Departamento de Comunicação e Artes
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Browsing Departamento de Comunicação e Artes by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes"
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- Análise da campanha eleitoral de 2010 no BrasilPublication . Carvalho, Tânia Maria de Caldas; Serra, Joaquim Mateus PauloEsta dissertação teve como objetivo analisar a campanha eleitoral de 2010, do candidato a deputado federal Tiririca, eleito pelo estado de São Paulo - Brasil com mais de 1.300 mil votos. O nosso problema consistia em determinar quais as estratégias usadas pelo candidato para ganhar as eleições, já que sempre atuou como humorista, na verdade como um palhaço profissional, que ganhava a vida com dificuldades, em apresentações circenses no nordeste brasileiro. Em relação as hipóteses avançamos as duas seguintes: 1. O humor foi o fator fundamental para Tiririca ganhar as eleições; 2. O descrédito nos candidatos gerou voto de protesto. Para testarmos as hipóteses, utilizamos uma metodologia tripla: a análise de três vídeos usados no horário eleitoral entrevistas a especialistas, e a realização de um grupo focado. Esta metodologia levou-nos, após a análise e interpretação dos dados, a concluir que 100% dos entrevistados durante o grupo focado acreditaram que a eleição de Tiririca ocorreu por descrédito nos candidatos, que gerou voto de protesto; e ainda que 90% dos mesmos entrevistados afirmaram que o humor foi fator fundamental para Tiririca ganhar as eleições.
- Análise IndiscretaPublication . Rodrigues, Miguel Moreira; Mancelos, Joaquim João Cunha Braamcamp deA presente dissertação tem como objetivo reinterpretar “Visual Pleasure and Narrative Cinema” (1975), ao apresentar uma leitura diferente da que Laura Mulvey tece, nesse ensaio, sobre os filmes Rear Window (1954) e Vertigo (1958), ambos da autoria de Alfred Hitchcock. No seu ensaio, Mulvey defende a tese de que o cinema clássico de Hollywood apresenta o protagonista masculino como ativo, no sentido de ser o dono do olhar, controlando a personagem feminina, e de dominar o desenrolar da ação. Diferentemente, a personagem feminina cumpre um papel passivo, ao ser aquela que, apresentando-se como um objeto erótico, é alvo do olhar masculino. Segundo Mulvey, Rear Window e Vertigo exemplificam estas suas ideias. Por ser o protagonista masculino aquele que é ativo, Mulvey vê-o como a única opção de identificação por parte do espetador (masculino e feminino). Dito isto, posso dizer que, num sentido mais específico, viso mostrar como as protagonistas femininas de Rear Window e Vertigo não têm apenas um papel passivo e são capazes de levar a que o espetador feminino se identifique com elas. Após a publicação de “Visual Pleasure and Narrative Cinema”, surgiram alguns trabalhos focados no papel do espetador feminino, criticando a tese de Mulvey que toma o espetador como um todo. Estes estudos centraram-se particularmente nos filmes de Hitchcock, sendo este um dos realizadores mais estudado no campo dos estudos feministas. Trabalhos focados em Rear Window e em Vertigo que visam apresentar uma leitura alternativa à de Mulvey, abordando a questão do espetador feminino, da possível identificação com a protagonista e deixando de associar apenas o papel ativo ao homem e o passivo à mulher, serão igualmente aqui abordados, servindo de apoio para a construção das minhas análises fílmicas. No final da dissertação, irá chegar-se à conclusão de que as protagonistas de Rear Window e Vertigo se revelam ativas e conseguem suscitar um mecanismo de identificação por parte do espetador feminino.
- António Ferro: Modernismo e NacionalismoPublication . Ferreira, Isabel Maria Morão Teixeira Lino; Bento, António José FerreiraAntónio Ferro foi um apaixonado pela vida, pela cultura e pelas artes. A sua natureza entusiasta levou-o a interessar-se por todas as inovações que o início do século XX oferecia. A sua procura do novo, a sua vontade de viver em pleno o seu tempo fizeram dele um observador atento da realidade, que ao longo de vários anos foi retratando como jornalista. Assim, entrou em contacto com figuras determinantes de diferentes áreas que iam da arte à política, da música ao cinema, da literatura à fotografia. Em termos estéticos aderiu ao Modernismo, por representar o corte com o passado conservador e serôdio, que ele recusava; mas também porque este movimento representava a aposta numa nova sociedade construída por novos homens, que sonhassem mais longe e fossem capazes de reedificar a Pátria. Considerava a participação política como um dever patriótico, pelo que foi um dos pioneiros na defesa da importância da propaganda como forma de afirmação e consolidação dos regimes políticos. Por esta razão estreitou a ligação com Salazar, que o convidaria para diretor do Secretariado Nacional de Propaganda. À frente deste importante organismo desenvolveu um conjunto de medidas inovadoras, destacando-se a sua «Política do Espírito». António Ferro acreditava poder conciliar nesse projecto dois ideais que o acompanharam toda a vida: Modernismo e Nacionalismo. Como se viria a provar, a sua vontade e empenho em fazer de Portugal um país moderno e culturalmente mais rico não foram suficientes para operar a mudança que desejava. O seu tempo estava desajustado do tempo da maioria dos homens que o rodeavam, o seu ritmo era demasiado acelerado para aqueles que viviam em Portugal na primeira metade do século XX.
- Uma App Para Estudantes e Turistas na CovilhãPublication . Silva, Ana Rita Leitão; Elias, Herlander AlvesCom base na pesquisa realizada a uma amostra dos estudantes da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, foi detetado um problema no acesso à informação de ofertas turísticas disponíveis na região. Com o conhecimento adquirido da Comunicação Estratégica, foi realizada uma proposta de interface para mobile media (smartphone) e respetiva estruturação de orientação e informação, em formato App. Através desta, propõe-se solucionar a orientação do público-alvo composto por alunos, mas também considerando académicos e turistas, da forma mais apropriada, ou seja, através dos meios digitais aos quais o público-alvo mais recorre na atualidade. O objetivo final é que a aplicação reúna conteúdos informativos e utilitários relativos à oferta turística da região, oferecendo assim um suporte de auxílio que tenha informações necessárias e de interesse, através da atualização de dados. Desta forma, o Turismo de Experiência — que se encontra em ascensão — estará simultaneamente a ser promovido. A interface da aplicação poderá ser aplicada a um público-alvo e região distintos.
- AppvertisingPublication . Félix, Edgar José Gaspar; Elias, Herlander AlvesOs dispositivos móveis são nos dias de hoje um meio para publicitar marcas e a elevada utilização dos mesmos fez com que a publicidade móvel começasse a ser uma das hipóteses dos anunciantes. O appvertising surge como uma nova forma de chegar aos públicos gerando novas experiências e garantindo que as marcas alcançam os seus objectivos publicitários. Nesta dissertação procura-se explorar conceptualmente as principais variáveis que envolvem o ecossistema móvel e as estratégias publicitárias, culminando com uma componente empírica que passa por uma análise de conteúdo. O presente trabalho de investigação é o resultado de uma observação atenta e curiosa sobre o potencial das dimensões do appvertising.
- A Arte Urbana como Fator Motivacional: estratégias para um plano de açãoPublication . Lã, Lúcia Maria Martins Baptista; Vieira, Sónia Liliana da SilvaO presente estudo pretende investigar estratégias de motivação para as Artes Visuais, facilitadoras da escolha desta área como vocação profissional. Baseado num modelo de investigação-ação, o projeto procura compreender os níveis motivacionais dos alunos que frequentam as disciplinas de Educação Visual e de Desenho no Agrupamento de Escolas do Fundão, onde foi realizado. Procura ainda aferir o impacto que a concretização de uma Obra de Arte Urbana em Contexto Escolar pode trazer na motivação para as Artes Visuais (destes alunos), sob o ponto de vista dos próprios alunos, dos professores, da comunidade escolar (representada pelo diretor da escola) e da comunidade Fundanense em geral (representada pela vereadora da cultura da CMF). Os resultados corroboram os de estudos prévios: os níveis de motivação dos alunos para as Artes Visuais dependem, em muito, da interação entre fatores individuais, sociais e ecológicos e a natureza da atividade. Os alunos escolhem as Artes Visuais como curso vocacional porque acreditam que desenvolvem elevados níveis de concentração, a possibilidade de dominar um vasto leque de técnicas artísticas e de intervir ativamente na sociedade, pelo contributo que dão com a criação da sua obra. Um ambiente escolar e social que desvalorize as Artes Visuais enquanto saída profissional funciona como fator significativo de desmotivação. Atividades no âmbito das Artes Visuais, de que é exemplo o desenho em grande dimensão, que reflitam a forte ligação emocional e liberdade de expressão do aluno relativamente à sua obra, são determinantes na construção de autoeficácia do aluno enquanto artista. Face a estes resultados, este projeto continuará com a conclusão do segundo ciclo de investigação-ação, no sentido de efetuar uma aplicação prática do observado no primeiro ciclo de investigação-ação: realização de uma Obra de Arte Urbana no Edifício das Artes do Agrupamento de Escolas do Fundão como projeto catalisador de competências individuais e artísticas, desenvolvidas a partir do domínio de técnicas variadas, aplicadas em grande dimensão. Tal obra, ao criar um impacto visual a nível das comunidades escolar e Fundanense, poderá servir como incentivo na escolha de uma carreira artística nas Artes Visuais.
- A Assessoria de Comunicação numa instituição públicaPublication . Pugas, Sónia Alves; Gonçalves, Gisela Marques PereiraAs organizações do século XXI viram-se cercadas por desafios comunicacionais talvez nunca imagináveis, no que compete à forma como elas se reportam aos seus públicos-alvo. Os efeitos da globalização, seguida décadas depois pela proliferação da era digital, colocaram-nas em uma posição que as obriga a repensar seu posicionamento perante a opinião pública, a fim de que possam resguardar uma imagem positiva e boa reputação diante dos stakeholders. Paralelo ao cenário empresas versus internacionalização e versus espaço midiático, registra-se igualmente a crescente valorização dos profissionais de relações públicas e dos departamentos de comunicação nas instituições de um modo geral. A necessidade de uma imagem positiva por parte das companhias na sociedade é um fato, se quiserem se consolidar como uma identidade corporativa à altura dos anseios dos públicos surgidos no início deste terceiro milênio, que são exigentes, críticos e que, além de consumidores, ocuparam a posição de produtores de informação, principalmente por causa das plataformas tecnológicas. Esse entendimento é também uma realidade nas estruturas dos governos, principalmente porque alguns titulares autárquicos ainda insistem na velha prática de comunicação descendente, por acreditarem que são os donos do poder e os donos da verdade. O presente relatório é resultante de três meses de estágio na ASCOM (Assessoria de Comunicação), da Secretaria Geral da Vice-Governadoria do Estado de Tocantins, que entre outros pontos, observou a importância de estratégias comunicacionais para o alcance de uma imagem positiva da Vice-Govenradoria junto à opinião pública, bem como a funcionalidade da comunicação numa instituição estatal, precisamente resultante do trabalho da assessoria de imprensa perante os mídias locais.
- Assim não me enganas tu!Publication . Pires, Andreia Filipa Duarte; Jerónimo, Nuno André AmaralEsta dissertação pretende discutir a forma como a publicidade apresenta e representa as interacções sociais do quotidiano e as estruturas fundamentais da sociedade contemporânea. Das abordagens semióticas da linguagem à teoria sociológica construtivista, cruzando caminhos com a discussão teórica sobre os fundamentos do discurso publicitário do capitalismo avançado, aqui se apresentam casos empíricos desse mesmo discurso, e deles se fará a apropriada análise qualitativa, para compreender as representações que contêm, e se manifestam e reproduzem estereótipos sociais.
- O Associativismo Como Motor do Desenvolvimento LocalPublication . Vieira, Noel Rodrigues Guia; Nascimento, André BarataO Algarve era em 2013 a região do país com menor expressão do associativismo juvenil. Factores como o crescente aumento do desemprego traduziram-se no aumento da emigração. Será possível encontrar no associativismo uma resposta para o desenvolvimento inteligente, sustentável e inclusivo das regiões e assim encontrar respostas cabais aos desafios do poder local? Que pressupostos estão na base da coletivização e envolvimento dos cidadãos na condução dos destinos públicos e políticos dos seus territórios? Ao mesmo tempo, importa descobrir que factores estão na génese deste fenómeno sociológico e que soluções se propõem para estimular e profissionalizar uma das virtudes e oportunidades que a III República proporcionou – a liberdade de associação. Estabelecidas as bases sobre as quais podemos operar, definimos uma estratégia e uma metedologia que permite a qualquer grupo de cidadãos, segundo a sua área de interesses e especializações, concretizar soluções específicas para os desafios e para as causas que decidirem perseguir.
- A avaliação de eventos no Centro Hospitalar Cova da BeiraPublication . Antunes, Zália Beringuilho; Gonçalves, Gisela Marques PereiraA realização de um evento comporta em si variados fatores. A todos eles é essencial dar uma determinada relevância, de acordo com a importância que estes têm no evento em geral. Aquando da realização de um evento é importante ter em consideração não só o público-alvo a que o evento se destina, mas também os vários intervenientes neste, desde patrocinadores, parceiros ou até mesmo as pessoas envolvidas na montagem do mesmo. Partindo das várias definições apresentadas, podemos concluir que um evento é um acontecimento planeado antecipadamente, com objetivos e metas determinadas, que pode contemplar variados propósitos, desde a venda de produtos de uma empresa, à promoção de um serviço ou da empresa. Quando se pensa a melhor forma de avaliar um evento, deve ter-se em atenção os tópicos principais a ter em conta em cada uma das fases da organização de um evento, o pré-evento, o durante o evento e o pós-evento. As três fases são importantes na organização de um evento e em todas existem fatores relevantes para a avaliação deste. O presente relatório, resultante de um estágio de curricular no Gabinete de Eventos do Centro Hospitalar Cova da Beira visa demonstrar qual a melhor forma de avaliar o evento “Semana do Bebé do CHCB”. Esta exposição de ferramentas de avaliação partiu da experiencia vivenciada no estágio e poderá servir de modelo à organização do evento, podendo mesmo ser implementado no futuro.