Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
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Browsing Faculdade de Ciências Sociais e Humanas by advisor "Alves, Ana Sofia Ruivo"
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- Diferentes intensidades de aquecimentoPublication . Neves, Pedro Miguel Pombo; Neiva, Henrique Pereira; Alves, Ana Sofia RuivoO aquecimento é considerado uma parte integral do treino, tendo como principal objetivo a prevenção de lesões e a preparação para a atividade física. Pouco se sabe acerca dos efeitos sobre o desempenho muscular, e, de forma mais específica, acerca do seu desenho. O presente estudo teve como objetivo verificar o efeito da utilização de diferentes intensidades de aquecimento específico num treino de força muscular. Para isso, foi utilizado o exercício de agachamento, no qual foram avaliadas respostas mecânicas (velocidade média propulsiva, potência média propulsiva e perda de velocidade propulsiva), respostas fisiológicas (frequência cardíaca, temperatura auricular e concentração sanguínea de lactato) e psicofisiológicas (perceção subjetiva de esforço). Este estudo foi realizado com 14 sujeitos do sexo masculino, com idades compreendidas entre 19 e os 35 anos (24.43±3.98 anos de idade; massa corporal: 77.71±10.35 kg; estatura: 1.75±0.07 m). Propôs-se assim comparar as alterações provocadas por três protocolos de aquecimento: i) com intensidade leve (3x6x40% da carga de treino com 3min de intervalo); ii) com intensidade elevada (3x6x80% da carga de treino com 3min de intervalo); iii) sem qualquer tipo de aquecimento. Através dos dados recolhidos, verificou-se a existência de diferenças significativas nos valores médios da velocidade propulsiva na 2ª série (p = 0.01, d = 0.79) e na 3ª série (p = 0.04, d = 0.59), com valores superiores para o aquecimento com intensidades elevadas quando comparado com intensidades leves. Em relação à potência desenvolvida durante o treino, verificaram-se também valores superiores com a realização de aquecimento com maior intensidade, durante a 2ª série (p = 0.03, d = 0.67) e na 3ª série do treino (p = 0.04, d = 0.62 e p = 0.04, d = 0.61). Mais, os valores máximos de potência propulsiva foram obtidos através da realização de aquecimento com intensidades mais elevadas, comparativamente à condição de não aquecimento e de aquecimento com intensidades leves (p = 0.03, d = 0.60 e p = 0.01, d = 0.58, respetivamente). Verificamos ainda que, depois de 15min do término do treino, a frequência cardíaca demonstrou ser superior com a realização de aquecimento de intensidade leve ou elevada (p = 0.04, d = 0.62 e p = 0.05, d = 0.59). Os resultados parecem assim indicar que a prática de um aquecimento antes da realização de um treino poderá ser benéfica para a otimização dos resultados, sendo que aquecimentos com intensidades mais elevadas poderão ser mais eficazes no desempenho.
- O efeito de 8 semanas de aulas de grupo em contexto de academia na aptidão física e composição corporalPublication . Afonso, Tiago Duarte; Neiva, Henrique Pereira; Alves, Ana Sofia RuivoO presente estudo procurou analisar os efeitos de 8 semanas de prática de diferentes aulas de grupo na aptidão física e composição corporal em adultos. Doze adultos saudáveis com idades compreendidas entre os 32 e 66 anos (média ± desvio-padrão: 47.00 ± 8.99 anos, 1.64 ± 0.08 m de altura e 69.50 ± 8.30 kg de massa corporal) voluntariaram-se para participar no estudo. Foram realizadas avaliações de composição corporal, nomeadamente parâmetros biométricos (i.e.: massa corporal, massa muscular, massa gorda e índice de massa corporal), e de aptidão física, nomeadamente a força (i.e.: lançamento de bola medicinal de 3 kg e salto vertical de contramovimento) e aptidão cardiorrespiratória (i.e.: YMCA 3- min step test) no início e no final de 8 semanas. Foram encontradas diferenças significativas nas variáveis de força muscular, mais concretamente na força explosiva de membros superiores. Apesar de não terem sido denotadas alterações significativas, verificou-se um efeito moderado e positivo no salto vertical e na resposta cardiorrespiratória. Contudo, não foram verificadas alterações nas variáveis de composição corporal. Com este estudo, conclui-se que um período de treino de 8 semanas de prática de diferentes modalidades de aulas de grupo, pelo menos 1x por semana, poderá contribuir na melhoria da aptidão física, de forma particular no que se refere à força explosiva de membros superiores. Mais alterações poderão provavelmente ocorrer com a realização de mais aulas (ex.: frequência semanal e/ou duração do programa de intervenção).
- Os efeitos da aplicação de um programa de força, de flexibilidade e de um período de destreino na aptidão física de jovensPublication . Paraíso, João Miguel Moreira; Alves, Ana Sofia RuivoO presente relatório descreve as atividades desenvolvidas na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, em Leiria, integradas no estágio pedagógico para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e, consequentemente, habilitação profissional para a docência da disciplina de Educação Física nos grupos de recrutamento 260 e 620. No âmbito da investigação, o propósito do estudo foi analisar os efeitos do treino de força, do treino de flexibilidade e de um período de destreino na aptidão física de jovens em contexto escolar. Participaram neste estudo 63 alunos (12.52 ? 0.78 anos) divididos em três grupos: 20 jovens (12.50 ? 0.61 anos) foram submetidos a um programa de treino de força (GE1); 20 jovens (12.60 ? 0.75 anos) realizaram um programa de treino de flexibilidade (GE2); e 23 jovens (12.48 ? 0.95 anos) constituíram o grupo de controlo, sem qualquer tipo de programa de treino (GC). Todos os participantes foram avaliados em três momentos distintos: antes de iniciarem os programas de treino (pré-treino), no final do período de 12 semanas de implementação dos programas de treino (pós-treino) e ao fim de 8 semanas após o final da implementação dos programas de treino (pós-destreino). Foram avaliados os parâmetros da composição corporal (i.e., massa corporal, altura e IMC), da aptidão aeróbia (i.e., Vaivém), da aptidão muscular (i.e., salto horizontal, flexão de braços e flexão abdominal) e da flexibilidade (i.e., senta e alcança e flexibilidade de ombro). Os grupos que realizaram programa de treino apresentaram diferenças significativas no aumento da massa corporal e altura, no período pós-treino. Ambos os grupos experimentais diminuíram o desempenho de flexibilidade entre o período pré-treino e pós-treino. Todos os grupos apresentaram, ainda, diferenças significativas no desempenho de força no período pós-treino, enquanto o GE1 apresentou uma diminuição do desempenho da força superior e inferior, após o período de destreino. Os resultados deste estudo indicam que os jovens poderão melhorar a sua aptidão física através de programas de treino de força e flexibilidade, embora esses benefícios tendem a diminuir após um período prolongado de destreino, durante 8 semanas, comparativamente com o GC.
- Os efeitos de aulas de educação física após pandemia em alunos do ensino secundárioPublication . Lima, Ricardo Augusto Ribeiro de Vilares; Alves, Ana Sofia Ruivo; Santo, Paula EspíritoO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico integrada no 2º ciclo de estudos, Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário. O estágio foi realizado no ano letivo 2021/2022 na Escola Secundária Amato Lusitano, na cidade de Castelo Branco. O estágio pedagógico constitui uma fase de grande relevância no processo de formação do futuro professor de educação física, tendo permitido pôr em prática todos os ensinamentos teóricos adquiridos ao longo do percurso académico. O relatório visa demonstrar todo o percurso realizado, estando dividido em dois grandes capítulos. No primeiro capítulo é apresentada a contextualização da escola onde se desenvolveu o estágio pedagógico, a Escola Secundária Amato Lusitano, em Castelo Branco, assim como as atividades e tarefas inerentes às aulas da disciplina de educação física. Serão ainda apresentadas reflexões do aluno estagiário sobre o seu percurso ao longo do estágio, sobre as aulas lecionadas a uma turma de 10º ano CT/AVIS, sobre atividades desenvolvidas no Desporto Escolar e atividades desenvolvidas na comunidade. No segundo capítulo será apresentado o trabalho de investigação desenvolvido, cujo objetivo foi analisar os efeitos de aulas de educação física após pandemia em alunos do ensino secundário. Desenvolveu-se, então, um estudo em que se analisaram variáveis de aptidão física (ex.: capacidade cardiorrespiratória, força muscular, flexibilidade, entre outras) recolhidas no início e no fim do ano letivo, através da aplicação de bateria de testes do programa FitEscola®. Os resultados demonstraram uma melhoria significativa em todas as variáveis, destacando-se, assim, a importância que a disciplina de educação física tem para o desenvolvimento da aptidão física dos alunos.
- Efeitos de um Programa de Treino Funcional de 8 Semanas em Jovens PortuguesesPublication . Serrasqueiro, Paulo Francisco dos Santos; Alves, Ana Sofia RuivoO presente relatório surge da concretização do estágio pedagógico do Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Escola Secundária de Amato Lusitano. O estágio decorreu durante o ano letivo de 2022-2023. Num primeiro capítulo, será apresentada a intervenção pedagógica, em que serão descritas experiências vivenciadas no âmbito da intervenção como professor estagiário. Considerar-se-á a intervenção na Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem relativa a uma turma de 12º ano, turma esta de ensino profissional, e a intervenção em 2º e 3º ciclo, sendo que se contextualiza toda a ação levada a efeito. De seguida é descrita a participação do estagiário na escola e a sua relação com a comunidade, esta relativa ao Desporto Escolar, a Intervenção na Escola a Direção de Turma e a Integração no Meio. Por último será apresentada uma reflexão final acerca do Desenvolvimento Profissional. No segundo capítulo surgirá a investigação e inovação pedagógica, apresentando o tema de estudo cujo objetivo foi perceber a influência de 8 semanas de treino funcional em variáveis de aptidão física de adolescentes portugueses. Para tal, foram analisados 40 alunos, distribuídos aleatoriamente em dois grupos: o grupo experimental que realizou o programa de treino (n=20), 14.85 ±0.37 anos de idade, e o grupo controlo que apenas realizou as aulas de educação física, sem programa de treino, (n=20), 14.70 ±0.47 anos de idade. Após 8 semanas, não foram verificadas diferenças significativas no grupo de controlo nas variáveis de aptidão aeróbia, índice de massa corporal, flexibilidade dos membros inferiores, força de membros superiores, impulsão horizontal, impulsão vertical, perímetro abdominal, abdominais, percentagem de massa gorda, peso e altura. No grupo experimental houve alterações significativas entre pr-e ps-treino nas variáveis de aptidão cardiorrespiratória e na força de resistência abdominal e de flexibilidade. Segundo os resultados obtidos, parece ser possível identificar a eficácia de um programa de treino funcional de 8 semanas em diferentes componentes da aptidão física de jovens portugueses.
- Efeitos do treino concorrente nas aulas de Educação FísicaPublication . Marques, Beatriz Isabel Ribeiro; Alves, Ana Sofia RuivoO relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio foi realizado no ano letivo de 2023/2024 e desenvolvido no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares em Castelo Branco. O estágio pedagógico teve um papel fundamental que originou novas aprendizagens e aquisições de conhecimentos essenciais à minha prática educativa como futura docente de educação física. Consequentemente, foram desenvolvidas e aprimoradas competências essenciais para a prática da Educação Física, visando tornar a instrução e a aquisição de conhecimentos pelos alunos mais eficaz. Ao longo do trabalho são apresentados elementos e particularidades essenciais que um ambiente escolar deve possuir, destacando o papel crucial do professor na promoção e desenvolvimento do sucesso da escola e dos seus alunos. O primeiro capítulo resume todo o trabalho realizado ao longo deste ano letivo, considerando também todas as dificuldades encontradas. Inclui-se a contextualização da escola, a apresentação do grupo de Educação Física, a planificação das aulas nos diferentes ciclos de ensino, as atividades desenvolvidas na escola, o desporto escolar e várias considerações finais. No segundo capítulo deste relatório, está explanada a componente de investigação e inovação pedagógica do estágio, cujo objetivo é analisar o impacto do treino concorrente na condição física de alunos do 3ºCiclo do Ensino Básico.
- Escola Básica e Secundária Tomás de Borba: Treino de tabata na força em adolescentes do sexo femininoPublication . Bettencourt, Fábio Miguel da Rocha; Alves, Ana Sofia RuivoO presente relatório visa apresentar o trabalho realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio pedagógico decorreu na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, na ilha Terceira (Açores) durante o ano letivo 2022/2023. O seguinte relatório contemplará dois capítulos principais, capítulo 1 - Intervenção Pedagógica e o capítulo 2 - Investigação e Inovação Pedagógica. No capítulo 1 será apresentada uma introdução, contextualização da escola, apresentação do núcleo de estágio, e intervenção em três áreas relevantes, tais como: organização e gestão do ensino e aprendizagem, participação na escola e relação com a comunidade, e desenvolvimento profissional. No capítulo 2 apresentará o projeto investigação desenvolvido, “Treino Tabata na força em adolescentes do sexo feminino” onde se procurou investigar os efeitos de um programa de treino para a obtenção de melhores resultados nos Testes FitEscola, nomeadamente nos testes flexões, abdominais e salto de impulsão horizontal. Para a avaliação dos resultados houve dois momentos: Avaliação Inicial (AI) sem intervenção do programa de treino e Avaliação Final (AF) após aplicação do programa de treino. Os resultados obtidos permitiram concluir que a implementação deste programa de treino tabata levou a resultados significativamente positivos nas variáveis de força de resistência ao contrário da força explosiva onde houve uma pequena diminuição. Assim, parece que o programa de treino na tabata poderá ter uma influência positiva na força de jovens raparigas, sendo uma possibilidade de treino seguro e motivador para incluir em contexto escolar.
- Impacto do Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) no sucesso académico de estudantes portuguesesPublication . Alexandre, Rodrigo Sequeira Naré Nabais; Alves, Ana Sofia RuivoEste documento foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, que faz parte do 2º Ciclo do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. O objetivo é demonstrar a prática de ensino supervisionada, que foi realizada, durante o ano letivo de 2023/2024, na Escola Secundária Amato Lusitano. O Relatório de Estágio está dividido em dois capítulos. O primeiro, intitulado “Intervenção Pedagógica”, tem como finalidade apresentar o trabalho desenvolvido com os diferentes ciclos de ensino; relatar as atividades realizadas ao longo do ano letivo; descrever a participação no Desporto Escolar; evidenciar o trabalho de assessoria à Direção de Turma e demonstrar a integração do Professor Estagiário com os membros da comunidade escolar. O segundo, “Investigação e Inovação Pedagógica”, onde se pretende expor o Projeto de Investigação elaborado durante o ano e que teve como propósito avaliar o Impacto do Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) no sucesso académico de estudantes portugueses. O estudo contou com a participação de quarenta e nove estudantes do 11º ano de escolaridade da Escola Secundária Amato Lusitano. Para este estudo, foi utilizado um programa de treino ao longo de um período de 8 semanas. Como forma de comparar as classificações dos alunos, foram utilizadas as classificações finais dos participantes nas disciplinas de Português, Matemática, Língua Estrangeira e Educação Física. Dos resultados obtidos através do Projeto de Investigação, foi possível concluir que o treino HIIT pode ser utilizado para obter melhorias significativas nas capacidades físicas dos adolescentes, influenciando positivamente a sua saúde geral e bem-estar. Ainda assim, não foram encontradas evidências sobre o impacto imediato do HIIT nas classificações académicas.
- Relação entre prática desportiva, hábitos alimentares e rendimento académico de jovens portuguesesPublication . Monteiro, Nuno Miguel Francês; Alves, Ana Sofia RuivoO presente Relatório de Estágio Pedagógico está incorporado na unidade curricular de estágio do 2º Ciclo de Estudo do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. O relatório está composto por dois capítulos e tem como objetivo relatar todo o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico, realizado no Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, no distrito de Castelo Branco. O primeiro capítulo que diz respeito à Intervenção Pedagógica, onde foi possível pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos até então, por via da minha formação académica, mas essencialmente, relatar todas as competências e experiência na minha formação enquanto docente. Neste capítulo é descrito o processo de intervenção e reflexão que decorreu na Escola Básica João Roiz, no ano letivo 2022/2023, em turmas do 5º e 6º ano de escolaridade com idades compreendidas entre 10 e 12 anos e na Escola Secundária Amato Lusitano, no ano letivo 2022/2023, numa turma do 11º ano de escolaridade do Curso Profissional de Técnico de Programador/A de Informática com idades compreendidas entre 16 e 20 anos. O segundo capítulo diz respeito à Investigação e Inovação Pedagógica, onde foi desenvolvido o tema de investigação que visa estudar a relação entre a prática de exercício físico, os hábitos alimentares e o sucesso escolar. Este estudo decorreu na Escola Secundária Amato Lusitano, com turmas do ensino básico. Os resultados obtidos demonstram, o quão importante é importante os alunos terem uma alimentação saudável, fundamental para o desempenho físico e mental, pois fornece energia e nutrientes necessários para a atividade física, assim como para o desenvolvimento e crescimento saudáveis. Em síntese, pode considerar-se que quer a atividade física quer uma alimentação apropriada e diversificada contribuem para o sucesso escolar dos jovens.
- Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas Amato Lusitano: Estilos de Liderança dos Professores de Educação Física e diferenças no Ensino Regular e no Ensino ProfissionalPublication . Carvão, Diogo Miguel dos Santos; Alves, Ana Sofia Ruivo; Santo, Paula EspíritoO presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio Pedagógico e visa dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2021/2022, o qual decorreu no Agrupamento de Escolas da Amato Lusitano, em Castelo Branco. Na primeira parteé apresentada uma descrição pormenorizada do que foi realizado durante o estágio pedagógico, no que concerne à intervenção junto das turmas do Ensino Secundário, especificamentedo 11º ano do curso profissional de Desporto. Aqui são abordados temas como: o planeamento, desenvolvimento de unidades didáticas, processo de ensino-aprendizagem e avaliações. Posteriormente, são descritas as aulas lecionadas no 2º e 3º ciclo, concretamente no 6º ano e no 8º ano, aulas essas que foram realizadas na Escola Básica de João Roiz, pertencente ao Agrupamento de Escolas Amato Lusitano. De seguida, apresenta-se uma descrição do trabalho desenvolvido no Desporto Escolar e a relação com a comunidade escolar, assim como também são explanadas algumas reflexões sobre como decorreu todo este processo. A segunda parte do relatório de estágio contempla o projeto de investigação, o qual incide sobrea perceção dos estilos de liderança dos professores de Educação Física e lecionação no Ensino Regular e no Ensino Profissional. Nesse sentido, pretendeseverificar se existem ou não diferenças na forma como as aulas são lecionadas, tendo em consideração o tipo de ensino. Para este efeito foi realizada recolha de dados em que se aplicouum questionário adaptado e validado. Esse mesmo questionário foi divulgado através das redes sociais com o objetivo de atingir o maior número de inquiridos por todo o país. Após a sua aplicação, e posterior análise dos resultados através do programa de análise estatística do SPSS - Statistical Package for the Social Sciencesfoi possível concluir qual o estilo de liderançaadotado pelos professores de Educação Física nas suas aulas, concretamente o estilo democrático, assim como asdiferenças evidenciadas entre o Ensino Regular e o Ensino Profissional, nomeadamente, uma maior facilidade em lecionar no ensino regular, a motivação dos alunos que difere entre os ensinos, a nível avaliativoexiste benefício para os alunos do ensino profissional, existem também diferenças na comunicação para com os alunos em ambos os ensinos, os conteúdos programáticos são abordados de diferentes maneiras e o relacionamento entre professor-aluno difere entre os ensinos.