Departamento de Comunicação, Filosofia e Política
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Comunicação, Filosofia e Política by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Ciências da Comunicação::Estudos de Cultura"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- A Acessibilidade das Pessoas com Necessidades Especiais à CulturaPublication . Charro, Inês Filipa Pinto; Sidoncha, Idalina Proença MaiaA presente dissertação tem como objetivo trazer à colação uma temática muito atual baseada na problemática da deficiência. A desigualdade, exclusão e discriminação, são episódios que ocorrem no dia-a-dia das pessoas com necessidades especiais, tendo a sociedade um papel importante para o desenvolvimento pessoal e social de cada um de nós, com vista a construir valores e atitudes de igualdade. Neste sentido, e de forma a combater a exclusão das pessoas com necessidades especiais na sociedade, é necessário ultrapassar as barreiras existentes, por forma a que estas pessoas possam usufruir dos recursos existentes, e neste caso concreto, os de âmbito cultural. Impõe-se aqui um grande desafio para gerar e garantir uma equiparação de oportunidades para as pessoas com ou sem necessidades especiais, com o objetivo da participação cívica de todos e de uma melhor qualidade de vida. Com a finalidade de promover a inclusão à cultura, sem exceção, independentemente da sua condição, esta dissertação pretende contribuir e sensibilizar todos os responsáveis pelas áreas culturais, para criarem condições de acessibilidade nas diversas áreas da cultura, de acordo com as dificuldades de cada cidadão.
- Arquivo de Memórias das Casas e Lugares do SentirPublication . Diamantino, Adriana Nunes; Sidoncha, Urbano MestreO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Estudos de Cultura, sob a orientação do Professor Doutor Urbano Mestre Sidoncha, e do Professor Pedro Silveira, que me acompanhou por parte da instituição onde decorreu o estágio. Relato aqui a experiência e o resultado de quatro meses de estágio que realizei na Câmara Municipal do Fundão, onde trabalhei diretamente na área das Casas e Lugares do Sentir e da Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, do concelho do Fundão. O meu estágio consistiu essencialmente na criação de um projeto de um Arquivo de Memórias, utilizando como meio o digital, visto que as novas tecnologias são uma ferramenta indispensável para a valorização e revitalização do Património Cultural Imaterial (doravante PCI). Cada vez mais, as novas tecnologias estão presentes no nosso dia a dia, pois em qualquer lado podemos ter acesso à internet. Devido à crise pandémica em que vivemos, o uso destas tecnologias tornou-se quase obrigatório e, no momento, quase todas as áreas tiveram de se reinventar e adaptar ao meio digital, e a cultura não foi exceção. Numa primeira instância, realizei uma recolha de informação sobre três dos vários PCI do concelho do Fundão, sendo eles a construção dos Bombos de Lavacolhos, a Cestaria em Varas de Castanho e as Flores de Santa Luzia. Neste último saber, tive a oportunidade de participar e conduzir a entrevista sobre a história e confeção das Flores, que se encontra registada em vídeo. Realizei, assim, a edição dos vídeos sobre estes saberes do concelho, de forma a iniciar o espólio e, posteriormente, o inventário, com o intuito de poderem ser colocados nesse Arquivo de Memórias digital do Fundão. A criação deste Arquivo de Memórias tem, deste modo, o intuito de ser uma plataforma digital que irá versar as várias Casas Temáticas do concelho, tal como os vários PCI, criando inventários dos mesmos, assim como as memórias que estão ligadas a estes saberes através de fotografias, vídeos e testemunhos.
- As associações na dinamização cultural localPublication . Miguel, Ana Patrícia Barata; Monteiro, Alcides AlmeidaO desenvolvimento local não ocorre apenas a nível político, económico e social, depende também em grande parte do fator cultural. Âmbito que tem sido cada vez mais discutido ao longo do tempo, devido a todas as implicações que a cultura tem na sociedade. Esta investigação pretende justamente abordar de que modo a cultura é fundamental no desenvolvimento local de uma região, tendo como base a atividade associativa. Desta forma, o objeto de estudo deste trabalho é a ação associativa sobre o desenvolvimento cultural regional. Procurando entender como a ação associativa, através das associações culturais e recreativas pode ser importante na dinamização e desenvolvimento cultural local, nomeadamente na cidade da Covilhã. Este é um estudo de caso de natureza qualitativa que pretende compreender questões relacionadas com o impacto das associações na cidade e para tal, foram selecionadas quatro associações covilhanenses. E analisada do mesmo modo, a perspetiva da autarquia local. Todo o contorno metodológico é composto pela análise bibliográfica e documental através de pesquisa informativa e levantamento bibliográfico. De entrevistas que permitiram caraterizar a relação e a importância que as associações culturais e recreativas têm com a autarquia. E, por último, da caraterização da sua intervenção e os contributos que cada uma oferece a nível cultural para o desenvolvimento local da cidade.
- Associativismo Local: Políticas Culturais de Ação LocalPublication . Pinto, Salete dos Santos Martins; Monteiro, Alcides AlmeidaA presente dissertação aborda questões como o associativismo local, as políticas culturais de ação local e o desenvolvimento local. O seu objetivo é perceber se as políticas culturais de ação local, desenvolvidas no âmbito do associativismo cultural contribuem para o desenvolvimento e influenciam de forma positiva, neste caso em particular, o concelho da Guarda. Face à temática mencionada, serão apresentados alguns conceitos de cultura enquanto herança cultural acumulada ao longo dos anos e que cada indivíduo agrega. A pesquisa assenta também numa abordagem histórica do conceito, e dos procedimentos de políticas culturais europeias, nacionais e autárquicas enquanto modo de relação particular entre cultura, poder local e a esfera cultural das associações. Entender os processos de desenvolvimento local no âmbito da cultura, implica identificar uma diversidade de situações associadas às políticas delineadas a nível da política da autarquia e desenvolvidas no seio das associações culturais do concelho. Com base nestes objetivos, a metodologia adotada teve como suporte uma abordagem qualitativa de análise temática. Quanto à técnica de recolha de dados, para tentar perceber como são planeadas e aplicadas as políticas culturais pelo poder local, a mesma consistiu-se na realização de uma entrevista ao Senhor Vereador do Pelouro da Cultura do Município da Guarda, e do mesmo modo, se procedeu com as associações culturais locais, com mais destaque a nível cultural e artístico, em que foi solicitada uma entrevista a dirigentes ou colaboradores com mais envolvimento cultural nas coletividades. O material recolhido permite caracterizar as políticas culturais do concelho e possibilita conhecer os contributos que estas têm dado em termos de cultura e de desenvolvimento local. Indica, principalmente, que as associações culturais devem ser compreendidas como potenciais parceiros para o desenvolvimento local.
- As bandas filarmónicas enquanto veículo de transmissão de valores e culturaPublication . Pinto, Ana Cristina Brito; Monteiro, Alcides Almeida; Luís, Alexandre António da CostaAs bandas filarmónicas são dos agrupamentos musicais de índole popular mais disseminados em Portugal. Com uma forte tradição na manutenção e difusão de valores culturais e sociais nas mais diversas comunidades onde estão implantadas, têm tido, desde que surgiram, um papel preponderante na formação de miúdos e graúdos e, inclusivamente, na sua integração social. Há quem as apelide de “conservatórios do povo” por serem verdadeiras escolas de cidadania e de música dita não erudita, mas de onde saem alguns dos maiores nomes da música nacional. Criadas em Portugal há cerca de dois séculos, proliferam por todo o país, em aldeias, vilas e cidades e podem ser assumidas como verdadeiros veículos de transmissão cultural e de valores aos mais diversos níveis. A Banda Filarmónica de Pinhel constitui uma herança cultural da cidade de Pinhel, na qual a tradição da prática musical filarmónica conta com mais de um século de existência, materializada em distintos agrupamentos ao longo das décadas. O papel das bandas filarmónicas enquanto veículos transmissores de valores e cultura foi o mote para a concretização deste trabalho de investigação, materializado num estudo de caso específico que se direciona à Banda Filarmónica de Pinhel. Para a consecução deste desígnio, inquiriram-se os pinhelenses acerca da presença e do papel desta coletividade na e para a sua comunidade, que se constitui um importante elemento cultural local. Adicionalmente, pretendeu-se recuperar, sistematizar e divulgar o percurso histórico das Filarmónicas de Pinhel.
- As diferentes camadas de público: participação e atividade cultural na Rede ArtériaPublication . Santos, Vanessa Monteiro dos; Carvalho, Cládia Monteiro Pato de; Jerónimo, Nuno André AmaralO presente trabalho propõe uma reflexão sobre o Projeto Rede Artéria, as suas variadas camadas de público, permitindo assim uma reflexão sobre os conceitos de participação e atividade cultural. Neste sentido, esta investigação tem como principal objetivo estudar o público que aderiu aos espetáculos e atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto Rede Artéria, concretamente nas cidades de Guarda, Fundão e Belmonte. A investigação debruça-se sobre a atividade cultural no projeto Rede Artéria, os hábitos de consumo cultural, os públicos e as suas diferentes camadas. Procedemos assim à análise dos inquéritos por questionário que tiveram como objetivo analisar o perfil dos públicos do Projeto Artéria. Esta investigação assentou primeiramente na definição das metodologias, quantitativa e qualitativa, que tiveram por base questionários e entrevistas, sendo o objetivo principal segmentar as diferentes variáveis de estudo, relativas ao público espectador das atividades desenvolvidas pelo projeto Rede Artéria. Estabelecida a questão de partida, que visa conhecer os recetores da atividade cultural levada a cabo pelo projeto em questão, foi dado início ao estudo através de um conjunto de pesquisas e leituras que proporcionaram o melhor conhecimento das temáticas que serão abordadas de seguida.
- A Experiência Religiosa do Imigrante Umbandista na CovilhãPublication . Girasol, Thais Juliane; Monteiro, Alcides Almeida; Amaral, José António Campelo de SousaO presente trabalho investiga a transnacionalização da religião brasileira de raiz africana, a umbanda, com foco na sua expressão na cidade da Covilhã, Portugal, através da perspectiva dos imigrantes brasileiros praticantes dessa fé. Inicialmente, uma revisão bibliográfica é realizada para embasar o estudo, destacando a história e a expansão da umbanda, além de temas como racismo e discriminação religiosa. Em sequência adentraremos no contexto migratório e religioso em Portugal, incluindo a presença significativa de igrejas evangélicas brasileiras no contexto português. Observa-se que a internet desempenha um papel fundamental na vida desses imigrantes, sendo crucial para suas atividades migratórias e religiosas. O que se pretende com estes recortes temáticos é compreender os aspectos que permeiam e interferem a experiencia do umbandista em situação migratória. Após esta apresentação contextual, concentramos nosso olhar para o local do estudo, o interior de Portugal, mais especificamente a Covilhã, destacando as particularidades sociais e religiosas dessa região. No final, são realizadas entrevistas semi-diretivas com os umbandistas imigrantes brasileiros na Covilhã, procuramos explicitar o modo como a umbanda se manifesta fenomenologicamente nesse contexto específico. Os relatos dos participantes são compilados e analisados para compreender melhor a adaptação da umbanda na Covilhã. Em suma, o estudo visa fornecer uma compreensão mais profunda da experiência de uma minoria religiosa em um contexto migratório no interior de Portugal.
- A festa do fogo: Uma Análise das Fallas em ValênciaPublication . Gomes, Leonardo Nascimento; Jerónimo, Nuno André AmaralAs Fallas é uma festa popular celebrada há mais de dois séculos na cidade de Valência na Espanha. Durante a festividade, que ocorre entre os dias 14 e 19 de março, há inúmeros atos artísticos/culturais que vão da música à literatura, da gastronomia à pirotecnia, dos trajes típicos ao fogo. Aproximadamente 800 monumentos artísticos de caráter crítico/satírico são plantados nas esquinas e praças da cidade e após quatro dias intensos, são postos ao fogo. Uma festa tradicional que a partir do esforço de milhares de cidadãos valencianos, divididos em comissões, enchem as ruas da cidade com alegria, arte e barulho, muito barulho. A festa simboliza a entrada da primavera, homenageia o seu padroeiro São José e desde 2016 está na lista da UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A partir de três formas de pesquisa, bibliográfica, de campo e formulários, conclui-se que as Fallas são de suma importância para a memória e identidade valenciana, pois engloba diversos aspectos da identidade local, tornando-se uma reprodutora da identidade coletiva, na qual é preciso ser salvaguardada mantendo em equilíbrio a balança entre a tradição e a inovação.
- O Festival WOOL e o Impacto da Arte Urbana na CovilhãPublication . Pereira, Gisela Filipa Silveira; Moura, Catarina Isabel Grácio deAo longo da última década, temos vindo a observar o emergir de uma nova forma de Cultura, que conhecemos como Arte Urbana e que, na Covilhã, teve como ponto de partida e grande impulsionador o WOOL – Festival de Arte Urbana. A relevância deste fenómeno para a cidade e para a região, impulsionando uma nova forma de turismo e gerando um modelo que outras localidades têm vindo a replicar, deu o mote à realização desta dissertação, igualmente inspirada pelo valor destas obras e pelo modo como, na Covilhã, têm conseguido cativar a população e tornar-se fonte de empatia e orgulho. Enquanto objeto de Turismo Cultural, a Arte Urbana tem vindo a assumir um protagonismo crescente, tanto nos grandes centros urbanos como nas pequenas localidades, nacional e internacionalmente. Uma das suas principais características consiste no modo como os artistas se apropriam de espaços degradados para lhes devolver, com as suas obras, uma dignidade perdida, capaz de cativar não apenas os habitantes locais, mas também muitos turistas que assumem, hoje e cada vez com maior frequência, os roteiros de Arte Urbana como principal motivação das suas visitas. Sendo, no entanto, uma temática recente e pouco estudada, nomeadamente o fenómeno covilhanense e as suas respetivas consequências para a comunidade, a sua escolha como objeto de análise e investigação adquire particular pertinência no âmbito de um Mestrado em Estudos de Cultura — pois é precisamente como forma de Cultura que este estudo se propõe enquadrar a Arte Urbana, procurando compreender o impacto do Festival WOOL como promotor de Cultura e de Turismo na Cidade Neve.
- O impacto do empreendedorismo cultural na cidade da CovilhãPublication . Pereira, Bárbara Lopes; Sidoncha, Urbano MestreEsta investigação pretende refletir sobre o tema do empreendedorismo cultural, procurando compreender em que consiste, se o empreendedorismo, dada a sua natureza, não comporta uma dimensão intrinsecamente cultural bem como averiguar qual o impacto que o empreendedorismo cultural pode ter no dinamismo de uma cidade, nomeadamente na cidade da Covilhã. Para o efeito, foram selecionados como alvo de estudo dois projetos inovadores e culturais desenvolvidos na cidade da Covilhã, “A Tentadora” e “New Hand Lab”. Ambos têm contribuído para preservar e requalificar as marcas identitárias da cidade da Covilhã, uma cidade da lã manifestamente relacionada com a indústria fabril. Pretende ainda refletir sobre as motivações e os fatores impulsionadores e limitadores encontrados na atividade empreendedora. Assim, o delineamento metodológico consistiu num levantamento bibliográfico e pesquisa compreendendo análise de conteúdo e metodologias qualitativas como a observação e entrevistas com os mentores destes projetos culturais para melhor compreender algumas questões inerentes ao seu impacto na cidade.