FAL - DA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FAL - DA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes::Design Industrial Tecnológico"
Now showing 1 - 10 of 22
Results Per Page
Sort Options
- Abordagens Contemporâneas à Responsabilidade Social dos Designers: um olhar a partir da evolução da dimensão social no designPublication . Figueira, Mariana Costa Beber; Estêvão, Sara VelezEsta dissertação tem por objetivo o estudo da dimensão social dentro do design industrial. Tenciona-se compreender como o design social e os designers industriais contemporâneos podem ser agentes transformadores, atuando responsavelmente. A questão a ser respondida com esta investigação é a seguinte: “Como se pode caracterizar as dimensões da responsabilidade social dos designers à luz do pensamento contemporâneo sobre design?” O trabalho está dividido em três capítulos. Previamente em um primeiro momento temse a introdução, com o contexto, justificativa e objetivos, assim como questão da investigação, metodologia e a estrutura do trabalho. O primeiro capítulo contempla a análise diacrônica sobre o design industrial, com o objetivo de averiguar quais foram os pioneiros no que tange ao design social e os movimentos ligados ao mesmo. Em um segundo capítulo, são abordadas correntes do Design nas quais as preocupações sociais se tornam prevalentes, como Design Sustentável, Design Cidadão, Design para a Inovação Social, Design Ativista, Design Emergencial, Design Crítico e a Descolonização do Design. O terceiro capítulo é dedicado ao estudo e análise do design social e sua dimensão na prática profissional dos designers desde um passado recente até os dias atuais. O último momento consiste na conclusão, resultados e discussões e reflexões para investigações futuras.
- Aplicação do Método Kansei na Determinação da Identidade do Design PortuguêsPublication . Fidalgo, João António Branco Lobo; Filgueiras, Ernesto VilarCom a União Económica e Monetária as fronteiras na Europa Central e Ocidental esbateram-se, os tratados de comércio livre entre países do mesmo hemisfério e entre hemisférios, tal como a rapidez da deslocação de mercadorias e o acesso aos produtos. Tudo secundado pelo advento da Internet e a velocidade cada vez mais elevada da comunicação, fazem com que qualquer produto produzido num determinado país possa ser visualizado em qualquer lugar, obter sucesso e ganhar uma escala global num curto espaço de tempo. Estas novas formas de estar nos mercados e as dinâmicas criadas pelas marcas contribuiem para o aparecimento de novos produtos e para o desaparecimento de muitos outros que não conseguem atingir essa dimensão global. Principalmente se o mercado onde estão inseridos não tem uma escala suficiente que lhe permita resistir ao avanço da concorrência. No entanto a dinâmica da composição dos mercados e a evolução dos consumidores na busca de novos produtos ou na reinvenção dos existentes, pode ser geradora do reavivar de outros identitários e outras formas de conceção dos objetos, que irão influenciar os estados emocionais e racionais dos consumidores. Tal como o darwinismo aponta, o que melhor funciona tem tendência a sobreviver e a tornar-se dominante. Nos seres humanos também quanto mais intenso é um sentimento, mais este se transforma em dominante. Desta forma a nossa mente emocional tem tendência a prevalecer sobre a racional e essa dominação afigurar-se resultar do benefício evolutivo em permitir que as emoções sejam o motor da grande maioria das nossas tomadas de decisão e acções. Uma das formas de avaliar o lado emocional do consumidor é a Engenharia Kansei, a qual tem vindo a ser aplicada no desenvolvimento de novos produtos ou na atualização de produtos já existentes. Com este método aplicado no design de produtos é feita a tradução das emoções e sentimentos dos consumidores, aplicando os resultados nos mais diversos produtos, contribuindo para o seu sucesso junto do público. A ideia central do nosso trabalho, consiste na utilização da Engenharia Kansei e dos seus métodos, na recolha e análise das emoções, obtidas através do diferencial semântico referente a vinte seis pares de descritores, determinando assim a existência de uma identidade nos produtos de design de mobiliário português. O estudo implica uma análise comparativa com produtos de mobiliário internacional, o que nos permitirá avaliar a sua correspondência com o mobiliário de design português. Para a realização do estudo foram realizados inquéritos Online, tendo-se levado a cabo uma análise descritiva, para a ontensão dos resultados e conclusão final. São conselháveis mais estudos, de maior profundidade no tocante ao número de produtos e outras variáveis referentes aos inquiridos para a consolidação de resultados.
- A Arte e a Técnica no Design Industrial ContemporâneoPublication . Costa, Nina Lia Milhões; Estêvão, Sara VelezA presente dissertação visa a discussão do tema “A arte a técnica no design contemporâneo”. A arte e a técnica quando caminham juntas formam a ponte para o design. Com base nisto, há a perceção de como a arte e a técnica no design interagem numa situação de emergência, como a SARS-COV-2. A parte inicial é uma abordagem histórica desde o século XIX ao século XX, devido a ter sido nestes séculos que começou a surgir a dicotomia da indústria e da arte e, por consequência, a sua simbiose, que origina o design. Na atualidade há a compreensão de como o design interage com a arte e a técnica. Se por um lado há o design na sua dimensão mais artística e daqui surge o design crítico e especulativo, por outro lado temos a dimensão mais técnica no design. Faz-se assim uma análise de como arte e técnica dão a valorização ao design, tornando-o com objetivos concretos e tendo ele um papel fulcral na sociedade. O design é feito para pessoas/utilizadores e com a função/tentativa de resolver algo com base na sociedade. E é a concordância destas duas dimensões, tanto a dimensão mais técnica, como a dimensão mais artística que dá o surgimento de um design mais consciente. Um design consciente que tem por base a realização de algo funcional, necessário, durável e sustentável. Com base nisto, questionamos como é que estas duas dimensões atuam no design realizado num estado de emergência, mais precisamente na pandemia Covid-19 e como os objetos caracterizam esta situação tão específica.
- As barreiras físicas do espaço urbano e equipamentos de recreio inclusivoPublication . Carreira, Sofia Alves; Baptista, Julio Londrim de Sousa CruzO tema deste relatório de estágio teve como foco um projeto de design inclusivo nos espaços urbanos de lazer, questão que é determinante para a qualidade e vida das comunidades, nomeadamente das pessoas com deficiência motora e idosos. Nesse sentido o Design Inclusivo é uma área de intervenção relevante, sendo o seu principal objetivo criar uma sociedade mais justa, acessível e igualitária. Focando-se na temática das acessibilidades este trabalho descreve o desenvolvimento de três projetos num estágio de design industrial, tendo como meta principal a produção e implementação de equipamento inclusivo, onde são descritas todas as suas fases: desde a identificação das necessidades, passando pelo conceito, desenvolvimento de projeto, otimização de protótipos, produção e implementação no terreno. Foi também efetuada uma pesquisa sobre o design de equipamentos inclusivos, em referências bibliográficas específica da área, na sua aplicação em Portugal e noutros países, e, com o intuito de conhecer as dificuldades sentidas pelas pessoas com dificuldades motoras, e também as sentidas por pessoas idosas que frequentam espaços públicos, estabeleceram-se contactos com associações de pessoas com deficiência, assim como outras instituições da área. Este estágio realizado na empresa Veco Urban Design permitiu-me ainda vivenciar o mundo de trabalho de um designer e conhecer como funciona uma fábrica no seu dia a dia nas suas várias fases de laboração. Desde o projeto até à produção, assim como, conhecer e acompanhar a implantação dos produtos nos espaços urbanos. Este trabalho foi particularmente satisfatório devido ao facto de a Veco Urban Design não produzir equipamentos inclusivos, apenas faziam a importação e montavam o equipamento. Foi por minha sugestão e iniciativa que a Veco Urban Design começou a produzir este tipo de equipamento, ficando eu responsável pelo seu desenvolvimento de projeto e orientação na linha de produção.
- CRIA + projetos Orientador: RED UMBRELLAPublication . Oliveira, Sofia Aleixo; Borges, Afonso Nuno Ramalho de Pinho; Simões, Ana Teresa Filipe; Pereira, Fábio Emanuel da SilvaO presente relatório descreve os projetos desenvolvidos no estúdio RED Umbrella store & studio, desenvolvidos ao longo de um estágio curricular de seis meses, integrado no mestrado de Design Industrial da Universidade da Beira Interior. Pela importância que assumiu ao longo do estágio e pelo seu contributo na definição dos princípios de uma abordagem pessoal o projeto “CRIA” torna-se o centro do relatório. O projeto foi realizado a título individual que em simultâneo era acompanhado e orientado pelo responsável do estúdio. Nele constam também todas as etapas pelo que o projeto passou desde o briefing, lançado pelo estúdio, à criação e maquetagem. Para além deste projeto, neste relatório encontram-se divulgados projetos de mobiliário concretizados ao longo do estágio para a marca RED Umbrella bem como para outros clientes. Ao longo do relatório é abordada a importância da evolução tecnológica e a sua influência no nosso quotidiano, mas em contrapartida a sua ligação com o passado, recuperado através da memória, demonstrando como o passado e o futuro se podem complementar a fim de criar uma ligação emocional entre o produto e o utilizador, evidenciando que a aproximação de ambos os elementos é uma necessidade. Este trabalho é o resultado de uma recolha de informação sobre tecnologia, novos hábitos e formas de estar, e do relacionamento e aplicação dessas ideias no projeto apresentado.
- Desenvolvimento de Heurística para Design de Produto SustentávelPublication . Vieira, Rafaela Mendes; Filgueiras, Ernesto VilarPara que o design sustentável possa ser realmente efetivo, deve envolver processos que permitam ao designer conhecer e respeitar os hábitos e ambientes do público-alvo antes de projetar, evitando deduções individuais e foco apenas na forma. A partir desse conceito é apresentado um problema que envolve temas, tais como, o desrespeito pelo planeta Terra, a sustentabilidade, o ambientalismo, a reutilização, a reciclagem e a escassez da limpeza dos espaços verdes e urbanos. Ao envolver problemas bastante atuais e que afetam toda a comunidade, esta proposta procura experimentar um método centrado no utilizador para a construção de um sistema produto que reduza ou elimine o lixo provocado pelas pontas de cigarro ou, popularmente conhecidas como “beatas” de cigarros, relentando as experiências do design e a qualidade do projeto final. Ou seja, o grande objetivo deste trabalho é minimizar o problema do excesso de "beatas" pelos espaços públicos que são frequentados pelos cidadãos. Para que os objetivos sejam cumpridos o método de estudo baseia-se inicialmente através de uma boa pesquisa á literatura (técnica e científica) que evolui para uma pesquisa de legislação e analise morfológica de produtos similares e a aplicação de metodologias de Design Centrado no Utilizador no estudo de campo, como observação, entrevistas e questionários (ambientes e utilizadores). A etapa anterior permitiu-nos identificar um conjunto de critérios, e classificar hierarquicamente a sua importância durante criação de novas soluções em Design de Produto. Como resultado desta dissertação, foi elaborado um manual de recomendações com informações e uma ferramenta heurística, com instruções sobre o tema em estudo, o que já existe ou o que deixa de existir e outras informações que permitem orientar o Designer de produto na criação de soluções viável e que deem respostas de forma adequada ao problema encontrado.
- Desenvolvimento de mobiliário escolar para comunidades rurais da província do HuamboAngolaPublication . Calunda, Silândio Emanuel Fernandes; Baptista, Julio Londrim de Sousa CruzO tema proposto descreve a prática de projeto na criação de uma linha de mobiliário escolar para as zonas rurais do Huambo, província de Angola. Foram aplicados os princípios das Appropriate Technologies (AT), de forma a tirar partido dos recursos materiais e potenciar a mão de obra local. Para o efeito foi feito um estudo dos recursos naturais da província do Huambo, da tecnologia existente e capacidades da mão de obra disponível que possam tirar partido do conceito de AT, Assim como, da realidade geográfica de Angola efetuando-se um reconhecimento dos materiais oferecidos pelo território, tecnologias e recursos humanos, assim como, percecionar as necessidades mais prementes das populações rurais. Isso permitiu projetar segundo os parâmetros preconizados pelo conceito de AT. Neste trabalho são descritas as várias fases de projeto e de produção, desde o conceito inicial até ao protótipo final. Este projeto teve como intenção permitir o entendimento e aplicação das ATs num contexto rural de um País Emergente (PE) na criação de produtos de design, que tirem partido dos recursos locais e possam ter uma viabilidade económica e que seja um fator de desenvolvimento das populações autóctones: mobiliário escolar de fácil construção pela mão de obra local, e de preços acessíveis que permitam a comercialização do produto ao nível regional e nacional. Este tipo de abordagem permite mitigar os problemas decorrentes da escassez deste tipo de equipamento nas escolas das comunidades rurais do território angolano, e também ajudar o desenvolvimento de fábricas de pequena escala e oficinas familiares que existem disseminadas pelo território angolano. Com base neste estudo do território, e também através de exemplos já formulados por designers e ONGs para outros Países Emergentes, foram desenvolvidos dois protótipos iniciais com o objetivo de se fazer o lançamento de duas linhas de mobiliário escolar distintas na utilização dos materiais.
- Design Automóvel e a sua Inter-Relação com a Tecnologia: Consequências e condicionantes da evolução tecnológica no designPublication . Gouveia, João Pedro Branco Marques Ferreira de; Baptista, Júlio Londrim de Sousa Cruz; Monteiro, João Manuel Milheiro Caldas PaivaO objetivo desta dissertação é relacionar o design automóvel com a evolução tecnológica ao longo da sua história, focando-se nos marcos mais importantes dessa interdependência, assim como abordar os contributos dos designers e engenheiros que se revelaram fundamentais para uma evolução significativa em ambas as vertentes. Sendo fundamental compreender como tudo começou e qual foi o rumo tomado por esta evolução até o presente, assim como ensaiar uma previsão plausível para o que irá acontecer no futuro do mundo automóvel e do design que lhe está associado. Para justificar as conclusões, serão apresentados vários mapeamentos históricos e tabelas relativas à evolução de várias temáticas como sejam: a evolução da potência; evolução dos coeficientes aerodinâmicos; mapeamentos dos estilos de carroçarias; e a evolução da segurança e dos marcos fundamentais da evolução da tecnologia automóvel.
- Design de Mobiliário Urbano: LARUSDESIGNPublication . Sousa, Vasco Melo de; Monteiro, João Manuel Milheiro Caldas Paiva; Borges, Afonso Nuno Ramalho de PinhoNo presente relatório, em resposta ao desafio lançado pela empresa Larus Design, sedeada em Albergaria-a-Velha, descreve-se todo o desenvolvimento de um projeto de raiz. Esta empresa facultou ao autor desde relatório a realização de um estágio curricular, onde metade deste foi passado em regime presencial e a outra metade em regime de teletrabalho, devido às regras preventivas da situação pandémica que se viveu no país durante o período da realização do estágio, para que este fosse capaz de concluir o seu mestrado em Design Industrial. Durante a leitura deste documento será possível perceber todo o percurso do estagiário e quais as dificuldades que este teve, tanto na adaptação à empresa como na adaptação aos programas impostos pela mesma. O projeto desenvolvido durante o estágio consiste num abrigo de passageiros formatado em abrigo verde, a instalar em ambiente urbano ou rural com um caracter distintivo, que vem do facto de possuir uma cobertura ajardinada de modo a poder nela desenvolver-se um ecossistema vegetal. Este relatório aborda igualmente a investigação efetuada sobre as ideias de vários autores e designers, de forma a adquirir o máximo de experiência possível durante todo o estágio e evoluir pessoalmente a partir de toda a informação recolhida. No presente documento será possível visualizar um produto que passou por um processo inerente ao desenvolvimento do Design, desde os esquiços até à materialização do produto.
- Design e Desenvolvimento de Showroom’s Estúdioama, LdaPublication . Nunes, Gonçalo José Lameiro; Santos, Fernando Manuel Bigares Charrua; Pereira, Fábio Emanuel da SilvaA recuperação do projeto total, a diluição das barreiras entre discisplinas com a arquitetura e design tem-se tornado evidente na relação dos produtos com o espaço envolvente. Desde a revolução industrial que o Design tem recorrido à redução e simplificação como forma de adequar os produtos à produção, reduzindo custos e garantindo lucro. No entanto, o desejo por soluções individuais num mundo de produção standardizada tem resultado no crescimento acelerado de produtos que parecem explorar mais do que apenas questões funcionais. A sua prática contemporânea parece refletir a necessidade de se criar uma ligação com as pessoas e com a paisagem. Este documento tem como objetivos descrever o desenvolvimento dos projetos propostos pelo Estúdioama, uma showroom de demonstração de produtos de limpeza para a marca Mistolin em Vagos, Aveiro, e uma proposta para concurso de uma showroom de iluminação para a empresa Electrosanjo em São João da Madeira, Aveiro, também adquirir o máximo de conhecimento e experiência possível nos quatro meses de estágio, evoluir a partir de toda a informação recolhida, abordar ideais de vários autores e designers, comparar estes princípios e equipará-los aos projetos desenvolvidos pelo estagiário. Numa parceria entra a Universidade da Beira Interior e o Estúdioama em Aveiro, iniciou-se um estágio curricular no regime de teletrabalho devido às regras preventivas da situação pandémica que se viveram no país durante o período da realização do estágio.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
