Departamento de Comunicação e Artes
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Browsing Departamento de Comunicação e Artes by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes::Design Multimédia"
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- Acho que o Flora está com Frio!?Publication . Belo, Tatiana Raquel Amaral; Simó Cachorro, ÁguedaPara a criação deste projeto, um álbum ilustrado infantil, com faixa etária dos três aos sete anos, mostra-se fundamental uma abordagem temática à ilustração no geral, à ilustração nas obras para a infância, e às aplicações do design gráfico na ilustração. A investigação elucida-nos para a evolução da ilustração no geral que, ao longo da mudança dos séculos, evolui de um mero atributo decorativo do texto para alcançar uma posição de igual importância ao mesmo, e a ilustração considerada infantil deixa de lado a sua função totalmente pedagógica e de proliferação de fé e morais para mostrar novos mundos, como a arte e a ciência. No que toca ao design gráfico, apesar de bastante recente em comparação às temáticas anteriores, mostra-se revolucionário na educação do design nas escolas à volta do globo, e também com bastante diversidade, partilhando fundamentos com a ilustração. Para criar um livro infantil, esta área tem que ser considerada, uma vez que a ilustração precisa do design gráfico para sobreviver, e essa consideração tem que ser realizada de forma a conseguir alcançar o melhor resultado possível. No final, este estudo também nos leva à simbiose entre a ilustração e o design gráfico, que ligação existe entre eles, que passa bastante pelas origens que compartilham, das primeiras pinturas rupestres ou dos pergaminhos antigos até à invenção e evolução da imprensa e o seu estado atual, uma vez que a ilustração de livros infantis não vive bem sem o design. Conseguimos verificar, com base num estudo de livros ilustrados selecionados, como se encontra o mercado português em relação a este tipo de obras, estrangeiras ou de autoria portuguesa, que constitui um forte crescimento para o mundo das obras literárias ( apesar de a ilustração, ao invés do design gráfico e da literatura, ainda não permitir conseguir ser, no geral, uma profissão primária), e onde os exemplos analisados mostram tipos diferentes de livros ilustrados, indo de um álbum ilustrado narrativo (as linguagens escrita e visual têm uma relação equilibrada e harmoniosa) a um livro ilustrado (em que a linguagem escrita é mais predominante à visual), acompanhados com imagens das páginas que os constituem. Para finalizar, e já na parte prática deste relatório, vemos o comprido processo que levou ao objeto final, o álbum ilustrado: sabemos que veio da necessidade de desenvolver novas capacidades e de um interesse pelas áreas, e que o que inicialmente era para serem duas histórias, em sentidos opostos, passou a ser uma história e a seleção de algumas das ilustrações dessa mesma narrativa, mas em forma de desenho para colorir, sendo que estas continuam a assumir o sentido oposto à narrativa, como na ideia inicial. As personagens ganharam protagonismo diferente com a mudança para uma só história, mas a adaptação a tal foi relativamente fácil.
- Blue & PinkPublication . Batista, Ana Catarina Clemente; Baptista, Julio Londrim de Sousa CruzCom o presente relatório de projeto, procuramos descrever tanto o modo de produção do cinema de animação 3D, tal como descrever o processo que está na origem da sua criação. Com efeito, este trabalho científico apresenta uma componente teórica, onde se expõem os fundamentos que servem de base à elaboração do projeto e uma componente prática que consiste na criação de uma animação 3D, do género drama, procurando abordar uma realidade ainda vivida nos nossos dias. O projeto prático final, é naturalmente sustentado por um conjunto de obras de referência que são analisadas do ponto de vista teórico. A título de exemplo, teremos em atenção questões relativas ao concept art, modelação 3D, entre outras. É ainda de salientar que o trabalho científico em apreço tem por base não só a aprendizagem adquirida durante o 1º e 2º ciclo de estudos, como a investigação empreendida através de leitura e de visualização de tutoriais.
- A comunicação de produtos 100% naturais através do DesignPublication . Nobre, Catarina Louro; Estevão, Sara VelezO presente relatório de projeto final para obtenção do grau de mestre aborda uma identidade visual de uma marca de produtos cosméticos 100% naturais que foi criada sem quaisquer metodologia formal. No presente relatório, são utilizadas algumas metodologias formais de Ellen Lupton. Das quais surgem soluções e métodos relevantes de abordagem para a reinvenção da identidade visual da mesma. Deixando de seguir um método intuitivo para passar a seguir uma pesquisa rigorosa e intensiva.
- Comunicação de um Evento em Food DesignPublication . Monteiro, Vítor Hugo Pires; Estevão, Sara VelezO presente relatório de estágio curricular tem como principal objetivo descrever todos os projetos desenvolvidos, bem como demonstrar conhecimentos teóricos e práticos que foram adquiridos ao longo de todo o estágio, no âmbito do mestrado de Design Multimédia pela Universidade da Beira Interior, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Este estágio foi iniciado a 1 de março de 2016 e terminado a 31 de maio de 2016, ou seja, uma duração de 3 meses, na qual o objetivo foi divulgar um evento gastronómico, A Saudade Portuguesa. Este relatório pretende, então, descrever todos os processos pelos quais foram passados ao longo do estágio, desde as pesquisas iniciais até aos resultados finais, assim como também as metodologias que se colocaram em prática para a realização dos trabalhos, tendo sido eles na maioria relacionados com design editorial e vídeo. O objetivo destes projetos foi divulgar um evento gastronómico único, até à data em Portugal, de seu nome A Saudade Portuguesa, o qual, através de sabores gastronómicos, jogos de luz, som e poesia teve como finalidade fazer uma viagem pelos antepassados.
- O contributo do Design Multimédia para a imagem e comunicação do Instituto Politécnico de BejaPublication . Monteiro, Paula Andreia Abrantes; Moura, Catarina Isabel Grácio de; Passarinho, AldoO presente relatório tem como objetivo apresentar os conhecimentos adquiridos e o trabalho desenvolvido com o estágio curricular, no âmbito do Mestrado em Design Multimédia pela Universidade da Beira Interior, que foi realizado no Gabinete de Imagem e Comunicação do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja). Principiando com a apresentação da Instituição e dos objetivos propostos para o estágio, do relatório também faz parte o trabalho de investigação realizado para a conceção do mesmo, no qual se apresenta uma reflexão sobre a comunicação no design gráfico e design web. Descreve-se, ainda, o que foi sendo desenvolvido nas várias fases do estágio, iniciando pela criação do design e implementação da plataforma multimédia/website “Study in Alentejo”, o processo criativo no design da aplicação do IPBeja, “My IPBeja App” e por fim o design da Newsletter do IPBeja. Para além da concretização dos objetivos definidos para o trabalho, procurou-se chegar a uma conclusão crítica sobre os benefícios que os elementos desenvolvidos trouxeram para a comunicação/divulgação da Instituição.
- Desenvolvimento de Identidade e MateriaisPublication . Silva, Vasco José Fernandes; Borges, Afonso Nuno Ramalho de PinhoNo âmbito do mestrado de Design Multimédia pela Universidade da Beira Interior foi realizado um estágio curricular na empresa Labcom.IFP como requisito para a obtenção do grau de Mestre em Design Multimédia. Ulterior à licenciatura em Design Multimédia, uma formação abrangente nos âmbitos artístico, cultural, científico e tecnológico é emergente, assim como a preparação para os campos profissionais do espectro do design visual, de comunicação e de interação em diversos meios, tanto analógicos como digitais. Com o presente relatório pretende-se expor de forma documentada e assertivamente justificada uma compilação dos trabalhos executados durante o período de estágio de três meses, como início em 18 de abril e término a 18 de julho de 2016, na referida entidade acolhedora. Foram desenvolvidos trabalhos no âmbito do design gráfico e de comunicação, a destacar: criação de um projeto de identidade visual para UBICinema Produções, capas de livros e cartazes de eventos. Assim, é principal objetivo fazer uma descrição e análise pormenorizada de todos os projetos desenvolvidos como estagiário e examinar com fiabilidade dificuldades e barreiras que surgiram na realização dos trabalhos durante o período de estágio, tornando possível a aquisição de experiência e responsabilidade a aplicar como futuro designer profissional no exigente mercado de trabalho. Não obstante, é feita uma descrição de todos os projetos paralelos realizados durante o período de 1 de dezembro de 2015 a 18 de julho de 2016.
- Design como Catalisador ReflexivoPublication . Bravo, João André Calado; Estevão, Sara VelezAlicerçada nos ideais reflexivos, cético e críticos inerentes à teoria crítica, o design durante os anos 1956 e 1970, adotou uma postura que fosse capaz de reivindicar a sua autodeterminação cognitiva e liberdade criativa. Estas pretensões foram impulsionadas pelas premissas neo-construtivistas de Bruno Munari que serviram de base para os designers ambicionarem que esta área fosse contemplada como um veículo de modificação social. Desta pretensão, surgem os ideais e o termo “design crítico” cunhado por Anthony Dunne na sua obra Hertzian Tales (2005) em que se verifica a sua vontade de transformar o design num verdadeiro veículo de reflexão social. A evolução inerente ao design crítico, culmina na utilização de especulações sobre o futuro e desta mutação surge o design especulativo. Tendo como base ideológica as reivindicações de conferir ao design um papel muito mais preponderante na esfera social do que aquele que lhe era atribuído, este tipo de design fez espoletar críticas noutras áreas, como é o caso do design associativo como crítica ao design industrial, o design discursivo como tentativa de comunicar através do design e o design fiction como uma área que colocasse em prática as pretensões do design crítico e especulativo sob um fundo de ficção científica. Apesar de aparentarem algumas especificidades, todas estas áreas partem da mesma base ideológica que preza pela utilização do design como um verdadeiro catalisador de reflexão social, em que as suas práticas de prospectivação podem conduzir o público a determinarem o que pretendem do futuro. Partindo sempre do presente desenvolvimento científico e tecnológico, a aplicação do exercício crítico e especulativo no design é caracterizado pela materialização de presentes alternativos ou possíveis futuros, como forma de cativar a atenção do público para uma temática que merecesse ser submetida a uma reflexão pública antes de ser disseminada. Recorrendo-se à análise de projetos de design especulativo e de dois episódios da série antológica Black Mirror, o objetivo principal desta dissertação rege-se pela clarificação dos conceitos e práticas inerentes ao design especulativo e pela forma como as suas premissas podem contribuir para dar respostas a problemas que residem no contexto mundano.
- Design de cenários, uma perspectiva além do produtoPublication . Cervelin, Gianfrancesco Afonso; Paiva, Francisco Tiago Antunes deDiante de tantas publicidades expostas nos dias de hoje, este trabalho tem como objetivo desvendar a melhor forma para exposição de produtos, com o intuito de promoção. O enfoque do produto destacado é o de assentos de cadeiras e estofados em geral, porém as técnicas visuais contidas neste trabalho servem para quaisquer tipos de divulgação. Nesse contexto, buscou-se aprofundar em pesquisas de cenários para divulgação correta de produtos para exposições em meios físicos e virtuais. Utilizar os cenários corretos para criar maior ligação e entendimento entre consumidor e produto. Cenários para determinados objetos e público na qual ele agregue valor ao objeto divulgado, fazer do cenário parte do produto a ser divulgado, e criar cenários tão atrativos quanto o produto a ser divulgado a fim de criar ligação com quem os vê. Contudo, o design de cenários contribui muito para a promoção de produtos e uma melhor compreensão entre o espectador e o objeto divulgado.
- DetailPublication . Nunes, Ana Teresa Brito; Borges, Afonso Nuno Ramalho de PinhoO design tem vindo ao longo dos tempos a desenvolver-se e a ganhar cada vez mais importância, sendo algo bastante presente no dia-a-dia de um indivíduo, contudo, tentar defini-lo é quase impossível. Os designers, uns inspirados na natureza, outros nas tradições e outros na investigação, através da produção industrial ou artesanal, ou até de ambos, têm como foco encontrar soluções que resolvam os problemas do quotidiano dos utilizadores. Outros vão mais além e pretendem também criar uma relação emocional entre o produto e o individuo. Este projeto procura criar uma coleção de jantar que reúne a família, os amigos e os conhecidos numa das partes do dia mais importante: a refeição. Para aprofundar a ligação entre o objeto e o utilizador é necessário material bibliográfico e análise do surgimento do design. Assim, para começar, abordamos como é que surgiu o design nas nossas vidas, no que resultou e no que tem vindo a resultar, como a ligação com o artesanal e o industrial. Contudo é sobre os designers que já trabalharam ou trabalham com cerâmica que nos vamos centrar, especialmente nos produtos que integram o nosso dia a dia com uma história. A SPAL, um dos nomes importantes na industria da porcelana, tem um rico portfólio em conjuntos de mesa de utilização diária e irá ser um apoio importante no desenvolvimento deste trabalho, que permitiu aprofundar a prática na indústria. Na definição do conceito, a emoção e a história tornam-se na base para o desenvolvimento deste projeto. Não queremos apenas mais um produto bonito que vamos encontrar no armário de nossa casa, queremos encontrar aquele prato de jantar que a nossa amiga reparou que tinha um detalhe que lhe fazia lembrar umas escadinhas. Este projeto pretende proporcionar conversas entre pessoas e criar histórias, resultando assim numa coleção que celebra à mesa com o utilizador, representado pela simplicidade e detalhe das suas peças.
- DezPublication . Pereira, Fábio Emanuel da Silva; Borges, Afonso Nuno Ramalho de PinhoOs últimos anos têm sido marcados por uma crescente tendência nostálgica na sociedade, que parece ter invadido a área do design e resultado numa gama de produtos com referências emocionais a tempos passados. A utilização deste recurso aparenta focar-se na sua visibilidade, forçando a sua inclusão num mercado de design distintivo, que eleva o preço dos seus produtos e os torna inacessíveis a grande parte das pessoas. Por contraste, o mercado dos objetos do dia-a-dia parece ter-se concentrado apenas no aumento de vendas, disparando produtos em todas as direções e inundando o mundo em objetos que sacrificam a sua qualidade e ligação com o utilizador, alimentando um sistema de consumo e descarte. O trabalho aqui defendido formou parte integrante da vertente Escolas + Aldeias do projeto Agricultura Lusitana, tema central da participação das Aldeias do Xisto na ENIQUE 2015, em Karlsruhe, Alemanha, cujo propósito recai na comunicação da cultura e identidade destes locais através da produção de objetos e serviços. Neste caso, da Aldeia das Dez. Este trabalho procura, através de uma posição pessoal e assumidamente autoral, refletir e explorar a identidade local, percebendo de que forma pode ser inserida no universo do dia-a-dia, mais voltado para usar que para expor. Em primeiro lugar, a partir de uma revisão bibliográfica e reflexão crítica, identificando abordagens e caminhos que possibilitem a recuperação do passado e da tradição a partir de uma perspetiva evolutiva, definindo conceitos menores como arquétipo e memória. Em segundo lugar, a partir dos conceitos definidos, procurar relacionar e aplicar ideias defendidas no desenvolvimento do projeto destinado à participação das Aldeias do Xisto na EUNIQUE 2015, com Agricultura Lusitana. O produto resultante deste projeto não pretende oferecer uma visão absoluta ou encerrada sobre a memória e tradição da Aldeia das Dez, mas antes uma visão daquilo que é provisório, característico e de uma época e não de todo o panorama, refletindo a esperança por um futuro melhor.