FCSH - DS | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Browsing FCSH - DS | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais:: Sociologia::Empreendedorismo e Inovação Social"
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- Agencia para el Desarrollo Económico de Pérez Zeledón (APDPZ), Costa Rica: Diseño de una Estructura para la Promoción de Emprendimientos en el ámbito de la economía social (EPES)Publication . Rojas, Manuel de Jesus Ureña; Dinis, Anabela do Rosário Leitão; Sánchez, José CarlosEl Proyecto Zona Económica Especial de Pérez Zeledón, en Costa Rica, tiene entre sus objetivos la promoción, en este Cantón, de una zona para el desarrollo socioeconómico y la creación de fuentes de empleo de calidad, propiciando el mejoramiento de las condiciones de vida de sus habitantes, la mejora de la competitividad, el aumento de las exportaciones y la promoción de emprendimientos y de pequeñas y medianas empresas en el cantón de Pérez Zeledón. La creación de la Zona Económica Especial, en agosto de 2016, mediante el Decreto Ejecutivo n º 39876-MEIC-COMEX-MTSS, confiere a la Agencia para el Desarrollo de Pérez Zeledón (APDPZ) la responsabilidad de su implementación. El objetivo general del presente trabajo final de maestría (TFM) es diseñar una estructura específica de la APDPZ, para la Promoción de Emprendimientos en el ámbito de la economía social (EPES), que se designarán en el trabajo como “emprendimientos sociales”. Para llevar adelante el proceso se hace necesario contar con una metodología de trabajo que permita a los diversos actores acceder a alternativas de financiamiento y asistencia técnica para el desarrollo de sus negocios. Se propone, por tanto, a partir del Plan estratégico de la APDPZ, un proyecto para promover y fortalecer emprendimientos sociales que viabilicen la incorporación de valor social y económico agregado, a través de la comercialización nacional e internacional de productos y servicios generados en la comunidad, así como la atención de áreas estratégicas como seguridad alimentaria, agroindustria, turismo y tecnología. El modelo propuesto procura dotar a la Agencia para el Desarrollo de Pérez Zeledón de un mecanismo para orientar las acciones de los diversos actores sociales y económicos que es necesario vincular para la promoción y fortalecimiento de emprendimientos sociales surgidos a partir de los propios interesados, como producto del esfuerzo articulado de la APDPZ para generar acciones que conduzcan al cumplimiento de los objetivos con dan origen a su creación.
- Construção de Conexões: A Comunicação Estratégica como catalisadora do progresso em empreendimentos sociaisPublication . Rocha, Yasmim Geaquinto; Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira; Figueiredo, VítorO presente estudo qualitativo interpretativo é guiado pela pergunta: "Como pode a Comunicação Estratégica contribuir para a criação de valor nas empresas sociais?". Para responder a esta questão, foi utilizada a análise do discurso de quatro empresas sociais - Blue Bear Coffee, Vintage for a Cause, Ten Thousand Villages e Emmaüs Défi - que foram analisadas em três níveis principais: Identidade, Relacionamento e Ideação. Esta dissertação investiga o empreendedorismo social, um campo dinâmico que se adapta continuamente às mudanças nas demandas sociais e nas expectativas das partes interessadas. A comunicação estratégica, por meio da criação de narrativas coesas e consistentes, realça a missão e o propósito social da organização. Os resultados indicam que estas empresas sociais demonstram que o empreendedorismo social não se trata apenas de fazer o bem, mas também de criá-lo gerando valor econômico e social simultâneo. Ademais, destacam que o sucesso no empreendedorismo social exige esforços ao nível da comunicação estratégica, como uma missão claramente definida incorporada em todas as facetas do negócio, bem como transparência e parcerias sólidas. Elas mostram utilizar práticas de negócios não sociais para alcançar seus objetivos sociais, gerando lucros reinvestidos em suas missões e no valor social criado. Nessas empresas, a comunicação estratégica revela-se um catalisador crucial para o avanço dos objetivos do empreendedorismo social, impulsionando o impacto social. Esta pesquisa apresenta implicações teóricas relevantes, preenchendo a lacuna entre os domínios do empreendedorismo social e da comunicação estratégica. Por outro lado, as contribuições práticas sobre as estratégias de comunicação das empresas sociais analisadas contribuem para uma compreensão mais abrangente de como a comunicação estratégica pode apoiar a criação de valor social e impacto.
- O desenho infantil enquanto ferramenta de avaliação em projetos sociais: estudo de caso do projeto "menin@s - igualdade e não violência"Publication . Saraiva, Daniela Filipa Silva; Monteiro, Alcides AlmeidaTem-se observado uma ortodoxia no que concerne aos processos avaliativos de projetos sociais, que muito se consubstancia pela construção de normas que estruturam os procedimentos avaliativos. Não obstante, os processos avaliativos de projetos sociais devem procurar adaptarse a novos desafios, nomeadamente quando se trabalha com públicos específicos. Perante este panorama, urge a necessidade de fomentar o reconhecimento da importância de uma aferição sensível e efetiva das mudanças nos beneficiários de projetos sociais. Pensando nisto à luz de ter como público-alvo crianças, enfrentamos desafios específicos a este público. Com base nesta premissa, a presente investigação pretendeu, numa abordagem exploratória, avaliar o recurso a uma metodologia não ortodoxa – o desenho infantil – enquanto instrumento de avaliação dos conhecimentos adquiridos pelas crianças no âmbito da intervenção socioeducativa de um projeto social. Tendo como principal objetivo analisar a aplicabilidade do uso do desenho infantil enquanto ferramenta de avaliação no âmbito de projetos sociais, a presente investigação teve por base um estudo de caso no âmbito do projeto “menin@s - igualdade e não violência”. A análise baseou-se nos conteúdos contidos nos desenhos realizados pelas crianças em dois momentos, num momento prévio à realização da intervenção socioeducativa e num momento subsequente à referida intervenção. Por fim, recorrendo à análise de conteúdo e à análise estatística constatamos que alguns dos indicadores revelaram significância estatística nas alterações no mundo simbólico das crianças nas questões de género. Os resultados obtidos através de uma pesquisa exploratória aferiram que a proporção de estereótipos de género na amostragem pré-intervenção é maior à proporção de estereótipos de género na amostragem pós intervenção. Demonstrando assim, que o desenho infantil pode representar uma ferramenta de projetos sociais, nomeadamente, quando o público-alvo são crianças. Apesar deste ser um instrumento que ainda carece de maior robustez por parte de investigações científicas, esta revelou-se uma técnica expressiva, envolvente, versátil, flexível, acessível, fácil e económica. A aplicação do desenho infantil no processo de avaliação de projetos poderá habilitar a realização de uma avaliação participante e participativa, conferindo uma voz ativa às crianças beneficiárias dos projetos.
- Educação para o Empreendedorismo: capacitação de criançasPublication . Antunes, Inês Justino; Oliveira, Catarina Sales Barbas deA educação para o empreendedorismo é vista como um novo paradigma para a educação, dado que utiliza métodos inovadores para a aquisição de novos conhecimentos. Os alunos são confrontados com a realidade e com situações que necessitam de uma solução, sendo desenvolvidas competências empreendedoras tais como a identificação de oportunidades, a assunção de riscos, a criatividade, a inovação, a autonomia e a resistência ao fracasso. Esta investigação debruça-se sobre a prática de uma Educação para o Empreendedorismo com crianças. Neste sentido, o objetivo deste estudo é o de analisar a importância que o empreendedorismo assume na capacitação de crianças. No sentido de alcançar os objetivos inicialmente propostos, a escola escolhida foi a Escola do Conservatório de Música da Covilhã, uma escola que adotou o empreendedorismo como atividade de enriquecimento curricular para alunos do 1º ciclo de escolaridade. Para obter estas respostas foi utilizada uma metodologia qualitativa, sendo a recolha de dados feita através da observação participante e da realização de entrevistas. Os principais resultados obtidos indicam que os alunos apresentam uma elevado grau de interesse, de participação e curiosidade em relação à temática do empreendedorismo, tendo um grande envolvimento nas atividade desenvolvidas. Estas crianças têm a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nesta atividade nas restantes disciplinas, tendo a plena noção da importância que estes conteúdos terão ao longo do seu crescimento, não só a nível pessoal como profissional.
- O Empreendedorismo Social como promotor da inclusão de Pessoas Portadoras de Deficiência: Estudo dos Casos ValorIn e Contigo Há DescobertaPublication . Ferro, Mariana Lourenço; Dinis, Anabela do Rosário LeitãoEsta dissertação tem como objetivo compreender como projetos de empreendedorismo social podem contribuir significativamente para a inclusão de pessoas portadoras de deficiência, procurando perceber como surgem e se mantêm estas iniciativas de empreendedorismo social, qual é o seu impacto na inclusão das pessoas com deficiência em particular no que diz respeito ao seu empoderamento, valorização e melhoria da autoestima. Para isso, após um enquadramento teórico onde se abordam temas como a conceptualização e os modelos de empreendedorismo social; a criação de valor; a sustentabilidade; a inovação e a história da evolução da perceção da deficiência até à atualidade, procede-se à analise de dois casos de empreendedorismo social centrados na inserção socioprofissional de pessoas com deficiência mental: o projeto “ValorIN” promovido pela associação Movimento de Apoio ao Diminuído Intelectual (MADI) e o projeto "Contigo Há Descoberta!", promovido pela Associação Socio Terapêutica de Almeida (ASTA). No estudo de casos aplicou-se uma metodologia qualitativa, incluindo a análise documental e realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos coordenares/promotores e a beneficiários do projeto. Analisados os dados, deu-se conta da importância do caráter inovador das iniciativas, das características empreendedoras dos seus responsáveis, assim como do papel essencial das parcerias para o desenvolvimento e sustentabilidade de ambos os projetos. Conclui-se também que que o impacto nos beneficiários se reflete não só na sua inserção socioprofissional e empoderamento, mas também a nível uma melhoria da autoestima e de saúde.
- O impacto da crise pandémica no Centro Social e Cultural de Verdelhos em 3 vertentes: utentes, família e instituiçãoPublication . Correia, Catarina Isabel Pereira; Barriga, Antónia do Carmo AnginhoAssumindo a COVID-19 como uma pandemia que só agora começa a desvendar as suas consequências, torna-se expectável que façamos uma retrospetiva sobre a realidade que vivenciámos por dois anos. Tendo em conta que a população idosa foi um dos grupos mais afetados, considerámos investigar o Centro Social e Cultural de Verdelhos, um lar de terceira idade da Freguesia de Verdelhos e Concelho da Covilhã. Neste sentido, a investigação terá como foco o impacto da crise pandémica sobre três vertentes, que se complementam: a própria Instituição, o CSCV; os utentes que estariam a usufruir da Resposta Social de Centro de Dia em março de 2020, data de inicio da crise pandémica; e os familiares responsáveis por esses utentes. Ao conduzir a investigação de acordo com as três vertentes referidas, vamos abordar temas tais como os desafios enfrentados pelos utentes nesta fase. Nesse sentido faremos menção à importância das redes de apoio em situações de crise, nas quais acabam por surgir práticas alternativas. Entre essas práticas encontra-se o processo de institucionalização, uma situação variável de acordo com a pessoa e contexto. Tornou-se também imprescindível averiguar se existiam políticas públicas e sociais, ao nível do país, preparadas para apoiar os grupos lesados em situações de crise, neste caso, a crise pandémica. Para alcançar os objetivos desta investigação, foram conduzidas várias entrevistas dirigidas a três grupos distintos. Primeiramente, as entrevistas foram realizadas a um dos elementos da direção do CSCV e dois colaboradores da Instituição; em seguida, entrevistámos os utentes que se encontravam em Resposta Social de Centro de Dia no CSCV, em 2020; e, por último, os familiares intitulados como responsáveis por esses utentes.
- A Importância da Comunicação Assertiva para o Empreendedorismo: Estudo das Percepções dos Estudantes de Mestrado em EmpreendedorismoPublication . Steil, Fabiana Helena; Oliveira, Catarina Sales Barbas de; Gonçalves, Gisela Marques PereiraA competência de comunicação assertiva desempenha um papel crucial no empreendedorismo, destacando-se pela habilidade de transmitir informações de maneira clara e respeitosa. Este estudo, ancorado em pesquisa bibliográfica e descritiva, busca analisar a relevância dessa competência no desenvolvimento de futuros profissionais de empreendedorismo, abrangendo tanto o contexto tradicional quanto o social, especialmente entre os estudantes de mestrado na Universidade da Beira Interior. Os resultados destacam a importância da comunicação assertiva, evidenciando seu papel na promoção de habilidades empreendedoras em ambos os domínios. O levantamento quantitativo conduzido com estudantes de mestrado em empreendedorismo explora a percepção dos alunos sobre a disponibilidade de ferramentas para aprimorar a comunicação assertiva, a eficácia das práticas comunicativas e analisa como essa competência influencia a percepção dos alunos sobre sua preparação. Os resultados não apenas reafirmam a importância da comunicação assertiva, mas também apontam oportunidades para melhorar os programas de ensino empreendedor. Numa perspectiva mais ampla, a pesquisa contribui significativamente para o campo do empreendedorismo, preenchendo lacunas na literatura e enfatizando a importância dessa competência na formação acadêmica. Os resultados indicam a necessidade de reformas na educação empreendedora para atender às expectativas dos alunos, preparando-os eficazmente para os desafios profissionais do mercado atual.
- Incluir e Inovar na Terceira Idade: fatores de sucesso e obstáculos à implementação de Projetos Sociais destinados a IdososPublication . Fernandes, Maria Martins; Monteiro, Alcides AlmeidaUma população cada vez mais envelhecida, bem como a crescente falta de respostas direcionadas a esta faixa etária, têm vindo a ser alvo de preocupação nos tempos atuais. Se há uns anos atrás a esperança média de vida rondava os sessenta e cinco anos, hoje em dia esta encontra-se acima dos oitenta, pelo que temos cada vez mais idosos e cada vez menos soluções disponíveis para que estes obtenham uma qualidade de vida digna nesta fase das suas vidas. Embora o terceiro setor possa oferecer um vasto leque de resposta a estes indivíduos, considera-se ainda que as mesmas não têm em atenção o tipo de necessidades de cada idoso enquanto ser individual, pelo que apresentam soluções padronizadas e pouco atentas aos problemas de cada um deles. Foi neste sentido que procurei investigar aquilo que tem vindo a ser feito de forma responder de forma diferente e inovadora aos principais problemas desta faixa etária, bem como o seu impacto e eficácia na resolução, ou amenização dos mesmos. Para tal, inquiri os responsáveis dos projetos “Rugas de Sorrisos”, “QuintAAL”, “Social +”, “100 Solidão” e “Estima-Te” e elaborei uma posterior análise documental de um relatório de informações do projeto “Rugas de Sorrisos”, do Programa de Parcerias para o Impacto do projeto “QuintAAL” e de um relatório de apresentação de resultados do projeto “Estima-Te”. Os resultados obtidos indicaram essencialmente que a inovação social deve ser o princípio basilar de qualquer projeto social para este possa ter impactos consideráveis para o seu público-alvo e se possa tornar sustentável ao longo do tempo. Para além disso, é fundamental o apoio de entidades parceiras na sua implementação, uma vez que a falta de financiamento pode constituir um dos principais entraves à sua taxa de sucesso.
- Inclusão das Crianças e Jovens com deficiência intelectual e redução das desigualdades sociais em Santa Catarina Projeto Social: Centro de InclusãoPublication . Tavares, Jéssica Sofia Pereira; Matos, António de Jesus Fernandes deA inclusão deverá estar, constantemente presente no nosso quotidiano, ou seja, na vida pessoal, profissional ou social. Por isso, estar bem preparado, sensibilizado e informado deverá ser uma meta de todos, mas para que isso tenha êxito além da meta devemos ter método para a sua efetiva execução. Contudo, quando referimos inclusão, esta ganha uma maior importância pelo impacto direto nas pessoas mais desfavorecidas, as quais tem direito à igualdade de direitos e melhoria da qualidade de vida. Esta investigação tem por finalidade perscrutar as perceções dos pais e encarregados de educação e outros stakeholders relacionados com a inclusão social e deficiência intelectual. Foram analisados itens como discriminação, desigualdade, exclusão e diferença social, analisando como que influenciam no processo da promoção de inclusão das crianças e jovens com deficiência intelectual e contribuem para diminuir as desigualdades sociais em Santa Catarina. Em termos de metodologia para além da pesquisa e análise da literatura, nas bases bibliográficas da UBI, sobre a deficiência e exclusão, bem como das boas práticas em termos de políticas e instrumentos públicos no âmbito da inserção social das pessoas com deficiência e a apoio à família. Na construção do projeto, criação do Centro de Inclusão, foi utilizada a metodologia de âmbito qualitativo, aplicando a entrevista semiestruturada através de contacto telefónico, tendose recorrido a análise de conteúdo a fim de elaborar a análise e discussão dos resultados. Com base nos resultados alcançados através das entrevistas, percebe-se que as desigualdades, exclusão, discriminação social, falta de informação, capacitação e um espaço adaptado, personalizado são os maiores desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência. Neste contexto, o Centro de Inclusão representa uma resposta social às pessoas com necessidades especiais, essencialmente, crianças e jovens com deficiência intelectual. A proposta do Centro colaborará no processo de promoção da inclusão social em Santa Catarina, Ilha de Santiago, Cabo Verde, proporcionando-lhes participação, voz social, qualidade de vida, melhoria de desempenho a nível pessoal, profissional, social e ganho de autonomia. Obtendo ainda a participação, comprometimento e envolvimento de toda comunidade, alcançando a responsabilidade social e satisfazendo as reais necessidades da população em estudo.
- O papel do Empreendedorismo Social na sustentabilidade do Associativismo: O caso da Associação EcoGerminarPublication . Cardoso, Margarida Maria Antunes; Monteiro, Alcides AlmeidaNos dias de hoje, estamos perante uma sociedade cada vez mais globalizada, marcada pelo desenvolvimento, que salienta a importância de uma reflexão sobre o Empreendedorismo Social, que tem vindo a assumir relevo perante o número crescente de iniciativas. Nos últimos anos, o Empreendedorismo Social é um fenómeno que tem vindo a suscitar uma crescente atenção por parte de académicos, profissionais e políticos dos diversos quadrantes. Portugal enfrenta a situação económica e social mais crítica da sua história recente, perante a pandemia atual do Covid-19 antecipada da crise financeira vivida nos últimos anos. Esta crise económica agudiza a situação de cada vez mais pessoas, o que leva a que as entidades que trabalham na área social a dedicar uma especial atenção aos que se encontram em desvantagem económico-social. As entidades, mais conhecidas por ONG´s (Organizações Não Governamentais), como por exemplo as associações, não conseguem fazer milagres, pois também se deparam com problemas diariamente, despertando para o risco da sustentabilidade social e financeiro, e consequentemente, atingindo os seus projetos/iniciativas. Uma das formas usadas para ultrapassar estas dificuldades é concorrendo a concursos e candidaturas para financiamento de projetos, sejam eles locais, nacionais, europeus e mesmo mundiais, pois não apresentam capacidade financeira autossuficiente para garantir a sua sustentabilidade do projeto/iniciativa por meios próprios. Este é o propósito que dá o mote a esta investigação, pretende-se identificar, analisar e perceber o papel do Empreendedorismo Social na sustentabilidade da Associação EcoGerminar, identificando a sua influência sobre a sustentabilidade da associação, pois considero que existe a necessidade de promover a visibilidade do Empreendedorismo Social na realidade de uma associação, como a EcoGerminar.