FCSH - DS | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Browsing FCSH - DS | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by advisor "Augusto, Nuno Miguel Cavaca"
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- Associativismo juvenil e diferentes formas de participação política: um estudo de casoPublication . Freire, Sara Andreia Moreira; Augusto, Nuno Miguel CavacaEsta dissertação tem como principal objectivo perceber qual a relação que os jovens mantêm com o associativismo. Para isso, foi importante verificar quais as motivações que os jovens possuem para se associarem, perceber a diversificação das práticas associativas nos jovens e interpretar como os conceitos de cidadania, capital social e associativismo se ligam aos jovens que pertencem a associações juvenis. Neste sentido, esta investigação consiste num estudo de caso levado a cabo em duas associações juvenis (Associação Juvenil de Deão AJD e Juventude Socialista da Póvoa de Varzim), utilizando a entrevista como técnica de recolha dos dados. A entrevista foi aplicada a um conjunto de elementos que fazem parte das respectivas associações. Os resultados obtidos neste trabalho confirmam que a individualização condiciona o aparecimento de motivações de carácter pessoal nos jovens para a realização da prática associativa, ou seja, as diferentes dimensões do processo de individualização motivam o surgimento de diferentes motivações com um carácter pessoal para a prática associativa. Os resultados obtidos revelaram igualmente que a mudança de valores influencia a opção da maioria jovens por lógicas de participação política não convencionais. Os jovens consideraram que as gerações mais novas interessam-se cada vez mais por formas não convencionais de participação e afastam-se das lógicas convencionais. Este facto deve-se à mudança de valores que estão a ocorrer na sociedade. Os resultados revelaram, ainda, que a participação associativa permite aos jovens entrevistados ser mais activos nas suas práticas de cidadania na sociedade e permite, também, a ampliação de capital social. Este estudo procura contribuir para uma compreensão mais alargada do tema, todavia, estudos futuros deverão explorar em maior profundidade estas questões.
- Crianças institucionalizadas: que expetativas? que futuro?Publication . Prata, Cristina Maria Simões; Augusto, Nuno Miguel CavacaPara Giddens, o sujeito é elemento ativo no desenvolvimento dos processos sociais, sendo então de primordial importância saber quais os limites que lhe são colocados à sua ação. São as estruturas sociais que dão sentido à própria atividade humana, no entanto os sujeitos têm as suas próprias capacidades de atuação sobre as mesmas (Giddens cit in Mucha, s/d). Existe um papel ativo que cada indivíduo tem no seu processo de socialização, desde o dia em que nasce até ao momento da sua morte, utilizando uma dinâmica de transmissão e apropriação, que acontece continuamente ao longo da sua vida, estando porém sempre sujeito a clivagens. (idem) O agente socializador primitivo é a família, sendo então importante entender qual o seu papel no seio das suas crianças institucionalizadas. A família trabalha numa lógica não só de reprodução, mas também numa lógica de promoção e interiorização na criança de um conjunto de valores, na construção de uma série de expetativas, pensamentos, comportamentos, todo um conjunto de fatores que implicarão a sua integração na sociedade, no seu mundo social ou pelo menos assim deveria ser. Existem neste momento um elevado número de crianças, onde a família como alicerce falhou de algum modo, daí estarem acolhidas em instituições e famílias, com Projetos de Vida que deverão ser definidos, entendendo que a institucionalização não pode ser vista como uma solução, mas deverá ser vista sim como uma medida de proteção.
- Da (des)confiança ao sufrágio: Como vota o carioca?Publication . Junior, Sergio Marchiori; Augusto, Nuno Miguel Cavaca; Augusto, Amélia Maria CavacaA Nova República, iniciada em 1985, é marcada como um período em que o Brasil, o Estado do Rio de Janeiro e, em particular, o município do Rio de Janeiro, têm enfrentado significativos casos de corrupção e uma queda nos índices de confiança interpessoal, política e nas instituições públicas. Essas constatações são embasadas em dados obtidos a partir de importantes pesquisas sobre valores e confiança, como o World Values Survey (WVS) e o Latinobarómetro. Em 2020, o Rio de Janeiro, em suas eleições municipais possuía 33 partidos políticos registados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a disputa desse pleito, tendo sido oficializadas 14 candidaturas à Prefeitura e 1758 candidaturas à Câmara dos Vereadores, respectivamente, para 1 vaga de prefeito e 51 vagas de vereadores. Neste cenário de tantas opções, esta investigação visa compreender o comportamento eleitoral, em especial, a decisão do voto do eleitor carioca e os determinantes deste voto ao cargo de prefeito do Rio de Janeiro em 2020. Neste sentido, procedemos uma revisão da literatura com particular enfoque nos sistemas de valores sociais, nas teorias da decisão do voto e na organização social e política brasileira. Em seguida, nosso estudo adotou uma abordagem de métodos mistos por meio do modelo adaptado de Newman e Sheth (1985) para analisar as influências dos índices de confiança do eleitor carioca nas eleições primárias municipais de 2020, quantificar os domínios cognitivos que mais influenciaram a decisão do voto do eleitor pela pesquisa aplicada ao próprio eleitorado, assim como compreender as influências de contexto, na perceção dos candidatos à prefeitura do município do Rio de Janeiro em 2020. A pesquisa contou com a participação de 492 eleitores cariocas e 10 candidatos. No que diz respeito aos principais resultados, os índices de confiança não influenciaram a decisão do voto do eleitor carioca. As questões relacionadas aos domínios cognitivos: eventos pessoais, questões epistemológicas, eventos atuais, dimensão emocional, questões políticas, imagem do candidato e imaginário social, nesta ordem, são as que mais influenciaram a decisão do voto do eleitor carioca. Na óptica dos candidatos em 2020, as principais influências de contexto surgem da própria legislação eleitoral vigente.
- De velho se torna a menino?: das representações sociais às práticas em contexto institucionalPublication . Lourenço, Lia Maria Teixeira; Augusto, Nuno Miguel CavacaEsta investigação tem por objectivo o estudo das representações sociais da velhice em Portugal e a análise do seu impacto nas práticas para com os idosos, por parte dos agentes sociais em contexto institucional. Assim, foram entrevistados vinte agentes sociais ligados directamente aos idosos, de várias categorias profissionais, em dois lares na Covilhã: o Lar de São José e o Lar da Santa Casa da Misericórdia.
- Desemprego juvenil: o contributo dos cursos profissionais na reconstrução das trajectórias socioprofissionais dos jovensPublication . Gonçalves, Sílvia Martins Casimiro Gonçalves; Augusto, Nuno Miguel CavacaA presente dissertação aborda o tema do desemprego nos jovens, e em particular o contributo dos cursos técnico-profissionais na reconstrução dos percursos socioprofissionais dos jovens. Sendo esta época marcada pelo emprego, o grande motor da integração social, e sendo este conseguido através de uma formação académica sólida e diversificada, é pertinente saber em que medida os cursos profissionais permitem uma melhor inserção profissional e social dos jovens, num país caracterizado pelas elevadas taxas de abandono e insucesso escolar e por um mercado de trabalho muito exigente e pouco competitivo. Vários autores aqui referidos defendem que os cursos profissionais pouco contribuem para favorecer a inserção socioprofissional dos jovens, por estes serem frequentados apenas pelos jovens provenientes das classes sociais mais desfavorecidas, por serem desprestigiantes e por não estarem adequados ao mercado de trabalho, continuando assim a reproduzir casos de exclusão social. No entanto, o contexto socioeconómico do país alterou-se consideravelmente nestes últimos anos, e os cursos superiores já não são sinónimo de emprego, tendo levado alguns jovens a optar por um ensino mais profissionalizante e mais próximo do mercado de trabalho, pelo que o papel dos cursos profissionais pode ter agora um peso mais significativo. É para tentar perceber estes fenómenos que se realizou um estudo metodológico qualitativo, através de entrevistas semi-directivas, direccionadas ao director, professores e alunos da escola profissional de Bragança, assim como aos empregadores que estabelecem parceria com esta escola, ao facultar-lhes estágios curriculares. Pretende-se saber quem são os alunos que frequentam esta escola, os motivos que os levaram a optar por esta via de ensino, quais as expectativas que têm do curso e da escola em geral, e quais as suas aspirações futuras. Também se pretende conhecer o currículo destes cursos, como os professores preparam os alunos para o mercado de trabalho e para a construção das suas trajectórias socioprofissionais, e qual a relação que a escola estabelece com as empresas, no sentido de promover a inserção laboral dos seus alunos. Ainda que a investigação esteja centrada nos cursos profissionais, não deixa de fazer a triangulação entre a escola, o mercado de trabalho e o Estado, para melhor compreender as causas do desemprego juvenil e consequentemente do risco de exclusão social de muitos jovens, em especial daqueles que provêm de meios sociais desfavoráveis, e apontar possíveis soluções.
- Escola Inclusiva: O Papel da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e SaúdePublication . Baptista, Anabela Costa; Augusto, Nuno Miguel CavacaA sociedade está em constante mudança, sendo por isso que se torna tão interessante o estudo desta. Nesse sentido, o estudo da aplicação da CIF à educação torna-se interessante por ser recente e pouco estudado na Sociologia. Para além disso, esta é uma temática que cruza em si vários temas sociologicamente pertinentes. Poderá verificar-se, ao longo do presente trabalho, uma discussão no que se refere à formação das Políticas Sociais e das Políticas de Educação, de forma a conseguir explicar a evolução da Educação Especial; uma discussão concetual entre os conceitos de exclusão social e inclusão social, para se poder chegar à explicação da escola inclusiva e das Necessidades Educativas Especiais como forma de inclusão de alunos com NEE; sendo que se finaliza com uma reflexão teórica em redor dos modelos e perspetivas da deficiência, discutindo, ao mesmo tempo, a evolução da ICIDH para a CIF, para que no final seja possível fazer-se uma caracterização da CIF. Tudo isto com o propósito de responder à pergunta de partida: “Em que medida a CIF contribui para uma escola inclusiva?”, e, ao objetivo geral desta investigação: analisar os contributos da CIF para a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais. Assim, será utilizada uma metodologia qualitativa e serão aplicadas entrevistas semidiretivas a 5 professoras de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais, 2 assistentes de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais, 3 Encarregadas de Educação de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais. As conclusões a que chegámos foram extraídas da análise de 5 problemáticas: Formação em Educação Especial, Conhecimento da CIF, Envolvimento com a CIF, CIF e Inclusão Escolar e Inclusão.
- Institucionalizados sozinhos? Compreendendo o risco, exclusão e capital social dos jovens em perigoPublication . Miguens, Cláudio; Augusto, Nuno Miguel CavacaA juventude é um dos grupos sociais que mais facilmente poderá entrar na espiral da exclusão social, devido à ubiquidade dos riscos e incertezas que caracterizam a contemporaneidade. As trajectórias para a vida adulta dos jovens são cada vez mais fragmentadas em relação aos seus ascendentes. Neste contexto, o capital social é visto por alguns como a solução mágica para todos os problemas da actualidade, significando, para outros, a desresponsabilização do Estado. O ponto de partida deste estudo resume-se à seguinte interrogação: num quadro de exclusão social, risco e vulnerabilidade, qual o capital social dos adolescentes do «Lar de Menores e Jovens de Castelo Branco»? Através de um estudo de caso de 9 jovens do sexo masculino, institucionalizados, ao abrigo da medida de promoção e protecção de menores, designada «acolhimento em instituição» tentar-se-á apreender a conexidade de influências entre a representação social do risco, a exclusão e o capital social. Conclui-se, finalmente, que a exclusão social dos jovens em estudo tem vindo a esbater-se devido à sua progressiva integração. Os antagonismos da sociedade do risco são visíveis nestes jovens ao nível do processo de individualização, delimitando-se aqueles cuja percepção de controlo sobre as tomadas de decisão que mais os afectam é limitada. O capital social destes jovens é um processo dinâmico, modificando-se durante as suas trajectórias para a vida adulta, fazendo emergir novas possibilidades constrangidas pelo risco e vulnerabilidade.
- Particularidades das instituições de solidariedade social da igreja católica na reconfiguração do terceiro sectorPublication . Nascimento, César António da Cruz; Augusto, Nuno Miguel CavacaA Doutrina Social da Igreja encontra-se no coração do Estado-Providência. Apesar de algumas respostas ao longo da história, é com a questão social do século XIX, que a Igreja Católica começará a estruturar os princípios orientadores da sua ação social. O corpo doutrinal católico seria determinante na construção e caracterização do Estado-Providência dos países do sul da Europa e mais concretamente do português, afetando a conceção de Terceiro Sector e a relação entre Estado e sociedade. As instituições de solidariedade social prestam um apoio social significativo, sendo que dentro destas se destacam as da Igreja, ou a ela ligadas, possuindo um papel de relevo pela sua marca na identidade nacional, experiência, densidade e papel intermédio na nossa sociedade. Neste estudo caso são colocadas em destaque as particularidades das instituições da Igreja face às demais instituições que se encontram registadas na Segurança Social, sendo analisadas a preponderância, a qualidade, a posição de vantagem, a complexidade organizacional, o tipo de respostas dadas, a substituição das redes informais, as perceções sociais sobre o papel do Estado Social, a relação com a inovação, o funcionamento organizacional, e a perceção social sobre os seus pontos fortes e limites.
- Plantar árvores para florescer a sustentabilidade: um estudo de caso sobre voluntários ambientaisPublication . Lima, Marina Fonseca; Augusto, Nuno Miguel Cavaca; Losekann, CristianaEste trabalho é um estudo de caso, que teve como principal objeto de estudodo um grupo de voluntários da cidade de Santa Teresa, localizado no estado do Espírito Santo (Brasil). Após discorrer sobre as definições do que é um trabalho voluntário, buscamos compreender sobre conceitos como participação, sociedade civil e cidadania, e como estes termos dialogam com o envolvimento em atividade voluntárias. Além disso, tivemos como proposta central, compeender junto aos voluntários, quais foram os principais problemas ambientais encontrados na região, e analisá-los na perspectiva de uma Sociedade de Risco; as principais dificuldades enfrentadas na excecução de suas atividades; e os fatores motivacionais que os impulsionam para se manterem ativos com a ação voluntária. Utilizamos uma categorização para cada uma de nossas propostas, e para dar surporte a nossa análise, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e uma grelha analítica, para que as sinopses de cada entrevista fossem classificadas de acordo com nossos principais objetivos.
- As políticas de reinserção social de reclusos: um estudo de caso com reincidentesPublication . Sousa, Carlos Manuel Cardoso de; Augusto, Nuno Miguel CavacaO tema central desta dissertação são as Políticas de Reinserção Social que são levadas a cabo no tratamento penitenciário de reclusos, que se encontram a cumprir medidas privativas da liberdade. Espera-se por um lado, que ao abordar esta temática se ajude a compreender o fenómeno da reincidência criminal, que de acordo com o Relatório sobre o Sistema Prisional da Provedoria da Justiça (2003) apresenta uma taxa de reincidência de 51%. Considera-se importante compreender de que formas as atuais políticas de reinserção social de reclusos contribuem para uma melhor integração / inclusão dos mesmos na sociedade. Por outro lado, importa entender se a prisão (que exclui os reclusos da sociedade durante o cumprimento da sua pena) lhes dá as ferramentas/competências necessárias para que estes se integrem novamente na sociedade.