FCSH - DS | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCSH - DS | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais:: Sociologia::Relações Internacionais"
Now showing 1 - 10 of 26
Results Per Page
Sort Options
- O Alinhamento de Portugal com a UE, OTAN e CPLP na Assembleia Geral das Nações Unidas: uma análise comparativa e longitudinalPublication . Cardoso, Carlos André Assenhas; Silva, Sofia Raquel Serra daA entrada de Portugal para a Organização das Nações Unidas em 1956 foi marcada pelo seu atraso na adesão e pelo isolamento internacional durante as duas décadas seguintes. Cerca de sete anos antes, em 1949, Portugal assinava o Tratado do Atlântico Norte e juntavase a 11 países na fundação da OTAN. Na década de 80 e 90, Portugal entra para a Comunidade Económica Europeia (CEE) e também funda a Comunidade de Países de Língua Português em 1996. Neste contexto, Portugal inicia o processo de incremento da sua presença e influência nos palcos internacionais, como ilustrado pelo seu papel na Assembleia Geral das Nações Unidas. Este estudo procura comparar o padrão de votação de Portugal na Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) com os países membros das organizações de que faz parte, nomeadamente a UE, OTAN e CPLP, no período entre 1957 e 2021, ano em que terminou a recolha de dados. Através deste estudo procura-se obter uma visão abrangente das dinâmicas existentes na AGNU e sobretudo o grau de alinhamento político e estratégico de Portugal com as três organizações de que faz parte no plano internacional. Esta análise pretende fornecer contributos valiosos, ainda que exploratórios, sobre a posição e influência de Portugal na arena internacional, contribuindo para uma literatura que salvo raras excepcoes tem negligenciado o caso português. Através de uma análise comparada e longitudinal foi possível entender que Portugal encontra-se muito mais alinhado nas votações da AGNU, com os seus parceiros europeus, no contexto da União Europeia, do que com os parceiros da OTAN e da CPLP. O isolamento português na comunidade internacional chegou ao fim em 1974, e a convergência com outros países torna-se mais expressiva a partir da década de oitenta com a adesão de Portugal a CEE alcançando altos níveis de coesão que se mantém até ao ano de 2021. A convergência com os países não europeus que integram a OTAN é mais baixa comparativamente ao dos membros da UE, destacando-se uma maior divergência em particular com os EUA. Entre as organizações analisadas, a CPLP é a organização analisada com a qual Portugal menos converge nas votações na AGNU, este resultado evidencia as importantes diferenças que separam os países constituintes desta organização, no plano dos interesses, políticas externas e prioridades em questões globais.
- As Cidades na Política Internacional e A Diplomacia Pública como Instrumento de Projeção Internacional: O Caso da CovilhãPublication . Té, Ramalhano António; Silva, Jorge Manuel Tavares da; Terrenas, João David MalaguetaO presente relatório visa sintetizar o conjunto de atividades desenvolvidas no âmbito do Estágio Curricular realizado na Câmara Municipal da Covilhã, no âmbito do Mestrado em Relações Internacionais da Universidade da Beira Interior. O relatório enquadra o estágio num contexto mais amplo relacionado com a utilização de elementos da diplomacia pública na projeção internacional das cidades. Muito associada ao conceito de poder suave, a diplomacia pública assenta comunicação direta com o público estrangeiro, tendo como finalidade, para além de influenciar perceções, fortalecer relações e promover os interesses de um país ou entidade no cenário internacional. Ao contrário da diplomacia tradicional, que ocorre entre representantes oficiais de Estados, a diplomacia pública procura envolver a sociedade civil, a “media”, organizações não governamentais e até mesmo indivíduos. As suas ferramentas incluem frequentemente campanhas de comunicação e estão associadas a programas de intercâmbio cultural, desportivo e educativo. É neste contexto de crescente globalização e relevância das redes sociais que, nas últimas décadas, as cidades têm adotado cada vez mais estratégia, frequentemente associadas à prática da diplomacia pública como forma de atrair turismo e investimento. O objetivo deste relatório é compreender de que forma as ferramentas da diplomacia pública estão a ser utilizadas pelas cidades, bem como os métodos e efeitos dessas práticas. O ponto de partida foi o estágio curricular realizado na Câmara Municipal da Covilhã, município que será utilizado como caso de estudo. Este relatório, baseado numa abordagem qualitativa, foi elaborado a partir da observação não participante, da análise de websites, relatórios e documentos oficiais, bem como da revisão da literatura académica existente sobre o tema. O relatório está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo aborda a Diplomacia Pública; o segundo, a Diplomacia das Cidades; e o terceiro, a Avaliação da Cidade da Covilhã no Cenário Internacional. Por fim, apresentamos as considerações finais sobre o trabalho desenvolvido ao longo do estágio.
- A derrota do Ocidente no Afeganistão e o regresso dos Talibã no século XXI: Análise do papel dos Senhores da Guerra durante o conflitoPublication . Saraiva, Pedro Miguel Pardal; Sousa, Ricardo Real Pedrosa deA presente Dissertação põe em evidencia o papel dos Senhores da Guerra (SGs) durante a mais longa guerra americana. Com recurso ao enquadramento das teorias do conflito analisa-se a presença destes homens num país cuja incompatibilidade com o modelo governativo ocidental é a sua principal característica. Concretamente, é concedida atenção especial a quatro SGs: Ahmad Shah Massoud, Abdul Rashid Dostum, Ismail Khan e Atta Mohammad Noor. Sendo estes homens encarados como agentes relevantes das Relações Internacionais explica-se a sua sobrevivência sob os governos pró-ocidentais que caracterizaram a Républica Islâmica do Afeganistão. Neste sentido, com recurso à analisase do seu papel multifacetado em diferentes esferas de influência da política, economia e diplomacia afegãs conclui-se que a sua autoridade e autonomia continuam bastante presentes na sociedade. Adicionalmente, e de maneira a enquadrar a derrota dos aliados e a consequente vitória dos Talibã são também considerados outros autores relevantes no conflito, entre os quais se destacam o Paquistão e as administrações americanas. Por fim, com o presente trabalho pretende-se colmatar a ausência de investigações académicas a Senhores da Guerra afegãos na literatura lusitana em comparação com a doutros contextos, entre as quais a anglo-saxónica se destaca.
- O despertar do Ártico no panorama geopolítico: A militarização russa como ameaça à estabilidade regionalPublication . Figueiredo, Ana Laura Marnoto; Ferreira, Liliana Domingues ReisDesde o final da Guerra Fria que o Ártico permaneceu uma região na qual as tensões políticas tinham um valor muito residual, havendo uma enorme primazia pela manutenção da estabilidade, cooperação e paz. Esta particularidade do Ártico ser, aparentemente, uma região imune às tensões políticas que marcam a natureza anárquica do sistema internacional foi conotada com o termo Excecionalismo Ártico. Quando, a propósito da expedição científica russa Arktika 2007, a Federação Russa decide implantar uma bandeira de titânio no fundo do Oceano Ártico, muito próximo do Pólo Norte, foi um claro sinal para o sistema internacional que a era em que o Ártico detinha a capacidade de resistir às ambições estratégicas dos Estados podia estar perto do fim. A abundância de recursos naturais, nomeadamente petróleo e gás natural; o acesso à Northern Sea Route que conecta a Ásia Oriental com a Europa Ocidental de uma forma muito mais eficiente do que qualquer outra rota marítima e o facto de ser a única região que reúne fisicamente os EUA, a Federação Russa e a China, têm contribuído para o retorno do Ártico como prioridade estratégica dos Estados. A Federação Russa enquanto o maior Estado Ártico tem assumido uma postura particularmente assertiva e, em algumas circunstâncias, fraturante com o status quo da região. A presente investigação pretende realizar uma análise à militarização russa no Ártico enquanto objeto das preocupações securitárias dos restantes sete Estados Árticos (em breve todos Estados Membros da Aliança Atlântica). Mesmo que as capacidades militares russas alocadas ao Ártico sirvam propósitos defensivos, a sua capacidade de rapidamente se converterem em meios ofensivos constituem uma ameaça à estabilidade da região. Realisticamente, um conflito no Ártico não é, aparentemente, um prospeto desejável pelo Kremlin. Contudo, determinadas atividades militares desenvolvidas no Ártico mostram algum revisionismo, assim como um instrumento de projeção de poder e uma afirmação da Federação Russa enquanto grande potência e ator dominante na região. Esta investigação conclui que um conflito militar no Ártico pode ocorrer fruto de tensões internas ou pelo alastramento de tensões exógenas à região. Uma escalada vertical de tensões políticas e militares pode surgir através da disputa territorial para garantia do acesso a reservas de hidrocarbonetos; do aumento da navegabilidade da Northern Sea Route, e a tensão política decorrente da sua internacionalização, ou devido à tensão dilemática que encerra o dilema de segurança. Já uma escalada horizontal veria um conflito que surge fora do Ártico chegar à região através do alastramento de tensões políticas para a região e ativação das capacidades militares in situ. Neste segundo cenário, a região do Báltico poderá ser o ground zero para o primeiro conflito militar no Ártico, sensivelmente 30 anos após o fim da Guerra Fria.
- Direitos Humanos das MulheresPublication . Félix, Marisa Filipa de Almeida; Pedro, Luis Guilherme dos Santos MarquesA presente dissertação tem como principal objetivo analisar a monitorização do Committee on the Elimination of Discrimination against Women das Nações Unidas sobre um estado-membro: a República da Índia. Mais especificamente, analisando a abordagem deste órgão sobre o confronto entre os princípios universais de direitos humanos e a questão da discriminação e violência estrutural contra as mulheres vinculada à individualidade cultural. Sabemos que apesar da grande evolução do papel da mulher na sociedade, ainda continuamos a encontrar muitos comportamentos ligados à perspetiva tradicional da mesma. De facto, esta mudança social e cultural não tem acontecido rapidamente, mas com o trabalho conjunto e persistente de todos os atores do sistema internacional, especialmente das Nações Unidas, tem havido importantes desenvolvimentos. De facto, esta organização internacional tem tido um papel fundamental no estabelecimento dos direitos humanos das mulheres. Contudo, este trabalho de promoção e difusão não seria suficiente, devendo existir por parte da instituição um trabalho de avaliação sobre a aplicação dos princípios que tanto defende diariamente. Por isso, a instituição criou o Committee on the Elimination of Discrimination against Women que se encontra responsável pela monitorização da implementação dos princípios, direitos e liberdades fundamentais das mulheres. Este elabora reflexões e recomendações sobre os aspetos positivos das medidas políticas implementadas pelos estados e as principais áreas de preocupação que requerem maior atenção. A dúvida reside exatamente na adequação destas mesmas recomendações aos estados-membros, nomeadamente se estas têm em consideração a individualidade cultural dos mesmos.
- Os Direitos Humanos enquanto Prática Social: a Dignidade da Mulher entre o Universalismo e o RelativismoPublication . Faustino, Rute Alexandra dos Santos; Pedro, Luis Guilherme dos Santos MarquesEsta dissertação tem como principal objetivo analisar de que forma a dignidade humana é e poderá continuar a ser a base fundamental da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Mais especificamente será a dignidade das mulheres enquanto fundamento do respeito pelos seus próprios direitos humanos. O valor dos direitos humanos é constantemente posto à prova devido a algumas falhas que são apresentadas. As críticas feitas aos mesmo levaram a um debate interminável, pondo a sua universalidade em causa. Este debate entre o universalismo e o relativismo cultural dos direitos humanos tem como consequência o levantamento de mais questões do que de respostas aos problemas já existentes ou até mesmo hipotéticos. As práticas culturais tendem a levantar sempre questões quando são consideradas controversas, por outro país ou comunidade. É um facto que algumas práticas põem em causa os direitos humanos e a dignidade dos indivíduos. Normalmente são minorias, como mulheres e crianças (entre outras), que em países menos desenvolvidos têm os seus direitos constantemente postos em causa ou até mesmo violados. A análise é feita através da exposição de um caso de estudo: a proibição do uso do véu islâmico pelas mulheres muçulmanas em França. Este caso apresenta o ponto de vista de duas comunidades com valores culturais diferentes. Neste caso esses valores refletem-se na ideia do que cada um dos lados tem do que significa ter dignidade. Para uma melhor compreensão da prática cultural neste caso (uso do véu islâmico), o conceito de habitus foi fulcral. Através do conceito de habitus foi permitido compreender e demonstrar melhor o simbolismo desta prática. E de que forma poderá ter relevância não só no debate do universalismo vs relativismo dos direitos humanos, mas também na dignidade como base dos direitos humanos.
- Distribuição do poder na governação multinível na avaliação do domínio da UE e da China em África entre 2001-2019Publication . Assunção, Martim Alexandre de Sá Pinheiro de; Ferreira, Liliana Domingues ReisA investigação aqui apresentada resulta da análise à distribuição do poder entre a União Europeia (UE) e a China, em África, mais concretamente a uma avaliação das ações realizadas de 2001 a 2019, por estes dois atores. O continente africano foi, ao longo dos últimos séculos, palco de ingerência externa, sobretudo por parte dos europeus. Mas a longa presença europeia em África foi sendo contestada pela China, nos últimos anos. Mas esta intervenção externa continua a acomodar, também, interesses por parte dos intervenientes. De que forma a UE e a China tem procurado salvaguardar os seus interesses no continente africano? Esta investigação procura avaliar a ação destes dois atores no continente africano e a atual distribuição do poder entre ambos. Na verdade, o regime europeu, alicerçado, hoje, pela Ordem hegemónica Ocidental fora desde o início do século XXI contestado pelo poder sinocrático que visa uma política de cooperação “win-win” baseada no benefício mútuo e na não-intervenção. A partir da investigação realizada conclui que múltiplos líderes africanos consideram a abordagem chinesa como acolhedora, não possuindo a condicionalidade europeia, mas sim, uma força e um plano económico vantajoso para o continente.
- O fenómeno terrorista na era Digital: Recrutamento para Grupos terroristas na União EuropeiaPublication . Baltar, Ana Isabel Reis; Ferreira, Liliana Domingues ReisO terrorismo é uma das grandes ameaças do século XXI na Europa. O aparecimento da Internet veio alavancar ameaças já existentes como é o caso do terrorismo. A presente investigação pretende oferecer um contributo acerca do fenómeno do terrorismo e em particular, deste fenómeno no quadro da União Europeia e acerca do processo de radicalização terrorista de motivação religiosa contemporâneo. Deste modo, partindo de uma análise conceptual, histórica e normativa sobre o processo de radicalização terrorista esta investigação concentra-se, principalmente, neste processo sobre a égide do terrorismo de motivação religiosa na União Europeia, procurando compreender de que forma o aparecimento da internet redefiniu o processo de radicalização terrorista e quais são as novas estratégias usadas pelos grupos terroristas islâmicos no processo de radicalização online na União Europeia em relação a modelo de recrutamento quer físico e presencial. Posteriormente, procuramos entender o papel mais específico que as redes sociais desempenham em todo o processo. Conclui-se que existe uma relação entre a internet e as redes sociais e a nova abordagem ao processo de radicalização terrorista. Esta investigação procura, ainda, avaliar as plataformas digitais apresentam o mesmo nível de utilização no processo de radicalização ou se há uma viragem para alguma em particular. Partindo desta análise, é feita uma avaliação ao grau estratégico e legislativo da União Europeia ao nível da informação e do combate à radicalização terrorista na Europa.
- Fundos Europeus Estruturais e de InvestimentoPublication . Salvado, Tiago Manuel Ramos; Couto, Alcino Fernando Ferreira PintoO presente relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Relações Internacionais foi elaborado com o tema “Fundos Europeus Estruturais e de Investimento: Estudo do Projeto do Parque Natural do Tejo Internacional”. Reflete os meses que foram passados em contexto de estágio curricular na Câmara Municipal de Castelo Branco, na Unidade de Planeamento, Promoção e Desenvolvimento Económico. Os fundos citados acima são uma das ferramentas usadas pela União Europeia para auxiliar a financiar os projetos dos diversos Estados-membro da organização. Segundo a página web da Comissão Europeia, mais de metade das verbas da União Europeia são canalizadas através destes mesmos fundos. O município de Castelo Branco, situado na região da Beira Baixa, tem lidado com o envelhecimento da sua população e com a saída de jovens para centros urbanos de maiores dimensões, como Porto e Lisboa. Perante estes constrangimentos, torna-se imperativa a presença de projetos que modernizem e deem outra projeção à região, e é nesse âmbito que se insere o Projeto do Parque Natural do Tejo Internacional, realizado juntamente com outros municípios da Raya. Com este Relatório de Estágio pretende-se descrever e examinar as atividades relevantes desenvolvidas no estágio e refletir sobre o papel das relações internacionais na governação local.
- A Indústria do Entretenimento como Fonte de Soft Power: Uma análise comparada dos casos norte-americano e sul-coreanoPublication . Candeias, Rafaela Vitorino; Terrenas, João David Malagueta; Estevens, João Pedro GomesAo longo das últimas décadas, as Relações Internacionais têm desenvolvido um crescente interesse pelas estratégias utilizadas pelos Estados para ampliar o seu poder através da indústria cultural. Em contraste com a tradicional visão de poder como a capacidade de coagir outros atores através da força, ou hard power, o soft power pode ser definido como a capacidade de um Estado persuadir outro através da projeção de valores sociais e culturais. Esta dissertação tem como objetivo comparar as estratégias de soft power adotadas pelos Estados Unidos da América e Coreia do Sul. Os primeiros podem ser considerados como os precursores do uso da indústria cinematográfica como instrumento de soft power, um processo que teve início durante a I Guerra Mundial e que se prolongou até à atualidade. Em contraste, apesar de apenas ter começado a investir de forma mais significativa nesta estratégia recentemente, a indústria cultural da Coreia do Sul é hoje amplamente reconhecida como uma das mais eficazes e bemsucedidas a nível global. Esta dissertação pretende compreender de que forma diferem os Estados Unidos e a Coreia do Sul no uso da indústria do entretenimento como soft power. Através de uma análise comparada, concluímos que os dois países têm um enfoque distinto: enquanto os Estados Unidos colocam maior ênfase na indústria cinematográfica e valores e ideais que são transmitidos pela mesma, o foco da Coreia do Sul é colocado sobretudo em séries e na indústria musical, apresentando, através destas, a sua cultura e promovendo a venda dos seus produtos nacionais a nível internacional, de forma a desenvolver a sua economia.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »