Departamento de Comunicação, Filosofia e Política
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Browsing Departamento de Comunicação, Filosofia e Política by advisor "Alves, Anabela Maria Gradim"
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- Fazer Fact-Checking em Portugal: Análise ao Observador e ao PolígrafoPublication . Oliveira, Florence Antonieta Geneviève Supplisson; Alves, Anabela Maria GradimAs novas possibilidades do mundo conectado abriram brechas para os fenómenos político-culturais de pós-verdade, factos alternativos e de massificação de conteúdos falsos. Todas estas manifestações colocaram o jornalismo numa posição de fragilidade, pedindo por novos projetos que reforcem a sua credibilidade, tal como a verificação de factos. A prática de fact-checking foi iniciada na década de 1990 com o cuidado de verificar e corrigir o discurso político. Da necessidade crescente de validar e reagrupar os fact-checkers criouse, em 2015, a International Fact Checking Network. Com o objetivo de perceber como é feita a verificação de factos em Portugal, esta dissertação procura, através de uma análise de conteúdo, perceber a evolução, origem e execução dos mecanismos de fact-checking, a partir dos fact-checks realizados pelo Observador e pelo Polígrafo, em 2019. Esta investigação permitiu observar que as parcerias e as iniciativas de verificação de factos têm aumentado, principalmente em períodos de campanha eleitoral. Foi igualmente constatado que estas produções são, essencialmente, motivadas pelo número de compartilhamento de informação e, principalmente, de desinformação nas redes sociais. Observa-se, desta forma, um afastamento da função inicial de análise de discurso político que foi desvirtuada para o combate às notícias falsas. Deste trabalho, ainda se conclui que, nem sempre os fact-checkers seguem os princípios estabelecidos pela rede global a qual pertencem, não existindo assim uma padronização da metodologia de verificação de factos.
- Fotografia e MemóriaPublication . Feitosa, Vladimir Alencastro; Alves, Anabela Maria GradimO presente estudo intitulado “Fotografia e Memoria: a Festa do Divino Espírito Santo em Crixás – Goiás” tem como objetivo utilizar a imagem fotográfica, associada à técnica de história oral como acionadora de lembranças individuais e coletivas, para recuperar pequenas histórias e construir um mosaico de memórias sobre estas festividades. Por meio da experiência etnográfica, das entrevistas semiestruturadas e entrevistas por meio da aplicação do método que alia fotografias aos relatos de fontes orais realizada entre os anos de 2008 e 2019, foi possível transcrever a Festa por meio de uma narrativa fotográfica expositiva das imagens capturadas durante o período de pesquisa. Além disso, esse método possibilitou elaborar estratégias, por meio de um plano de comunicação, para a colaboração na preservação da memória dessa manifestação cultural. No final pudemos concluir que a fotografia é fundamental para a reconstituição do passado, um recurso necessário para compreensão da identidade individual e coletiva da história de um povo. Toda imagem fotográfica carrega em si uma história, um registro da realidade que pode ou não existir no tempo presente, um documento de caráter testemunhal de algo que de fato existiu, um importante instrumento para a reconstrução da história, uma fonte de pesquisa que possibilita recuperar cenários e momentos que ficaram apenas na memória de quem os vivenciou.
- Jornalismo Cultural na Era Digital: as práticas de produção jornalísticaPublication . Paiva, Ana Margarida da Silva; Alves, Anabela Maria GradimO presente relatório surge como resultado da minha experiência enquanto estagiária no Gerador, plataforma independente de jornalismo, cultura e educação. Sendo assim, tem como objetivo apresentar toda a aprendizagem efetuada durante três meses (1 de fevereiro a 30 de abril), bem como discutir o papel do jornalismo digital aliado ao jornalismo cultural, utilizando o Gerador como estudo de caso. Num primeiro momento, procede-se a um enquadramento teórico em que é feita uma contextualização em torno do jornalismo cultural e do jornalismo digital, baseada numa revisão bibliográfica. Posteriormente, realiza-se uma breve caracterização da instituição de acolhimento e são destacadas todas as atividades desempenhadas ao abrigo do estágio curricular, bem como todo o ambiente em redor. Numa fase final, é apresentado o estudo empírico, com o intuito de compreender o processo de produção jornalística num órgão de comunicação social voltado para a cultura e nascido em ambiente digital, mais especificamente relativamente à viabilidade das potencialidades da web. Para tal, procedeu-se a uma análise de conteúdo, com o propósito de tentar entender como estão presentes a interatividade, hipertextualidade e multimedialidade, rematando com um conjunto de entrevistas direcionadas a quatro jornalistas do Gerador, com o propósito de entender qual a sua perceção, enquanto jornalista cultural, sobre o meio digital.
- A mediatização da Central Nuclear de AlmarazPublication . Fernandes, Daniela dos Santos; Alves, Anabela Maria GradimA presente dissertação de mestrado focar-se-á na teoria do enquadramento (framing), em particular, aplicada à forma como a questão da Central Nuclear de Almaraz foi enquadrada e acompanhada pelos média de Portugal e Espanha, mais especificamente, a emissora pública portuguesa RTP e a emissora pública espanhola, TVE, através de peças emitidas pelo telejornal e telediario, um espaço informativo diário nos dois meios de comunicação. A permanência do funcionamento desta central, situada na comunidade espanhola de Cáceres, mesmo após a mesma já ter ultrapassado o tempo útil de vida, tem obtido ao longo do tempo opiniões divergentes, acentuadas entre os dois lados da fronteira entre Portugal e Espanha. O grande foco mediático deu-se entre 2016 e 2017, pela decisão unilateral de Espanha em construir um armazém de resíduos nucleares, sem consulta prévia ao país vizinho – dando azo a um grande debate público. A reflexão desta questão passará por uma revisão bibliográfica sobre o telejornalismo, com especial enfoque do telejornalismo ibérico que retratamos na investigação. A contextualização da questão mediática da central e todo o seu desenvolvimento e ainda o debruçar sobre a teoria de enquadramento na sua origem e aplicação, nomeadamente nas peças que foram extraídas de ambas as emissoras escolhidas no corpus de análise, num recorte temporal que data o dia 29 de dezembro de 2016 ao 29 de maio de 2017. Um estudo comparativo da forma como a RTP e a TVE pegaram e expuseram a questão da Central Nuclear de Almaraz, procurando-se as possíveis diferenças de tratamento, dado que os diferentes frames são “perspetivas seletivas sobre determinados assuntos – visões que constroem a realidade de uma determinada maneira, conduzindo a diferentes avaliações e recomendações” (Mathes apud Gradim, 2016:54).
- Quem consome Fake News? Uma análise comparativa do efeito da ideologia política Esquerda-Direita na crença, interpretação e divulgaçãoPublication . Baptista, João Pedro Fernandes Alves Roma; Alves, Anabela Maria GradimA criação e a disseminação de conteúdos falsos, como ações de instrumentalização política, sempre fez parte dos jogos de manipulação e das manobras políticas inerentes à sociedade humana. No entanto, atualmente, com um mundo cada vez mais digital, sem limitações geográficas que impeçam as pessoas de estar constantemente interligadas e conectadas, a desinformação pode ser disseminada de forma massiva e a uma velocidade sem precedentes, ameaçando os fundamentos basilares do jornalismo e as demais instituições democráticas. Numa época em que existe um profundo desprezo pela verdade e pela evidência científica, na qual a credibilidade e a confiança nas principais instituições públicas e políticas, estão em crise, a mentira, sob o disfarce de notícias legítimas, compete, no mesmo ambiente digital, com os meios de comunicação pela atenção de uma audiência cada vez mais fragmentada, polarizada e seletiva. Depois das eleições presidenciais americanas de 2016, a criação de fake news passou a ser uma arma política frequentemente utilizada por agentes estatais e/ou independentes, com o objetivo de obterem, essencialmente, ganhos políticos, desacreditando adversários e manipulando eleitores em períodos de campanha eleitoral. À semelhança de outros países ocidentais, também em Portugal a disseminação de fake news políticas através das redes sociais, procura destabilizar a vida pública e política da sociedade. Considerando este contexto, este trabalho visa analisar a suscetibilidade dos eleitores portugueses a fake news contemporâneas, politicamente enviesadas. A nossa investigação procura, deste modo, compreender a influência das identidades ideológicas e partidárias na crença e divulgação de fake news e notícias politicamente comprometedoras, em conformidade com diferentes estilos cognitivos de processar informação e diferentes práticas de consumir informação online. Interessa, desta forma, identificar possíveis assimetrias ideológicas (esquerda vs direita), cognitivas e partidárias no que diz respeito ao consumo e disseminação de fake news políticas, ao mesmo tempo que se realiza uma auscultação geral da vulnerabilidade do eleitorado português, quando exposto a este tipo de conteúdos. Desta forma, propondo a apresentação de um inquérito por questionário, foi desenvolvida uma metodologia capaz de conciliar diferentes instrumentos e procedimentos para identificar ideológica e partidariamente os participantes, avaliando a sua habilidade cognitiva e as suas práticas de consumir informação online. A par destes métodos, os participantes foram convidados a avaliar a credibilidade e a manifestar a intenção de partilhar um conjunto de títulos de fake news e notícias. Este estudo pretende ser um contributo relevante para a investigação nesta área, sobretudo em Portugal. Acreditamos que este trabalho possa ser enriquecedor para a literatura, nomeadamente no que diz respeito à conceção de uma estrutura validada para a medição da suscetibilidade à desinformação.