Departamento de Ciências do Desporto
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Browsing Departamento de Ciências do Desporto by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências do Desporto"
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- O Abandono da Prática DesportivaPublication . Nobre, Miguel Henriques Ravasco Vilarinho; Marinho, Daniel AlmeidaEste artigo de revisão sistemática tem por objetivo reunir, avaliar e sintetizar os resultados de vários estudos académicos publicados sobre o abandono da prática desportiva. Foram analisados vinte e sete artigos em duas bases de dados distintas (Isis Web Of Science e Scopus). Os resultados obtidos indicam fatores relacionados com a idade, género, características idiossincráticas, motivação, carreiras duais e desporto de alta competição. Reconhecemos a dificuldade de analisar os referidos fatores isoladamente. Desafiamos a comunidade científica a aprofundar esta inter-relação, que poderá determinar algumas soluções para diminuir a taxa de abandono desportivo.
- Abandono de carreira desportiva de jogadores profissionais de futebol em PortugalPublication . Carapinheira, António Manuel Morais; Travassos, Bruno Filipe Rama; Carvalho, Pedro Guedes de; Mendes, PedroNo contexto desportivo, a transição de carreira tem sido uma temática vastamente estudada. No entanto, no futebol não se verificam a existência de muitos estudos neste âmbito. Para além do referido, urge a realização de estudos que permitam uma melhor caraterização dos percursos desportivos e avaliação do momento de términos de carreira desportiva de um modo contextualizado, em função de modalidades específicas e tendo por base diferentes níveis de análise. Deste modo, este trabalho é composto por três estudos em que procurámos: a) Caracterizar o estado da arte no que respeita ao término da carreira desportiva, em particular no futebol, através da realização de uma revisão sistemática; b) Analisar o término da carreira de jogadores de futebol de elite em Portugal, avaliando a qualidade do abandono e os recursos disponíveis; c) Explorar o processo de términos da carreira de jogadores de futebol de elite em Portugal, comparando a qualidade do abandono e os recursos disponíveis nas últimas três décadas. Tendo por base uma amostra de 90 ex-jogadores de futebol de elite foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e um questionário que procurou avaliar o processo de término da carreira desportiva. Os resultados mostram a existência de um reduzido número de estudos sobre término de carreira no futebol, sendo que se verificaram traços comuns entre os estudos reportados, mas também algumas diferenças em função do país onde se desenvolveu o estudo. No estudo 2 verificámos que a maioria dos jogadores não detinham mais do que o ensino secundário, tinham uma forte identidade atlética, reformaram-se entre os 36 e os 40 anos de idade, de forma involuntária, sem planeamento prévio para a carreira pós-futebol, contando essencialmente com o apoio psicológico familiar. Já no estudo 3 verificámos que, no geral, as condições de término da carreira mantêm-se semelhantes ao longo dos anos. Neste estudo evidenciou-se a dificuldade sentida no abandono da carreira, explicada sobretudo pela falta de planeamento de transição, apesar do aumento no nível de escolaridade verificado. Face ao exposto é necessário repensar os modelos de desenvolvimento de carreiras desportivas e suporte ao término da carreira desportiva.
- Análise da Condição Física em Contexto Escolar: desenvolvimento da aptidão física na aula de Educação Física em tempo de pandemiaPublication . Antunes, Marco Paulo Valente Pereira; Marinho, Daniel AlmeidaO presente Relatório de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio Pedagógico e visa dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2020/2021 (atípico devido à Pandemia de SAR-CoV-2), o qual decorreu na Escola Secundária Amato Lusitano, em Castelo Branco. Na primeira parte é apresentada uma descrição pormenorizada do que foi realizado, no que concerne à intervenção junto das turmas do ensino básico e secundário, 9.º e 10.º ano respetivamente, nas quais foram abordados temas como: o planeamento, ensino e aprendizagem, avaliação, direção de turma. De seguida apresenta-se o desporto escolar e a relação com a comunidade escolar, assim como também são explanadas algumas reflexões sobre como decorreu todo este processo. Na segunda parte, dá-se destaque ao projeto de investigação, o qual incidiu sobre a Análise da Condição Física em Contexto Escolar: desenvolvimento da aptidão física na aula de Educação Física em tempo de pandemia. O qual foi realizado com a turma do ensino secundário, do 10.º ano, com a participação de 22 alunos, de ambos os géneros. Pretendeu-se, verificar se a aplicação de um programa de treino, com a duração de oito semanas, sendo este executado em ensino presencial e à distância, desenvolve a aptidão física dos sujeitos. Foi através do programa FITescola®, nomeadamente, dos testes vaivém, flexão de braços, impulsão horizontal e abdominais, que se fez uma avaliação pré e pós a execução do programa de treino e se tiraram as devidas ilações.
- Análise da Influência do Nível de Atividade Física Extracurricular e Aptidão Física no Rendimento Escolar De Alunos de 10º AnoPublication . Santos, Luís Emanuel Gama dos; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho daDurante o ano letivo 2022/23, no âmbito da Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, foi real um estágio no Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, mais especificamente na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, ambas situadas na cidade da Guarda. Este relatório de estágio tem como principal propósito descrever e refletir sobre todo o percurso pedagógico desenvolvido durante o período escolar, descrevendo no essencial a planificação e a intervenção em diferentes ciclos de estudo. Toda a intervenção é contextualizada pela prévia apresentação da instituição, do projeto educacional, assim como da necessária integração do estagiário no corpo docente de Educação Física. Os conteúdos educativos descritos referem-se à abordagem pedagógica de turmas do 7º e do 10º ano (do ensino regular e profissional), contendo adicionalmente., a intervenção pedagógica e na comunidade educativa. Na segunda parte foi realizado um estudo com o objetivo de analisar a influência da participação em atividades desportivas extracurriculares e o nível de aptidão física no rendimento escolar de alunos do 10º ano. Foi ainda o meu objetivo verificar os efeitos da aplicação do programa FIT escola no rendimento escolar desses alunos ao longo do ano letivo. A amostra deste estudo é constituída por 91 alunos do 10º ano, do Curso de Ciência e Tecnologias, dos quais 46 são do género masculino e 45 do feminino, com idades compreendidas entre os 15 e 16 anos de idade.
- Análise da resposta neuromuscular, fisiológica e psicofisiológica a um treino de força no supino e no agachamentoPublication . Andrade, João Carlos Baltazar; Neiva, Henrique Pereira; Esteves, Maria Dulce LealO presente estudo teve como principal objetivo perceber quais as respostas neuromusculares, fisiológicas e psicofisiológicas a uma sessão de treino da força, no exercício de supino (SP) e agachamento (AG). Participaram 13 sujeitos do sexo masculino, com 23.31 ± 1.49 anos de idade, 175.92 ± 3.43 m de altura e 81.56 ± 8.13 kg de massa corporal. Cada sujeito realizou uma avaliação inicial através de um teste progressivo para a determinação da força máxima dinâmica (1RM). Após a determinação de 1RM, cada sujeito realizou uma sessão de treino de força muscular, constituído por 3 séries de 8 repetições com 80% 1RM, com intervalo de 3-min entre as séries. Esta sessão de treino foi realizada no exercício de SP e AG, de forma aleatória e em dias diferentes. A recolha de dados foi realizada antes e após o treino no que se refere à velocidade média propulsiva para 1 m/s (V1) para o SP e altura do salto contramovimento (CMJ) para o AG, ao lactato sanguíneo [La-], frequência cardíaca (FC), pressão arterial (PA) e perceção subjetiva de esforço (PSE). A perda de velocidade em V1 (para o SP) e da altura do CMJ (para o AG) foram significativos demonstrando assim uma fadiga neuromuscular (p < 0.05). Quando comparados os exercícios, verificamos uma maior perda de velocidade ao longo das séries no SP em comparação com o AG (51% contra 31%), indicando assim um maior grau de fadiga mecânica. Esta observação da maior acumulação de fadiga traduziu-se num aumento superior dos valores de [La-], FC e PSE pós exercício. A PA pós exercício no SP mostrou-se sem diferenças significativas (p >0.05), demonstrando-se como um efeito hipotensivo para os 80% 1RM, diferente do AG que se manifestou como um exercício de maior resposta cardiovascular (p > 0.05). Este estudo permitiu verificar que as respostas neuromusculares, fisiológicas e psicofisiológicas apresentam diferenças entre si, e este tende a ser específico do exercício utilizado.
- Análise do comportamento da velocidade de execução em exercícios de força numa população com cancro da mamaPublication . Pinto, Rafael Gonçalves; Neiva, Henrique Pereira; Esteves, Maria Dulce LealO cancro da mama é atualmente um dos tipos de cancro que gera mais preocupação a nível mundial, com uma taxa forte de crescimento a cada ano. No entanto, graças aos avanços científicos e tecnológicos, a sua taxa de sobrevivência também tem tido um aumento significativo. É absolutamente necessário continuar a investigar e aprimorar estratégias e métodos que permitam o melhoramento do bem-estar físico e psicológico e da qualidade de vida da população sobrevivente do cancro da mama. Nesse sentido, o exercício físico tem sido apontado pela comunidade científica como uma terapia nãofarmacológica disponível a esta população que favorece a melhoria dos fatores acima referidos. Assim sendo, a presente investigação procurou analisar o número de repetições até à falha muscular na prensa de peito e na prensa de pernas em mulheres com cancro da mama. Adicionalmente, procurou-se perceber o comportamento das variáveis mecânicas com cargas ligeiras, médias e elevadas. Catorze mulheres sobreviventes do cancro da mama (idade: 59,30 ± 7,73 anos; altura: 1,64 ± 0,04 m; MC: 73,45 ± 9,52 Kg; IMC: 27,43 ± 3,57 Kg/m²) participaram no estudo, sendo avaliadas variáveis mecânicas (VMP máxima e mínima, perda de velocidade, carga externa) nos exercícios de prensa de peito e prensa de pernas com recurso a um aparelho de medição linear na velocidade. Foram observadas diferenças entre os valores obtidos nas três cargas no número de repetições realizadas até ao limite (prensa de peito: F = 20.81, p<0.01; prensa de pernas: F = 25.47, p<0.01), na VMP (F = 30.85, p < 0.01; F = 14.76 p <0.01) em ambos exercícios, com valores mais elevados para as cargas mais leves. O valor mínimo de VMP não foi diferente entre as cargas na prensa de pernas (F = 1.05, p = 0.37), enquanto a perda de velocidade não manifestou ser diferente entre as diferentes cargas na prensa de peito (F = 0.38, p = 0.96). Para além disso, foi observada uma relação forte entre o número de repetições realizadas até à falha e a VMP máxima (r=0.61; p<0.01; r=0.72; p<0.01). O comportamento da VMP parece ser diferente do habitual no caso da prensa de peito para aquilo que se refere ao valor mínimo da VMP e perda de velocidade. Contudo, em ambos exercícios foi possível estabelecer uma relação forte entre a VMP máxima e o número de repetições realizada até à falha, permitindo predizer e programar o treino com base nas repetições realizadas e as possíveis.
- Análise dos efeitos de um Programa de Treino Tabata na Aptidão Física em Contexto EscolarPublication . Costa, Gonçalo Miguel Biscaia Rogeiro; Vicente, António Manuel NevesO presente relatório surge no âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior, realizado na Escola Secundária Campos Melo no ano letivo 2021/2022, assumindo-se como última etapa da nossa formação. O objetivo principal deste documento é expor todas as atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano letivo e respetivas intervenções pedagógicas nos diferentes ciclos de ensino, tendo inerentes as reflexões e análises das vivências, bem como as problemáticas que decorreram durante o mesmo. Assim, inicialmente, iremos fazer uma breve introdução ao trabalho de intervenção pedagógica, seguida de uma contextualização à escola, ao grupo de Educação Física e toda a intervenção desenvolvida nos diversos ciclos de ensino, descrevendo e justificando as tomadas de decisão sobre o planeamento desenvolvido ao longo do ano, nomeadamente a avaliação dos conteúdos abordados. No final será realizada uma reflexão geral de todo o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico. Um outro ponto de desenvolvimento deste trabalho abrangeu uma investigação realizada no âmbito escolar, cujo objetivo foi analisar os eventuais efeitos de um programa de treino Tabata em alunos do 12º ano da Escola Secundária Campos Melo, durante 11 semanas, nos níveis de aptidão física. Este estudo teve como participantes, alunos do género feminino, sendo o grupo de controlo composto por 17 alunas e o grupo experimental por 11 alunas. Foi aplicado um programa de exercícios com base no protocolo Tabata durante 11 semanas, tendo as capacidades dos participantes sido avaliadas através da bateria de testes FITescola antes e depois da realização do programa de exercícios. Os resultados obtidos evidenciaram uma melhoria na maioria das capacidades avaliadas (com exceção do salto horizontal) no grupo experimental face ao grupo de controlo que não realizou o programa Tabata. Podemos assim concluir que a aplicação do programa de treino Tabata nas aulas de Educação Física poderá contribuir para a melhoria da aptidão física dos alunos e por sua vez nos seus resultados no FITescola.
- Aplicação de um Programa de Treino de Força dos Membros Superiores em Contexto Escolar para Estudantes do Sexo FemininoPublication . Carrilho, Bruno Alexandre; Vicente, António Manuel NevesO presente Relatório de Estágio apresenta todo o processo de ensino aprendizagem experienciado ao longo do segundo ano do 2º ciclo de estudos do mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. O Estágio Pedagógico foi realizado no ano letivo 2020/2021 na Escola Secundária Campos Melo na Covilhã. Consta neste Relatório a descrição de todos os processos de aprendizagem desenvolvidos assim como as suas reflexões críticas. Foi também desenvolvido um projeto de investigação com o objetivo de verificar os efeitos da aplicação de um programa de treino de força nos índices de força máxima, resistência muscular e potência muscular dos membros superiores, num grupo de estudantes do sexo feminino da Escola Secundária Campos Melo. Participaram no estudo 42 alunas do 10º ano de escolaridade. O programa de treino, constituído por 3 circuitos base, foi aplicado durante 8 semanas, foi aplicado duas vezes por semana durante a aula de Educação Física. O grupo experimental realizou o programa de treino e aulas de Educação Física segundo o planeamento anual definido pelo Grupo de Educação Física. O grupo de controlo apenas realizou o planeado pelo Grupo de Educação Física. A força máxima, força resistência e força explosiva foram avaliadas através do teste de preensão manual, extensões de braços (FITescola) e lançamento da bola medicinal respetivamente. Foi concluído que a implementação de um programa de treino aplicado ao membros superiores provocou diferenças estatisticamente significativas entre os valores de pré-teste e pós-teste do grupo experimental, e verificando-se melhorias muito mais significativas do grupo experimental comparativamente ao grupo controlo principalmente nos índices de força resistência e força máxima, pelo que parece relevante a realização deste tipo de programas para a melhoria destas capacidades em estudantes do sexo feminino.
- Aplicação de um programa de treino de força em alunos do 10º anoPublication . Oliveira, João Pedro Mendonça de; Marques, Mário António CardosoSendo o estágio uma cadeira obrigatória para a obtenção do grau de Mestrado do curso de Ensino da Educação Física a básico e secundário, na Universidade da Beira Interior e estando integrado no 2º ano do curso de Ensino da Educação Física a básico e secundário. Como tal, é necessário a criação e elaboração de um relatório de estágio (presente documento) e um dossiê de estágio. O presente documento pretende detalhar todo o tipo de atividades e todo o tipo de contacto tido ao longo do ano letivo de 2020/2021. O estágio realizou-se na cidade da Guarda, na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, com incidência na turma do curso de ciência e tecnologias, o 10ºB. Iniciou no dia 17 de setembro de 2020 e terminou a 24 de junho de 2021, sendo no total de 80 dias de presença na escola. O motivo que me levou à escolha desta escola para a realização do estágio em primeiro lugar deveu-se ao facto de ser uma escola na cidade da Guarda, local onde vivo, e também por ser uma escola de renome, não só na cidade da Guarda, mas também do distrito, a juntar ao facto de ter estudado noutras duas escolas da cidade (Escola Básica da Santa Clara e Escola Secundária da Sé), permitindo-me conhecer novas realidades e novas formas de trabalhar, além de me retirar da minha zona de conforto. Além da intervenção na escola, que irá ser retratado ao pormenor no relatório de estágio, foi ainda iniciado e concluído um estudo acerca dos efeitos de um treino de condição física de 8 semanas em contexto pandémico, onde se avaliou a aptidão física dos alunos antes do confinamento decretado pelo governo português (a 20 de junho de 2021), se continuou a aplicar o plano de treino mesmo em ensino à distância e posteriormente foi realizada uma avaliação após o confinamento, no início do 3º período, de forma a entender qual o impacto do treino de condição física nos alunos.
- Aplicação de um Programa de Treino de Resistência e Flexibilidade em Contexto EscolarPublication . Dias, Rodrigo José Corrente; Martins, Júlio Manuel CardosoEste relatório de estágio tem como objetivo sintetizar aquilo que foi a minha experiência adquirida durante o ano letivo 2022/2023, durante o estágio no Agrupamento de Escolas do Fundão, situado na cidade do Fundão. A intervenção teve como objetivo lecionar aulas a uma turma do 10º ano durante o decorrer do primeiro período e lecionar aulas a uma turma do 11º ano durante o segundo e terceiro períodos, acompanhar as aulas lecionadas pelo(a) professor(a) orientador(a) nos grupos de desporto escolar, nomeadamente badminton, dança e desporto escolar comunidade. Ainda houve espaço para participar em outras atividades da comunidade escolar. Este relatório de estágio está dividido em duas partes, a primeira trata do estágio pedagógico, onde serão descritas as atividades realizadas no âmbito do estágio e as dificuldades e aprendizagens encontradas ao longo do mesmo. Na segunda parte, será abordada a investigação, com o objetivo de perceber o efeito de um programa de treino em circuito e um programa de treino de flexibilidade, numa turma de 11ºano, nomeadamente o teste do vaivém e o teste senta e alcança. O programa foi implementado durante o segundo período, 10 semanas. Em relação aos resultados, observamos uma maior evolução nos alunos que realizam desporto regularmente. Conseguimos perceber que os alunos aumentaram os resultados em ambos os lados e os alunos que praticam desporto regularmente tiveram um aumento da sua flexibilidade no lado esquerdo (100%) melhor que no lado direito (75%), sendo que os alunos que não praticam tiveram uma evolução menor (76,5% e 52,4%).