nos novos jornalistas um sentido de responsabilidade e sapiência perante as limitações que o jornalismo moderno lhes apresenta. E é essa sobriedade que lhes permitem utilizar os conhecimentos que lhes são incutidos nos cursos teóricos, em conjunto com a educação prática que lhes é dada nas redações de estágio, para evitar os erros cometidos por jornalistas de uma era mais sensacionalista e confusa com o meio virtual, e assim servir o público de forma objetiva e interessante.
- FADU - Federação Académica de Desporto Universitário: passado, presente e futuroPublication . Sabino, Cátia Margarida Viana; Canavilhas, João Manuel MessiasEste Relatório surge no âmbito da conclusão do 2.º Ciclo de Estudos em Jornalismo e tem como objetivo, não só expor todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular que teve lugar no Gabinete de Comunicação e Imagem da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), em Aveiro, como também, apresentar as conclusões obtidas na investigação desenvolvida ao longo do ano letivo 2022/23. O estágio consistiu, essencialmente, na redação de notícias e no apoio logístico a diversos eventos desenvolvidos pela Federação. Após uma contextualização histórica do desporto, no geral, e do desporto universitário, em particular, foram elaboradas entrevistas aos ex-Presidentes da FADU. Foi possível concluir que embora o Desporto Universitário em Portugal esteja num caminho promissor, fruto dos mandatos binários, ainda tem uma longa caminhada, de proximidade e relação do Desporto Escolar com o Desporto Universitário, para percorrer. Embora a FADU já conte, até ao momento, com cinco nomeações de Federação mais ativa, atribuídos pela European University Sports Federation, o ponto mais alto referido de forma unânime por todos os entrevistados foi as participações nos diversos eventos de caráter internacional.
- Fazer Fact-Checking em Portugal: Análise ao Observador e ao PolígrafoPublication . Oliveira, Florence Antonieta Geneviève Supplisson; Alves, Anabela Maria GradimAs novas possibilidades do mundo conectado abriram brechas para os fenómenos político-culturais de pós-verdade, factos alternativos e de massificação de conteúdos falsos. Todas estas manifestações colocaram o jornalismo numa posição de fragilidade, pedindo por novos projetos que reforcem a sua credibilidade, tal como a verificação de factos. A prática de fact-checking foi iniciada na década de 1990 com o cuidado de verificar e corrigir o discurso político. Da necessidade crescente de validar e reagrupar os fact-checkers criouse, em 2015, a International Fact Checking Network. Com o objetivo de perceber como é feita a verificação de factos em Portugal, esta dissertação procura, através de uma análise de conteúdo, perceber a evolução, origem e execução dos mecanismos de fact-checking, a partir dos fact-checks realizados pelo Observador e pelo Polígrafo, em 2019. Esta investigação permitiu observar que as parcerias e as iniciativas de verificação de factos têm aumentado, principalmente em períodos de campanha eleitoral. Foi igualmente constatado que estas produções são, essencialmente, motivadas pelo número de compartilhamento de informação e, principalmente, de desinformação nas redes sociais. Observa-se, desta forma, um afastamento da função inicial de análise de discurso político que foi desvirtuada para o combate às notícias falsas. Deste trabalho, ainda se conclui que, nem sempre os fact-checkers seguem os princípios estabelecidos pela rede global a qual pertencem, não existindo assim uma padronização da metodologia de verificação de factos.
- Gênero em pauta: como os principais jornais portugueses enquadram as questões de gênero nas suas coberturas online?Publication . Araujo, Malu Costa de; Sá, Sónia Manuela Martins deA presente investigação se propõe a compreender de que forma os jornais portugueses discutem e enquadram as questões de gênero nas suas coberturas online. Para tal, foi realizada uma análise que tem como objetos de estudo quatro importantes jornais portugueses: Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso e Público. Em termos metodológicos, foi realizado um recorte de seis meses, de janeiro a junho de 2022. As peças jornalísticas que pautaram o gênero veiculadas nos websites dos referidos jornais durante este período foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016), com o auxílio do software NVivo. Como resultados, podemos destacar que o espaço dedicado à cobertura de questões de gênero na amostra analisada é reduzido e pouco especializado. Além disso, o pouco espaço existente apresenta, em geral, pouco aprofundamento dos temas abordados, poucos debates que busquem promover as questões de gênero sob uma perspectiva cidadã e elementos que reforçam discursos antigênero.
- Hip Hop e Estereótipos: a evolução do rap nos meios especializadosPublication . Veríssimo, Ana Lúcia Machado; Rodrigues, Catarina Sofia LourençoA presente dissertação tem como intuito investigar e refletir acerca da evolução da cobertura mediática face à música rap em Portugal, focando o caso concreto do jornalismo especializado. Trata-se de uma viagem longa, que implica considerar os conceitos de discriminação e estereótipo. O rap começou numa tentativa urgente de dar voz às minorias e acabou por mover uma legião de ouvintes e apoiantes que se identificam com cada letra. A princípio, não tendo abertas para muito mais, o rap estava associado a um grupo onde a rua era o palco onde cantavam, movidos pela crescente necessidade de se fazerem ouvir. Hoje, ganhou espaço não só nos grandes palcos, mas também nos media. A abordagem dos meios de comunicação em relação ao rap sofreu mutações e o nosso objetivo passa por analisar como e porquê. Para isso foram realizadas entrevistas a profissionais da área. Entre as conclusões do trabalho destaca-se que a atenção crescente por parte dos media não pode ser dissociada do crescimento do seu público. Depois de resistências iniciais, relacionadas com estereótipos e preconceitos, este género musical parece agora ter adquirido novos espaços importantes para a sua afirmação.