FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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- Aplicativos agregadores de informação jornalística para dispositivos móveis: uma exploração pela teoria ator-redePublication . Rezende, Ivan Satuf; Canavilhas, João Manuel MessiasA agregação de informação jornalística é um fenômeno emergente no jornalismo móvel caraterizada pela proliferação de aplicativos móveis (apps) desenvolvidos para selecionar e organizar conteúdos adaptados a smartphones e tablets. O avanço tecnológico impõe novas questões à investigação acadêmica, principalmente quando os aplicativos agregadores são comparados com as já tradicionais plataformas de agregação na web. Ao contrário dos computadores pessoais, dispositivos móveis são aparelhos de conexão permanente - tecnologias “always-on” (Baron, 2008; Turkle, 2011) – que se beneficiam de recursos com potencial inovador, como o sistema de geolocalização (GPS) e a tela sensível ao toque (Palacios et al, 2015). Estas e outras características dos novos meios agem sobre as funcionalidades dos aplicativos agregadores e a observação sistemática do fenômeno indica a ocorrência de alterações significativas na noção tradicional de informação jornalística. Diante das evidências, esta tese investiga as transformações da informação jornalística nos aplicativos agregadores para dispositivos móveis. A partir de uma revisão crítica das teorias do jornalismo, o estudo sustenta a necessidade de explorar novas abordagens capazes de lidar com a emergência do “jornalismo pós-industrial” (Anderson, Bell, & Shirky, 2012). A suposta centralidade dos jornalistas e das redações profissionais é questionada para incorporar elementos historicamente negligenciados pelos investigadores. Desta forma, a exploração dos aplicativos agregadores é realizada a partir da Teoria Ator-Rede (Callon, 1999; Law, 1991; Latour, 2012), aporte teórico-metodológico que defende a simetria generalizada entre entidades humanas e não-humanas. O princípio da simetria permite compreender as entidades heterogêneas que atuam sobre a informação jornalística nos aplicativos. O estudo é desenvolvido a partir de 28 aplicativos agregadores. A metodologia é realizada em três etapas sucessivas descritas pela Teoria Ator-Rede: “desdobramento”, “estabilização” e “composição”. As duas primeiras descrevem minuciosamente as entidades presentes no objeto de estudo e identificam tendências que confirmam a transformação da noção de informação jornalística nos aplicativos agregadores a partir de três vetores: os algoritmos, a interface com as redes sociais e a curadoria. A terceira etapa organiza os aplicativos em um quadro taxonômico construído a partir de quatro categorias: API (Application Programming Interface), curadoria, sistema de agregação e sistema de personalização.
- Comunicação política 2.0: estratégias on-line na campanha eleitoral das eleições legislativas de 2009Publication . Rodrigues, Rosália Isabel Duarte; Bento, António José Ferreira; Serra, Joaquim Mateus PauloA tese “Comunicação Política 2.0: Estratégias On-line na Campanha Eleitoral das Eleições Legislativas de 2009” é um estudo das estratégias de Comunicação Política e de Marketing Político durante uma campanha política decorrente em Portugal. As eleições legislativas de 2009 despoletaram o interesse dos partidos políticos para a utilização da Internet como canal de transmissão de informação de propaganda política e como meio de comunicação entre estes e os cidadãos-eleitores. Neste trabalho analisaremos os sítios do Partido Socialista (PS), o “Movimento Sócrates 2009”,e do Partido Social Democrata (PSD), “Política de Verdade”, que foram criados especificamente para a campanha on-line dos partidos. O período de análise restringe-se ao período oficial da campanha eleitoral, de 12 de Setembro de 2009 a 25 de Setembro de 2009. Deste modo, reflectimos sobre o potencial dos novos media, nomeadamente da Internet e dos portais existentes na Web, e acerca das mudanças que os novos meios de comunicação podem ter nas relações sociais, culturais e políticas, isto é as alterações trazidas aos processos de Comunicação Política e à relação dos cidadãos com a organização da polis e com o regime democrático.
- Comunicação política em Moçambique (2005-2014): as presidências abertas de Armando Guebuza como estratégia de comunicação governamentalPublication . Mboene, Stélia Neta João; Gonçalves, Gisela Marques PereiraO objectivo central desta tese de doutoramento é explicitar o papel que a iniciativa das Presidências Abertas e Inclusivas (PAI) do Presidente Armando Guebuza (2005-2014), enquanto estratégia de relações públicas, desempenhou na consolidação da identidade nacional dos moçambicanos. Nesse sentido, constituem questões de investigação as seguintes: (i) Enquanto estratégia de relações públicas, qual o objectivo central das PAI? (ii) De que forma os discursos do Presidente reflectem os propósitos de consolidação da unidade nacional em Moçambique? e (iii) O mosaico social, cultural e linguístico moçambicano condiciona o uso da língua oficial portuguesa na comunicação governamental? O caminho de investigação percorrido apresenta-se reunido em seis capítulos, divididos em três partes principais. A primeira parte é dedicada à revisão bibliográfica, com incidência na literatura sobre Government News Management, The Permanent Campaign, Newsmaking, Comunicação Política e Modelo Simétrico de Relações Públicas. É igualmente aprofundada a reflexão sobre a retórica e a persuasão, explorando-se os mecanismos pelos quais os políticos procuram desenvolver habilidades de linguagem, como forma de garantir o sucesso da sua comunicação. Na segunda parte, são colocadas as balizas da investigação em termos de contextualização da realidade moçambicana, com especial atenção à instauração e desafios do regime democrático em Moçambique e seus efeitos na actuação dos partidos políticos, no exercício da Lei de Imprensa e do Direito à Informação, bem como na criação de estratégias de comunicação do governo, no caso concreto, das Presidências Abertas e Inclusivas (PAI). Na terceira e última parte, referente ao estudo empírico, analisam-se os discursos do Presidente recorrendo à metodologia qualitativa da Análise Crítica do Discurso. A discussão dos dados foi complementada com entrevistas em profundidade a personalidades nacionais, incluindo o próprio Presidente Armando Guebuza. Os resultados obtidos confirmam que o Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza, conseguiu, por meio das presidências abertas, aplicar com sucesso a abordagem estratégica de relações públicas, moldando os seus discursos políticos com o intuito de persuadir o moçambicano no sentido da união e pertença nacional. A relevância deste trabalho reside no facto de o objecto de estudo se centrar na realidade de Moçambique, pouco estudada, quer no campo das ciências da comunicação, em geral, quer no domínio das relações públicas, em particular.
- A construção da agenda noticiosa sobre saúde na televisão em países de língua oficial portuguesaPublication . Giacomelli, Tâmela Medeiros Grafolin; Serra, Joaquim Mateus PauloNos anos 1980, a epidemia de uma estranha doença que se espalhou pelo mundo, sem considerar contextos culturais, econômicos e sociais, começou a alimentar um campo de estudo até então limitado: o da comunicação em saúde. A velocidade e a forma como o vírus HIV/SIDA/AIDS era transmitido trouxe destaque para o papel dos meios de comunicação social não apenas na gestão de crises sanitárias, como também observamos recentemente com a pandemia do vírus Sars-CoV-2 (Covid-19), mas também na preparação, na literacia do público em cuidados diários com a saúde. Nesses contextos, vimos a capacidade da televisão de alcançar o público de forma mais abrangente, unindo imagem e som. A presente pesquisa tem como ponto de partida a percepção de algumas lacunas no estudo da comunicação em saúde voltado para as realidades dos países de língua oficial portuguesa. Nesse sentido, debruçamo-nos, especificamente, sobre o jornalismo, na área da comunicação em saúde, praticado em Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, visando compreender como acontece a construção da agenda noticiosa nesses territórios. Para tal tivemos em conta a avaliação dos critérios de noticiabilidade mais utilizados, com foco nos valores-notícia de seleção. Como objeto de pesquisa, selecionamos os jornais televisivos do chamado “horário nobre” das emissoras públicas de televisão dos seis países de expressão oficial portuguesa, justamente por a televisão se tratar de um dos meios de maior alcance considerando a realidade de oferta e consumo dos meios de comunicação social de cada local. Para respondermos às questões propostas pela pesquisa, optamos pela utilização de dois métodos complementares, o da Análise de Conteúdo (AC) e da entrevista em profundidade semiestruturada. Através do método do mês construído, recolhemos 173 peças jornalísticas televisivas, entre os meses de maio e agostos de 2023, sobre as quais aplicamos o método da análise de conteúdo categorial para avaliar os temas abordados, formatos utilizados, enquadramento, fontes de informação, valores-notícia e o que chamamos de materiais de apoio (vídeos, áudios, entrevistas, fotografias, etc). Para complementar as informações recolhidas dessa forma, entrevistamos jornalistas de quatro, dos seis países investigados, procurando relacionar os dados obtidos com a aplicação dos dois métodos. A partir dos dados analisados, observamos que, embora os valores-notícia de “Relevância”, “Novidade/Atualidade” e “Amplitude/Impacto” tenham se destacado de forma consistente em todas as emissoras analisadas, existem variações importantes de acordo com o contexto político, social e econômico de cada país. Também observamos o predomínio do uso das fontes oficiais, da reportagem como formato mais utilizado, assim como o das imagens profissionais dentre os materiais de apoio. Compreender as características das peças como um todo, assim como as informações obtidas com as entrevistas, auxiliou-nos a perceber não apenas as semelhanças transnacionais no uso dos valores-notícia, mas também as especificidades de cada país em termos de prioridades editoriais, contextos políticos e pressões institucionais. O estudo mostrou ainda que, embora as emissoras públicas desempenhem um papel crucial na mediatização dos temas de saúde, elas enfrentam desafios significativos em termos de autonomia editorial, pluralidade de fontes e adaptação às novas dinâmicas midiáticas.
- O consumo, produção, filtragem e recirculação de notícias locais como parte da sociabilidade da geração Y no facebookPublication . Ferreira, Luciana Gomes; Alves, Anabela Maria GradimEstamos na era da informação que se tornou ubíqua. As pessoas agora a acessam por vários formatos, plataformas, e dispositivos inumeráveis. A lealdade com uma determinada organização de notícias ou meio tecnológico para consumir notícias já não é tão óbvio. É a nova ecologia comunicacional sendo construída a partir das técnicas e plataformas digitais. A proposta deste trabalho é contribuir para um melhor entendimento desse contexto comunicacional inédito, característico do século XXI, e esta pesquisa trata sobre as relações de consumo, apropriação, produção e difusão de informação local que se apresentam nas redes sociais online sob a forma de interações sociais. Por suas caracterísiticas inovadoras, no sentido de responder por um momento de transição social, percebeu-se que a mudança do contexto comunicacional está diretamente relacionada à questão geracional e que pessoas da geração Y são o centro dessa passagem de costumes. São indivíduos extremamente hábeis com as tecnologias de comunicação digital e dispõe de uma gama de dispositivos móveis para se conectar em tempo real e em mobilidade, demonstrando que a ecologia midiática contemporânea é fundada também em outra dinâmica social: a do fluxo comunicacional vinculado a sociabilidade por ligações em redes sociais na internet. Este processo em construção induziu a outra reflexão sobre o papel dessas comunicações, que fogem ao padrão tradicional, na formação do engajamento cívico que tem sua base social representada na informação local que abastece a comunidade de capital social. Ou seja, este trabalho teve como objetivo refletir sobre notícias locais nas mídias sociais, pois sabe-se que a comunicação local, apesar dos conceitos recentes de globalização e desterritorialização que colocam as notícias comunitárias em outro patamar de construção, ainda é fundamental para o desenvolvimento das comunidades e sociedade, enfim, das relações entre as pessoas. A metodologia para coleta de dados foi a quantitativa no contexto da etnografia digital e o corpus foram os imigrantes brasileiros em Portugal por serem pessoas em mobilidade e que representam o conceito de valorização das notícias locais no contexto da comunicação digital que vem se fortalecendo mesmo à distância em função da internet.
- Uma genealogia da espiral do silêncio: a expressão da opinião sobre as praxes académicasPublication . Alexandre, José Carlos de Almeida; Correia, João Carlos FerreiraEm 1974, Elizabeth Noelle-Neumann apresentou a espiral do silêncio, uma teoria que tenta explicar a formação, continuidade, alteração, efeitos e funções da opinião pública. A opinião pública assume aqui como principal função assegurar a coesão social, ameaçando com o ostracismo e a exclusão os que se lhe opõem. A autora alemã sempre admitiu abertamente que a espiral do silêncio é tributária e subsidiária de outros autores. A sua teoria visava precisamente recuperar e resgatar um conceito de opinião pública que a autora dizia remontar à Antiguidade Clássica. Elaborar uma genealogia da espiral do silêncio é o primeiro objetivo deste trabalho. Para o efeito, partimos das referências deixadas pela própria autora nos seus textos e recorremos aos conceitos de público, espaço público e opinião pública. O segundo objetivo é testar empiricamente esta teoria da opinião pública. Teremos em conta as abordagens críticas e os desenvolvimentos metodológicos suscitados pela espiral do silêncio ao longo dos seus mais de 40 anos de vida. A expressão da opinião sobre as praxes académicas é o tema da nossa investigação empírica. Tendo por base uma amostra de 701 estudantes da Universidade da Beira Interior e do Instituto Politécnico da Guarda, pretendemos responder a duas questões principais. Primeira, serão os estudantes condicionados na expressão da sua opinião sobre as praxes académicas? Segunda, existirá uma espiral do silêncio associada às praxes académicas? Os resultados do nosso estudo empírico apontam para uma resposta afirmativa a estas duas questões.
- A Importância da Comunicação Estratégica na Valorização do Termalismo em PortugalPublication . Antunes, Vera Marina Pires; Gonçalves, Gisela Marques Pereira; Estevão, Cristina Maria SantosA presente investigação analisa o papel da comunicação estratégica na valorização do termalismo em Portugal. Para o efeito, adotou-se uma metodologia mista: qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas a quatro representantes governamentais e a representantes de 37 estâncias termais; e quantitativa, através da aplicação de inquéritos por questionário a 224 termalistas e 198 não termalistas. Esta abordagem metodológica possibilitou uma compreensão ampla e detalhada das dinâmicas do termalismo em Portugal. Os resultados identificam os principais desafios e oportunidades do setor, bem como as estratégias de dinamização e valorização necessárias para o seu crescimento e reconhecimento enquanto prática terapêutica e promotora de bem-estar. A investigação propõe novas abordagens de comunicação estratégica que combinam elementos tradicionais e digitais, com o objetivo de reforçar a ligação entre as termas e os seus públicos. Defende-se a adoção de um modelo comunicacional multifacetado, capaz de se adaptar às necessidades dos termalistas experientes, enquanto educa e sensibiliza os não termalistas para os benefícios dos tratamentos termais, com especial enfoque na promoção da saúde preventiva e do bem-estar mental. Entre os contributos da investigação destaca-se a proposta do modelo CUIDAR, que integra princípios de comunicação estratégica para o reposicionamento do termalismo. Adicionalmente, propõe-se a criação de parcerias estratégicas, a integração das termas nos Conselhos Municipais de Saúde e a introdução da função de Assessor de Bem-Estar e Saúde Termal, como meios para reforçar a comunicação e aproximar as termas dos seus públicos. Outro contributo consiste na identificação de barreiras à prática termal e na apresentação de medidas destinadas a aumentar a acessibilidade e a atratividade das estâncias termais, permitindo que um maior número de cidadãos beneficie dos efeitos terapêuticos das águas minerais naturais. Conclui-se que a implementação de estratégias comunicacionais informativas e persuasivas, com recurso a nudges, é determinante para o reposicionamento do termalismo no mercado nacional. O foco na saúde preventiva, a personalização da prática termal e a definição de políticas públicas, como a recente comparticipação dos tratamentos termais, constituem fatores centrais para a eliminação de barreiras e para o aumento da adesão do público ao termalismo.
- Jornalismo integrador : o noticiário televisivo na era da abundância informativaPublication . Sá, Sónia Manuela Martins de; Fidalgo, António CarretoA abundância informativa, resultante tanto da atividade dos jornalistas como dos públicos, provocou, por um lado, a aproximação entre produtores e consumidores, e, por outro, a irremediável porosidade do campo do jornalismo. O cenário no qual as audiências emergem no palco da produção noticiosa é, pois, de grande indefinição. O jornalismo televisivo, tradicionalmente dependente da imagem e cada vez mais dos fenómenos de popularidade nas redes sociais digitais, abre novas portas à tão aguardada conversação entre os profissionais da atividade e os seus públicos, por meio da construção crescentemente partilhada da realidade. Para atestar este contexto de cocriação emergente no jornalismo televisivo, a presente investigação desenvolveu-se em contexto empresarial, numa imersão de longo prazo (três anos) na redação de informação da TVI. Os dados empíricos resultantes da observação etnográfica ‒ principal metodologia aplicada ‒ asseguraram as bases para a caracterização de um jornalismo mais integrador, das quais se destacam: o aumento notório da utilização de conteúdos amadores nos alinhamentos noticiosos formais, a abertura da redação tradicional de televisão ‒ offline ‒ aos contributos que o contexto online permite e a confirmação da imbricação crescente entre jornalistas e públicos na construção da realidade. Para que esta construção conjunta seja integradora ela deve, como enfatizaremos ao longo do trabalho, ter em conta a importância crescente do papel do jornalismo profissional enquanto autenticador e institucionalizador da informação noticiosa. Só assim se encontrará o sentido de verdade, porque assente no imperativo da credibilidade. Assim, se a estética e a natureza amadoras dos conteúdos são cada vez mais aceites no campo jornalístico, elas só ganham dimensão noticiosa quando ‒ e porque ‒ certificadas e verificadas por um profissional obrigado formalmente a tais funções. Estas são as linhas matriciais do presente estudo, cujo significativo pendor empírico teve o intuito de encontrar respostas às várias e importantes questões que, continuadamente ‒ hoje mais do que outrora ‒, assaltam os profissionais do jornalismo e os seus públicos, ambos crescentemente ativos num palco aberto à recolha e à produção informativas ou à participação por meio da autocomunicação de massa.
- O papel das relações públicas na modernização dos sindicatos portugueses: novos e velhos movimentos sociaisPublication . Fonseca, Daniela Esperança Monteiro da; Rei, José Nunes Esteves; Gonçalves, Gisela Marques PereiraEste trabalho visa analisar a acção das Relações Públicas na modernização dos sindicatos portugueses. O estudo paralelo dos contextos em que esta modernização acontece surge como o natural desenvolvimento do tema central aqui evidenciado, procurando reflectir sobre os fenómenos que afectam as práticas comunicativas dos sindicatos, sejam os que decorrem da globalização, da modificação do papel do Estado, da emergência de novos actores sociais, ou das alterações provocadas nos modelos laborais, também como corolário dos factores descritos. Sustenta-se, assim, nesta hibridez temática a necessidade de desenvolver uma triangulação metodológica que combine as vantagens associadas aos métodos quantitativos com os benefícios de algumas técnicas qualitativas de análise, propondo a apresentação de inquéritos via questionário e o recurso à observação directa, participante e não participante, de dois eventos de protesto público, coordenados por duas estruturas associativas diferenciadas (uma organização sindical e um novo movimento social). Propõe-se analisar, em suma, o papel das Relações Públicas na modernização dos sindicatos portugueses, numa perspectiva sociológica abrangente, observando a comunicação interna e externa dos sindicatos, as suas esferas organizacionais, alguns dos seus condicionalismos político-partidários e toda uma envolvente social imediata, onde se reflecte também sobre a actuação dos novos movimentos sociais. Entre o conservadorismo sindical e as novas formas de comunicação pública dos novos movimentos sociais, entre as afectividades ideológicas e as ausências de liderança nos protestos da actualidade, entre o sindicalismo tradicional e os novos actores sociais: estes são também alguns dos pontos essenciais da tese.
- Participação e deliberação onlinePublication . Morais, Ricardo José Pinheiro; Correia, João Carlos FerreiraDesde meados da década de 1990, momento em que se dá a expansão da Internet, que uma boa parte do debate sobre as potencialidades desta nova tecnologia de comunicação foi direcionado para a possibilidade de melhoria dos procedimentos democráticos. Esta tendência de olhar para a Internet enquanto tecnologia capaz de dinamizar o sistema democrático, não é alheia ao período conturbado que a maioria das democracias ocidentais enfrenta desde então, com uma quebra acentuada ao nível da confiança nas instituições políticas e uma crescente falta de envolvimento e participação na vida pública. No caso português, esta desconfiança, bem como o nível de insatisfação com o funcionamento da democracia, acentuou-se, de acordo com os dados do Eurobarómetro, com o pedido de resgate financeiro, a intervenção da Troika e a aplicação de políticas de austeridade no período que vai de 2011 a 2014. Estas medidas geraram grande agitação social e aumentaram as dúvidas quanto ao desempenho democrático. No entanto, as elevadas expectativas quanto ao potencial transformador da Internet deram lugar, nos últimos anos, a análises menos entusiastas e a narrativas mais realistas quanto ao papel das tecnologias digitais de comunicação. Sem a euforia dos estudos do final do século XX, nesta investigação propomo-nos observar o ambiente digital a partir das teorias da democracia deliberativa, considerando a possibilidade de formação de novos ambientes participativos. Entre os espaços de participação colocados ao dispor dos cidadãos no ambiente digital, optámos por analisar aqueles dedicados aos comentários dos leitores, na medida em que estes conformam arenas particulares para a deliberação. Neste contexto, e considerando o processo de formação do XXI Governo Constitucional, enquanto estudo de caso, analisam-se os comentários num meio de comunicação particular: o jornal online “Observador”. Este meio é escolhido enquanto único nativo digital nacional de âmbito generalista, mas sobretudo porque é o projeto de comunicação mais alinhado à direita, ao nível dos conteúdos e da audiência, e por isso à priori mais contrário à formação de uma solução governativa que unisse as diferentes formações políticas de esquerda. A investigação procura dessa forma perceber se os enquadramentos, argumentos e atores que ganham visibilidade nas peças jornalísticas deste meio, considerando o caso em análise, afetam as próprias discussões que possam ter lugar nos espaços de comentários, seguindo a ideia de um framing deliberativo, ou seja, a existência de um enquadramento dominante capaz de balizar o debate em torno de um determinado quadro interpretativo. Esta indagação vai de encontro às restantes questões que nos propomos responder neste trabalho e que passam por saber se as discussões que têm lugar online promovem efetivamente uma troca democrática de ideias e opiniões, e em que medida é que os espaços de comentários se configuram como efetivos fóruns deliberativos? São estas as dimensões que nos guiam ao longo de um trabalho que se encontra ancorado nos estudos sobre deliberação online e que pretende contribuir para o aprofundamento da investigação nesta área, ao mesmo tempo que estabelece um cruzamento com a literatura sobre o framing, e em particular o framing deliberativo.